América do Norte > Estados Unidos > Havaí

Saiba tudo sobre a Ilha de Oahu, no Havaí!

Ilha de Oahu - Havaí - Banzai Pipeline

Saiba tudo sobre a Ilha de Oahu, no Havaí!

A Ilha de Oahu, situada no Havaí, é a ilha mais populosa e a que conta com a maior estrutura entre todas as ilhas do Havaí. Por estar localizado no meio do Oceano Pacífico, o arquipélago tem seu acesso um pouco limitado, sendo acessível apenas por avião ou navio.

Tendo em vista esse fato, uma viagem para o Havaí não é das mais baratas. Tudo que não é produzido por lá precisa chegar através de navio ou avião, o que encarece bastante os produtos comercializados nas ilhas. Mas, nem preciso dizer que as belezas do Havaí compensam o dinheiro investido para estar lá, né?

A Ilha de Oahu em especial é um paraíso tanto para os surfistas, quanto para os amantes da natureza. É a ilha mais populosa e famosa do Havaí.

Quer saber tudo sobre Oahu, no Havaí? Então confere esse artigo que fiz para você saber tudo sobre a Ilha de Oahu: onde ficar, o que fazer, quando ir, as melhores praias, entre tantas outras coisas. Vem comigo!

Valores e dados de agosto de 2019.

Onde ficar em Oahu?

Em Oahu há dois pontos principais para se hospedar: a região de Honolulu, no sul, e o North Shore, como o nome diz, localizado no norte de Oahu.

Honolulu é a parte mais movimentada de toda a ilha. Bem turística, a região é cheia de prédios e restaurantes. Por ali também é onde a maioria dos hotéis estão localizados. Em razão de ser uma região bem turística, o preço de hotéis e comidas, por exemplo, é mais elevado do que em outras partes da Ilha de Oahu.

É em Honolulu que está a Praia de Waikiki, uma das praias mais famosas de Oahu. Mesmo sendo bem conhecida, sinceramente, ela não está entre as mais bonitas (na minha opinião e na de muitos). Porém, a Praia de Waikiki é ótima para aprender a surfar, as ondas são, em geral, bem calmas, e ficam distantes dos corais (o que evita cortes na queda). Se você não é muito fã de lugares movimentados, recomendaria ficar, no máximo, dois dias por ali. Esse tempo é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da região, como a trilha de Diamond Head (vista i-n-c-r-í-v-e-l!) e a Hanauma Bay.

Ilha de Oahu - Havaí - Lado Sul
A Ilha de Oahu tem dois lados distintos: o lado norte e o sul. O lado Norte tem mais uma pegada de vida simples, já o Sul é mais agitado e badalado. Foto: Daniel Ramirez - Flickr.

Opções de restaurantes em Waikiki não é um problema. Lá você encontra uma variedade enorme de cardápios para todos os gostos. Ainda, nessa região é super comum encontrar as lojas de conveniência “ABC”. Lá são vendidas muitas lembrancinhas e presentes, mas não caia na tentação. Se quiser comprar esse tipo coisa, dê uma passada no famoso Walmart, lá os preços são bem melhores do que nessas conveniências e os produtos são os mesmos.

Já o North Shore é totalmente diferente de Honolulu. Bem mais sossegado, a região é lar das praias de Oahu mais famosas entre os surfistas. É o surf que movimenta o North Shore, principalmente no inverno estadunidense (verão brasileiro) que é a época de ondas por lá. A oferta de hotéis e hostels é pequena, mas há sim alguns. Se você está viajando em grupo ou com a família, considere dar uma olhada no valor para alugar uma casa no Airbnb, ou outro site de casas de aluguel.

Ilha de Oahu - Havaí - Banzai Pipeline
Banzai Pipeline é conhecido por todos, principalmente surfistas, por ondas gigantes durante a estação de inverno estadunidense (dezembro a fevereiro). Foto: Errol Sandler - Flickr.

Comida no North Shore: na beira de algumas praias do North Shore têm foodtrucks com comidas diversas: saladas, sanduíches, comida mexicana, tigelas de açaí, entre outras opções. Esses lugares tendem a ter uma comida mais rápida e em conta, por isso era onde eu normalmente almoçava. Outra opção para economizar um pouco é comprar comida no supermercado, pois geralmente eles tinham um balcão com algumas comidas ou refeições já prontas.

É fato que a região do North Shore tem um pouco menos de opção para almoçar e jantar do que Waikiki, mas mesmo assim você não passa aperto. Em todos os restaurantes que comi a comida era bem saborosa e o cardápio generoso. Muitas opções de frutos do mar, vegetarianas, veganas no North Shore, como saladas e bowls.

As outras duas regiões da Ilha de Oahu (leste e oeste) também são repletas de praias, mas não costumam ser escolhidas para hospedagem. Geralmente os viajantes ficam no North Shore ou em Honolulu, e aproveitam as outras praias da costa durante o dia. A costa leste tem praias belíssimas, como a Lanikai Beach, super famosa!

O outro lado da Ilha de Oahu, lado oeste, é mais vazio. As praias são pouco movimentadas e a região é habitada por havaianos locais. O motivo pelo qual as pessoas não visitam tanto eu não sei, pois achei as praias igualmente lindas. Talvez o acesso seja um pouco mais trabalhoso, mas estando de carro é bem tranquilo. Eu separei um dia da minha viagem para conhecer aquele lado e achei suficiente. Se no seu roteiro tiver algum dia livre, recomendo conhecer a costa oeste de Oahu também!

Melhor forma de se locomover em Oahu

A melhor forma de se locomover no Havaí é, sem dúvidas, de carro. Isso foi a primeira coisa que percebi quando cheguei lá, pois as praias são afastadas umas das outras, e o transporte público demora muito para passar. Se para você alugar um carro é uma possibilidade, considere essa opção para ter uma maior autonomia e assim economizar bastante tempo.

Em Oahu há estradas que beiram todas as praias (norte, sul, leste e oeste) porém as estradas não são contínuas. A estrada do lado leste é beeem bacana de percorrer, e é a maneira mais fácil de conhecer tudo por lá. Você pode ir parando para tirar fotos e para curtir as praias que gostou.

Importante salientar que se você quiser ir do sul para o norte de Oahu (ou vice versa) de maneira mais rápida, é possível dirigir pela autoestrada que corta a ilha no meio, sem ter que fazer o caminho da costa (mais longo e demorado).

Na foto abaixo é mais fácil de entender tudo que estou dizendo.

Ilha de Oahu - Havaí - Mapa da Ilha
A melhor forma de entender a Ilha de Oahu. Para cruzar a ilha, há duas formas: autoestrada cortando a ilha ou a rodovia beirando a costa leste.

Quando ir para o Havaí?

O clima no arquipélago do Havaí é bom em qualquer época do ano. Por estar localizado no hemisfério norte, o verão por lá é entre os meses de julho e setembro, e o inverno entre dezembro e fevereiro. O inverno no Havaí é tranquilo, sol com um ventinho mais gelado.

No inverno a Ilha de Oahu é bem movimentada por surfistas, pois é época de ondas, especialmente no norte da ilha (North Shore). Portanto, se surf é o seu propósito, melhor programar uma viagem entre os meses de dezembro e fevereiro. Nessa época, a dica é reservar com antecedência onde irá se hospedar, pois os melhores lugares e os mais em conta acabam rapidamente, pois Oahu estará realmente lotada! O trânsito naquela região será intenso, pois para ir de uma praia a outra com pranchas e todo o equipamento de surf é preciso carro.

Já no verão, a Ilha de Oahu também é movimentada, mas em razão das férias escolares estadunidenses. Nessa época, as praias do North Shore ficam irreconhecíveis: de ondas gigantes restarão apenas piscinas para nadar e curtir o mar sem prancha.

Ilha de Oahu - Havaí - Estação Verão
A Ilha de Oahu fica irreconhecível para os surfistas durante o verão: mar flat, sem aquelas famosas ondas gigantes, perfeito para nadar e relaxar. Foto: kenken_99 - Flickr.

Dica: fora dessas duas épocas marcantes (inverno e verão) os preços de hospedagem baixam bastante, por ser “baixa temporada”.

Quanto tempo ficar em Oahu?

Agora falando sobre quanto tempo é o ideal para ficar na Ilha de Oahu, eu recomendaria, no mínimo, 7 dias. Nesse tempo você consegue conhecer tudo com calma e aproveitar bastante! Quando fui fiquei 16 dias e achei bastante – vi tudo que eu queria nos primeiros 10 dias e depois repeti as praias que mais havia gostado. Mesmo que o forte do Havaí sejam as praias, também há muitas trilhas para fazer se você estiver animado(a).

