Viajar no dia dos namorados: 15 lugares românticos no Rio Grande do Sul (Rota Romântica) para viajar no dia dos namorados

viajar-no-dia-dos-namorados-instinto-viajante

Viajar no dia dos namorados: 15 lugares no Rio Grande do Sul

Rota Romântica do sul une destinos com clima, estrutura e passeios excelentes para viajar à dois

Está buscando destinos no Rio Grande do Sul para viajar no dia dos namorados?

Quer mais lugares do que o clássico Gramado e Canela?

Então você acaba de encontrar o lugar certo para planejar sua viagem dos sonhos. Achamos que viajar no dia dos namorados é o melhor presente para quem você ama. Foi por isso que o Instinto Viajante já listou 10 destinos no Rio de Janeiro para viajar no dia dos namorados.

Hoje viajamos para o sul, trazendo os quinze melhores destinos no Rio Grande do Sul para aquela sua viagem romântica perfeita ao lado do seu amor. O Estado dos gaúchos e do chimarrão possui ótimos destinos que combinam clima frio, boa culinária e vinhos. São cidades para casais que vão desde o estilo histórico-cultural e amantes de arquiteturas, passando por boa gastronomia, e chegando em lugares de paz e ecoturismo.

Ajude-nos a seguir viajando, compartilhando dicas de viagem gratuitamente e mantendo nosso blog livre de propagandas e banners que poluem sua leitura. Clique aqui e doe quanto quiser. Muito obrigado!

Rota Romântica do Rio Grande do Sul

viajar-no-dia-dos-namorados-rota-romantica

Mapa da Rota Romântica do Rio Grande do Sul, Brasil. Fonte. rotaromantica.com.br

A Rota Romântica do Rio Grande do Sul liga 14 cidades do sul do Brasil perfeitas para viajar à dois em um recorrido de aproximadamente 350 quilômetros, saindo de Porto Alegre com direção a Serra Gaúcha, incluindo destinos como Gramado e Canela. A maior parte do caminho é feita pela BR-116, asfaltada e em boas condições. O próprio caminho – lindo, sinuoso e arborizado – já vale a viagem, mas cada cidade possui seu próprio charme, fazendo desse roteiro romântico uma viagem inesquecível.

Esses destinos românticos costumam figurar na lista de cidades mais buscadas para viajar no dia dos namorados e são destinos populares de Lua de Mel e Renovação de Votos de Casamento no Brasil. A maioria são cidades pequenas e tradicionais. Ao longo da viagem, veem-se jardins, feiras coloniais, música folclórica e festas e comidas típicas, A Rota Romântica é um roteiro de viagem perfeito para turistas que buscam boa culinária, vinícolas, natureza, sossego e passeios históricos-culturais, principalmente para viagem em casal. Ainda inclui atividades variadas, como ecoturismo, esportes outdoor, trilhas e trekking.

Continue lendo este artigo para:

– Dicas de roteiros de viagem romântica para fazer em casal
– Saber quais são as cidades que fazem parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
– Conhecer 15 cidades do sul do Brasil perfeitas para viajar no dia dos namorados

Porto Alegre e São Leopoldo

viajar-no-dia-dos-namorados-instinto-viajante

Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foto: cmspeople.com

Prometemos 15 cidades, mas vamos incluir um item duplo, somando 16 destinos para sua viagem à dois. Isso porque a Rota Romântica começa em São Leopoldo, mas provavelmente você irá passar por Porto Alegre para começar sua viagem e vale a pena reservar ao menos um par de dias à capital do Rio Grande do Sul. Uma curiosidade é que além dos voos domésticos, Porto Alegre também recebe muitos voos de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). Paraguai, Peru e Portugal também costumam enviar turistas para o Rio Grande do Sul.

Porto Alegre possui ampla estrutura turística, com inúmeros passeios, hospedagens, restaurantes e motéis para garantir uma ótima viagem em casal. Por isso, viajar no dia dos namorados pode ter ótimos momentos em um bom restaurante na capital.

Saindo de Porto Alegre, seu roteiro para viajar no dia dos namorados se quiser tomar a Rota Romântica, começa em São Leopoldo – igualmente famosa pela sua gastronomia, tendo ótimas opções de restaurantes, bares e casas noturnas concentrados na Rua Independência ou Rua Grande. É lá que está a famosa cervejaria Heinz Beer. Após apimentar sua viagem com drinks e desfrutar da boa culinária, você já poderá seguir seu roteiro pela Rota Romântica, em uma viagem à dois mais tranquila.

Se você busca mais sossego na sua viagem, Porto Alegre e São Leopoldo contam com dezenas de museus, teatros e centros culturais. Em Porto Alegre estão o Museu de Ciências da PUC RS, além de parques e praças, e uma ótima caminhada pela orla do Rio Guaíba. Em São Leopoldo os principais pontos histórico-culturais são o Museu Histórico e o Museu do Trem.

Novo Hamburgo

viajar-no-dia-dos-namorados-novo-hamburgo

Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Foto static.panoramio.com

Novo Hamburgo é uma cidade de colônia alemã indicada principalmente para os casais que curtem arquitetura, cultura e prédios históricos. Do Centro Histórico ao atual centro da cidade, está a Rua General Osório, um corredor histórico-cultural, que passa por dezenas de prédios históricos. Além disso, a cidade reune diveros museus e igrejas, como a Catedral Basílica São Luís Gonzaga e a Igreja Evangélica Luterana da Ascensão, ambas construções historicistas da década.

À noite, as opções são jantares em um dos muitos restaurantes da cidade ou drinks nos variados bares.

Pesquise hospedagens boas e baratas com o Booking.com (link afiliado)

Estância Velha

viajar-no-dia-dos-namorados-rio-grande-do-sul

Estancia Velha, Rio Grande do Sul

Estância Velha é uma pequena cidade que mantém seu valor histórico-cultural e tradições. A cidade possui uma boa rede de restaurantes e hospedagens, além de passeios ao ar livre, como a Praça Primeiro de Maio, o Caminhódromo e a Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, conhecida popularmente como Matinho da Prefeitura. Para as compras, a cidade dispõe de uma Feira de Artesanato e lojas com roupas de couro.

O destaque para viajar no dia dos namorados fica por conta do passeio pela Hípica Terra Santa, um passeio à beira do lago, com patos, marrecos, gansos e outros animais.

Ivoti

viajar-no-dia-dos-namorados-ecoturismo

Ivoti, Rio Grande do Sul. Foto: ivoti.rs.gov.br/

Conhecida como a Cidade das Flores, Ivoti brinda a seus visitantes com lindas cores e aromas de flores por quase todas as ruas. As praças da cidade possuem destaque por sua natureza charmosa, e são de Ivoti as flores que ornam os jardins do Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Não por acaso, um dos principais eventos do município de Ivoti é a Feira das Flores, que ocorre anualmente.

Além das flores, Ivoti possui uma cultura diversificada e ampla gama de restaurantes para turismo gastronômico. Dentre os principais pontos de interesse, estão a Cachaçaria Weber Haus, a Ponte do Imperador e o Memorial da Colônia Japonesa. Uma boa escolha para viajar no dia dos namorados, Ivoti é talvez a primeira linda cidade da Rota Romântica.

Dois Irmãos

viajar-no-dia-dos-namorados-ecoturismo

Dois Irmãos, Rio Grande do Sul. Foto: doisirmaos.rs.gov.br

Próxima de Ivoti, está a pequena cidade de Dois Irmãos, também com um punhado de opções gastronômicas e passeios de compras que deve ser considerada para viajar no dia dos namorados. A Praça do Imigrante e o Museu Histórico são os locais mais procurados do centro da cidade. Outro ponto de curiosidade é o Palco Móvel, utilizado para shows livres nas ruas de Dois Irmãos.

Aos que gostam de natureza, a cidade abriga boas opções, como a Cascata de São Miguel e a Reserva Ecológica da Família Lima, que possui cinco quedas de águas sobre o Arroio Feitoria, além de natureza virgem com trilhas pela mata habitada por bugios, esquilos, tucanos e outros animais. Essa última possui ainda uma cascata de 33 metros que além de linda, está apta para prática de rapel. Ainda é possível fazer turismo rural na propriedade Ignácio Stoffel e conhecer o Armazém Scholles, a Cachaçaria Dom Braga e a Cervejaria Hünsruck.

