6 simples passos para conseguir melhores fotos de viagens (garantido!)

Veja 6 formas de obter melhores fotos de viagens

Conheça seis maneiras simples de conseguir melhores fotos de viagens

Às vezes conhecemos lugares lindos em nossas viagens, tiramos milhares de fotos, mas ao chega em casa nos decepcionamos um pouco ao saber que a foto ficou aquém da magia do lugar. Para evitar que isso aconteça anote aí 6 dicas simples do Instinto Viajante de como tirar melhores fotos de viagens.

6. Preocupe-se com o horário

melhores fotos de viagens

Amanhecer em Ilhabela, São Paulo, Brasil

Evite tirar fotografias nos horários que o sol está mais forte. Se possível, priorize o entardecer, quando ainda há luz, mas amena, deixando a foto mais suave. Ou no começo da manhã pelo mesmo motivo.

5. Mantenha a linha do horizonte reta

Uma das dicas de fotografia mais simples para obter melhores fotos de viagens é em relação a um dos erros mais comuns de turistas ao fotografar: deixar o horizonte torto.

Ao capturar uma cena que apareça o horizonte, priorize mantê-lo em linha reta. Apesar da simplicidade, esta dica melhorará consideravelmente a maioria das suas fotos de paisagens nas suas viagens.

melhores fotos de viagens fotografias horizonte

4. Evite centralizar as pessoas

melhores fotos de viagens

Outra mania natural e bem comum é centralizar as pessoas nas fotos em grupo. Acontece que as fotos de viagem onde as pessoas não estão centralizadas costumam ser bem mais atraentes aos olhos. Lembre-se que para conseguir melhores fotos de viagens é melhor fugir desse costume de centralizar. Ache um ponto de interesse no fundo e posicione as pessoas mais para as laterais. O resultado provavelmente será uma foto mais interessante.

3. Coloque-se à mesma altura do seu argumento

melhores fotos de viagens coruja

Outra dica que ajuda a conseguir melhores fotos de viagens é se posicionar à mesma altura do argumento, ou seja, do objeto, pessoa ou animal ao qual estiver fotografando. Se for um objeto, segure a câmera mirando de frente para o mesmo; se for um animal ou uma criança, mantenha alente de frente para a linha dos olhos, se for preciso abaixe-se. Esta é outra dica simples das inúmeras dicas de fotografias e faz com que os ângulos das fotos melhorem, bem como trazem a impressão de que o animal ou a criança está olhando para o observador da foto. Em casos de crianças e animais, este método também ajuda a capturar melhor o estado de espírito através do semblante.

2. Tire fotos melhores do pôr do sol

 

por do sol melhores fotos de viagens

Poucas coisas são mais belas que um bom pôr do sol, isso é fato. Mas saiba que é possível deixá-lo ainda melhor. Uma dica de fotografia simples para melhores fotos de viagens com pôr do sol é ajustar (se sua câmera permitir) a função “exposure compensation” da sua câmera, ou seja, a abertura e velocidade do obturador de forma que a régua da câmera fique negativa (em -1 ou -2) ao invés do centro (em 0), como normalmente é recomendado. Assim, a câmera deixará as cores mais vibrantes e os contrastes mais legais.

1. Entenda e aplique a Regra dos Terços

Esta é a regra mais conceitual dessa lista, mas ainda assim bem simples. A Regra dos Terços significa basicamente dividir suas fotos de viagens em 9 quadrados idênticos e dedicar dois terços dos quadrados (ou seja, 6 quadrados) a parte mais interessante da sua paisagem. Isso com certeza fará você obter melhores fotos de viagens. Hoje em dia muitas câmeras já disponibilizam este recurso na tela, dividindo-a em quadrados.

Veja o exemplo para entender melhor:

regra dos terços

Foto: www.desfocoblog.blogspot.com.br

Aplicando esta regra, suas fotos de viagens ficarão visualmente mais convidativas para os olhos do observador que o normal. Outra dica interessante é fazer com que as partes mais interessantes da paisagem ocupem os pontos de intersecção das linhas formadas pelos quadrados.

Mais dicas no artigo O guia definitivo da regra dos terços na fotografia.

Tem mais dicas? Comente e ensine a mim e a outros viajantes.

Curta Instinto Viajante no Facebook.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre