4 formas para viajar de carona em barcos e veleiros

Como viajar de carona em barcos

Como viajar de carona em barcos e veleiros

Dicas de como viajar de carona em barcos e veleiros pelo mundo

Quer viajar de carona em barcos e veleiros pelos 7 mares? Sonha em cruzar oceanos pelo mundo, mas tá sem grana ou com muito pouca? Saiba que é possível viajar de carona em barcos pelo mundo!

Aqui, no Instinto Viajante, nós já demos dicas de como viajar sem dinheiro nenhum e também sobre como viajar de carona na estrada. Mas e quando chega a hora de cruzar continentes?

Nesse caso, as opções são comprar passagens aéreas baratas ou tentar caronas em barcos pelo mundo. Hoje explicamos como fazer!

carona-em-barcos-e-veleiros

Viajando de carona em barcos e veleiros. Foto: oceanxploration.com

A saber, existem três grandes práticas em viagens de veleiro pelo mundo com relação aos passageiros e capitães:

→ Viajar de graça em veleiros – ocorre quando o capitão do barco quer apenas uma companhia para a viagem ou alguém que o ajude com as tarefas diárias, desde cozinhar e manter a limpeza do barco até revesar turnos no timão e controlar os cabos e velas. Nessa modalidade normalmente não se recebe nada, nem paga nada. Combina-se antes se quem está pegando carona precisará arcar com os custos ao chegar em outros países ou não – é a essência sobre viajar de carona em barcos;

→ Viajar pagando diárias em veleiros – outra opção muito comum é o passageiro pagar valores diários ou um pacote fechado para viajar para determinados lugares para o dono do barco.

→ Viajar sendo remunerado em veleiros – uma última alternativa bem comum é velejar como um funcionário do veleiro. Seja qual for a função, o passageiro combina valores e tarefas com o capitão do barco e este lhe remunera por isso. Essa modalidade normalmente é oferecida para quem possui cartas de habilitação de barcos e trabalhos como marinheiros.

seta-instinto-viajante Como viajar de carona em barcos e veleiros com o Find a crew

A rede social Find a crew ajuda você a viajar de carona em barcos. Ela funciona como um Facebook para quem procura carona em barcos e veleiros, e velejadores e donos de embarcações à procura de uma tripulação ou companhia para viajar. O site tem opções em inglês ou italiano, mas possui passos bem simples para montar um perfil e buscar caronas em veleiros pelo mundo. São milhares de pessoas cadastradas e diariamente muitos capitães e pessoas à procura de caronas em veleiros se encontram.

O Find a crew é gratuito, mas com limitações. Usuários gratuitos podem realizar buscas, mas não enviar mensagens para os donos de veleiros. O contato pode ser feito chamando atenção. Existe uma opção para membros free chamada “Send a wave” (enviar uma onda) que pode ser utilizada até dez vezes por dia. Isso nada mais é do que enviar alertas para chamar a atenção das pessoas. O assinante pagante possui maior garantia de conseguir caronas, pois tem a possibilidade de enviar mensagens, mas mesmo o assinante free tem a possibilidade de conseguir carona em veleiros.

seta-instinto-viajante Como viajar de carona em barcos e veleiros com o Sail Brasil

O Sail Brasil também pode te colocar no lugar certo para viajar de carona em barcos. É um site similar ao Find a crew, mas brasileiro, em português, e um pouco mais amplo. No site há tudo quanto assunto relacionado à vela, tendo em seu conteúdo notícias, classificados de compra e venda, e opções de busca que promovem o relacionamento entre pessoas em busca de caronas e capitães em busca de tripulações. Lá é possível cadastrar mensagens como em classificados gratuitamente e aguardar os contatos.

Para cadastrar um novo pedido de busca de veleiros ou oferta de trabalho à bordo você deve ir aqui na sessão Tripulação e cadastrar uma mensagem. Depois disso basta aguardar o contato de capitães e donos de embarcações. Cada pedido fica ativo por no máximo seis meses e após esse período é preciso fazer um novo pedido.

seta-instinto-viajante Como viajar de carona em barcos e veleiros com ajuda do Facebook

Outras opções que são válidas para viajar de carona em barcos é frequentar e postar publicações procurando capitães e donos de barcos em grupos de velejadores no Facebook.

Os principais grupos são:

Não custa nada tentar mais um canal, portanto capriche no seu texto, se apresente e peça carona! =)

seta-instinto-viajante Como viajar de carona em barcos e veleiros pessoalmente

Outra opção para viajar de carona em barcos, mais manual, digamos assim, é ir pessoalmente em marinas e Yacht Clubs. Esses lugares sempre têm pessoas que estão se preparando para viajar de veleiro em cruzeiros longos ao redor do mundo ou que conhecem outros velejadores. Vá, converse e pesquise sobre opções de troca de trabalho enquanto viaja, algum tipo de ajuda nas tarefas do dia-a-dia no barco, fazendo companhia na viagem; ou pagando algum valor de diária (que também é bem comum e sai normalmente mais barato do que passagens de avião) para viajar o mundo. No começo será um pouco complicado por você não saber muito bem como conseguir carona em barcos e veleiros, mas deixando a timidez de lado e estando aberto ao diálogo tudo dará certo. O primeiro contato pode ser mais complicado para conseguir viajar de carona em barcos, mas a tendência será ficar mais fácil com o tempo, uma vez que o mundo dos velejadores é pequeno e muitos se conhecem, podendo indicar você para amigos que viajam pelo mundo.

seta-instinto-viajante Livros sobre veleiros e viagens pelo mundo

Durante meu período de pesquisa li diversos livros sobre veleiros e viagens pelo mundo. Além dos óbvios e ótimos livros do Amyr Klink, li outra literaturas bastante curiosas sobre velejadores. Um livro que gostei muito foi o Aventuras no mar, do velejador Hélio Setti Jr. Nele, Hélio conta suas histórias viajando o mundo com pouco dinheiro e trabalhando no caminho para sustentar sua viagem.

Além deste livro, há a interessante história do casal Vera e Yuri Sanada, que contam como conseguiram viajar de carona em barcos pelo mundo por alguns anos no livro De carona com o vento. Uma verdadeira prova de que é possível viajar o mundo de carona pelo mar. O livro teria potencial para ser bem melhor do que é, mas ainda assim é um bom livro e ensina muitas coisas.

Obrigado pela leitura e boa viagem!

Gostou do artigo? Então ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

seta-instinto-viajante Mais dicas para economizar viajando

Ficou alguma dúvida ou quer dar outras dicas sobre como viajar de carona em veleiros e barcos? Conte para nós nos comentários!

Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros viajantes, curta e compartilhe =)

Foto divulgação: Os mais

Curta Instinto Viajante no Facebook e siga-nos pelo Instagram


« | »

Sobre