Oasis Mundo, uma ecovila de Paraty, RJ, Brasil

Oasis Mundo: uma ecovila que vive com princípios sustentáveis, de permacultura, bioconstrução e respeito à natureza.

Ecovila Oasis Mundo

Após visitar o centro de Paraty/RJ, já era noite, então segui para o bairro da Penha para procurar uma Ecovila que havia feito contato pela internet. Nesse bairro, bem próximo da Ecovila, está um dos maiores pontos de interesse da cidade de Paraty: a cachoeira do escorrega ou tobogã.

Reunião da ONU

Lá conheci o Estebán, argentino idealizador do projeto com quem havia feito contato por CouchSurfing, e mais cerca de 15 pessoas super de bem. Era uma verdadeira miscelânea cultural e nessa mini reunião das Nações Unidas estavam à mesa Espanha, Argentina, Ilhas Canárias, Uruguai, Bélgica, Alemanha, e diferente da ONU política, todos com mesmo poder de voto e voz. Fiquei na responsabilidade de ser o único representante das nossa linda terra tupiniquim. Às vezes a galera do espanhol se empolgava e era difícil acompanhar, mas no geral (e admirei isso) todos se esforçavam em utilizar o idioma local, ou seja, o português – Aliás, já repararam que nós costumamos nos cobrar muito em falar inglês para receber estrangeiros, quando na verdade quem viaja é que deveria aprender o idioma local, até mesmo como forma de respeito ao nativo?

ecovila oasis mundo

O lindo verde do Oasis Mundo

Quinze dias de vivência em uma ecovila

No Oasis Mundo fiquei por 15 dias, trocando trabalho por hospedagem e comida. Conheci muita gente bacana de diversos cantos do mundo e diferentes culturas, e lá percebi o quanto meu atual estilo de vida é comum entre esses viajantes. Alguns estão na estrada a um ou dois anos, a maioria de carona, alguns com grana, outros sem, outros trabalhando pelo caminho, alguns solitários, outros em casal, e até mesmo com um cãozinho. Cada um ao seu estilo, mas todos compartilhando duas singularidades: o questionamento da nossa maneira de viver e a sede pela estrada.

Tive uma vivência incrível e inédita em minha vida. Aprendi muito com uma comunidade que vive bastante isolada da cultura de sociedade comum, respeitando a natureza e todas as formas de vida e baseada em um modelo sustentável com bio construção e permacultura. A vida passa devagar, tudo é mais lento e calmo e o conceito de tempo é bem diferente da correria do dia-a-dia das cidades.

DSCF8273edit

Respeitar todas as formas de vida sempre

Sono tranquilo

No local que acampei na Ecovila, dormia ouvindo os barulhos noturnos e acordava ao som de passarinhos e cigarras, tudo muito bem sincronizado com o barulho da cachoeira que ficava logo ali, a 5 minutos. Acordava cedo naturalmente e, graças a Deus, sem a loucura do despertador como na época em que precisava correr para o trabalho.

Há, esqueci de contar, em Ilha Grande estava sem barraca, apenas com um saco de dormir que me foi muito útil. A partir de Paraty sigo viagem com uma barraca de camping simples para duas pessoas que um amigo emprestou.

DSCF8188edit

Minha morada no Oasis Mundo

Em breve conto mais detalhes do que vivi na ecovila Oasis Mundo.

E vocês, conhecem o funcionamento de uma ecovila? Se tiverem dúvidas postem aí que tento responder no próximo post.

Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro dessa aventura pela América Latina sem grana.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre