Dicas de mergulho em Arraial do Cabo-RJ

batismo-mergulho-em-arraial-do-cabo-rj

Guia de mergulho em Arraial do Cabo/RJ

O mergulho em Arraial do Cabo é uma experiência única. O mar é muito azul, com milhares de peixes e a visibilidade da água é excelente durante quase todo ano. Não é atoa que a cidade é considerada a “capital do mergulho” no Brasil e recebe turistas do mundo inteiro.

Como para muitas dessas pessoas a cidade é desconhecida, surgem várias dúvidas, e o Instinto Viajante irá responde-las agora no Guia de mergulho em Arraial do Cabo, que traz dicas, preços, fotos e contatos de agências e cursos.

Veja também:

Valores e dados de agosto de 2017

Mergulho em Arraial do Cabo/RJ: curso, batismo, preços e dicas

passeios-de-barco-arraial-do-cabo-rj

Ilha do Farol ou Ilha do cabo Frio, em Arraial do Cabo. Foto: Flickr | Nianin.

Você verá nesse artigo:

Ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

seta-instinto-viajante Mapa e pontos de mergulho em Arraial do Cabo/RJ

mapa-pontos-de-mergulho-em-arraial-do-cabo-rj

Mapa de pontos de mergulho em Arraial do Cabo. Fonte: Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo.

As praias de Arraial do Cabo são ótimas para quem busca atividades mais simples, como o snorkeling e mergulho livre, ou seja, há opções de mergulho para todos os níveis, em mar fechado e aberto. Todavia, a experiência é muito melhor para quem faz o mergulho de batismo ou já tem curso de mergulho para explorar melhor a região.

Arraial do Cabo possui mais de 20 pontos de mergulho com ótima visibilidade e muita diversidade marinha. A da Ilha do Cabo Frio é um dos melhores lugares para mergulhar na Região dos Lagos.

PS: o mapa acima fica melhor ampliando. Clique no mapa e dê zoom para ver melhor.

Nota: por regra da cidade, não são permitidos mais de 2 barcos no mesmo ponto de mergulho, ou seja, não dá pra escolher onde mergulhar.

Melhores lugares para mergulhar em Arraial do Cabo:

  • Ilha do Cabo Frio;
  • Saco do Cherne (10 Metros);
  • Pedra Vermelha (6 a 12 Metros);
  • Saco do Anequim (6 a 12 Metros);
  • Saco do Cardeiro (6 a 12 Metros);
  • Naufrágio do Harlingen (na Furna das Mulheres, 15 a 25 Metros);
  • Naufrágio do Thetis (Saco dos Ingleses, 7 a 18 Metros, podendo chegar a 40 M);
  • Ilhas dos Franceses (7 a 25 Metros);
  • Ponta Leste (12 a 35 Metros).

Veja a seguir os pontos de mergulho em Arraial do Cabo.

Fortaleza, Flutuante, Ponta D´Água e Gato

Pontos visitados, geralmente, para prática dos cursos de nível Open Water. São ótimos para dias de vento forte e para iniciantes, pois possuem proteções naturais e baixa profundidade.

Profundidade: 5 a 10 Metros.

Saco do Cardeiro, Saco do Cherne e Ilha dos Porcos

São os setores mais cobiçados para mergulhar em Arraial do Cabo. Sua popularidade se dá pela vida marinha abundante e por ser um ótimo lugar para ver cavalos-marinhos. Também vê-se barracudas e o fundo é coberto por hidrocorais.

Na enseada do Cardeiro há uma espécie de coral (Coral Mole) que não é nativa da região, mas é muito apreciada por fotógrafos (as).

O Saco do Cherne fica bem perto do continente, próximo da Prainha, e possui muita vida marinha, mesmo com baixa profundidade, além de ótima visibilidade.

A Ilha dos Porcos fica em frente à Praia dos Anjos e tem baixa profundidade, mas sua vida marinha não é tão bonita quanto os outros lugares para mergulhar de Arraial do Cabo. Você verá, principalmente, gorgônias, coiós e tartarugas.

São bons pontos para iniciantes de mergulho, pois são abrigados e tranquilos.

Profundidade: 7 a 16 Metros. Na Ilha dos Porcos a maioria está entre 9 e 11 Metros, mas há pontos entre 12 e 35 Metros.

