10 coisas que você deve fazer antes de dormir para ser mais feliz

fazer à noite - instinto-viajante

10 coisas para fazer antes de dormir por uma vida melhor

Veja 10 coisas que você deve fazer antes de dormir, em busca de uma vida mais abundante

Recentemente, escrevi, aqui no Instinto Viajante, sobre o quanto estamos diariamente ocupados de mais para ir em busca de nossos sonhos, e mostrei pequenas coisas que você deve fazer pela manhã para chegar mais próximo das suas realizações, e de ter uma vida mais abundante.

Hoje, vamos mostrar 10 coisas para fazer antes de dormir, hábitos que você poderá fazer à noite que, de forma sinérgica com os hábitos matutinos, irão lhe colocar no caminho da felicidade verdadeira.

Veja as 10 coisas que devemos fazer à noite para buscar nossa felicidade e realizar nossos sonhos.

Antes de prosseguir, leia o trecho sobre estar em Piloto Automático que comentei no artigo 10 coisas que aprendi ao viajar sem dinheiro e desligue-o para viver intensamente – pensando no que quer, e não apenas seguindo um padrão.

Mude suas noites, melhore sua vida

A seguir está uma lista de mudanças de hábitos simples que lhe colocarão no verdadeiro caminho para uma vida preenchida e verdadeiramente feliz. Não pense que dará muito trabalho ou demandará muito tempo. Se sua rotina diária não permite sequer doar um pouco de tempo para adotar esses hábitos em busca da felicidade, então sua vida já está no ritmo errado no que toca uma passagem abundante por esse mundo. Repense. Mude.

Primeiramente é muito importante que você se desligue do seu trabalho. Não o leve para casa, libere sua mente do seu ofício ou qualquer ocupação, esvazie-se para poder se permitir preencher.

  • Coma bem e os alimentos corretos
  • Prepare-se: tome um bom banho
  • Visite ou ligue para alguém que goste
  • Experimente o ócio
  • Inspire-se: ouça e leia mais
  • Pense sobre seus sonhos de longo prazo
  • Reflita sobre seu dia
  • Planeje o dia seguinte
  • Medite, ore e agradeça
  • Durma bem

Vamos começar:

1. Coma bem e os alimentos corretos

O primeiro hábito da lista de 10 coisas que você deve fazer pela manhã é justamente ter um bom sono à noite. Sem uma noite bem dormida, suficiente e confortável dificilmente você terá qualidade de vida. Para isso, é muito importante ter uma alimentação noturna saudável e leve, comer nos horários adequados e em pequenas quantidades. Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil, e de diversas universidades estrangeiras apontam que refeições mais leves ajudam a ter uma boa noite de sono.

Coma no horário correto. Priorize jantar duas horas antes de dormir. Assim o organismo tem tempo de fazer a digestão dos alimentos leves ingeridos, evitando complicações, azia e gases.

Beba água. Você sempre deve beber água e de forma correta. Beba um copo de água cerca de 30 minutos antes de comer para ajudar na digestão (nunca durante a refeição).

Coma alimentos leves. Durante a noite o nosso corpo tende a ter um metabolismo mais lento e com menor necessidade energética. Priorize se alimentar bem durante o dia, comendo bem no café da amanhã principalmente, e deixe para fazer à noite refeições mais leves, apenas complementares. Mesmo que não seja vegetariano ou vegano, considere não comer carne a noite.

Escolha alimentos que auxiliam no relaxamento do organismo. Saladas, alface, tomate, espinafre, leite com uma colher de mel, iogurtes desnatados com aveia, derivados de soja, queijos magros, nozes, banana e leguminosas são opções. Cereais integrais, semente de gergelim, frutas secas, linhaça, tofu, soja e caju são alimentos que ajudam a dormir bem.

Beba as bebidas certas e na hora correta. Cerca de trinta minutos após a refeição é indicado beber sucos naturais de vegetais ou frutas frescas, pois revitalizam o cérebro e fornecem os nutrientes necessários para nossa mente e foco; o chá de erva-doce e camomila que possuem ação calmante; ou o leite quente que também é aliado da noite bem dormida.

Não coma gorduras, frituras, queijos amarelos e açúcares. As gorduras fazem parte de um grupo alimentar de difícil digestão, além de serem grandes vilãs de uma noite de sono bem dormida, contribuindo inclusive para pesadelos conforme alguns estudos. Frituras e queijos amarelos também são prejudiciais. Alimentos açucarados aumentam a energia do nosso corpo, fazendo com que nos mexamos mais na hora de dormir e contribuindo para insônias, assim como bebidas com cafeína e refrigerantes, que interferem no descanso do organismo.

2. Prepare-se: tome um bom banho

Não exagere no banho quente. Tome um bom banho cerca de duas horas antes de dormir. Não exagere no calor do banho, a melhor opção é um banho frio ou morno. É uma questão de costume, pare de achar que algo é impossível, pois esse tipo de pensamento ilusório e equivocado é um dos hábitos que o mantém distante de sua felicidade.

Beba água antes do banho. Beber água antes de tomar banho ajuda a diminuir a pressão sanguínea.

3. Visite ou ligue para alguém que goste

Nós costumamos deixar que nossa vida atarefada e corrida atrapalhe nossas relações interpessoais, o carinho e o calor humano. Para mudar seus hábitos em direção a uma vida mais feliz não deixe as pequenas atitudes passarem por entre seus dedos. Retome o calor do seu coração e espalhe-o. Como?

Visite ou ligue para alguém que você goste. Valorize quem você gosta e faça valer o seu tempo e o da pessoa enquanto possuem a dádiva da vida. Esteja próximo de quem gosta. Visite ou ligue para as pessoas que você considera, isso trará sensação de bem estar para você e pra ela, além de garantir um relaxamento maior para sua vida – itens cruciais para uma vida mais abundante e feliz. Não vale sms e whats app, ok?

4. Experimente o ócio

Nossa mente precisa estar em funcionamento e em plena atividade, é verdade. Mas precisa também de momentos de relaxamento e estresse zero. Permita-se um tempo fazendo coisas leves, que não exijam muito da sua mente que já possui o cansaço acumulado ao longo do dia.

Permita-se o ócio por alguns minutos. Não pense. Esvazie a mente, distraia-se de verdade. Considere se divertir com jogos bobos ou assistindo a um filme leve. Uma boa opção é assistir um desenho animado ou série de TV. Eu gosto de me distrair assistindo programas de sobrevivência e curiosidades, apesar de estar aprendendo algo, minha mente fica leve e sem grandes esforços. Na TV, para este momento, evite novelas, programas com violência, com muita ação, negatividade, seriedade e afins. Veja o que te deixa na plenitude do ócio, e se isso incluir deitar em uma rede e ficar olhando para o teto sem fazer absolutamente nada, não sinta-se culpado ou culpada, deite!

5. Inspire-se: ouça e leia mais

Leia livros. Livros ao mesmo tempo que contribuem pro relaxamento anterior ao sono, nos ensinam sobre diversos assuntos e aumentam nossa capacidade de raciocínio. Nosso cérebro se adapta e absorve grandes quantidades de informação em curtos períodos de tempo com a leitura diária.

Ouça e-books. Acostume-se a ler livros, mas nos dias em que estiver mais cansado permita-se ouvir alguns e-books para manter a rotina do seu aumento de conhecimento e capacidade cerebral. Além da variada gama de assuntos que se aprende e autoestima ligada ao saber, o conhecimento mais amplo pode despertar algum ponto desconhecido e/ou criatividade que o deixe mais próximo dos seus sonhos, realizações e felicidade verdadeira.

Escute músicas. Algumas pesquisas revelam que ouvir música fortalece o hemisfério direito do cérebro e, literalmente, muda sua estrutura. Outro fato é que as pessoas que escutam músicas geralmente são mais inteligentes e têm mais inteligência emocional do que os que não mantém este hábito. Considere também ouvir música clássica que ativa o hemisfério esquerdo do cérebro, geralmente ajudando as pessoas a melhorarem em matemática e redação. Músicas como a de Mozart tem sido frequentemente associadas a um aumento de 80% nos índices de inteligência espacial.

Quando estiver mais próximo da hora de dormir, ponha uma música relaxante, suave e vá ler um livro – as condições serão propícias a uma boa noite de sono.

6. Pense sobre seus sonhos de longo prazo

Use os 4 R’s para manter-se alinhado com seu próprio trajeto da felicidade: reescreva seus sonhos e planos de longo prazo, releia, reveja e repense. É preciso estar sempre ciente de qual é seu objetivo de vida e pra que você vive. Sem essa resposta dificilmente você encontrará a verdadeira felicidade e ficará andando em círculos em uma floresta de vida opaca como a maioria das pessoas.

7. Reflita sobre seu dia

Reflita sobre como foi seu dia, as tarefas e atividades que realizou, onde poderia ter agido diferente. Os erros para futuros acertos. Os acertos para manter-se no prumo da felicidade.

