Dicas

Medo de Avião: Melhores dicas de como perder o medo de avião

Medo de Avião - Melhores dicas de como perder medo de avião

Medo de Avião: 15 melhores dicas para superar o medo de voar

Só quem tem medo de avião ou aerofobia sabe como é a agonia de gostar de viajar, mas ter aflição todas as vezes que precisa deslocar-se grandes distâncias. Curiosamente, tenho medo de altura, mas não tenho medo de andar de avião. Porém, minha esposa tem e sei um pouco do drama que ela vive.

Há vários artigos na internet com dicas de como perder o medo de avião, remédios para dormir, e receitas mirabolantes de como superar o medo de avião. Todavia, várias ideias pouco práticas ou que não surtem efeito. Por isso resolvi tratar desse tema aqui no Instinto Viajante.

Afinal, acreditamos que uma viagem é capaz de proporcionar experiências indescritíveis e nos fazer vivenciar o novo de uma maneira inimaginável. Porém, quanto mais longe você quiser ir, mais difícil fica de chegar por terra, sendo quase inevitável ter que viajar de avião.

É ai que mora o problema de pessoas que, como você, tem MUITO medo de voar de avião né?

Mas, calma!

Você verá agora nossa seleção com as 15 melhores dicas de como perder o medo de avião, de forma simples, prática e consistente.

Medo de Avião - Aerofobia Medo de voar - Como perder o medo de avião
A aerofobia é basicamente o pânico de voar de avião, helicóptero, balão ou qualquer outro veículo voador. Fobia não é apenas um medo comum, mas um pânico desproporcional que gera crises. Foto: Freepik.

Aerofobia, o que é?

Antes de tudo é preciso entender que medo e fobia são coisas diferentes. Fobia não é apenas um medo comum, mas um pânico desproporcional e muitas vezes irracional que toma conta da pessoa, gerando crises e afetando sua vida.

A aerofobia é basicamente o pânico de voar de avião, helicóptero, balão ou qualquer outro veículo voador.

As principais correntes de estudos médicos definem a aerofobia como um medo muito acentuado e persistente que aparece quando a pessoa está na iminência de viajar de avião.

Estudos internacionais indicam que cerca de 33% das pessoas do mundo têm medo de viajar de avião. E uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2007 afirma que três a cada quatro pessoas no Brasil têm medo de andar de avião.

É comum que pacientes de aerofobia tenham outros quadros associados, como claustrofobia (pânico de espaços confinados) e acrofobia (pânico de altura). Todavia, esse é um caso extremo e perceptível, pois começa a afetar de forma aguda a vida da pessoa, e é necessário ajuda médica.

Embora ambos os problemas sejam prejudiciais, é bom saber que existem formas de minimizá-los, e até se livrar deles. E o lado bom é que para maioria das pessoas, o medo de voar não é uma fobia, mas sim um medo como outro qualquer, e pode ser controlado e superado por nós mesmos.

Medo de voar de avião

Medo de Avião - Melhores dicas de como perder medo de avião
Colocando nossas 15 dicas de como perder o medo de avião em prática, você tem grandes chances de ir perdendo seu medo de voar gradativamente. Foto: Freepik.

"Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez a tua mão...", a passagem da música "Medo de Avião" do saudoso Belchior ilustra bem a rotina de quem, com força de vontade, decide voar mesmo tendo medo de avião.

Embora nem todos saibam, menos de 10% dos passageiros ficam totalmente tranquilos e relaxados durante um voo. Por isso, é comum que as pessoas se sintam ansiosas, seja pela viagem em si ou pelo meio de transporte utilizado.

Há aquelas que têm medo do avião cair ou que aconteça algum acidente, já outras têm medo das turbulências, da velocidade média de um avião ou da altura que a aeronave alcança.

É super normal que nosso corpo se sinta levemente ansioso durante uma viagem de avião. Afinal, não estamos acostumados em utilizá-los todo dia, como os carros.

Veja agora as melhores dicas para perder o medo de avião!

+ Jet Lag: o que é e como evitar jet lag com 21 dicas simples

1. Entenda de onde vem o seu medo de avião

Você já parou para pensar de onde vem esse medo de voar de avião? De nada adianta “pensar positivo” e evitar o medo se você não entender a sua fonte e lidar com ela.

