(+18) Melhores praias de naturismo (nudismo) do Brasil

praias-de-naturismo-nudismo-brasil

Praia naturista: veja as melhores praias de naturismo do Brasil

Você conhece as praias de naturismo brasileiras? A cultura da praia de naturismo, ou praia de nudismo (não confundir com naturalismo), ainda é pouco difundida no Brasil, mesmo com tantas pessoas que curtem ficar nuas quando em contato com a natureza ou que são curiosas quanto a prática.

Segundo dados oficiais da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), cerca de 20 mil pessoas frequentam regularmente 35 locais de naturismo no Brasil (dentre praias, clubes e pousadas oficiais) – número pífio se comparado com a imensa população do nosso país.

Os lugares naturistas oficiais são registrados junto ao governo. Neles, a nudez é obrigatória e permitida por lei. São praias e clubes com códigos de condutas e fiscalização de associações a fim de manter um ambiente familiar e agradável, sem conotações sexuais.

A filosofia naturista é estar em contato com a natureza em seu estado mais puro, praticando a nudez em ambientes sociais, e respeitando a si próprio (a) e todas as pessoas. Acredita-se que a nudez faz bem para o corpo e mente.

No Brasil, começou nos anos 1940, com grande influência de Dora Vivacqua, conhecida como Luz del Fuego, primeira nudista brasileira e ativista do naturismo no Brasil. Luz fundou o primeiro reduto naturista da América Latina e 2017 é o ano de comemoração de seu centenário.

Por isso, resolvi criar um artigo naturista aqui no Instinto Viajante, mostrando as melhores praias de naturismo do Brasil (com fotos), sendo 8 oficiais e outras praias desertas onde o nudismo é cultuado.

Praia de nudismo ou naturismo?

praias-de-naturismo-nudismo-brasil-

Praia de naturismo brasileira com placa delimitando a área onde o nudismo é obrigatório. Foto: catracalivre.com.br

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é naturismo.

É comum entre leigos (as), haver confusão entre os termos que rodeiam esse tema. Muitas pessoas pensam que nudismonaturismo e naturalismo são a mesma coisa, mas não é bem assim.

Veja abaixo o que é cada conceito para evitar confusão entre os termos.

  • na·tu·ris·mo – é a doutrina completa. Um modo de vida que defende a harmonia com a natureza, expressada pela maneira de vestir (nudismo), de comer, de tratar as doenças e de viver.
  • nu·dis·mo – está dentro do conceito de naturismo. Consiste em ficar em ambientes sociais sem nenhuma roupa – nudez total, mas sem conotações sexuais ou morais.
  • na·tu·ra·lis·mo – conceito diferente do nudismo e naturismo. Doutrina que defende a natureza como único ser superior, negando a existência do transcendente e do sobrenatural.

Definições retiradas de Priberam

Segundo a International Naturist Federation (Federação Internacional de Naturismo), em conferência realizada em 1974, “o Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente“.

Atenção: nenhum dos termos e práticas tem ligação com práticas sexuais, fetiches, voyeurismo, swing, ou algo parecido.

As melhores praias de naturismo no Brasil

Este artigo está dividido nas categorias a seguir. Você pode ver tudo ou clicar nos tópicos que mais lhe interessam. Cada subtítulo contém nome da praia, cidade e Estado. Obrigado pela visita e boa viagem!

Ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

No Brasil, há apenas oito praias nudistas registradas, ou seja, praias onde ficar nu (a) está previsto em lei. Estão localizadas em Santa Catarina (3), Rio de Janeiro (2), Espírito Santo (1), Bahia (1) e Paraíba (1), e fazem parte da rota mundial do naturismo.

Confira que praias são essas, consideradas as melhores praias de nudismo do Brasil.

1. Praia do Pinho, Balneário Camboriú | Santa Catarina

praias-de-naturismo-praia-do-pinho-sc

Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, Santa Catarina – a primeira dentre as praias de naturismo oficiais brasileiras.

A praia do Pinho, localizada em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, foi a primeira praia de naturismo do Brasil, datando da década de 1980.

É a praia de naturismo mais visitada do país, tanto por turistas brasileiros, quanto estrangeiros (em sua maioria, sulamericanos).

Possui cerca de 500 M de extensão, areias claras, mar agitado e um lindo cenário natural que faz dela uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

O acesso é fácil, descendo por uma ruazinha a partir da rodovia Interpraias. Apesar da proximidade com a área urbana, a descida de algumas centenas de metros, evita olhares curiosos de quem só quer espiar a praia.

Há uma guarita de controle no começo da descida. O acesso é grátis se chegar a pé e pago se chegar de carro (R$ 20).

Ps: além do acesso principal há outro acesso alternativo, por uma pequena trilha, mas pode haver incidentes. Prefira o acesso principal.

Estrutura: Possui lugares para estacionar, quiosques, lanchonetes, pousada e camping (preços salgados). Nudismo obrigatório. Site da praia.

2. Praia da Galheta, Florianópolis | Santa Catarina

praia-da-galheta-florianopolis-nudismo

Praia da Galheta (ou Calheta), a praia de nudismo de Florianópolis. Foto: obaratodefloripa.com.br.

A praia da Galheta (também conhecida como Calheta), em Florianópolis, é uma das poucas praias de naturismo oficiais onde a nudez é opcional. Foi registrada em 1997 e faz parte de um parque municipal.

É uma praia extensa (quase 1 KM), de areia clara e ondas fortes. Para chegar, basta chegar na praia Mole (leste de Floripa, a 17 KM do centro) e tomar uma trilha curta e fácil, de uns dez minutos, que começa no canto esquerdo. Ambas são muito procuradas por surfistas.

Estrutura: durante a temporada alta (verão) costuma haver barracas que vendem algumas coisas (comes e bebes simples), fora isso não há nada. Nudismo opcional.

3. Praia de Pedras Altas, Palhoça | Santa Catarina

praia-de-pedras-altas-sc-nudismo

A pequena praia de Pedras Altas, em Palhoça, Santa Catarina. Foto: dc.clicrbs.com.br/sc.

A praia de Pedras Altas, fica em Palhoça, a 30 KM de Florianópolis (6 deles em estrada de chão) e é a terceira praia naturista em Santa Catarina. É formada por duas pequenas enseadas de uns 100 M, cada, protegidas pela mata. Suas areias são claras e o mar calmo, ambiente que favorece seu clima alternativo e família.

Para chegar é preciso ir até a Enseada do Brito e, de lá, até a praia de Pedras Altas.

Estrutura: possui uma fazenda de mariscos bem próxima, bar, restaurante e pousada com área de camping e estacionamento. Nudismo obrigatório.

4. Praia de Tambaba, Conde | Paraíba

praia-de-tambaba-conde-paraiba-nudismo

Praia de Tambaba, Conde, Paraíba – Uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Foto: pousadatambabanaturista.com.br.

A praia de Tambaba, na cidade de Conde, a 40 KM de João Pessoa, é uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil e a primeira praia naturista do nordeste, registrada em 1991.

Sua fama é internacional, principalmente depois que foi sede do 310º Congresso Internacional de Naturismo, em 2008.

Ao lado esquerdo da praia há um canto onde é permitido ficar com roupas, mas no restante da praia o nudismo é obrigatório e é proibida a entrada de homens sozinhos.

Possui bonitas falésias de uns 20 metros de altura e formações rochosas que garantem a privacidade da área nudista da praia. Suas areias são claras e o mar calmo.

A praia também recebe as competições do Tambaba Open (SurfNU), uma das maiores competições de surfe naturista do mundo. E-mail do evento: movimento.nu@gmail.com.

Estrutura: possui restaurante e pousadas. Nudismo obrigatório (exceto em uma área). Site da praia.