As passagens para o Havaí não são muito baratas, portanto recomendo ir para lá quando você tiver, pelo menos, 10 dias de férias. Digo isso pois provavelmente você levará 2 dias de viagem apenas para ir e para voltar (contando as escalas pelo caminho).

Além da Ilha de Oahu, o Havaí tem outras ilhas que podem ser visitadas, como a Ilha de Maui, Kauai e a Big Island. Eu não conheci nenhuma, mas se pudesse voltar atrás e reprogramar minha viagem teria reservado, com certeza, uma semana para ir em pelo menos uma dessas ilhas. Elas são menos habitadas que Oahu e, pelo que ouvi, têm belezas naturais singulares. Então, se você tiver mais de 7 dias para aproveitar o Havaí, eu recomendaria fortemente essa opção!

Voltando a falar de Oahu, o Aeroporto da Ilha está próximo a região de Honolulu, então ficar nessa região primeiro é uma escolha inteligente. Do Aeroporto de Oahu para Honolulu você pode pegar um táxi ou ir de ônibus direto. Em Honolulu 2 dias é o suficiente para conhecer o principal da região.

Depois de Honolulu, é simplesmente imperdível conhecer o North Shore e ficar mais tempo por lá. Em 5 ou 6 dias você aproveita bastante, mas se puder ficar mais, vale a pena! A atmosfera por lá é bem bacana e tem muitas praias para conhecer por perto.

Em resumo, para se hospedar, é melhor escolher o norte e/ou o sul da ilha, e desses locais você pode visitar as praias do leste e do oeste.

O que fazer em Oahu?

Todos os cantos de Oahu têm um encanto particular. De norte a sul, o que não falta na ilha são praias incríveis para conhecer, bem como trilhas para amantes da natureza. Separamos, então, os melhores lugares de Oahu para você anotar e não deixar de fora do seu roteiro.

Praias

Waikiki e Hanauma Bay

A Praia de Waikiki está localizada em Honolulu, região onde o turismo de Oahu fervilha. Bem turística, o mar tende a ser mais calmo e longe dos corais, motivo pelo qual é considerado o lugar perfeito para realizar aulas de surf. De Waikiki, você pode ir facilmente para Hanauma Bay, uma reserva natural bem próxima dali.

Ilha de Oahu - Havaí - Praia de Waikiki - Honolulu
Em Honolulu, no sul da Ilha de Oahu, que está a Praia de Waikiki, uma das praias mais famosas e movimentadas de Oahu, no Havaí.

Para conhecer Hanauma Bay saindo de Waikiki, você pode ir de ônibus ou, se estiver de carro, escolha ir bem cedo (pode ser que o estacionamento lote mais tarde, ainda mais em épocas movimentadas). Hanauma Bay é uma reserva natural, e é necessário pagar para acessa-la. Nela você poderá nadar com os peixinhos, além de ver diversas tartarugas. Hanauma Bay é um ótimo lugar para prática de snorkel também! A vista da reserva é deslumbrante, e você não irá se arrepender de conhecer.

Atenção: Hanauma Bay não está aberta para visitação nas terças-feiras!

North Shore

Subindo para o North Shore, é onde estão localizados os melhores pontos para prática de surf na ilha: Waimea Bay, Banzai Pipeline e Sunset Beach.

Waimea tem ondas enormes durante o inverno, mas no verão ela é irreconhecível: o mar fica parecido com uma piscina. Nessa praia, durante o verão, você poderá pular do Cliff de Waimea, bem no canto da praia, e nadar tranquilamente no mar calmo.

O acesso à Waimea é bem tranquilo, e ela tem uma boa estrutura de banheiros e duchas, mas há poucas vagas de estacionamento. Se faltar estacionamento quando você for visitar, a dica é estacionar do outro lado na rua, no estacionamento que dá acesso à cachoeira de Waimea (o preço gira em torno de 5 dólares). Para almoçar barato em Waimea, a dica é fazer uma caminhada de 10 minutos em direção a Shark’s Cove: você encontrará alguns foodtrucks e um supermercado também.

Banzai Pipeline, ou “Pipe”, é local de uma das mais famosas ondas do mundo, com longos tubos. É ali que acontece uma das etapas do campeonato mundial de surf. Vizinha de Pipe está a Sunset Beach, que tem uma extensa faixa de areia. É muito linda e relaxante para aproveitar o dia e, como o próprio nome diz, o pôr do sol ali é imperdível.