Quando entendemos nossos medos, fica muito mais fácil lidar com eles e buscar formas de aliviá-los – embora não seja uma tarefa muito fácil, sobretudo no início. Assim, busque entender do que exatamente você tem medo e procure trabalhar as formas de suavizá-lo.

Alguns casos são muito naturais e se tratam de uma ansiedade normal. Mas quando a circunstância envolve pânico ou fobias específicos, talvez seja melhor buscar um auxílio com profissional qualificado, que possa ajudar efetivamente nesse caso de saúde mental.

Se o problema estiver mais preocupante, o médico pode até prescrever medicamentos para ajudar a manejar a ansiedade, contribuindo para a saúde do paciente. Alguns casos de tratamentos mais sérios incluem até simulações de voo para que o indivíduo fique mais tranquilo ainda com a situação, embora todos esses casos demandem maiores cuidados profissionais.

Mas lembre-se, essas questões podem ser muito sérias e devem sempre ser analisadas por um profissional competente. Afinal, tomar remédios sem acompanhamento médico e sem necessidade real não vai te ajudar a superar o medo de voar de avião.

+ Dicas valiosas de viajantes experientes

2. Dormir: Um importante aliado para superar o medo de avião

Dormir durante o voo é uma excelente opção para deixar o medo não tomar conta. É claro que às vezes a ansiedade e pressão emocionais são tão grandes que fica quase impossível desligar o estado de alerta e pegar no sono. Mas é totalmente possível optar por atividades que te relaxem e te permitam diminuir o alerta e relaxar.

E essa dica é ainda mais válida quando os voos são grandes e um sono funciona efetivamente como agente restaurador, ajudando o tempo a passar naqueles infinitos voos que possuem mais de 10 horas de duração.

Algumas dicas que parecem bobinhas, mas podem ajudar:

  • Tome alguns chás naturais calmantes: a camomila e o maracujá são excelentes;
  • Capriche nas técnicas de relaxamento e meditação (o controle da respiração também pode ser importante);
  • Vista uma roupa bem confortável durante o voo;
  • Leve máscara de dormir para tapar os olhos – principalmente em voos mais longos;
  • Tenha o seu “travesseirinho” de viagem;
  • Providencie um kit de viagem com tudo que você acha necessário, para ficar mais tranquilo;
  • Alguns medicamentos fitoterápicos (naturais) podem contribuir, consulte seu médico para conferir as melhores opções;
  • Não ingira comida muito pesada e gordurosa, mas esteja bem alimentado.

+ Dicas para sua primeira viagem

3. Imagine como seria a sua vida sem o medo de voar de avião

Ter medo de voar pode acabar com várias oportunidades em sua vida, principalmente se você deixar o mal guiar e optar por não pegar avião.

Você já imaginou como seria a sua vida sem o medo de avião? Quantas coisas diferentes você poderia fazer e o quanto de estresse poderia evitar? Pense no que você está perdendo com esse medo e o quanto ele pode estar prejudicando a sua vida.

Quando você colocar na balança e ver os pontos negativos pesando, com certeza sua consciência já estará vendo o mal que isso pode te causar e indiretamente irá evitá-lo. Acredite! Nosso cérebro não gosta de coisas que farão mal para o nosso organismo e fará de tudo para se livrar delas, mas você precisa mostrar isso para ele!

+ Como comprar passagens aéreas baratas

4. Busque maneiras de amenizar seu medo de voar

Enfrentar e lidar com os nossos medos pode não ser nada agradável, sobretudo fisicamente. O medo naturalmente gera estresse, e isso libera altos níveis de cortisol na corrente sanguínea, fazendo com que o organismo responda a nível físico.

Para piorar ainda mais a situação, muitas vezes esse medo está relacionado com ansiedade, o que acaba deixando a pessoa ainda mais danificada – tanto fisicamente quanto emocionalmente. Por isso, busque maneiras de reduzir o seu medo!

Técnicas como a meditação podem ajudar muito - e seus benefícios já estão mais do que comprovados. A respiração também pode ser sua aliada, mantendo o corpo mais calmo e relaxado. Além disso, você pode buscar maneiras de se distrair durante o voo, conforme as dicas que daremos no próximo tópico. Faça coisas que te agradem e contribuem para o seu bem estar e reduza suas problemáticas.

Passagem RTW: como comprar uma passagem de volta ao mundo (guia completo)

5. Procure se distrair durante o voo

Uma ótima maneira de diminuir o medo é se distraindo. Quando seu cérebro não está focado naquela situação assustadora, é mais fácil passar os obstáculos e superar determinada atividade.

Que tal aproveitar as comodidades que muitos voos oferecem? Escute música, assista um filme, leia um livro, converse com os comissários de bordo, medite ou tente dormir. Mas faça alguma coisa! Afinal, “mente vazia é oficina do diabo” e estar distraído vai fazer com que o tempo passe rápido e sua viagem termine logo.

Se o seu voo é rápido ou se você está viajando com companhias low cost e sabe que não irá encontrar opções como músicas ou filmes, já esteja preparado com tudo em seu celular. Talvez seja aquela hora excelente para colocar a leitura em dia e até fazer as palavras-cruzadas que você não se dedica há anos.

Alguns acessórios também podem ajudar bastante a sua viagem e deixá-la ainda mais confortável, como fones de ouvido, travesseiros de viagem e máscaras para dormir. Há quem leve até chinelos de casa para passar a noite no avião.

Nessa hora, vale tudo que te fizer bem – dentro do bom senso, claro!

6. Entenda que as estatísticas de queda de avião no Brasil e no mundo estão a seu favor

Medo de Avião - Como Superar o medo de andar de avião
"Você pode viajar de avião diariamente por 90 mil anos sem sofrer um acidente fatal", diz estudo sobre acidentes aéreos de Barnett, do MIT. Então reflita sobre seu medo de andar de avião. Foto: Jong Lee.

Já que você tem tanto medo assim, que tal dar uma boa estudada em aviões? O avião é um dos meios de locomoção mais seguros de todo o mundo!

Embora seus acidentes sejam fatais em sua maioria, eles dificilmente ocorrem, principalmente quando comparamos com a quantidade de acidentes de carro diárias. A diferença é gritante e verdadeiramente assustadora, concorda?

Aproveite a internet para pesquisar sobre a tecnologia e segurança envolvidas com as aeronaves, vendo que as chances de acidentes são mínimas e que realmente acontecem quando uma série de variáveis dão errado.

Pesquisando, você verá que estatisticamente é mais seguro viajar de avião do que por vias terrestres, onde você está bem mais exposto ao risco e por mais tempo. Basicamente, foi provado que é mais fácil morrer atravessando a rua, em um acidente de carro, ou sendo atingido por um raio.

Uma pesquisa da revista Condé Nast Travellerrevelou que a chance de morrer em acidente aéreo é de uma em oito milhões.

Os acidentes de avião são muito poucos e raros em voos comerciais de grandes empresas, que são os que provavelmente você viaja.

Arnold Barnett, pesquisador do MIT que começou a estudar acidentes aéreos por conta do próprio medo de viajar de avião, afirma que "nunca foi tão seguro viajar de avião no mundo. O risco é tão baixo que ter medo de voar é um pouco como ter medo de entrar no supermercado porque o teto pode desabar", diz ele.

Seu estudo mostra que a probabilidades de se morrer em um acidente aéreo no mundo é de 1 em 1,3 milhão no pior dos casos. Em se tratando de lugares mais seguros, como a União Europeia, China e Estados Unidos, Barnett afirma que "uma pessoa pode viajar de avião todos os dias por 90 mil anos sem sofrer um acidente fatal". Veja o estudo sobre acidentes aéreos.

7. Aplicativos para ajudar a superar o medo de avião

Como não poderia deixar de ser, em nossa era tecnológica já existem vários aplicativos para ajudar a perder o medo de avião e superar a aerofobia. Veja alguns deles:

Am I Going Down - O aplicativo Am I Going Down (Vou Cair?, em tradução livre) calcula probabilidades de acidentes em 10 milhões de rotas aéreas. A ideia dos desenvolvedores é que o resultado seja tão expressivo que tranquilize viajantes. Por exemplo, pelos cálculos do app, a chance de você sofrer um acidente aéreo em um voo entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e Miami, nos Estados Unidos, é de 1 em 4.998.290, ou seja, se você voasse todos os dias nessa rota, demoraria, em média, 13.693 anos até cair.