5. Praia das Dunas, Massarandupió, Entre Rios | Bahia

praia-das-dunas-massarandupio-bahia-naturismo

Praia das Dunas, em Massarandupió, Bahia – Uma das praias naturistas (nudistas) mais famosas do Brasil. Foto: bahia.ws.

A praia das Dunas, em Massarandupió, Entre Rios, é a segunda praia nudista do nordeste, registrada em 1999, e também muito popular no Brasil.

Massarandupió fica perto da praia do Forte, a cerca de 90 KM de Salvador. O trecho final é de 5 KM em estrada de terra, onde há uma divisão: para esquerda, uma praia comum, e para a direita, a praia das dunas, onde o nudismo é obrigatório.

A praia possui 2 KM de extensão (sendo a maior praia de naturismo do Brasil), suficientes para ficar nu (a) com a privacidade que desejar, além de dunas, coqueiros e mar não muito agitado – a paisagem é linda.

Estrutura: possui barraca com vendas de comes e bebes e pousadas próximas. Nudismo obrigatório.

6. Praia da Barra Seca, Linhares | Espírito Santo

praia-de-naturismo-da-barra-seca-es

Rio e praia de naturismo da Barra Seca, em Espírito Santo. Foto: Portal Brasil Naturista.

A praia da Barra Seca, em Linhares, é a única praia de nudismo no Espírito Santo. Possui mar agitado e uma enorme faixa de areia, com quase 10 KM de extensão, porém a área naturista é de cerca de 200 M.

Para chegar é preciso tomar um barco para atravessar o rio, o que garante bastante privacidade para ficar nu.

Possui uma linda junção entre o rio e o mar, e é comum formar piscinas naturais de água doce entre as dunas.

Estrutura: há vendas de comes e bebes apenas no verão, mas não é garantido encontrar. Na Praia de Urussuquara, a 1 KM de Barra Seca, há pousadas e campings. Nudismo obrigatórioSite da praia.

7. Praia Olho de Boi, Búzios | Rio de Janeiro

praia-olho-de-boi-buzios-rj-nudismo

Pequena praia Olho de Boi, em Búzios – uma das praias nudistas do Rio de Janeiro. Foto: viajando.expedia.com.br.

A praia Olho de Boi, em Búzios, é uma das duas praias de nudismo do Rio de Janeiro (oficiais). Possui cerca de 50 M de extensão e mar calmo e cristalino – não é difícil observar peixes na água.

Para chegar, há uma trilha um pouco íngreme (descendo na ida e subindo na volta), mas tranquila, de cerca de 30 minutos que sai da praia Brava, em Cabo Frio. O nudismo não é obrigatório.

Estrutura: não há estrutura comercial, leve seus lanches e água e regresse com seu lixo. Nudismo opcional.

8. Praia de Abricó, Grumari | Rio de Janeiro

praia-do-abrico-grumari-rio-de-janeiro-nudismo

Praia do Abricó, Grumari, Rio de Janeiro – a praia de nudismo mais famosa da Cidade Maravilhosa! Foto: corpoealma.com.

A outra praia de naturismo do Rio de Janeiro é a praia do Abricó, localizada em Grumari (ao lado da Prainha), zona oeste, próxima da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.

Possui areias claras, finas, e águas esverdeadas. O mar costuma ser agitado e a paisagem é linda, camuflada por pedras e mata – motivo pelo qual foi escolhida pelos (as) naturistas da região.

O nudismo é obrigatório e não há restrições para homens solteiros. A fiscalização da associação naturista acontece apenas nos fins de semana. Foi registrada em 2014, mas já é usada como praia de naturismo há muitos anos.

Estrutura: não há estrutura comercial, leve seus lanches e água e regresse com seu lixo. Nudismo obrigatório.


