10 coisas que você deve fazer pela manhã em busca da felicidade

10 coisas que você deve fazer pela manhã

10 coisas que você deve fazer pela manhã

Veja 10 coisas que você deve fazer pela manhã em busca da felicidade

 

Estamos quase sempre ocupados. Isso faz com que nos sintamos incapazes de buscar nossos sonhos. Às vezes não temos tempo de pensar nem mesmo a respeito de quais seriam nossos sonhos. Não há tempo.

Se você possui um emprego comum de 8 horas por dia, cinco dias na semana, e mais algumas horas extras, esse tempo é ainda mais curto. Com crianças é ainda mais complicado.

Recentemente tive a felicidade de receber o artigo 8 Things Every Person Should Do Before 8 A.M. do estadunidense Benjamin Hardy e do qual partilho o ponto de vista. Então resolvi escrever sobre as 10 coisas que devemos fazer pela manhã para buscar nossa felicidade e realizar nossos sonhos. A seguir uma adaptação do texto de Hardy, incluindo algumas ideias próprias.

Então como seguir em busca dos seus sonhos?

Você precisa reservar um momento do seu dia, diariamente, para refletir e tomar ações que o levem em direção ao seu sonho. Do contrário, seu tempo irá se perder por entre os vácuos das nossas vidas cada vez mais preenchidas com tarefas e responsabilidades que não necessariamente nos levam em direção a nossa felicidade. Você será surpreendido antes do que imagina com muitos anos passados e se perguntando pra onde foi seu tempo de sobra e sua juventude. Os anos passam tão rápidos quanto nosso salário mensal e logo nos perguntamos “onde gastei tanto que nem sei?”.

Hardy cita a seguinte frase de Harold Hill:

– Se você empilhar ‘amanhãs’ terminará sem nada mais que um monte de ‘ontens’ vazios.

Desligar o Piloto Automático

Recentemente comentei sobre o quanto uma viagem ou mudança radical qualquer em nosso estilo de vida é capaz de nos tirar da vida em Piloto Automático no artigo 10 coisas que aprendi ao viajar sem dinheiro. Hardy cita algo bem parecido com seu termo Survival Mode. Devemos repensar nossa vida e sair do Survival Mode, do nosso Piloto Automático.

Infelizmente, a vida da maioria das pessoas está frequentemente tão cheia de ocupações com coisas não essenciais e vagas. Não há tempo de construir algo sólido e significativo de verdade.

Elas estão no Piloto Automático. Você está no Piloto Automático?

Em nossas rotinas diárias de correr atrás dos sonhos (na teoria), trabalhando durante horas em um regime que valoriza mais as horas em que estamos sentados em frente a uma tela LCD, deslizando planilhas imensas, do que à produtividade em si; em um sistema econômico-trabalhista falacioso que ensina uma meritocracia distorcida, estamos correndo atrás de sonhos sim. Mas correndo atrás dos sonhos de outros (na prática).

Muitos indivíduos apenas seguem um estilo de vida pré-datado, pré-estabelecido, uma riqueza de opções impressionante em uma variedade imensa de uma unidade, tendo uma única visão de mundo e maneira de viver – míope, por sinal – que perpetua um sistema social e de vida vazio, indiferente e com tendências de infelicidade e depressão; outros pensam sobre as mudanças, mas ainda assim seguem – muitas vezes achando que estão no controle – girando na roda de hamster; pouquíssimos são os que possuem verdadeiramente as rédeas da vida nas próprias mãos e arriscam sair do medíocre apara algo grande que poucos ousam.

Segundo Hardy, somos designers dos nossos destinos. Devemos ser responsáveis pelo rumo de nossas vidas. Decidir sobre nosso futuro, enquanto vivemos nosso presente, de verdade. Se não decidirmos por nós mesmos, alguém o fará por nós porque o tempo não é paciente com nossa demora. Seguir indeciso é tomar uma decisão ruim.