Encontre ótimos pacotes de viagens mais baratos no Hotel Urbano (link afiliado)

Morro Reuter

viajar-no-dia-dos-namorados-ecoturismo

Morro Reuter, Rio Grande do Sul. Foto: badini.com.br

Conhecida como a Pequena Notável da Leitura, Morro Reuter é uma cidade gaúcha pequena e tranquila. Suas marcas relacionadas aos livros e leituras são o Obelisco de Livros e a Feira do Livro. Está localizada na Encosta da Serra Gaúcha e deve ser considerada como opção para viajar no dia dos namorados, pois é considerada uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Sul.

Também de colonização alemã, é fácil perceber traços da cultura e tradição germânica na cidade. Seus principais eventos são o festival Kerb de São Miguel e o Natal dos Anjos. Dois Irmãos une belezas naturais que podem ser apreciadas pelos mirantes do Belvedere e Morro Felskopf (Morro da Embratel), e turismo histórico-cultural, percebido no passeio pela Rota Colonial Baumschneis e pelos Armazéns Kieling e Klauck. Morro Reuter é uma boa opção para viajar no dia dos namorados.


Booking.com

Santa Maria do Herval

viajar-no-dia-dos-namorados-ecoturismo

Santa Maria do Herval. Foto: www.ridebrasil.com

Santa Maria do Herval é uma cidade peculiar já por seu nome. Afinal, entre a maior parte de seus habitantes é mais conhecida como Teewald do que pelo nome oficial. A palavra vem do dialeto alemão Hunsrückisch que significa ervas, como “herval”, oriundo da grande quantidade de ervas que possui na cidade. Esse dialeto alemão é chamado Riograndenser Hunsrückisch e é oficialmente reconhecido como patrimônio do Estado. Sua população não chega a dez mil pessoas.

Um dos principais e mais lindos passeio da cidade é pela Caverna dos Bugres, mas há também a Cascata Linha Marcondes e o Balneário da Amizade, boas opções em contato com a natureza.

Presidente Lucena

viajar-no-dia-dos-namorados-rota-romantica

Presidente Lucena, Rio Grande do Sul. Foto: static.panoramio.com

Presidente Lucena é uma cidade também muito pequena, com menos de cinco mil habitantes, e que quase todos falam o dialeto alemão Hunsrück. Bastante interessante para os amantes de arquiteturas, possui igrejas, casas e o Centro Administrativo construídos com técnica enxaimel e características germânicas. A gastronomia colonial alemã não fica de fora e há mais opções turísticas, como o núcleo histórico de Picada Schneider, a ponte férrea em Linha Nova Baixa, sobre o Rio Cadeia, e o Morro do Pedro, que possui mirantes para as cidades do Vale dos Sinos.

A cada dois anos, a cidade comemora a Festa Tradicional Schmierfest, ligada ao Schmier, produto retirado da cana de açúcar. A cidade é também palco para campeonatos de futsal.

Linha Nova

viajar-no-dia-dos-namorados-rota-romantica

Linha Nova, Rio Grande do Sul. Foto: mw2.google.com

Linha Nova é uma cidade situada na encosta da Serra Gaúcha e que teve seu nome traduzido do seu batismo em alemão – Neu Schneiss. É dessas cidades tão pequenas que nas ruas todos se conhecem e, talvez por isso, possui o menor índice de criminalidade do Rio Grande do Sul. Quase todos possuem mesma religião, costumes e passatempos, como as partidas de bolão e canastra na Associação Recreativa. Cerveja, tiro ao alvo e danças tradicionais e folclóricas também são populares.

Os principais pontos turísticos de Linha Nova são as visitas as cervejarias e ao Parque Municipal de Linha Nova, onde a cada dois anos ocorre a festa tradicional Heimatfest. Há também a Igreja da IECLB e a Casa da Cultura. Praça das Águas, o Morro do Mirante, a Cascata Goldbeck e a Cascata Linha Passo Fundo são alternativas para os amantes de ecoturismo, trilhas e trekking. É um ótimo destino para viajar no dia dos namorados devido ao seu clima frio e belas paisagens rurais, oferecendo uma natureza privilegiada, arquitetura e muita tranquilidade.

Picada Café

viajar-no-dia-dos-namorados-rota-romantica

Picada Café, Rio Grande do Sul. Foto: alemanhanobrasil.com.br

Picada Café, ou Kaffeeschneiss no dialeto alemão, é outra pequena cidade da Rota Romântica. As festas tradicionais da cidade são a Kaffeeschneis Fest, o Parque Encantado da Páscoa, a Festa do Café, Cuca e Linguiça, e o aniversário da Rádio Impérial de Nova Petrópolis, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn – um dos pontos de interesse para turistas devido ao seu espaço a céu aberto com bosque e lago. Picada Café possui prédios históricos centenários e a Biblioteca Municipal José Lutzemberguer como turismo histórico-cultural, além do Museu Caminho Comunidade e o Museu do Açougueiro.

Nova Petrópolis

viajar-no-dia-dos-namorados-nova-petropolis

Nova Petrópolis, Rota Romântica, Rio Grande do Sul. Foto: novapetropolis.com.br

Nova Petrópolis é uma das principais e mais bonitas cidades da Rota Romântica do sul do Brasil, rodeada por muito verde, natureza e flores. Conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, combina turismo culinário, clima frio, sossego e ecoturismo, com diversos esportes outdoor, como caminhadas, trilhas e trekking, rapel e tirolesa. Para os casais mais aventureiros há um espaço de voo livre em Nova Petrópolis, o Ninho das Águias.

Além do ecoturismo, Nova Petrópolis possui turismo histórico-cultural com belos casarões e arquiteturas germânicas. Com tantos atributos a cidade não poderia ficar de fora dos destinos para viajar no dia dos namorados. A pequena cidade dos altos da Serra Gaúcha está na Região das Hortênsias e recebe milhares de casais por ano.

A própria Torre de Informações Turísticas já foi transformada em um ponto turístico, e um dos lugares mais visitados e completos da cidade é o Parque Aldeia do Imigrante, que reúne uma Aldeia Histórica, Museus, Fotos à Moda Antiga, Lagos e passeios de compras (principalmente artigos de frio). A Praça das Flores e o Labirinto Verde são lindos e imperdíveis. A cidade ainda possui outras dezenas de atrativos, como o Morro da Árvore, a Praça Theodor Amstad, a Cascata Johann Grings, as Pedras do Silêncio e o Panelão. A Festimalha, o Agroshow e o Festival Internacional de Folclore são os principais eventos de junho e julho.

Gramado

viajar-no-dia-dos-namorados-gramado

Gramado, Rio Grande do Sul. Foto: gramadoecanela.com.br

Gramado é uma das cidades mais buscadas por casais e para viajar no dia dos namorados. Figurando como uma das cidades mais visitadas do Brasil durante todo ano, Gramado possui colonização alemã e baixas temperaturas. Seu maior ponto de interesse são os roteiros de viagem culinários, sendo especializada em chocolate quente, fondues e vinhos. Além de diversas opções de restaurantes e hospedagens, Gramado possui lojas para passeios de compras, reunindo principalmente peças de frio e malhas grossas. Ingredientes clássicos para passeios românticos.

Para os turistas que apreciam arquitetura e turismo histórico-cultural, Gramado oferece uma verdadeira exposição a céu aberto, com igrejas monumentais que lembram castelos e casas de arquitetura alemã. Todo o conjunto de Gramado faz dela um destino ímpar para viajar no dia dos namorados. Dentre os passeios mais populares de Gramado estão: tomar chocolate quente na Rua Coberta de Gramado, andar de pedalinho no Lago Negro e se encantar com as lavandas lilás do Le Jardin – Parque de Lavanda. O Palácio dos Festivais é onde ocorre o Festival de Cinema e as ruas do centro possuem vários restaurantes, cafeterias e bistrôs, onde o casal pode jantar com bastante romantismo, um bom fondue suíço acompanhado dos melhores vinhos das vinícolas locais e do Vale dos Vinhedos.