Booking.com

seta-instinto-viajante Outras praias naturistas no Brasil (não-oficiais)

Além das oito praias de naturismo brasileiras oficiais, André Herdy, que presidiu a FBrN, afirma que o nudismo é praticado em, ao menos, outras 300 praias do país.

Abaixo deixo algumas dessas outras praias frequentadas por naturistas no Brasil, mas que ainda não são registradas oficialmente*. São praias recomendadas pela FBrN e onde a prática do naturismo já é cultuada pelas pessoas que visitam há anos (algumas já estão em processo de registro oficial).

o nudismo nessas praias não está previsto em lei, podendo ser considerado atentado ao pudor. Contudo, pela cultura dessas praias, e pela maioria ser mais deserta, não é comum isso acontecer.

Alagoas

  • Praia do Carro Quebrado | Barra de Santo Antônio
  • Ilha da Crôa | Barra de Santo Antônio
  • Praia do Saco (Massagueira) | Marechal Deodoro

Bahia

  • Ilha da Coroa Vermelha | Nova Viçosa
  • Praia da Barra Velha | Nova Viçosa
  • Praia da Pedra Grande (Trancoso) | Porto Seguro
  • Praia da Pitinga (Arraial d’Ajuda) | Porto Seguro
  • Taípe (Arraial d’Ajuda) | Porto Seguro
  • Praia dos Artistas (Itapuã) | Salvador
  • Praia do Forte | Salvador
  • Quarta Praia/Quinta Praia | Morro de São Paulo

Ceará

  • Praia de Canoa Quebrada | Aracati
  • Praia da Caponga | Cascavel
  • Praia do Cumbuco | Fortaleza
  • Praia da Malhada (Jericoacoara) | Camocim
  • Fontes | Beberibe
  • Praia do Batoque | Aquiraz

Pará

  • Praia de Ajuruteua | Bragança
  • Ilha da Romana | Curuçá
  • Praia da Princesa (ou do Farol) | Ilha do Algodoal
  • Ajiruteua | Marapinim
  • Santa Cruz | Ilha Tracoateua

Paraná

  • Praia do Miguel | Ilha do Mel

Pernambuco

  • Praia Coroa do Avião | Itamaracá
  • Ilha dos Amores | Recife
  • Praia do Americano | Fernando de Noronha
  • Gravatá | São José da Coroa Grande
  • Cocaia | Cabo de S. Agostinho
  • Muro Alto | Porto de Galinhas
  • Porto | Barreiros
  • Várzea do Una | Barreiros

Piauí

  • Praia de Atalaia | Luís Correia
  • Praia Peito de Moça | Luís Correia
  • Praia do Coqueiro | Luís Correia
  • Praia Itaqui | Luís Correia
  • Praia do Arrombado | Luís Correia
  • Praia Carnaubinha | Luís Correia
  • Praia Maramar | Luís Correia
  • Praia Macapá | Luís Correia
  • Praia Pedra do Sal | Parnaíba

Rio de Janeiro

  • Ilha de Jurubá, praia de Jurubá, ou Ilha do Araújo | Paraty
  • Parati Mirim | Paraty
  • Praia da Figueira ou praia dos Pelados (Trindade) | Paraty
  • Praia Brava (Trindade) | Paraty
  • Ilha do Pelado | Paraty
  • Ilha do Ventura | Paraty
  • Praia de Adão e Eva | Niterói
  • Praia de Jaconé | Maricá
  • Maçambaba | Saquarema
  • Praia Seca | Araruama
  • Praia Virgem | Rio das Ostras
  • Praia Brava | Cabo Frio
  • Praia das Focas | Búzios
  • Praia dos Amores | Búzios
  • Praia das Virgens | Búzios
  • Farolito | Campos

Rio Grande do Norte

  • Praia de Malemba (ou Guaraíra) | Georgino Avelino
  • Praia Madeiro (ou Golfinho) | Tibau do Sul

Rio Grande do Sul

  • Dunas (Praia de Lagoa) | Cidreira

São Paulo

  • Praia Brava | São Sebastião
  • Praia do Éden | Guarujá
  • Praia da Desertinha | Peruíbe

Sergipe

Abaís | Aracaju

→ Veja mais detalhes das praias de nudismo não-oficiais

Extra: naturismo na Chapada dos Veadeiros

Estamos falando das praias naturistas, mas nas chapadas do Brasil é comum haver cachoeiras onde o nudismo é permitido.