Ilha de Cabo Frio e Enseada de Maramutá

A Ilha de Cabo Frio (ou Ilha do Farol) abriga a praia mais bonita de Arraial do Cabo e também ótimos setores para mergulhar em baixa profundidade, como a prainha próxima ao Boqueirão (estreito da ilha com o continente) e a Enseada de Maramutá, na face interna da ilha.

Possui excelente visibilidade e abundante vida marinha. Outro fator positivo é o abrigo natural de vento e mar agitado. São ótimos pontos para iniciantes.

Profundidade: 2 a 18 Metros.

Gruta da Camarinha, Gruta Azul e Gruta do Coelho

Outros pontos de mergulho famosos em Arraial, localizados na Ilha de Cabo Frio, com alta visibilidade e vida marinha. A Gruta Azul é uma abertura em uma pedra enorme, onde é preciso descer 10 Metros e seguir para o seu interior, onde há uma rachadura de uns 2 Metros que leva a superfície.

Atenção: estes pontos exigem alto nível de habilidades do (a) mergulhador (a), pois não oferecem acesso direto à superfície em caso de emergência e há pedras pontiagudas que podem ser perigosas. Já houve mortes de mergulhadores no local. A gruta da Camarinha exige certificação em Overhead ou Caverna.

Profundidade: 7 a 35 Metros.

Leia mais sobre mergulhos com “tetos”

Abobrinha, Escadinha, Saco do Anequim e Ponta Leste

São os melhores lugares de Arraial do Cabo para ver tartarugas, lagostas, gorgônias e peixes de passagem, além de raias-prego, raias-chita e ticonhas. A variedade se dá pela possibilidade de combinar mergulhos do lado de dentro e de fora.

A Ponta Leste fica na Ilha de Cabo Frio, e abriga muitos peixes de passagem.

Os mergulhos nestes pontos são avançados e dependem das condições do mar. Tenha atenção com as correntezas.

Profundidade: 12 Metros, mas pode chegar a 35 Metros na ponta da Ilha (Ponta Leste).

Cachorrinha, Ferreiro, Ponta do Meio, Buraco do Mero, Oratório, Enseada das Paredes, Focinho e Bufador

Pontos de mergulho para mergulhadores (as) mais experientes, com treinamento avançado, pois são mergulhos mais profundos e com presença de animais maiores.

O mar costuma ser mais agitado, pois são locais com menos proteção contra ventos e ondas.

A Enseada das Paredes (20 a 40 Metros) possui grandes fendas e muita vida marinha, sendo comum avistar grandes peixes de passagem.

O Oratório (18 a 36 Metros) conta com tocas grandes e peixes de fundo e de passagem, além de um bom abrigo contra vento nordeste (NE).

Nestes pontos, atente-se ao vento, correntezas e as grandes profundidades.

Profundidade: 15 a 40 Metros.

Naufrágios: Ponta da Jararaca, Teixeirinha, Thetis, Harlingen e Dona Paula (ilha do Francês)

Pontos de mergulho de naufrágios – além da abundância de vida marinha (Moréias, Lagostas, Mangangás, Cações, etc), ainda rolam histórias curiosas que ficaram na memória. O naufrágio do Teixeirinha é um dos mais famosos de Arraial.

A Ilha do Francês (ou Ilha dos Franceses) fica em frente à Praia Grande, e é ótima para mergulhar, desde que a ressurgência não esteja muito forte, pois a temperatura chega aos 9º C. É lá que está o naufrágio Dona Paula (1827), sendo possível, inclusive, ver seus canhões.

Já o Saco dos Ingleses, na Ilha de Cabo Frio, é onde está o antigo naufrágio inglês Thetis (1830). Preciso falar que as águas são frias? (risos)

Alguns dificultadores desses sítios arqueológicos são a visibilidade reduzida e a água muito fria. Mas quando há boas condições são uma ótima opção!

Profundidade: 7 a 25 Metros (podendo chegar aos 40 Metros no Saco dos Ingleses).

Ponta da Prainha, Prainha, Ponta do Gabriel e Ilha do Pontal

Pontos menos visitados, pois estão expostos ao vento nordeste (NE) que sopra durante o ano todo. Normalmente são explorados quando não há vento ou o vento sopra de Sul (S) ou Sudoeste (SW), com pouca intensidade.

