Caminhada pelo Centro Histórico de Paraty, RJ, Brasil

centro_historico_paraty

Caminhe pelos anos de beleza encantadora da cidade histórica de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil

Caminhada pelo Centro Histórico de Paraty, RJ, Brasil

Após chegar em Paraty-RJ de carona, eu, Murilo, Marcelo e Renan demos uma volta pela Praia de Jabaquara que fica próxima ao centro. Essa praia é bem calma, quase uma lagoa, e possui alguns quiosques próximos, bem como pousadas, hostels e campings. De lá fomos ao Centro Histórico de Paraty, famoso pela conservação de suas ruazinhas de pedra (calçamento “pé de moleque”) que são consideradas pela UNESCO como “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” do Mundo. Suas construções com toques maçônicos nos levam por uma viagem no tempo até meados de 1820.

Andamos todo centro a pé, pois é proibido circular carros para que sua conservação seja mantida (essa proibição bem que poderia chegar a vários outros lugares, hein?).

Alguns trechos já começavam a ser enfeitados para o carnaval, mas nas ruas as pessoas ainda mantinham uma tranquilidade no andar bastante característico na população paratiense.

DSCF8955edit

Centro Histórico de Paraty, RJ, Brasil

Após caminhar por um calcadão onde moradores fazem caminhadas e corridas parei na pontezinha da cidade que possui uma leve cara de Veneza brasileira, com seus simpáticos barquinhos e águas calmas. Ali é possível realizar passeios pagos de barco.

ponte-paraty

Veneza ou Paraty?

Praça da Matriz

Seguindo pela ponte chega-se a uma bonita pracinha arborizada e bem cuidada, com alguns quitutes e pequeno comércio local. Chama-se Praça da Matriz, e nela moradores se reúnem no fim de tarde e início da noite para passear, matar o tempo papeando e andar de skate. Turistas brasileiros e estrangeiros dividem o espaço, circulando livremente, enquanto clicam paisagens arquitetônicas e barrocas.

praça da matriz, paraty

Praça da Matriz, Paraty, RJ, Brasil

Igrejas

O Centro Histórico de Paraty possui quatro grandes igrejas e cada uma delas era destinada a um grupo específico da população (senhoras aristocratas, escravos, negros libertos, etc). Próxima a Praça da Matriz está a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios com sua magnitude de chamar a atenção. Possui estilo neoclássico e foi toda construída com pedra e cal. Inicialmente sua obra terminou em 1712, mas passou por reformas, sendo liberada a sua população em sete de setembro de 1873.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios paraty-rj

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Paraty, RJ, Brasil

Por do sol em Paraty

Em Paraty, RJ, sabia que não seria possível ver o por do sol com muita clareza, pois a cidade é cercada de montanhas que escondem o sol ao chegar no oeste. Mesmo assim aguardei sua descida, ansiosamente, sentado em um banquinho próximo da rodoviária da cidade. O fenômeno produzido pela natureza minutos antes do sol se por, revelando este céu maravilhoso me fizeram esquecer completamente o fato de não poder ver todo o por do sol em Paraty. Que me dizem?

centro_historico_paraty_por_do_sol

Minutes antes do por do sol – Paraty, RJ, Brasil

Lua Negra em Paraty

Para selar meu excelente dia em Paraty, RJ, surgiu uma lua linda. Descobri que estava na época de um fenômeno chamado Lua Negra, terceira Lua Nova de uma estação do ano que possui quatro Luas Novas no calendário. Na Lua Negra, a parte escurecida que está trazendo uma próxima Lua Nova cobre quase toda a lua, restando apenas uma fina e bonita camada iluminada. Ingredientes extras que fazem qualquer um se encantar ainda mais pela cidade de Paraty, RJ, Brasil.

lua-negra

Lua Negra

Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro dessa aventura pela América Latina sem grana.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre