7 melhores coisas que vi viajando pelo litoral de São Paulo

viajante-cachoeira

7 coisas que me fizeram apaixonar pelo litoral de São Paulo

As melhores coisas que vi viajando pelo litoral paulista

Existe amor em SP! Pelo menos no litoral de SP. Foram 85 longos dias de viagem percorrendo o litoral de São Paulo; dormindo em 18 lugares diferentes e conhecendo diversas pessoas maravilhosas pelo caminho. Um verdadeiro aprendizado que marcou o início real da minha aventura, da saída da minha zona de conforto.

Você conhece o litoral paulista? Então saberá bem sobre o que falarei aqui.

Você ainda não conheceas melhores praias de São Paulo? Pois precisa urgentemente conhecer!

Veja sete coisas do litoral de São Paulo que me conquistaram.

7. Motoristas dão preferência aos pedestres

Diferente (e infelizmente) da realidade em que estava acostumado como carioca e morador de cidade grande no Rio de Janeiro, vi os motoristas do litoral paulista parando e dando preferência para os pedestres atravessarem em quase todas as cidades que visitei. Uma atitude e educação simples, puramente de reformulação cultural, mas que valorizei e me fizeram caminhar mais feliz como viajante pelas ruas do litoral de São Paulo.

6. O ritmo de vida do litoral de São Paulo

Outro fator marcante no litoral de São Paulo pra mim foi o ritmo de vida dos caiçaras, moradores originais das regiões, e dos imigrantes que ali fixaram residência. Um ritmo de vida bem mais desacelerado, leve e descontraído. Caracteristicas de cidades interioranas que conquistam qualquer viajante. Afinal de contas é graças a esse estilo de vida que pude ser ouvido com paciência pelos paulistas, ajudado em muitas ocasiões e fazer amigos durante minha passagem, sendo recebido sempre com sorrisos e afetos.

5. O baixo índice de criminalidade e poluição

O baixo índice de criminalidade e também de poluição. Assim como o ritmo de vida, o litoral de São Paulo apresenta índices de violência (quase nulo em várias cidades) e poluição bem mais próximos de cidades de interior que de metrópoles como sua capital e o Rio de Janeiro. Pelo litoral paulista andei diversas vezes sossegado, tanto pela manhã, quanto pela noite.

4. A infinidade de atividades possíveis no litoral de São Paulo

Assim como estava acostumado com o Rio de Janeiro e suas lindas praias, o litoral de São Paulo oferece aos moradores e viajantes uma infinidade de atividades e diversões gratuitas, normalmente ligadas às suas praias. Esportes de praia, corridas, caminhadas, pedal com muitas ciclovias, esportes náuticos e de vela, trilhas e trekking, mergulho, surfe, SUP, caiaque e vida noturna nas ruas. Tudo grátis! =D

3. As pessoas que conheci no litoral de São Paulo

A quantidade de pessoas legais que conheci durante minha viagem pelo litoral de São Paulo foi enorme! Simplesmente fantástico lidar com tanta gente boa e bacana pelo meu caminho e duas provas reais: a de que o ser humano é bom por essência e maioria no mundo; e a certeza de conseguir viajar pela América do Sul sem dinheiro. Obrigado, amigos de Sampa!

2. O birdwatching no litoral de São Paulo

As belezas da fauna, flora e a observação de pássaros (birdwatching) ao longo do litoral de São Paulo são simplesmente inenarráveis. Descobri o hobby por birdwatching ao observar pássaros em Ubatuba, minha primeira cidade paulista, e não parei mais. São lindas espécies vivendo harmonicamente com a população em diversas cidades do litoral paulista.

1. As praias e cachoeiras do litoral de São Paulo

A combinação e diversificação de praias e cachoeiras ao longo do litoral paulista são fascinantes. Como bom carioca gosto muito de praias e cachoeiras e – modéstia à parte – temos no Rio de Janeiro muitas das melhores praias, trilhas e cachoeiras, mas viajando pelo litoral de São Paulo conheci uma riqueza paulista que não imaginava que houvesse. Foram mais de cem praias e mais de 15 cachoeiras conhecidas para hoje poder dizer que amei o litoral de São Paulo e indico a região para qualquer bom viajante. Um mochileiro que se preze simplesmente precisa ver todas as belezas e riquezas do litoral paulista para, assim como eu, apagar a ideia de que São Paulo é apenas uma potência econômica do Brasil e mais uma metrópole desorganizada e violenta. São Paulo vai além e em SP existe amor. E muito, meu bom Criolo.

 

Você curte alguma outra característica do litoral de São Paulo? Conte-nos!

 

Curta Instinto Viajante no Facebook e siga-nos pelo Instagram


« | »

Sobre