Ilha de Oahu - Havaí - North Shore - Sunset Beach
Localizada no North Shore, a Sunset Beach é uma das minhas praias favoritas do Havaí. Não é muito difícil entender o porquê, né? Foto: Errol Sandler - Flickr.

Costa Leste

Na costa leste há diversas praias belíssimas também, as que mais se destacam, na minha opinião, são as praias de Makapu’u, Sandy e Lanikai. Tanto a Sandy Beach quanto a Makapu’u são praias de bodyboard. Já a Praia de Lanikai, favorita de muitos turistas que visitam o Havaí, é super tranquila, com mar calmo e bem equipada com duchas e banheiros.

Ainda, se você gosta da prática de mergulho (scuba diving), no verão havaiano você terá essa oportunidade. O lugar mais conhecido para mergulhar é o Shark’s Cove, na costa leste. Além de mergulhar com cilindro, você pode desfrutar do lugar com snorkel também. Uma empresa que indico para prática de mergulho é a Hawaii Eco Divers. Quando fiz essa atividade, a pessoa que mergulhou junto comigo era brasileira, e foi super atenciosa! Além de mergulho, a empresa tem outras atividades também!

Trilhas

Há diversas trilhas em Oahu, espalhadas por vários pontos da ilha. Algumas bem tranquilas, e outras que exigem uma maior disposição (mas nenhuma super difícil). A mais conhecida é a trilha de Diamond Head. Localizada na cratera do vulcão inativo de Diamond Head, a trilha fica perto de Waikiki. Em média você irá precisar de 1 hora para subir até o mirante, e de lá ter uma vista maravilhosa! A trilha é tranquila e muito bem delimitada (a volta é bem fácil e rápida).

Ilha de Oahu - Havaí - Diamond Head Trilha
A trilha conhecida como Diamond Head está localizada na cratera de um vulcão inativo, no sul da Ilha de Oahu, no Havaí! Foto: Eric Tessmer.

Outra trilha bem conhecida é a Manoa Falls, também próxima a Waikiki (ela está localizada mais para o interior da ilha, não na costa como é a de Diamond Head). O caminho é super tranquilo, e no final você chegará a uma cascata (eu particularmente achei mais bonito o caminho do que a própria cascata). Ah! Uma coisa interessante é que Manoa Falls foi cenário de algumas partes do filme Jurassic Park e da série de TV Lost.

Ainda, em frente a Praia de Waimea, cruzando a estrada, estará outra trilha que leva a uma cachoeira: a trilha para Waimea Falls. A caminhada é um pouco mais longa e é possível nadar na cascata! Vale a pena quando estiveres no North Shore.

Por fim, essas duas trilhas imperdíveis: Makapu’u Point Lighthouse Trail e a Lanikai Pillbox.

Na primeira, a trilha é uma longa subida (cerca de 3 km) com chão de asfalto e terra batida. Ela se inicia do estacionamento da Praia de Makapu’u e vai até o topo (no farol). A vista de lá é linda, de tirar o fôlego, literalmente!

A Lanikai Pillbox tem uma vista no final que compensa qualquer esforço para subir, se é que me entende. A dica é subir antes do nascer do sol e assistir o espetáculo todo lá de cima.

Ilha de Oahu - Havaí - Lanikai Pillbox Trilha
A vida no final da trilha Lanikai Pillbox é essa. O que achou?! Todo o esforço vale a pena! Essa trilha é imperdível em Oahu! Foto: Chessie - Flickr.

Campo de Girassóis

Outro local bem bacana de visitar em Oahu é o campo de girassóis localizado em Waialua, no North Shore. Para chegar até lá, basta colocar no GPS “DuPont Pioneer’s Waialua Farm” – não é muito longe dos principais pontos do norte da ilha. Há fotos lindas que podem ser tiradas ali, parece cenário de filme!

Atenção: esse local nem sempre está aberto para visitação, então é bom conferir antes de ir.

Então, Oahu não parece um lugar espetacular? Escolhendo a ilha para passar suas férias, anote toda as dicas que passamos para você nesse post para garantir uma viagem completa!

Gostou do artigo? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!!

Relato: Joana Pescador - valorizando culturas, trocando experiências e colecionando histórias

Valores e dados de agosto de 2019.

Foto cabeçalho: Errol Sandler - Flickr.