Possui pouca cobertura coralínea, suas rochas servem de abrigo para moréias e lagostas.

seta-instinto-viajante Dicas de mergulho em Arraial do Cabo/RJ

batismo-mergulho-em-arraial-do-cabo-rj

O mergulho em Arraial do Cabo-RJ é uma das experiências mais legais da viagem. Foto: scubamike.net.

Além de contar com dezenas de opções de operadoras de mergulho, Arraial do Cabo possui outra vantagem: a distância dos pontos de mergulho. A maior parte deles estão a cerca de 20 minutos de barco, saindo do cais – ou seja, não se preocupe com enjoo.

Nota: você provavelmente vai ouvir falar em SCUBA, que nada mais é que self-contained underwater breathing apparatus, ou aparelho de respiração aquático independente.

Temperatura da água

Vamos começar pela notícia menos agradável: o mar da região é muito frio na maior parte do ano, devido a ressurgência, que é basicamente o afloramento de correntes frias profundas. Sendo assim, a água ou está gelada ou muito gelada (não espere águas quentes).

A temperatura média da água em Arraial do Cabo gira entre 15º e 22º C. Épocas mais quentes já registraram 26º, e mais frias, 7º.

Dica: leve ou alugue uma roupa de neoprene mais grossa e completa para mergulhar confortável.

Visibilidade e profundidade

A visibilidade do mergulho em Arraial do Cabo é excelente durante todo ano, com uma média de 12 a 18 Metros. Em pontos mais profundos chega aos 50 M.

Vida marinha

batismo-mergulho-em-arraial-do-cabo-rj

Tartaruga marinha durante o mergulho em Arraial. Foto Samuel Neto.

A ressurgência deixa as águas mais frias, mas tem uma vantagem: as águas que emergem das profundezas do mar são ricas em nutrientes, fomentando uma vida marinha mais diversa e águas mais mais limpas e azuladas.

Em Arraial encontram-se moreias, gorgônias, cavalos-marinhos, nudibrânquios, camarões-palhaços, anêmonas, olhos-de-cão, barracudas, esponjas, polvos, raias, tartarugas, corais moles, peixes grandes de passagem, etc. Golfinhos, baleias e pinguins aparecem em algumas épocas do ano.

Atenção: NUNCA toque na fauna e flora marinha. Os mergulhos são apenas para observação, não toque em NADA. Vários desses animais e plantas são sensíveis e morrem com o contato humano. Aquelas fotos segurando estrelas do mar e tocando em animais não são nem um pouco legais – vá e apenas observe – pra que tocar? Seja consciente e ajude a preservar!

Melhor época para mergulhar?

Arraial possui boas condições para mergulho durante todo ano. Contudo, aconselho visitar preferencialmente fora da temporada alta (verão, carnaval e feriados prolongados), pois a cidade fica muito cheia, os passeios lotam e os preços sofrem aumentos.

Qualquer um pode fazer o mergulho de batismo?

Sim. O mergulho de batismo é justamente para quem nunca mergulhou e não tem certificado (você pode fazer mesmo que não saiba nadar, precisa apenas sustentar-se na água – lembre-se que estará com colete). Também pode fazer independente de sua condição física, inclusive se possuir alguma dificuldade de mobilidade ou deficiência.

São passadas as instruções previamente e há acompanhamento de um (a) instrutor (a) durante a experiência – é bem seguro.

PS: mulheres grávidas NÃO devem mergulhar, independentemente do mês de gravidez. Ainda não existem dados se o mergulho pode prejudicar o feto, mas pede-se evitar.

Posso mergulhar tendo problemas respiratórios?

Sim, desde que não seja em momentos de crise. Isso serve para asma, sinusite e rinite. As operadoras (provavelmente) apenas irão pedir que assine um documento mencionando isso antes do mergulho.

E se acontecer algum problema?

Todo (a) instrutor (a) ou divemaster é obrigado a ter o curso de resgate e primeiros socorros. Durante o batismo, o (a) profissional conta com kit de primeiros socorros e rádio para comunicação.

PS: se te ajudar, vale saber que o mergulho é tão seguro que já chegou a ser comparado com o boliche em algumas pesquisas de índices de acidentes.

Qual a idade mínima e máxima para mergulhar?

Não há um idade certa. Algumas agências recomendam o mergulho a partir dos 10 anos (outras dizem que a partir de 12 anos), com a supervisão de um (a) adulto (a); e após 15 anos sem essa necessidade.

Contudo há estilos para os mais jovens: Bubblemaker (8 e 9 anos) e Junior Open Water (10 a 14 anos).

O melhor é consultar sua agência.

Não há limite máximo de idade.

Posso mergulhar com lentes de contato?

Sim. Também existem máscaras com lentes especiais.

Até que profundidade vai o batismo?

Depende da sua resposta quanto as instruções e do seu conforto. A profundidade média é 6 Metros, mas é possível chegar aos 12 Metros. Não se sentindo bem, é possível manter o mergulho em 2 Metros e ter uma boa experiência.

Posso sofrer problemas de pressão no ouvido?

Sim, por conta da pressão. Porém são passadas instruções de como lidar com isso.

Qual a diferença entre o batismo e o mergulho normal?

O batismo e o mergulho comum são parecidos e possuem preços muito parecidos, a diferença é que se você tem certificado terá direito a dois mergulhos por saída e se for batismo um só. Outra diferença são os pontos de mergulho, já que o batismo é feito em lugares menos profundos, abrigados e de pouca correnteza.

batismo-de-mergulho-em-arraial-do-cabo-rj

Mergulhar em Arraial do Cabo dá a possibilidade de enxergar uma infinidade de espécies. Foto: Samuel Neto.

Recebo algum certificado pelo batismo?

Não. Mergulhos de batismo não dão direito a nenhum certificado – você pode fazer 20 mergulhos de batismo, por exemplo, que o próximo também será batismo. Para certificações é preciso fazer algum curso de mergulho (mais adiante você verá o preço médio e agências que oferecem).

Quanto custa mergulhar em Arraial do Cabo?

Preços: R$ 140-180 (na baixa temporada) e R$ 180-240 (na alta), por pessoa, dependendo da agência. As fotos do mergulho são opcionais e cobradas à parte (R$ 40-50).

Dica: algumas agências dão desconto para pagamento em dinheiro – consulte.

No barco, normalmente, são oferecidos lanches, biscoitos, doces, água e refrigerantes, já inclusos.

  • Importante: no píer da praia dos Anjos é preciso pagar uma taxa para a prefeitura que custa uns R$ 5. O valor não tem nada a ver com a operadora e é baixo, mas é preciso lembrar de levar um pouco de dinheiro.
  • Dica: acompanhantes também podem ir (dependendo da empresa, é cobrado mais R$ 50-60), portanto se estiver em dupla e só um (a) for mergulhar, vale a pena ir para curtir o visual e praticar snorkeling.
  • Dica 2: combine antes como as fotos serão entregues, o prazo e quantas fotos serão, para não ter surpresas ruins.

Preciso marcar o mergulho com antecedência?

Arraial do Cabo não costuma ter muitos problemas quanto a reservar o mergulho com muita antecedência, principalmente com agências grandes, pois a maioria delas fazem duas saídas por dia, dando maior flexibilidade de horários.

É claro que reservar é mais cômodo, mas se não for possível, saiba que mesmo no verão, há grandes possibilidades de conseguir mergulhar em cima da hora. Para se ter uma ideia, o Samuel (que colaborou com as informações desse artigo) já mergulhou com eles no réveillon, marcando com um dia de antecedência.

Preciso ter o equipamento de mergulho?

Não, as operadoras disponibilizam todos os equipamentos no pacote do mergulho ou alugam. São eles: máscara, snorkel, colete, nadadeiras, roupas, reguladoras, lastro, cilindros, etc (não inclui luva).

Há operadoras que dão desconto (R$ 20-25) para cada equipamento que você tiver (colete equilibrador, roupa de neoprene e reguladoras). Todavia, essa possibilidade e valores variam muito de operadora para operadora.

Algumas, por exemplo, cobram mais barato pelo mergulho, mas cobram por cada equipamento alugado ou não dão descontos pelos itens que você tiver.

Quanto tempo dura o cilindro, o mergulho e o passeio?

