7 melhores lugares para escalar em Minas Gerais
Separamos para você os 7 melhores lugares para escalar em Minas Gerais! São várias possibilidades para boulder, escalada clássica livre e escalada esportiva.
Devido ao seu relevo privilegiado, alguns dos melhores lugares para escalar no Brasil estão em Minas Gerais. Além de paredões incríveis, o Estado possui diversos lugares recheados por belezas naturais que, ao se misturar com adrenalina, fica ainda mais fascinante.
E dentre os lugares para praticar escalada em meio à natureza em Minas, está o Canela de Ema, próximo a Belo Horizonte. É lá que você encontra a famosa parede rochosa da Serra do Espinhaço, que está na lista das mais ousadas do país.
Veja agora nossa lista dos melhores locais para escalar em Minas Gerais e boa aventura!
Lugares para escalar em Minas Gerais
1. Gruta do Baú ou Baú de Minas | Pedro Leopoldo
A Gruta do Baú, conhecida como Baú de Minas, possui cerca de 100 vias com diferentes graus de dificuldade, variando do 4° a 9° brasileiro. Entre as principais está a Onda de Calcário, com pedra esculpida pela ação da água e do tempo.
2. Pedra do Picu | Itamonte
Conta com duas vias para chegar até a base da Pedra do Picu e exige muita experiência dos praticantes, devido ao alto grau de dificuldade. Está localizada em Itamonte e é necessário cerca de duas horas de trekking de nível pesado até lá. São 120 metros de escalada na rocha para obter uma vista fascinante de toda a região.
3. Lapa do Seu Antão | Pedro Leopoldo
Com rochas de calcário, está localizada próxima a Belo Horizonte e conta com 150 vias de variadas graduações. Pode-se praticar o esporte em qualquer época do ano, mas é importante saber que em feriados prolongados o local costuma receber cerca de 100 escaladores.
4. Parque Nacional da Serra do Cipó | Santana do Riacho
O distrito pertence ao município brasileiro de Santana do Riacho e fica dentro da área de proteção ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos lugares mais famosos de trekking do Brasil. Por lá você encontra diversas vias esportivas que exigem muito do atleta. Possui um relevo acidentado e rochas expostas, com montanhas de quartzito e mármore contornadas por campos rupestres e uma vegetação de cerrado. A melhor época para visitar é de maio a setembro. Aproveite as enormes cachoeiras!
5. Pedra da Poeira | Itanhandu
Possui seis vias com diferentes níveis de escaladas, atendendo desde praticantes iniciantes até de nível alto e está localizada no Cinquenta, próxima ao centro do município Itanhandu.
6. São Thomé das Letras
Conta com parede, em sua maior parte, negativa, bem com é cercada por vários blocos negativos. O lugar é conhecido como point boulder por contar com mais de 250 boulders com graduações diversas. São vias de dificuldade média a alta, como a via Café com Leite com seus 10 metros e a via Marimbondos com seus 12 metros.
7. Lapinha
Recheado de rochas tipo calcário, a melhor época para escaladas na Lapinha é entre maio e outubro. Oferece uma das mais variadas graduações (em quantidade) do país, não é à toa que é considerada como o melhor lugar para praticar escalada esportiva no Brasil. Porém, é preciso seguir algumas normas por lá e respeitar os horários para deixar as mais de 100 vias do parque.
Cuide da sua segurança
Ao escalar qualquer rocha, é importante se atentar a alguns cuidados. Entre eles:
- Faça um treinamento adequado
- Tenha técnica, além de força física
- Conheça a pedra que irá escalar
- Teste suas agarras
- Use calçado correto, bem como outros equipamentos de segurança
- Contrate um seguro de viagem com cobertura para esportes de risco (proteção oferecida pelas principais seguradoras)
- Faça inspeção do seu equipamento e troque-os se necessário
- Atente-se as condições do tempo
- Respeite os avisos de atenção
Os melhores lugares para escalar em Minas Gerais foi escrito por Andreia Silveira, colaboradora do site Smartia.
Foto cabeçalho: cloudfront.net