O que você fez hoje para deixá-lo mais próximo da sua alegria, vida abundante e realização dos seus sonhos? Reflita sobre tudo isso e mude diariamente para sempre corrigir o rumo da sua vida. Seja o capitão do seu barco e navegue sempre em busca da sua felicidade.

Como escrevi no artigo Lista da Bota: você precisa saber o que é e fazer antes de morrer! Devemos viver intensamente e diariamente. Qualquer coisa que não te leve em direção aos seus sonhos, o afasta. Saiba disso e tome uma atitude já!

8. Planeje o dia seguinte

Em seguida projete e anote seu dia seguinte que é quando o plano deverá ser posto em prática e a realização começar a acontecer. Faça isso baseado nos seus planos de longo prazo e nas tarefas não realizadas no dia que passou. Não adie. Adiar significa perder cada dia um pouco mais de tempo, vida e fôlego para ser feliz. Você nasceu pra sorrir de forma tão natural quanto respirar. Você adiaria sua respiração? Então porque adiaria a busca diária pela sua felicidade?

Faça planos de curto prazo e liste tarefas do seu dia seguinte que o deixarão verdadeiramente próximo dos seus objetivos de vida. Não os da sua empresa, do seu chefe, dos seus pais, namorado ou mulher, mas os seus de verdade. Não liste mil coisas, liste poucos itens e tenha o compromisso de realizar as tarefas no dia seguinte, preferencialmente pela manhã, pois a redução do ritmo é natural ao longo do dia.

9. Medite, ore e agradeça

Uma das coisas mais importantes para se fazer à noite é meditar. Reserve um momento da sua noite para meditar, orar e agradecer. Não deixe de fazê-lo, é muito importante.

Medite. Medite em silêncio sobre seu caminho e logo em seguida tente esvaziar sua mente ao máximo. Muitas vezes esse exercício simples o fará liberar a mente para encontrar várias respostas dentro de si mesmo.

Ore e agradeça. Independente de ter um lado espiritual (caso seja ateu, foque seus pensamentos em si próprio e na sua capacidade em realizar qualquer coisa que deseja – o que é uma verdade para todos, sejam céticos, sejam religiosos). Você é capaz de ser o que quiser e quando quiser, independente das suas condições, cor, credo, local e idade – todos esses fatores só podem definir o quão difícil será. Você escolhe se vence ou se deixa vencer. Portanto, ore e agradeça.

Ter as coisas, realizar objetivos, alcançar patamares, não significa necessariamente ser abundante e feliz. O caminho para a realização e conquista é o que realmente importa. É o caminho e a chama de se ter um objetivo que nos mantém vivos, felizes e funcionando a pleno vapor.

Agradecer demanda tempo suficiente para te fazer esquecer as dores, lamentações e quaisquer pensamentos negativos ou pessimistas. Meditar, refletir e agradecer trazem clareza para que realize diariamente seus objetivos em busca da sua felicidade.

10. Durma bem

Você terá uma noite que o deixará verdadeiramente mais próximo da sua felicidade. É então chegada a hora do item mais importante para se fazer à noite: dormir bem.

Beba água. Beba um copo de água antes de dormir, pois além de manter seu corpo hidratado durante as horas de sono, ajuda a evitar os riscos de ataque cardíaco. Prefira a água natural ou morna, como é costume entre chineses e japoneses, pois hidrata mais rápido e se equilibra melhor à nossa temperatura corporal.

Conclusão

Ao adotar hábitos simples como estes você não só estará diariamente focado em seus objetivos e na busca pela sua felicidade, como ganhará em qualidade de vida.

Ah, e é claro, outra coisa muito importante para fazer à noite é sexo com regularidade! As relações sexuais liberam hormônios vitais para o cérebro, além de manter o corpo em um funcionamento natural. O sexo também contribui para a manutenção da autoestima e sensação de bem estar, enquanto alivia o estresse diário. Ter um relacionamento amoroso e sexual contribui para a conexão social e inteligência emocional.

Não sobreviva, viva. Pense em como anda a busca por sua felicidade todos os dias. Você está nesse mundo para ser feliz, não se esqueça disso. Caminhe em direção a uma vida significativa, livre e corajosa. Opte por mais. Escolha uma vida mais abundante. Permita-se realizar sonhos. Ouse ser feliz!

Leia também: 10 coisas que você deve fazer pela manhã

 

Curta Instinto Viajante no Facebook e siga-nos pelo Instagram

Foto: Luz Oculta


« | »

Sobre