Gramado atende a todos os tipos de turistas com seus restaurantes e rede hoteleira completa que chegam a incluir serviços como mordomos 24 horas e piscina com cascata. Aalém do período do dia dos namorados, Gramado possui grandes eventos na páscoa, no Festival de Cinema de Gramado, no inverno e no final do ano, com o Natal Luz. Casais mais aventureiros podem caminhar e fazer trilhas nas montanhas próximas de Gramado, e nos invernos mais rigorosos é possível até esquiar no Snowland, o primeiro parque de neve indoor da América Latina. Gramado é sem dúvidas uma das melhores opções para viajar no dia dos namorados!

Canela

viajar-no-dia-dos-namorados-canela

Canela, Rio Grande do Sul. Foto: www.decolar.com/blog

Antes mesmo de chegar em Canela, um mirante na estrada – o Belvedere – já mostra um pouco do que é a linda cidade e seus arredores na Serra Gaúcha. É também nesse lugar que casais apaixonados, recém-casados e em lua de mel penduram seus cadeados, uma réplica da Pont des Arts de Paris. Canela está no finzinho da Rota Romântica, na Região das Hortênsias.

Assim como Gramado, Canela é muito turistica e conta com ampla rede hoteleira e de restaurantes. Juntas as cidades figuram entre as mais visitadas da Serra Gaúcha e entre os principais destinos para viajar no dia dos namorados. Os destaques de Canela são, a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

São Francisco de Paula

viajar-no-dia-dos-namorados-rio-grande-do-sul

São Francisco de Paula. Foto: renatogrimm.com

Encerrando a Rota Romântica, São Francisco de Paula é a cidade com maior produção de batatas do Brasil, além de maçã e hortaliças. Pinus, eucaliptos e gado vacum também possuem muito espaço no município. No centro da cidade está a Praça Capitão Pedro da Silva Chaves e a Igreja Matriz, além da estátua do Santo São Francisco de Paula, feita com material reciclado. O Museu do Automóvel e a Miragem Livraria são bastante visitados e a cidade oferece alguns ótimos passeios de ecoturismo, como o Parque da Cachoeira, o Lago São Bernardo e a Floresta Nacional de São Francisco de Paula.

Encontre ótimos pacotes de viagens mais baratos no Hotel Urbano (link afiliado)

Bento Gonçalves

viajar-no-dia-dos-namorados-rio-grande-do-sul

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves não está na Rota Romântica do Rio Grande do Sul, mas resolvemos incluir como um destino extra para viajar no dia dos namorados. A escolha se deve também ao seu clima frio, boa rede hoteleira, restaurantes e por ser uma região de vinicultura muito interessante. Aliado a isso, a cidade possui passeios histórico-culturais e ecoturismo.

Bento Gonçalves é a cidade das vinícolas. O Vale dos Vinhedos e as dezenas de casas de vinho da cidade são verdadeiras relíquias, possuindo criações da época das colônias, criadas por italianos. Além dos roteiros de vinhos da cidade, há passeios de Trem Maria Fumaça e o Museu do Imigrante. Os turistas mais jovens e casais aventureiros podem se divertir em um rafting nas correderas do Rio das Antas. O Caminho de Pedra, Cave de Pedra Winery e a Igreja da Matriz Cristo Rei brindam aos turistas aficionados por cultura, história e arquitetura.

Gostou desse artigo? Então ajude-nos a seguir viajando, compartilhando dicas de viagem gratuitamente e mantendo nosso blog livre de propagandas e banners que poluem sua leitura. Clique aqui e doe quanto quiser. Muito obrigado!

Veja também: 10 destinos no Rio de Janeiro para viajar no dia dos namorados.



Booking.com

Esperamos que você tenha uma excelente viagem ao lado do seu amor e volte aqui para nos contar como foi. Boa viagem!

E você, conhece mais algum destino para viajar no dia dos namorados? Conta pra gente!

Foto divulgação: blog.encontresuaviagem.com.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos pelo Instagram


« | »

Sobre