A duração depende da performance e respiração de cada um, e da profundidade do mergulho. A média é 40-60 minutos para mergulhos de 10 Metros. Batismos costumam durar 30-40 minutos.

O passeio completo, incluindo os deslocamentos dura cerca de 4h30min a 5h.

Bate e volta do Rio?

Se você não ficará hospedado (a) em Arraial do Cabo, apenas irá visitar desde o Rio de Janeiro e adjacências, vale a pena sair cedinho.

Chegando em Arraial antes das 8h você consegue estacionar de graça na praça do centro e não pega trânsito.

Cupons de desconto

Não é difícil encontrar cupons de desconto em sites do ramo com promoções para mergulhar em Arraial do Cabo. Portanto, vale a pena pesquisar em sites como Groupon, Peixe Urbano, etc.

Dica: não esqueça de consultar se o cupom é válido para qualquer dia.

Cursos de mergulho

Há várias modalidades de cursos de mergulho. O curso básico, geralmente, dura 2 dias (final de semana) ou 4 dias (durante a noite) e mais um final de semana para o check-out (treinamento prático) no mar.

Se você tem interesse em fazer o curso a hora é essa! Pois, com a crise recente, os cursos estão mais baratos.

Preços de cursos básicos: R$ 700-900.

Guia de viagem

No Guia de viagem para Arraial do Cabo tem várias outras dicas sobre a cidade, o que fazer, onde ficar, preços médios, etc. Vale a pena conferir antes da sua viagem.

E também tem a Lista das melhores praias de Arraial do Cabo.

seta-instinto-viajante Lista de agências, cursos e operadoras de mergulho

mergulhar-em-arraial-do-cabo-rj

Você vai se encantar com as águas azuis de Arraial do Cabo! Foto: scubadiverlife.com.

Eu recomendo a Acqua World, pois possui ótimo atendimento e bom preço. Mesmo assim, deixo uma lista com outras agências que oferecem batismos, mergulhos e cursos PADI, SSI e IANTD, etc, para você pesquisar.

Outras operadoras de mergulho em Arraial do Cabo:

  • Acqua World | (22) 9 9259-0398 ou (22) 2622-2217 | acquaworld@acquaworld.com.br
  • PL Divers | (22) 2622-1033 | pldivers@pldivers.com.br
  • SeaQuest Sub | (22) 2622-0744 | contato@seaquestsub.com.br
  • Master Dive | (22) 2622-1009 | atendimento@masterdive.com.br
  • By Fish Mergulho | (22) 9 9847-4453 | byfish@byfish.com.br
  • Deep Trip | (21) 3301 3247 | deeptrip@deeptrip.com.br
  • SandMar | (22) 2622-5703 | sandmar@sandmar.com.br
  • DiversTEC | (22) 2622-1045 ou (21) 9 9979-5114 | esportes@divers.com.br
  • Mr Diver | (22) 2622-1164 ou (22) 9 9703-9635 | mrdiver@mrdiver.com.br
  • SeaQuest Sub | (22) 2622-7300 ou (22) 9 9761-7613 | contato@seaquestsub.com.br
  • Arraial Sub | (22) 2622-1945 ou (22) 9 8824-0237 | Facebook
  • Dive Point Brasil | +55 21 96429-0895 (Nextel) | divepoint@divepoint.com.br
  • Ocean Sub | (22) 2622-4642 | Facebook

PS: além dessas ainda há outras dezenas em Arraial do Cabo.

Fontes e mais informações sobre pontos de mergulho em Arraial do Cabo:

Valores e dados de agosto de 2017

Colaborou com o artigo: Samuel A. Alves Neto

Foto cabeçalho: vivabelize.com/scuba-diving.

Gostou do artigo? Então ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

Por favor, se possível, use nosso link ou o buscador abaixo para reservar sua hospedagem. Você não paga nada mais por isso e ajuda nosso blog, que recebe uma pequena quantia do Booking.



Booking.com

seta-instinto-viajante Mais dicas de viagem

É isso! Já falei muito. Agora é com você: as dicas foram úteis? Tem mais dúvidas ou dicas sobre mergulho em Arraial do Cabo? Diga nos comentários! – Aguardo você me contar como foi sua viagem, beleza?

Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros (as) viajantes, curta e compartilhe =)

PS: siga no Facebook e Instagram!


« | »

Sobre