SkyGuru- A ideia do SkyGuru também é de tranquilizar através de informações lógicas. Com a proposta de fazer você "voar ao lado do capitão", ele dá explicações em tempo real do que está acontecendo no seu voo, como análise de clima, turbulências, dicas e previsões de decolagem e aterrissagem. Sua versão paga ainda traz sensores que ajudam a explicar sons incomuns, manobras do avião e sensações experimentadas durante o voo.

Valk Fear of Flying - Esse aplicativo desenvolvido pela Fundação Valk, da Holanda, a KLM, Air France, a Universidade de Leiden e o aeroporto Schiphol de Amsterdã, tem como objetivo ser um "terapeuta pessoal de voo", oferecendo serviços parecidos, como previsões do tempo, possíveis turbulências, e sugestão de exercícios para serem feitos durante o voo que ajudam a diminuir o estresse e ansiedade.

Outros aplicativos para ajudar no medo de viajar de avião:

  • Turbcast, para prever turbulências;
  • SOAR, onde um piloto explica várias questões ligadas ao funcionamento de aviões;
  • E até o Overcome the Fear of Flying, que propõe superar o medo de avião através de sessões de hipnose.

8. Voe longe das janelas

Quando for voar, é interessante que você fique longe das janelas, principalmente se o seu medo estiver relacionado com a altura. Se for esse o caso, olhar para fora pode te deixar ainda mais ansioso e estressado com a situação.

Por isso, ficar longe das janelas pode ajudar, proporcionando mais calma e tranquilidade.

9. Prepare-se bem antes de viajar de avião

Quando fazemos as coisas correndo e estamos despreparados, tudo fica um tanto quanto estressante. Para minimizar as complicações e te ajudar a superar o medo de voar de avião, prepare-se bem antes de voar.

Que tal conferir algumas dicas para se preparar para voar de avião?

  • Separe todos os documentos que serão necessários para a viagem e deixe-os com você na bolsa de mão;
  • Chegue no aeroporto com antecedência, para evitar qualquer tipo de imprevisto;
  • Evite tomar cafeína e comer alimentos estimulantes como o açaí, isso pode te deixar ainda mais agitado na hora do embarque;
  • Esteja bem alimentado e hidratado antes de entrar no avião, isso vai ajudar a manter seu corpo mais preparado e saudável;
  • Tenha um kit viagem e carregue com você todos os pertences que considerar essenciais e que te farão se sentir bem, como: escova de dente e de cabelo, remédios, máscara para dormir, travesseirinho de viagem, outros objetos que você desejar;
  • Cuide de todos os preparativos com antecedência e não deixe para arrumar as malas no dia da viagem! Jamais!

10. Não tome bebidas alcoólicas antes ou durante o voo

O álcool é um excelente depressor do sistema nervoso. Se você beber antes ou durante o voo, seus efeitos podem deixar o medo ainda mais acentuado. Além disso, a grande pressão de ar presente no avião pode fazer com que os efeitos da embriaguez fiquem ainda mais fortes, complicando ainda mais a situação.

Você pode agravar o quadro e ainda causar situações constrangedoras. Por isso, nada de beber antes ou durante o voo, isso não vai ter ajudar em nada (muito pelo contrário).

11. Converse com a equipe de bordo

Os comissários de bordo são altamente treinados para qualquer situação que possa ocorrer dentro de um avião.

Você já tentou conversar com eles sobre o seu medo? Com certeza eles irão te auxiliar, deixando ainda mais calmo e explicando sobre os infinitos procedimentos de segurança que as aeronaves possuem.

Pode ser uma ótima opção se você é daqueles que sempre precisa do conselho do vizinho para se tranquilizar! Aproveite para dar uma voltinha durante o voo (principalmente os mais longos), assim você já consegue se distrair e conversar com o pessoal.

E não tenha vergonha, com certeza eles estarão dispostos e prontos para te ajudar! E não custa nada tentar, certo?

12. Entenda que as turbulências não afetam sua segurança

Para quem tem medo de andar de avião, o terror pode piorar ainda mais quando iniciam as horríveis turbulências.

Dependendo de sua potência, é normal que qualquer um sinta medo. Mas é importante entender que, de maneira geral, as turbulências não afetam a segurança do voo.

Toda a estrutura do avião é totalmente preparada para enfrentá-las e, na verdade, elas não deveriam ser tão assustadoras quanto parecem.

Uma dica bem legal para quem se incomoda mais do que o normal com as turbulências é reservar um lugar mais próximo das asas, pois essa área tende a ser a mais estável de todas e sofrer menos com os efeitos da tremedeira.

Lembre-se que, na maioria dos casos, afivelar bem os cintos e manter a calma vai fazer passar por uma turbulência sem maiores complicações. Afinal, o maior medo da equipe de bordo é que algum usuário não esteja com o cinto bem afivelado durante a turbulência e acabe se machucando – e não que ocorra algum acidente com o avião.

Por isso, fique tranquilo com relação a isso e relaxe!

13. Prove para você mesmo que é capaz de perder o medo de avião

Que tal encarar o seu medo de frente e provar que você é capaz de passar por cima desse obstáculo?

Embora não seja uma tarefa das mais fáceis, você pode sentir o gostinho da vitória aos poucos.

Reserve um dia comum da semana para visitar o aeroporto, conferir sua logística, ver o andamento das coisas. Apenas observe e tente se acostumar com o ambiente. Dê uma olhada nos aviões que estão partindo e chegando e perceba como tudo flui rapidamente e sem muitas problemáticas.

Quanto mais contato você tiver com a situação e mais normal ela se transformar para você, menores serão as suas chances de nutrir o medo de avião.

14. Sempre que possível, viaje com alguém de confiança

O ideal é que você supere o seu medo e viaje sozinho, lógico! Mas nos primeiros episódios talvez seja interessante que você vá com alguém que confia muito.

Aquela pessoa importante pode te ajudar ainda mais a manter a calma e a se distrair durante o voo.

É importante se tornar independente, mas os primeiros passeios de bicicleta eram com as rodinhas, lembra?

15. Não tenha medo de procurar ajuda se for necessário

Se mesmo aplicando essas dicas você ainda não conseguir reduzir o seu medo, talvez seja indicado buscar ajuda.

Lembre-se que o pior de tudo é deixar o medo te guiar! Por isso, não tem nada de errado em procurar um profissional que possa te ajudar no assunto. Os psicólogos e psiquiatras são os que mais podem ajudar com o tema, apresentando abordagens bem importantes para lidar com os medos.

Além de tratamentos com terapias para perder o medo de voar, muitos profissionais podem indicar ações interessantes, como o próprio voo simulado e medicações para casos específicos. O mais importante de tudo é ter coragem para superar o seu medo, fazendo o que for preciso para se livrar dele.

As pesquisas e tratamentos têm avançado cada vez mais. Inclusive, em 2017, a UFRJ iniciou um serviço que trata o medo de avião com realidade virtual.

Pense em todas as viagens e experiências que você pode estar perdendo e siga na jornada, com certeza a sua vida só tem a agradecer, em todos os sentidos!

Considerações finais

Com todas essas dicas para superar o medo de avião fica quase impossível dizer que não tem como se livrar do seu medo, certo? Claro que envolve muito esforço e coragem, mas é totalmente possível reduzir a ação do medo sobre o controle da sua vida.

Como você viu, andar de avião não precisa ser tão assustador quanto possa parecer, mesmo que isso envolva as temidas turbulências.

É possível ter viagens mais tranquilas, sabendo manejar seu medo, focar nas distrações e manter a calma horas antes da viagem.

Agora que você conferiu todas essas dicas para lidar mais tranquilamente com o seu medo de voar de avião, qual o próximo destino?

Independente de qual seja, fazer um seguro viagem é super importante para ficar mais tranquilo (a). Recomendamos usar o comparador de preços da SegurosPromo (confiável e em português) para pesquisar os melhores seguros viagens, e poder contratar com o menor preço possível. Use o código INSTINTOVIAJANTE para ter descontos exclusivos!

+ Seguro Saúde: o Guia Completo

Nota: este é um artigo escrito por um(a) viajante visitante e nem tudo representa a opinião do Instinto Viajante.

Gostou das dicas de como perder medo de avião? Conte pra nós como está sendo sua estratégia e compartilhe suas dicas para ajudar outras pessoas nos comentários!