Por quê Instinto Viajante?

Instinto Viajante

Entenda melhor sobre como escolhemos Instinto Viajante. Você curte? Conta pra gente o que acha!

Quando eu e o Allan resolvemos levar para frente a ideia de criar o que viria a ser o Instinto Viajante, um site que facilitasse o planejamento de outros viajantes, independente se seu estilo fosse alternativo (querendo fugir do roteiro batido e que é bastante complicado de encontrar informações na internet) ou convencional (o turista padrão que está mais atento aos pontos turísticos famosos), o próximo passa seria criar um nome para a página.

Dentre uma série de nomes esdrúxulos e outras boas opções que descartamos para o filho, surgiu o nome Easy Gringo. Apesar de parecer mais um produto vendido no Polishop com a promessa de fazer algo que funciona frente às câmeras, mas não em nossa casa, nos soou muito bem e a empatia por ele era grande.

Antes de Instinto Viajante, seguimos sendo Easy Gringo por uns bons meses e na época de registro do domínio resolvemos fazer uma pesquisa final para testar a aceitação do nome. Nessa pesquisa, perguntamos a diversos estrangeiros de variadas nacionalidades se o nome soava legal em seu idioma ou se havia algum aspecto negativo.

Para nossa surpresa – e tristeza – a maioria esmagadora respondeu que o “Gringo” causava algum impacto pejorativo em suas línguas e culturas. Para a maioria dos holandeses, norte-americanos e latinos o nome não pegaria bem.

Desistimos dele e enxugamos nossa lista imensa, restando estes mais bem classificados:

rumo certo

fui

clube da mochila

pra onde vou

a passeio

quintal do mundo

instinto viajante

Destes, fizeram uma grande final, os dois melhores (em nossa concepção e de alguns amigos): instinto viajante e clube da mochila.

No fim tivemos mais afinidade com o Instinto Viajante que passou a dar nome para este espaço que vos falo.

Para nós, Instinto Viajante representa a união de duas palavras bastante ligadas à mensagem que queremos passar no site. A palavra “Instinto”, principalmente, pois da à ideia de impulso natural. Nos dicionários, instinto é o movimento inicial básico que dirige homens e animais a proceder. É também uma tendência e/ou aptidão a algo. Agir por instinto normalmente significa ter um impulso gerado por nossa intuição, o que nos coloca dispostos a algo. Quando larguei meu trabalho e acreditei que viajar me faria mais feliz, não me baseei em uma fórmula, um resultado comprovado ou algo do tipo, apenas segui minha intuição, desconsiderando as influências externas e agi de forma instintiva. Aliás, se as levasse em consideração e pensasse “e se” mais de uma vez provavelmente não teria largado o trabalho e minha vida comuns para por o pé na estrada. Como nos tempos do homem primitivo preferi seguir meu instinto.

Aprofundando ainda mais o sentido da palavra, “instinto” vem do latim “instinctu” que seria a inteligência em seu grau mais primitivo. O que guia o homem e os animais em sua trajetória pela vida e em suas ações – E não seria este um significado perfeito para uma viagem?

Os instintos são frutos das experiências vividas, no confronto com determinadas situações e nas suas soluções, e então são passados as gerações posteriores. Assim como o nosso site, que tem como um dos objetivos incentivar sua viagem e facilitá-la com o aprendizado que já obtivemos frente às experiências adquiridas em nossas andanças.

Essa palavra de tanto significado somada ao termo “Viajante” transfere nossa ideia de que a vida seria mais simples e melhor se baseada em viagens. Menos restrições, fronteiras e preconceitos. Mais união, compartilhamento e transferências de culturas. Viajar é estar na plenitude de alma e da mente, é estar bem e se estressar bem menos que no dia-a-dia. Isso ajuda a tratar quem está ao lado melhor, a carga do cotidiano se faz leve ou nula.

Não deixe que as distorções criadas pela sociedade em que vivemos assassinem ou modelem seu instinto natural. Se este for realmente trabalhar e seguir o modelo geral, o faça. Se este for abandoná-lo e viver de forma diferente, o faça. Se este for ser livre e viajar por aí, o faça! E siga sempre seu Instinto Viajante!

 

E você, gosta de Instinto Viajante e seu significado ou se identificou com outro nome da lista final?

* Para o significado de Instinto, foi consultado o seguinte artigo: Instinto Humano.


« | »

Sobre