Mude suas manhãs, melhore sua vida

A seguir está uma lista de mudanças de hábitos que colocarão sua vida nos trilhos para buscar seus sonhos e sua felicidade verdadeiramente. Isso levará apenas alguns minutos das suas manhãs diariamente.

  • Acorde de uma noite bem dormida
  • Medite, reflita e agradeça
  • Mantenha-se em movimento
  • Alimente-se
  • Prepare-se
  • Inspire-se
  • Olhe no espelho e pergunte-se: ‘eu faria isso se tivesse uma doença terminal?’
  • Revise sua visão da vida constantemente
  • Faça hoje, faça logo
  • Vista-se com seu melhor sorriso e otimismo e vá viver

Vamos começar:

1. Acorde de uma noite bem dormida

Nosso atual estilo de vida e trabalho, em geral, nos encaminha para noites mal dormidas que são extremamente nocivas para nossa saúde. Geralmente as horas extras que seriam só daquela vez se repetem sucessivamente e quando nos damos conta estamos dormindo bem menos que deveríamos. Você precisa mudar isso. E não pense que você é um sujeito especial e produtivo que consegue dormir apenas quatro horas e viver bem. Os problemas estão camuflados, mas estão lá e um dia você vai acabar descobrindo, e aí pode ser tarde. Você deve dormir sete horas ou mais por dia.

Diversas pesquisas sobre o sono indicam que noites bem dormidas estão diretamente relacionadas com: aumento da memória, longevidade, redução de inflamações, aumento da criatividade, maior atenção e foco, diminuição do risco de obesidade e aumento da massa muscular com exercícios, melhoria na produção de vários hormônios, estresse menor, diminuição da dependência de estimulantes como a cafeína, diminuição do risco de acidentes gerais e inúmeras doenças (dentre elas, depressão, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).

Evite refeições pesadas à noite e tente incluir uns minutos de sono após seu almoço no seu dia. Um descanso de cerca de 30 minutos após o almoço melhora sua produtividade e recarrega suas energias para continuar as tarefas do dia.

“Ah, mas minha vida não permite esse tipo de facilidade”. Então você precisa mudar sua vida, retorne a parte do artigo sobre tomar as rédeas da sua vida. Lembre-se, quem deve estar no controle é você, não sua empresa, seu chefe ou outra pessoa.

2. Medite, reflita e agradeça

Após acordar de uma noite bem dormida, medite. Meditar não é somente sentar em posição de lótus e ficar em silêncio até esvaziar seus pensamentos. Existem diversas formas de meditar e cada um utiliza a que preferir. Para tornar seu dia mais abundante e produtivo no que toca a busca pela sua felicidade, reflita sobre a noite anterior que é quando fazemos os planos e lembre-se das metas que traçou – diariamente.

Em seguida reflita sobre seu dia atual, o que virá logo após deixar sua cama, que é quando os planos serão postos em prática. Você é o único representante dos seus sonhos na Terra. Tome atitudes, vá realizar. Se forem objetivos grandes, que demandam prazos mais longos fragmente-os em diversos pedaços menores e passe a refletir e realiza-los diariamente.

Por fim, ore pra si mesmo – independente de ter um lado espiritual (caso seja ateu, foque seus pensamentos em si próprio e na sua capacidade em realizar qualquer coisa que deseja – o que é uma verdade para todos, sejam céticos, sejam religiosos). Ore e agradeça.

Sim, agradeça pelo que tem. Agradeça pela chance de poder ter mais um dia para correr atrás da realização dos seus sonhos e desejos. Agradeça pelos amigos e familiares que tem próximos de você. Se não forem muitos, agradeça pelos poucos. Se não houver nenhum, agradeça pela chance de poder viver mais para logo ter mais pessoas próximas que te fazem bem. Agradeça pela chance de ter convivido com os que já se foram e mentalize bons pensamentos para estes. Agradeça pelas oportunidades, mesmo que ache que sejam poucas. Agradeça pelo que não tem, mas deseja, pois são essas possibilidades inúmeras que são o verdadeiro combustível para uma vida mais abundante e completa. Ter as coisas, realizar muito, não significa necessariamente ser abundante e feliz. O caminho para a realização e conquista é o que realmente importa. É o caminho e a chama de se ter um objetivo que nos mantém vivos, felizes e funcionando a pleno vapor.