O pico mais conhecido e utilizado por naturistas é a Cachoeira dos Macaquinhos (ou Cachoeira do Banho Pelado), na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Mais informações sobre a Cachoeira do Pelado.

Na mesma chapada está a Catarata dos Couros, onde também é permitido o nudismo e, recentemente, atores e atrizes da Globo tiraram essas fotos nuas.

seta-instinto-viajante O que saber antes de visitar uma praia de naturismo (regras e conduta)

Para evitar problemas em praias de naturismo e manter o clima saudável ao ficar nu, há um código de ética e respeito entre as pessoas, definido pela FBrN.

Em resumo, não é permitido ter ou praticar atos sexuais/obscenos; assediar visualmente, verbalmente ou fisicamente qualquer pessoa; e prejudicar a fauna e flora das praias.

As regras de comportamento:

I – Falta Grave (motivos para expulsão)

  • I.1. – Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.
  • I.2. – Praticar violência física como meio de agressão a outrem.
  • I.3. – Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros (as).
  • I.4. – Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.
  • I.5. – Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

II – Comportamento inadequado (motivos para advertência, suspensão e expulsão, dependendo da gravidade)

  • II. 1 – Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual.
  • II. 2 – Fotografar, gravar ou filmar outros (as) naturistas, sem a permissão dos (as) mesmos (as).
  • II. 3 – Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranquilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados.
  • II. 4 – Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas.
  • II. 5 – Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.
  • II. 6 – Deixar lixo em locais inadequados.
  • II. 7 – Provocar danos à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo.
  • II. 8 – Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros (as) naturistas.
  • II. 9 – Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.
  • II. 10 – Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual, em determinados locais.

Fonte: FBrN

UOL chegou a fazer um pequeno teste básico para mostrar se você está ou não preparado (a) para visitar uma praia naturista. Veja o teste.

seta-instinto-viajante Problemas nas praias naturistas brasileiras, recomendações e dicas

Como falei, a cultura do nudismo-naturismo ainda não está presente em muitos povos pelo mundo, inclusive no Brasil.

Nossa experiência desagradável em uma praia naturista

Quando visitei uma praia de nudismo pela primeira vez, com a Isabela, não curtimos. Fomos na praia do Pinho, em Balneário Camboriú.

O problema foi que, por ser baixa temporada e em dia de semana, haviam três sujeitos mal intencionados que nos assediavam com olhares incisivos (principalmente para a Isabela). Percebendo isso, preferimos nem tirar as roupas, tiramos umas fotos da paisagem ao redor e fomos embora. Só tínhamos nós na praia.

Outros problemas

Essa matéria do jornal O Globo mostra problemas na praia do Abricó, no Rio de Janeiro. Segundo o artigo, durante a semana, quando a associação naturista local não está presente, pessoas que não são naturistas de verdade e não respeitam o código de ética da federação, usam a praia para sexo explícito e atos obscenos.

Nessa entrevista para o UOL, a naturista Carina, disse que “o fato da praia de Abricó ser a única praia ‘urbana’, localizada em uma capital, entre as naturistas no país, contribuem para problemas como esses [de assédio]. Mas nos dias em que há naturistas de verdade no local, esse tipo de comportamento é automaticamente inibido, pois a pessoa que vai com esse intuito, já cai na real quando chega, porque encontra famílias inteiras, crianças, idosos, e percebe que está no lugar errado”.

Para evitar esses problemas, deixo algumas dicas a seguir.

