A ecovila Oasis Mundo em Paraty, RJ, Brasil

oasis mundo

Meu dia-a-dia em uma ecovila, vivendo de forma simples, sustentável, saudável, aprendendo e compartilhando felicidade.

A ecovila Oasis Mundo

O que é Oasis Mundo

Em Paraty/RJ, fiquei hospedado na ecovila Oasis Mundo por quinze dias, onde pude vivenciar o dia a dia de uma comunidade que vive de acordo com princípios de sustentabilidade e preocupação com a natureza e entender melhor o que é uma ecovila. Foi a mais importante experiência que tive até agora. Rodeado por mata atlântica, tive meu primeiro contato com uma verdadeira aldeia global, onde conheci viajantes de várias nacionalidades. A ecovila é uma rede de pessoas organizadas de forma horizontal e não-hierárquica que faz parte de um movimento de seres conscientes que se juntam com o objetivo de experimentar, compartilhar, discutir e aprimorar informações, atitudes e soluções voltadas para o bem comum.

Além disso, busca montar um conjunto de recomendações práticas a serem implementadas por indivíduos ou grupos de pessoas em suas casas, instituições, coletivos ou comunidades para que todos se beneficiem dos resultados. Acredita-se que hoje a única alternativa para o planeta é o caminho da sustentabilidade e na ecovila as ideias saem do papel, as discussões deixam de ser apenas fóruns e grupos de Facebook para serem postas em prática, na vivência e aprendizado do dia-a-dia.

rótulos garrafas parede na ecovila Oasis Mundo

Meu segundo ofício durante a viagem: raspar rótulos de garrafas na ecovila Oasis Mundo

O dia-a-dia na ecovila

Eu era o único brasileiro até chegar o Victor vindo do Paraná e que atualmente mora na ecovila. Rapaz sangue bom e tranquilo que saca muito sobre plantas e outras coisas da vida. Com ele aprendi um pouco mais sobre plantação e ajudei com algumas mudas que precisavam ser plantadas. Na mesma semana ajudei com outras tarefas que precisavam ser feitas, como raspar rótulos de garrafas que futuramente irão compor um banheiro ecológico que está em construção e cavando buracos que serão novas composteiras orgânicas da ecovila (buracos onde são jogados lixos orgânicos que virarão adubo).

É impressionante o quanto as composteiras são quentes. Os lixos orgânicos quando em decomposição, possuem uma temperatura tão alta que muitas ecovilas passam canos de água por dentro para esquentarem e gerarem chuveiros de água quente de forma sustentável. Uma ideia genial.

 Cachoeira do Escorrega, Paraty, RJ, Brasil

Riozinho ao lado da Cachoeira do Escorrega, Paraty, RJ, Brasil

Cachoeira do escorrega (ou Tobogan)

Todos os dias tirava um tempo para tomar um banho de cachoeira no famoso Escorrega de Paraty, ou Cachoeira do Tobogan, que fica a menos de cinco minutos da comunidade. Lá é possível escorregar até um poço onde mergulhamos quase sem perigo. “Quase”, pois da para descer facilmente, principalmente deitado ou sentado, mas descer em pé pode ser mais perigoso. Os garotos locais descem fazendo piruetas e flertando de forma divertida com o perigo sem sofrerem quedas. Mas em uma descida em pé, meu amigo Victor acabou caindo e cortando o queixo. Mais uma vez fiz uso do meu kit médico! Felizmente nada grave e aventura que segue.

Acima da cachoeira está o Poço do Tarzan, um poção para relaxar e ficar tranquilo. Como costumava encher de caravanas de turistas era mais improvável encontrar a tranquilidade, então optava por ir de manhãzinha ou bem mais tarde. Uma boa opção ao visitar o lugar é subir bem a cachoeira e desfrutar da paz em uma laje natural de pedras bem mais afastada que está sempre vazia.

Cachoeira do Escorrega, Paraty, RJ, Brasil

Cachoeira do Escorrega, Paraty, RJ, Brasil

A pia mercosul de bambus

Das várias atividades que ajudei, uma eu guardarei com carinho. Com a ajuda do bom amigo argentino Ignácio, alguns bambus e sisal (planta que tem sua fibra transformada em corda) fizemos uma pia nova e resistente para a galera escovar os dentes. Guardo a lembrança, pois foi talvez meu melhor serviço prestado por lá e me senti bem de saber que ajudei a construir algo que outras pessoas poderão compartilhar por um bom tempo.

Meu antigo emprego me fazia feliz, mas uma das coisas que eu sentia que faltava em minha vida era fazer algo realmente útil para alguém. Na estrada esses momentos têm sido bem mais recorrentes e fico contente por isso. Fazer o que realmente vale a pena.

Entardecer na ecovila Oasis Mundo

Entardecer na Ecovila Oasis Mundo

Cocina criativa

Para os curiosos de plantão, minha alimentação estava impecável. Além de fazer todas as refeições diárias, a comunidade empregava uma cultura de fazer o bem a todos os seres vivos, ou seja, todas as refeições eram vegetarianas. Pra mim foi muito bom, pois sou ovolactovegetariano e lá consegui cortar inclusive os derivados de leite, tarefa complicada nas grandes cidades.

A dieta era baseada principalmente em grandes quantidades de grãos, legumes, verduras, vegetais e frutas, sucos e água. Dos amantes de temperos fortes o que mais se ouvia era a frase “alguém passa o chora negão?” – no prato de todos (menos o meu) reinava a iguaria made in Aracaju: a pimenta trazida do nordeste pelo Victor que era sucesso na ecovila.

Lá também conheci diversos sabores novos na chamada “cocina criativa”. um deles foi casca de banana como batata frita – é uma delícia. Outra iguaria foi a jaca. Estou acostumado e adoro comer jaca doce, como uma fruta qualquer, mas nunca nem tinha ouvido falar de come-la salgada, a chamada “carne de jaca”. Exitei em provar, mas logo pensei que quero conhecer novos sabores na estrada e resolvi encarar. Para minha surpresa é gostoso, parece carne e lembra um pouco do gosto de frango. Depois fiquei sabendo que muita gente faz inclusive coxinhas com carne de jaca.

Nada era sobra no Oasis Mundo. Frutas que estavam maduras de mais logo viravam geleias deliciosas e variadas. Quase todas as coisas que ficavam das refeições eram inacreditavelmente transformadas em saborosos pães integrais na cocina criativa. Para afastar os mosquitos, o repelente caseiro à base de cravos e álcool era a solução.

Sistema de banheiro seco ecológico ecovila oasis mundo

Sistema de banheiro seco

Banheiro seco e seus benefícios

Pela primeira vez utilizei banheiro seco na vida. Uma experiência sem grandes surpresas. Ele é uma alternativa ecológica para tratamento de fezes humanas. O sistema da ecovila ainda não está como o Estebán, fundador da ecovila, idealiza. É basicamente um buraco onde inclui-se um grande galão com tampa. Primeiro fazemos xixi em algum local mais afastado, no mato, e depois vamos para o banheiro seco. Para utilizarmos, retiramos a tampa, fazemos as necessidades e após nos limparmos, descartamos o papel higiênico junto das fezes e cobrimos com serragem que as mantém secas e livre de mau cheiro. Pronto!

Quando o galão está cheio é retirado e lacrado juntamente com cal em um local afastado, aguardando enquanto o processo natural de decomposição o transforma em adubo para as plantas.

São vários os benefícios ambientais do banheiro seco. Sem a utilização de água, evita-se que dejetos sejam lançados em tubulações ligadas à centros de tratamento ou diretamente em arroios e rios. O desperdício diário de grandes quantidades de água por conta das diversas descargas também é eliminado.

O sistema de banheiro seco também pode ser bem didático, nos ensinando a natureza funciona em ciclos, sem desperdício de nada. Seu valor econômico está tanto nos gastos com água, quanto nos gastos de compras de bons adubos para plantas.

Cachoeira Paraty, RJ, Brasil

Cachoeira no caminho para a laje, Paraty, RJ, Brasil

Necessidades ilimitadas?

Tente conhecer uma iniciativa como esta próximo de você. A experiência de vivência é incrível e aprende-se muito sobre viver em conjunto e pensar nas outras pessoas, outros seres e na natureza. Viver em uma ecovila é totalmente diferente de sobreviver nas metrópoles.

Na faculdade de economia a primeira coisa que aprendi foi a frase “a economia nasceu para resolver o conflito que nossa sociedade tem de ter necessidades ilimitadas e recursos escassos.”

Vivendo em uma comunidade como essa, de forma simples e tranquila, e estando a 15 dias sem geladeira me ponho a pensar: será que temos mesmo necessidades ilimitadas ou apenas nos fazem crer que as temos?

Curta a Ecovila Oasis Mundo no Facebook.

Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro de mais dicas e do dia a dia de uma viagem sem grana pela América do Sul.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.

Imagens: Instinto Viajante & La luz de la Manzana (capa).


« | »

Sobre