Agradecer demanda tempo suficiente para te fazer esquecer as dores, lamentações e quaisquer pensamentos negativos ou pessimistas. E faz você perceber o quanto tem tantas coisas invisíveis mesmo aos olhos teus.

Meditar, refletir e agradecer trazem clareza para que realize diariamente seus objetivos em busca da sua felicidade.

3. Mantenha-se em movimento

Todos sabemos da importância de se praticar atividades físicas regulares, pois o que mais vemos são matérias sobre o assunto. Apesar disso, poucos são os que se esforçam de verdade para manter uma rotina de exercícios para uma vida mais saudável. Atenção: isso não significa entrar na academia que talvez você não goste. Isso significa encontrar um esporte ou atividade que te dê prazer e praticar com regularidade.

Desde exercícios em clubes até uma rotina curta de exercícios na sala do seu apartamento ou quintal da sua casa, o importante é manter o corpo em movimento. Exercícios estão relacionados à queda de chances de depressão, ansiedade e estresse, além de sucesso nas carreiras e vidas sociais.

4. Alimente-se: coma proteína pelas manhãs

Diversos estudos ao redor do mundo apontam para os benefícios oriundos do consumo de proteínas no café da manhã. Dentre esses, universidades europeias e estadunidenses recomendam consumir pelo menos 30 gramas de proteína pela manhã, assim como Tim Ferriss, em seu livro, trabalhe 4 horas por semana.

A ingestão de proteínas garante uma refeição mais completa, sensação de fome saciada que permanece por mais horas e menores taxas de glicose no sangue. A dieta mais proteica pela manhã reduz o hormônio que causa a fome e aumenta o ácido homovanílico, liberando dopamina, a substância que dá sensação de recompensa ao cérebro quando comemos.

O café da manhã fornece a energia necessária para iniciar o seu dia, ou seja, o combustível para buscar a realização dos seus sonhos com mais disposição mental e física.

Alguns alimentos que são fontes de proteínas são: ovos, iogurte desnatado, queijos magros (cottage, ricota e minas frescal, 12, 11 e 23 gramas de proteína a cada 100 G, respectivamente), proteínas do pão integral, frutas secas, peixes de águas frias, legumes, verduras, nozes, sementes todos são ricos em proteínas. Castanhas possuem alto teor de proteína pura (dez castanhas possuem cinco gramas).

Opte por ovos cozidos e caso queira fritá-los, frite-os com azeite. Consuma as proteínas de forma variada, ingerir gema de ovo, linguiça e afins diariamente não faz bem para a saúde. Também coma mais frutas e priorize as da estação, pois frutas fora de época significam frutas menos naturais possíveis.

Considere incluir o iogurte no café da manhã, veja aqui o porquê.

Se você é vegetariano, veja 25 Fontes de Proteinas Vegetarianas para ajudar a compor as proteínas do seu café da manhã e uma dieta vegetariana rica em proteínas.

5. Prepare-se: tome banho frio

Hardy cita a importância de se tomar um banho frio pelas manhãs baseado em estudos que mostram que a imersão em água fria facilita radicalmente o bem-estar físico e mental. O ato simples de um banho frio proporciona mudanças de longa duração para o sistema imunológico, linfático, circulatório e digestivo do corpo, melhorando a qualidade de vida. Além disso, o aumento do metabolismo ajuda no combate à obesidade e a água fria ajuda a expelir toxinas da pele.

Técnicas e correntes de pensamento de medicinas naturais apontam que o banho frio é fundamental para a saúde do corpo. A técnica é inclusive utilizada para tratar os sintomas de depressão, sendo muitas vezes mais eficaz que os medicamentos usuais. Isso, pois, a água fria provoca uma onda de neuroquímicos de aumento de humor que fazem você se sentir feliz.

Pode ser um drama inicial para muitos, principalmente em regiões mais frias. Mas pense que ao entrar em baixo da água fria logo seu corpo estará bem. Além disso, a criação do hábito tornará menos doloroso ao longo do tempo.

Dentre os benefícios do banho frio regular estão: revigoramento, estímulo dos órgãos, elevação das funções orgânicas, afrodisíaco que deixa corpo pronto para ação, aumenta do sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados, melhoria da qualidade da pele e dos cabelos, elevação da autoestima, benefícios nos aspectos mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio. Saiba aqui como tomar banho frio corretamente.

Além do banho frio, tome banho de sol diariamente e ande o máximo que puder descalço, de preferência em locais gramados ou areia de praia.

Banhos frios, banhos de sol, andar descalço, atividades ao livre. Tudo isso são pequenos hábitos que nos lembram que estamos vivos, nos fazem nos sentirmos vivos de verdade.

6. Inspire-se: ouça e leia mais

Hardy é feliz em enfatizar a importância de ouvir e ler mais. Somos seres movidos por novos conhecimentos, então devemos buscar frequentemente fontes de conhecimento, principalmente sobre assuntos dos quais não sabemos. Isso nos mantém inteirado, ativo social e mentalmente, rende assunto em qualquer grupo ou local que você estiver, abre diversas portas através da sinergia entre as áreas de conhecimento (às vezes livros que não tem correlação nenhuma com nossa atividade permite insights que ainda não tínhamos obtido). Você vai pensar e ver o mundo de forma diferente e será capaz de fazer mais conexões entre diferentes temas.

Ler também permite uma vida mais fácil em geral, fazendo sobrar tempo ou diminuir o estresse diário. Ao longo da vida percebi diversas vezes sobre como é fácil resolver situações ou apenas não ser enganado por diversos meios da sociedade apenas por ter conhecimento sobre os assuntos. E o quanto é penoso para pessoas ignorantes nestes mesmos assuntos. Um exemplo da minha área (economia) são as falcatruas “legais” que os bancos fazem com cidadãos desinformados. Fora as maneiras que aprendemos a fazer as mesmas coisas de antes em menos tempo ou de forma mais eficiente graças ao conhecimento.

Leia o máximo que puder e/ou baixe audiobooks para ouvir enquanto vai para o trabalho ou antes de dormir. Ler significa expandir sua mente. Expandir a mente significa aumentar a área onde irá acondicionar seus sonhos e realizações. Livros de anti-procrastinação podem ajuda-lo em diversos campos da sua vida.

7. Olhe no espelho e pergunte-se: ‘eu faria isso se tivesse uma doença terminal?’

Como escrevi no artigo Lista da Bota: você precisa saber o que é e fazer antes de morrer! Devemos viver intensamente e diariamente. Compreender e utilizar o verdadeiro sentido carpe diem em nossas vidas. Um bom exercício é imaginar-se com alguma doença grave. Assim como a proximidade de deadlines e prazos faz com que nos tornemos mais produtividades em nossos trabalhos e estudos, viver sabendo que estamos prestes a morrer nos faz perseguir nossos sonhos com mais vontade e velocidade. Entenda esse sentimento e tenha em mente que pode ser real – não sabemos quanto tempo vamos ter de vida, portanto vamos correr para realizar nossos sonhos e buscar nossa felicidade o mais breve, ao invés de esperar a deadline da nossa vida.

Tim Ferriss também cita em seu livro sobre nos olharmos no espelho frequentemente e nos perguntarmos: eu estaria indo fazer o que estou indo fazer hoje se soubesse que possuo uma doença terminal? Se a resposta for não, retorne para a reflexão e reveja o curso. Caso contrário, você não terá as rédeas da sua vida, nem estará rumando para concluir seus sonhos.

Qualquer coisa que não te leve diretamente para a realização dos seus sonhos é como uma maré que o afasta e retarda sua felicidade. Tome uma atitude e recalcule o rumo do seu barco.

8. Revise sua visão da vida constantemente

Faça planos. Seus objetivos devem ser escritos – de curto prazo e longo prazo. Os de longo prazo devem ser revistos com frequência e sempre fragmentados em objetivos menores de curto prazo que devem ser revistos, repensados e realizados diariamente. Os objetivos de curto prazo devem ser realizáveis em pouco tempo, pois são de suma importância para que sejamos lembrados sempre do que desejamos e almejamos, o rumo da nossa vida e para evitar que adiemos nossos verdadeiros sonhos.

Se você ler as suas metas de longo prazo todos os dias você vai pensar sobre elas todos os dias. Se você pensar sobre elas todos os dias, e passar os seus dias a trabalhar em direção a elas, elas vão se manifestar. Pensamento é força criadora. Pensamento e ação agem em dobro e não falham.

No artigo Lista da Bota: você precisa saber o que é e fazer antes de morrer! também menciono listas simples de coisas pequenas e grandes que almejo e realizei.

9. Faça hoje, faça logo

Segundo Hardy, a força de vontade é como um músculo que se esgota quando é exercido. Da mesma forma, a nossa capacidade de tomar decisões de alta qualidade torna-se mais fraca ao longo do tempo. Quanto mais decisões são tomadas, menor a qualidade e a força de vontade se enfraquece. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas possuem semblante e aspecto desanimado quando falam de seus sonhos de mais jovens que foram adiados até o ponto de não serem realizados por falta de força de vontade para mudar o próprio estilo de vida, escorando-se nos fatos da vida como filhos, parceiros, trabalho, idade, forma física, condições sociais, nível de instrução, etc.

Faça as tarefas mais complicadas do dia pela manhã, pois a redução do ritmo é natural ao longo do dia. Se você não fizer isso, simplesmente não será feito. Até o final do seu dia haverá um milhão de razões para começar amanhã. E você vai começar amanhã – que nunca é.

Na vida ocorre o mesmo. Dê os passos largos enquanto é jovem, idealista, esperançoso e animado e garanta que não irá adiar seus sonhos por tantos anos até perceber o quanto está exausto para realiza-los. Garanta que será o avô que conta sobre a própria felicidade e dá conselhos aos netos sobre o que viveu e não um avô dramático de olhar distante que lamenta as oportunidades perdidas ao longo dos anos enquanto diz ao neto para fazer o que não fez.

Seu mantra deverá ser: o pior vem em primeiro lugar. Livre-se logo do peso e viva mais leve em seguida.

10. Vista-se com seu melhor sorriso e otimismo e vá viver

Independente de onde esteja indo e do quão difícil tem sido sua vida, escolha sempre seu melhor sorriso e otimismo para vestir-se e viver as dádivas do mundo. Inúmeros estudos comprovam os benefícios de viver com alegria e otimismo e eu comprovei através de uma doença e posterior recuperação relâmpago o quanto faz diferença ser otimista para encarar o dia-a-dia. Seja otimista e alegre as boas energias serão canalizadas ao seu encontro. O universo irá conspirar para o caminho da sua felicidade.

Conclusão

Depois de ter feito isso, não importa o que você tem para o resto do seu dia, você vai ter feito as coisas importantes em primeiro lugar. Você vai se colocar na rota do sucesso. Você vai avançar em direção a realização dos seus sonhos e busca pela sua felicidade.

Não sobreviva, viva. Pense em como anda a busca por sua felicidade sempre. Caminhe em direção a uma vida profunda, significativa, livre e corajosa. Permita-se realizar sonhos. Ouse ser feliz!

Baseado em ideias próprias, livros e no artigo 8 Things Every Person Should Do Before 8 A.M. de Benjamin Hardy, com prévia autorização para o Instinto Viajante. Para saber mais sobre o Sr. Hardy, visite www.benjaminhardy.com.

Curta Instinto Viajante no Facebook.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre