Catedral de Marmol – Guia de viagem a Catedral de Mármore na Patagônia chilena (travel guide)

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile

Catedral de Marmol de Puerto Rio Tranquilo, no Chile: como chegar, melhores coisas para fazer e preços

Tudo que você precisa saber para planejar seu roteiro de viagem para a Capilla e Catedral de Marmol, em Puerto Rio Tranquilo, Patagônia, Chile

 

Vai viajar para a Capilla e Catedral de Marmol, no Chile?

Quer saber como chegar na Capilla e Catedral de Marmol e quanto vai gastar?

Quer estudar os trajetos de avião e ônibus para comprar sua passagem e fechar pacotes de viagens a Catedral de Marmol?

Então esse post é perfeito pra você e sua trip! Veja todas as dicas de viagem para Puerto Tranquilo, e a Capilla e Catedral de Marmol para planejar sua viagem para um passeio mais luxuoso ou viajar barato em um mochilão low cost!

Veja nossas dicas ninjas de viagem em Puerto Tranquilo e Catedral de Marmol para montar o planejamento perfeito!

 

Puerto Rio Tranquilo

lago-general-carrera-patagonia-chile-instinto-viajante

A Catedral de Marmol se tornou um ponto turístico famoso e procurado recentemente e é simplesmente incrível! Para conhecer essa que é uma das maravilhas da Patagonia chilena, o local mais próximo para o passeio é Puerto Rio Tranquilo, um pequeno povoado – pequeno mesmo! Seu centro é formado por uma única rua – localizado no caminho da famosa Carretera Austral da Patagonia chilena, uma das rodovias mais famosas do Chile que recorre lindos caminhos sob a magnífica Cordilheira dos Andes e sonho de viajantes do mundo inteiro, principalmente viajantes em moto e cicloviajantes (viajantes em bicicleta).

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Catedral de Marmol e Capilla de Marmol

Puerto Rio Tranquilo possui somente algumas centenas de moradores e está situada na comuna de Río Ibáñez, no Chile. O pequeno povoado é naturalmente privilegiado, pois além de estar às margens do lindo e magestoso Lago General Carrera, o maior lago do Chile e um dos maiores lagos do mundo, abriga umas das coisas mais lindas da América do Sul: a Capilla de Marmol e a Catedral de Marmol.

Além dessa maravilhosa obra da natureza, Puerto Rio Tranquilo é também um bom lugar para amantes de ecoturismo, trekkings e caminhadas. Para viajantes com um orçamento maior, a cidade oferece passeios em barcos, como o passeio para a Laguna San Rafael e visitas a Glaciares.

Além das Catedral de Marmol, Puerto Rio Tranquilo é ideal para turismo de todas as idades, seja para descanso, caminhadas ou navegações e está sempre cheia de mochileiros na alta temporada, de dezembro a março.

Leia todo artigo ou escolha o tópico no índice para ir direto ao assunto.

lago-general-carrera-patagonia-chile-instinto-viajante

Lago General Carrera, Patagonia, Chile

Índice

1. O que são a Capilla e a Catedral de Marmol

2. Como chegar na Capilla e Catedral de Marmol (Puerto Rio Tranquilo)

3. Média de preços em Puerto Rio Tranquilo

4. Dicas de como economizar em Puerto Rio Tranquilo (low cost)

5. O que fazer em Puerto Rio Tranquilo

1. O que são a Capilla e a Catedral de Marmol

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Caverna de Mármol, Patagonia, Chile

A Catedral de Marmol está situada junto da Capilla de Marmol e ambas são formações minerais de carbonato de cálcio localizadas sobre o Lago General Carrera, no Chile. O local foi declarado monumento nacional chileno em 1994 e passou a ser explorado como turismo recentemente, atraindo milhares de curiosos à respeito desse que é considerado no Chile “Santuário Natural” todo feito em mármore.

Essa obra-prima da geografia é fruto de muitos anos de erosões provocadas pelo movimento das águas do Lago General Carrara diretamente nos ilhotes e rochas que geraram formações únicas e a arquitetura peculiar toda talhada em mármore branco deste lugar, recebendo os nomes de Catedral de Mármol, Capilla de Mármol e Caverna de Mármol.

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Caverna de Mármol, Patagonia, Chile

Curiosidade: Frequentemente, ouve-se mencionar “as Capillas de Marmol” ou “as Catedrais de Marmol”, mas isso é um equívoco, já que cada nome se refere a um único conjunto específico de rochas em cada ilhote, ou seja, o correto é dizer a Capilla de Marmol, a Catedral de Marmol.

Para visitar o local deve-se tomar uma das embarcações de pequeno porte que levam turistas ou um caiaque desde Puerto Río Tranquilo. O passeio de barco costuma ter duração de cerca de duas horas e meia e depende das condicões de vento e do lago.

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Caverna de Mármol, Patagonia, Chile

2. Como chegar na Capilla e Catedral de Marmol (Puerto Rio Tranquilo)

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Puerto Rio Tranquilo está situada na comuna de Río Ibáñez, na Província (como os chilenos classificam seus Estados) de General Carrera, na XI Región Aysén del General Carlos Ibáñez del Campo ou apenas Región de Aysén. O povoado está a cerca de 2.200 quilômetros de Santiago e 218 quilômetros de Coyhaique, maior cidade da região. Para quem vem por terra da Argentina, é muito comum chegar pela fronteira de Chile Chico, um povoado chileno a 165 quilômetros de Rio Tranquilo.

Importante: indo de Chile Chico há trechos não asfaltados da Carretera Austral, uma outra opção de caminho seria tomar a balsa até Puerto Ibañez e de lá seguir para Rio Tranquilo.

É uma viagem longa e cansativa para fazer por terra desde Santiago ou cidades mais distantes, principalmente se possui poucos dias de viagem. Nesse caso, uma boa alternativa é tomar um voo de Santiago para Coyhaique e de lá seguir por terra até Rio Tranquilo.

Se sua viagem é mais longa ou não possui dias contados, considere ir por terra, pela Ruta Carretera Austral que é inesquecível, visitando os lugares mais lindos da Patagonia chilena.

Localização GPS Puerto Rio Tranquilo: 46°18′00″S 71°56′00″O

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo de carro ou moto: Para ir a Puerto Rio Tranquilo deve-se seguir pela Ruta 7 chilena, popularmente conhecida como Carretera Austral, altura do KM 220. Para quem vem do norte do Chile a ruta se encontra asfaltada até a Villa Cerro Castillo KM 95, seguindo desde aí em estrada de terra.

Para quem segue do sul, pode-se chegar desde de Chile Chico que está a 180 KM ou Cochrane mais ao sul, em uma estrada de terra. Se quiser evitar a estrada de terra nesse trecho, pode-se tomar uma balsa que liga Chile Chico a Puerto Ibañez e desde lá seguir até Puerto Rio Tranquilo em um trajeto de terra menor. Se vem da Argentina, a fronteira mais próxima é por Los Antiguos – Chile Chico.

Transitar no inverno requer atenção redobrada, pois as estradas com neve oferecem alto risco de acidentes.

Importante: as aduanas de entrada em Chile possuem controle rígido de frutas e outros produtos comestíveis. Caso possua esses produtos em sua bagagem ou veículo, consuma-os antes de cruzar essas fronteiras. Caso contrário precisará jogar fora ou pagará uma multa se tentar esconder. Isso inclui orgânicos, como frutas, bebidas, lanches, geléias, pães, etc.

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo de ônibus (saindo de Chile Chico, Chile): o trajeto é feito por empresas de traslados que costumam sair em um único horário por dia do centro da cidade. Os valores giram em torno de $Ch 17.000,oo.

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo de ônibus (saindo de Coyhaique, Chile): o trajeto é feito por empresas de traslados que costumam sair em um único horário por dia, entre 9h e 10h. Os valores giram em torno de $Ch 10.000,oo.

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo de avião: O aeroporto mais próximo de Puerto Rio Tranquilo está em Balmaceda. A maneira mais comum é voar pelas empresas LAN, SKY ou ONE de Santiago a Balmaceda. Existem voos diários com escala em Puerto Montt. Tomar um voo diurno pode ser uma boa escolha para apreciar um pouco do lindo caminho pela Carretera Austral. Indo do Brasil, o melhor é tomar um voo para Santiago e outro para Balmaceda. De Balmaceda, as possibilidades são alugar um carro para se locomover ou tomar um traslado até Coyhaique e depois um ônibus até Puerto Rio Tranquilo – só há um horário disponível, entre 9h e 10h.

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo de barco: O Puerto Chacabuco é o porto mais importante da região e de lá saem barcos diários para Puerto Rio Tranquilo e outras localidades.

Como chegar em Puerto Rio Tranquilo  de carona – low cost: para tentar carona até Puerto Rio Tranquilo  você pode tentar desde Chile Chico (menos carros, mais difícil, principalmente fora da temporada); desde Cochrane ou desde Coyhaique (local mais fácil devido ao maior movimento de carros). A cultura de dar carona é muito grande na região da Patagonia e pode ser uma possibilidade de economizar e conhecer mais pessoas. Aconselhamos tentar pela manhã bem cedo.

Dica: Uma dica para caroneiros que não tiverem sorte com caronas saindo de Chile Chico, é tomar a barca para Puerto Ibañez que custa $Ch 2.100,00, um traslado até Coyhaique por $Ch 5.000,00 e de lá tentar seguir de carona a viagem, pois Coyhaique é uma cidade mais movimentada que Chile Chico e muitas pessoas evitam o caminho de terra entre Chile Chico e Puerto Rio Tranquilo.

Mapa de Puerto Rio Tranquilo

lago-general-carrera-patagonia-chile-instinto-viajante

3. Média de preços em Puerto Rio Tranquilo

lago-general-carrera-patagonia-chile-instinto-viajante

Puerto Rio Tranquilo, assim como a maioria das cidades patagonicas, possui um alto custo de vida, sendo assim, os custos de turismo também são elevados. A alta temporada é no verão, iniciando em novembro, dezembro e indo até meados de março. A datas entre abril e outubro são as épocas mais vazias e mais baratas para ir a Puerto Rio Tranquilo.

Hospedagem low cost, campings e hostel em Puerto Rio Tranquilo: dormitórios baratos possuem diárias a partir de $Ch 40.000,oo na baixa temporada, e $Ch 60.000,00, na alta temporada. Quartos privativos a partir de $Ch 50.000,00 (baixa) e $Ch 60.000,00 (alta) por pessoa para o casal. Há dois campings organizados, sendo um mais próximo da rua do centro que custa $Ch 2.500,00 a diária com banho quente e desconto para o passeio até a Catedral de Marmol; e outro um pouco mais afastado que custa $Ch 2.000 a diária sem banho quente – nenhum deles possui WI-FI.

Hotel em Puerto Rio Tranquilo: Preço para um quarto duplo simples com café da manhã a partir de $Ch 100.000,00, na baixa temporada, e $Ch 150.000,00, na alta temporada (faça a reserva com antecedência nessa época).

Custo médio de alimentação em Puerto Rio Tranquilo: Rio Tranquilo possui poucas opções de bares e restaurantes, mas é possível encontrar café da manhã por $Ch 8.000,00 e refeições por $Ch 15.000,00, o almoço, e $Ch 20.000,00 o jantar, em média. Fazer as compras nos mercados deixam as despesas com alimentação bem mais baixas.

Custo dos transportes em Puerto Rio Tranquilo: Rio Tranquilo é muito pequena, muito mesmo! Não vimos serviços regulares de ônibus durante a visita, mas antecipamos que é possível realizar a pé a maioria das atividades. Para as distâncias maiores, a opção é tomar um táxi ou traslado turístico. Para ir até Coyhaique os valores custam em torno de $Ch 10.000,00 e a Chile Chico $Ch 17.000,00. É importante saber que há pouquissímos horários de transportes, portanto se informe e procure saber sobre os horários. Em geral, existe uma ou duas saídas por dia.

Custo dos principais passeios e atividades em Puerto Rio Tranquilo: o passeio mais comum de Rio Tranquilo é para a Catedral de Marmol e pode ser feito em barco que sai por $Ch 40.000,00 e geralmente é dividido entre vários turístas, sendo normalmente cobrado $Ch 8.000,00 por pessoa (grupos maiores podem tentar pleitear descontos, mas em geral há uma prática de cartel, onde todas as agências cobram o mesmo valor). Outra forma é em caiaque com valores que giram em torno de $Ch 38.000,00 pelo Lago General Carrera até a Catedral de Marmol.

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

4. Dicas de como economizar em Puerto Rio Tranquilo (low cost)

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Combo hospedagem e passeio: O camping do Dom Manuel, localizado mais próximo do centro, na saída de Puerto Rio Tranquilo, a esquerda de quem olha para o Lago General Carrera, oferece o passeio até a Catedral de Marmol em barco por $Ch 7.000,00 para todas as pessoas e com descontos maiores para quem se hospeda no local.

Mercados de cidades maiores: Se você estiver hospedado em um albergue com cozinha, é uma boa ideia comprar os ingredientes nos mercados e cozinhar. Os mercados de Puerto Rio Tranquilo são pequenos e, portanto, mais caros – vale a pena levar comida das cidades maiores nas proximidades, Chile Chico ou Coyhaique, maior e mais barata cidade das redondezas.

Passeio em barco coletivo: Muitos detestam dividir o espaço com outros turistas em passeios coletivos e eu sou um desses, porém no caso do passeio para a Catedral de Marmol a diferença de valores é gritante. A vantagem do caiaque é entrar dentro de mais cavernas, mas tirando que você esteja com grana sobrando não acho que valha tão mais a pena. Fizemos o passeio em barco com outros turistas e tudo correu super bem, além do guia nos contar sobre as histórias do lago e da Catedral de Marmol, coisa que não teríamos no passeio em caiaque pela Catedral de Marmol.

Alugar um carro: Na Patagonia argentina e chilena as distâncias são longas e os valores de coletivos e traslados altos, portanto considere alugar um carro e dividir entre amigos. Se tiver essa possibilidade a viagem poderá ficar melhor e mais barata.

Carona: Na Patagonia há uma grande cultura de mochileiros e viajantes de carona, portanto tentar chegar e sair de alguns lugares de carona é bastante viável, principalmente na alta temporada, quando o fluxo de carros é maior.

5. O que fazer em Puerto Rio Tranquilo

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Informações turísticas – É possível pegar o mapa com as atrações e mapa de Puerto Rio Tranquilo na pracinha da cidade. Além da Catedral de Marmol, há outras atividades em Puerto Rio Tranquilo.

Catedral de Marmol em barco ou caiaque – O passeio para a Catedral de Marmol pode ser feito em barco que normalmente sai por $Ch 8.000,00 por pessoa (grupos maiores podem tentar pleitear descontos, mas em geral há uma prática de cartel, onde todas as agências cobram o mesmo valor) ou em caiaque com valores que giram em torno de $Ch 38.000,00 pelo Lago General Carrera até a Catedral de Marmol e dura cerca de duas horas e meia. Dica: Ir pela manhã cedo garante um efeito ainda mais lindo a Catedral de Marmol, devido as luzes do dia e o reflexo na água.

catedral-de-marmol-catedrales-capillas-chile-instinto-viajante

Lago General Carrera – O Lago General Carrera está dividido entre Chile e Argentina, sendo o maior lago do Chile e do lado argentino tendo nome de Lago Buenos Aires, o terceiro maior da Argentina. Só a orla e a vista para o lago já confere uma linda atração de Puerto Rio Tranquilo.

lago-general-carrera-patagonia-chile-instinto-viajante

Prainha – Lago General Carrera, Patagonia, Chile

Glaciar Exploradores – De Puerto Rio Tranquilo há o passeio para o Glaciar Exploradores que podem ser adquiridos no centro da cidade, onde estão quase todas as agências de turismo. O passeio custa em torno de $Ch 45.000,00 e dura mais ou menos seis horas, iniciando por um trekking de uma hora em terreno que mescla terra e rochas com camadas de gelo. Passado o início, são entregues equipamentos para uma caminhada sobre o gelo.

Vida noturna – não há vida noturna agitada em Puerto Rio Tranquilo.

Veja mais coisas para fazer em Puerto Río Tranquilo

 

 

Valores e dados de março de 2016

Veja mais fotos clicando para ampliar as imagens


« | »

Sobre