Recomendações e dicas para visitar praias naturistas (nudistas)

Considere começar por clubes – Se for sua primeira vez na prática do nudismo, considere iniciar-se em clubes de naturismo. Isso poderá facilitar sua timidez e entendimento da cultura, em qualquer época do ano.

Homens desacompanhados – Em algumas praias, clubes e áreas naturistas é proibida a entrada de homens sozinhos ou há uma área própria para tal. Se você for visitar algum, consulte antes.

Mulheres sozinhas – Se você é mulher, infelizmente por nossa sociedade machista, as precauções são maiores para evitar assédios. Isto é, evite ir sozinha em praias de nudismo mais vazias – considere a dica a seguir.

Prefira o verão – Durante o verão (principalmente nos fins de semana) as praias estão mais cheias e – no caso das praias oficiais – com a presença de associações naturistas que regulam se o código de ética está sendo respeitado pelas pessoas presentes (evitando os problemas que mencionei acima). E acho que a praia estando cheia fica-se mais à vontade, com poucas pessoas a timidez para iniciantes pode ser maior.

Evite namorar – Em áreas naturistas (ao menos que sejam clubes e pousadas liberais), evite trocar carícias com seu/sua parceiro (a). “Eu nu, minha esposa nua, se começar a abraçar é óbvio que vou ficar em estado de excitação. Então pedimos para evitar contato físico em público para evitar situações constrangedoras”, afirma o naturista José Antônio, em entrevista para o Vida e Estilo, do site Terra.

Leve lanche e água – A maioria das praias de naturismo são em lugares isolados e sem estrutura, ou seja, não esqueça de levar seus lanches e bebidas. Retorne com todo seu lixo e, se possível, alguns que ver pelo caminho.

Sol quente – Protetor solar é item obrigatório para ficar na praia vestido (a), imagina nu? Não esqueça seu protetor, guarda sol, etc.

Leve toalha ou algo similar – Ao praticar a nudez, não é aconselhado sentar em locais públicos, tanto por você, quanto pelas outras pessoas. Leve uma toalha, canga ou algum pano para evitar contatos diretos.

seta-instinto-viajante Associações, clubes, sites e pousadas de nudismo e naturismo

Gostou da filosofia e quer se hospedar, visitar um clube e/ou aprofundar-se no tema do nudismo naturismo? Confira os links abaixo!

→ Grupos e associações naturistas do Brasil e do mundo

→ Naturismo no Brasil (por Estado)

→ Clubes, campings e pousadas naturistas no Brasil (por Estado)

Bahia

Goiás

  • Clube Naturista Paraíso das Cascatas (Santo Antônio do Descoberto) – (61) 9 8413-3196

Minas Gerais

  • Rama Nat Estância Naturista (Extrema) – Telefone: (35) 3435-1121
  • Pousada Trilha do Sol (Capitólio) – possui área comum e área naturista

Paraíba

Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

→ Naturismo nos países vizinhos

→ Cruzeiros liberais

Se você busca viagens liberais existem alguns cruzeiros pelo mundo, onde há o nudismo à bordo. A regra é que tudo é permitido e nada é obrigatório. Algumas empresas que oferecem cruzeiros liberais:

Veja também: como reservar cruzeiros baratos

Links extras

Por favor, se possível, use nosso link ou o buscador abaixo para reservar sua hospedagem. Você não paga nada mais por isso e ajuda nosso blog, que recebe uma pequena quantia do Booking.



Booking.com

Gostou do artigo? Então ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

seta-instinto-viajante Pode te interessar também

Você já visitou alguma dessas praias naturistas brasileiras? Pratica naturismo? Conte para nós nos comentários!

Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros viajantes, curta e compartilhe =)

Foto cabeçalho melhores praias de naturismo nudismo: telegraph.co.uk

Curta Instinto Viajante no Facebook e siga-nos pelo Instagram


« | »

Sobre