8 atitudes simples por um mundo melhor

voluntario instinto viajante

8 atitudes simples por um mundo melhor

Veja 8 mudanças simples em seu cotidiano em prol de um mundo melhor

Você, assim como eu, está incomodado(a) com o rumo que nossa sociedade em geral tem tomado? Fica indignado(a) com muitas coisas que vê em seu dia-a-dia? Acha que muitas coisas devem mudar?

Pois bem, que tal ser a mudança que você quer ver no mundo? Conheça 7 pequenas (grandes) atitudes que você pode adotar na sua vida por um mundo melhor.

8. Dê carona

carona instinto viajante

Não é porque atualmente tenho viajado de carona e sem grana, mas dar carona é uma atitude simples, louvável e bem menos perigosa do que você imagina. Aliás, dar carona é considerado perigoso por tanta gente que um criminoso pensa duas vezes antes de usar essa tática para te roubar. Além do mais caminhoneiros são acostumados e conhecedores dos riscos das estradas, sendo também os que mais dão carona, o que leva a crer que se fosse tão perigoso assim eles não dariam.

Dê carona! Se tiver muito medo de dar carona em estradas, ofereça caronas em sites quando for viajar, algumas opções de sites são o Tripda, Carona Segura, Caronas, Carona Solidária, Dwingo, Carona Fácil, Caroneiros. Ou em grupos do Facebook.

Outra opção é conversar com seu vizinho ou colegas de trabalho, normalmente alguém faz o mesmo trajeto que você. Vocês podem ir juntos, usando um carro só e ainda economizando juntos no combustível.

7. Seja doador de sangue

doar sangue instinto viajante

Fonte: blog.hospitalsaojose.com

Apesar das diversas campanhas de doação de sangue e do número crescente de doadores, os bancos de sangue por todo país sempre necessitam de mais sangue. Seja doador e ajude a salvar pessoas que necessitam deste ato. Não dói e faz diferença para muita gente.

Doar sangue também permite que você saiba se possui ou não alguma doença sanguínea, além de dar-lhe o direito a um dia de folga em seu trabalho, respaldado por lei.

Você também pode se oferecer para ser doador de medula óssea. Além disso, é legal que você seja doador de órgãos, você não sabe o quanto essa atitude é honrosa até precisar de um.

6. Separe o lixo da sua casa

coleta-seletiva-instinto-viajante

Foto: www.brasil.gov.br

Reclamar que não há coleta seletiva em seu bairro é válido, concordo. Mas só reclamar não adianta. A mudança normalmente vem em forma de exemplo e demanda. Enquanto reclama você pode fazer ainda mais.

Separe seu lixo por conta própria, pelo menos o que é reciclável do orgânico, e leve uma vez por semana o lixo reciclável em um ponto de coleta. Hoje em dia há várias cooperativas que trabalham com lixo e algumas inclusive os troca por produtos de limpeza. Algumas empresas grandes como as de energia também possuem pontos de coleta e trocam lixos recicláveis por descontos em sua conta. Procure sua empresa de energia, além da boa atitude você ainda pode ganhar no bolso.

5. Troque as horas no trânsito por uma bicicleta

bicileta-bike-instinto-viajante

Se você mora perto do trabalho, deixe o carro em casa ou evite o transporte público, faça o trajeto de bicicleta. Mesmo que não haja ciclovia, faça um esforço para ir de bike. O governo costuma trabalhar sob pressão e demanda, com um número cada vez maior de pessoas andando de bicicleta a atenção para a necessidade de uma ciclovia ou ciclofaixa aumenta.

Se você não mora tão próximo do seu trabalho, considere fazer ao menos um trecho do percurso de bicicleta, seja com uma bike própria trancando-a em algum ponto, ou alugando-as pelo caminho.

Além de diminuir as emissões de carbono no mundo você obtém três grandes ganhos: na saúde física, na saúde mental (menos estresse com o trânsito) e no bolso (economizando com gasolina e passagens).

Não quer chegar suado? Leia aqui como proceder.

4. Colete água da chuva (é mais fácil do que você pensa!)

coletar agua da chuva instinto viajante

Foto: awebic.com

Colete água da chuva na sua casa. Ao contrário do que muitos pensam, um sistema básico de coleta de água da chuva pode ser feito de forma muito simples. É legal, mas você não precisa ter nenhuma grande engenhoca que filtre água da chuva ou jogue para sua descarga. Ao menos inicialmente, um sistema simples de coleta já garante água que pode ser utilizada para lavar carros, calçadas, molhar as plantas e várias outras coisas que não necessitam água potável.

Mais uma vez há um ganho coletivo (melhor utilização da água e menos desperdício) e outro pessoal (conta de água mais barata e menor risco de falta d’água).

3. Doe roupas de tempos em tempos

459782-Dicas-para-organizar-gaveta-de-roupas-1

Como já mencionei no artigo Doar: você já doou algo este mês?, rever as suas coisas e se atualizar do que não necessita tanto para poder doar é uma atitude super válida. Lembre-se que nem todos têm o mesmo acesso que você e já que não lhe fará tanta falta, porque não fazer essa boa atitude com quem precisa?

Reveja suas gavetas e armários a cada 2 ou 3 meses e veja o que você pode doar. Provavelmente achará alguma roupa que não tem utilizado com tanta frequência, algum calçado, lençol ou mesmo alguns objetos, como brinquedos antigos. Desapega, vai!

2. Plante uma árvore frutífera em seu quintal

plantar instinto viajante

www.fazfacil.com.br

Meu irmão sempre dizia que para uma pessoa ser realizada precisa ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Que tal começar pelo mais simples? Plante uma árvore em seu quintal!

Sua casa tem quintal? Que tal plantar uma árvore nova? Essa pequena atitude deixará seu quintal mais bonito, com mais sombra e ajudará a neutralizar uma grande quantidade de carbonos por dia.

Mora em apartamento ou tem quintal pequeno? Não tem problema! Vá até algum terreno próximo ou lembre algum lugar que possa fazê-lo. Provavelmente encontrará algum. Boto fé!

1. Faça trabalhos voluntários

voluntario instinto viajante

www.nospelobem.blogspot.com

Você se lembra qual foi seu último trabalho voluntário? Não? Como assim!? risos. Pois é, nossa capacidade de trabalho voluntário como população é bem maior do que o que ocorre na prática. Entendo que nossa vida corrida e falta de tempo atrapalha bastante nesse quesito. Mas que tal tentar um esforço a mais? Só um pouco, vai! =]

Dedique um tempinho para procurar atividades próximas a sua casa ou ao seu trabalho. Uma visita a um orfanato ou asilo, por exemplo, pode ser feito mesmo na sua hora de almoço. Mesmo que você não chegue a desempenhar uma função, os minutos da sua visita que são poucos para ti, serão bastante valorizados por eles.

Além disso, muitos projetos sociais e sócio-ambientais possuem atividades em finais de semana e provavelmente há algum não muito longe de você. Muitos deles são inclusive bem divertidos.

Por fim, há centros com atividades mensais que mesmo que você esteja muito sem tempo dá para participar. Participe!

Aqui você pode ver alguns grandes sites de voluntariado, mas mesmo assim procure no google algum perto de você ou informe-se no seu bairro ou em redes sociais.

Lembre-se que muitas coisas que as pessoas consideram pequenas fazem sim diferença para o todo. Nenhuma atitude é pequena, pequeno é se manter parado, neutro. Faça e espalhe boas atitudes desde agora! Se você já faz converse com seus amigos sobre, sem ser chato, numa boa mesmo. Compartilhe nas suas redes sociais. Vamos juntos por um mundo mais legal pra todos! Use seu #InstintoDeMudança


Sabe mais dicas simples? Conta aê!

Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro de mais dicas e do dia a dia de uma viagem sem grana pela América do Sul.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre