8 Lugares menos turísticos para viajar na Europa
Um dos maiores problemas do turismo atualmente é que diversos lugares estão com excesso de turistas. Devido a maior facilidade de viajar, combinado com melhores preços nas passagens aéreas, muitas pessoas estão realizando o sonho de viajar pelo mundo.
Todavia, há aqueles que preferem a tranquilidade de um destino mais calmo e que desejam conhecer cidades menos exploradas pelos turistas.
Neste artigo, selecionamos 8 destinos alternativos e menos visitados em países europeus, mesmo que próximos de grande destinos turísticos, para você conhecer. Seja para fazer seu mochilão pela Europa ou para viagens mais tradicionais, essas são cidades que deixarão sua viagem de Eurotrip diferente do óbvio! Confere aí!
+ Como viajar barato para qualquer lugar do mundo
Lugares alternativos e menos visitados para conhecer
- Málaga, Espanha
- Pádua, Itália
- Spetses, Grécia
- Coimbra, Portugal
- Lyon, França
- Brighton, Reino Unido
- Killarney, Irlanda
- Ilhas Faroé, Dinamarca
1. Málaga, Espanha
Málaga, na Espanha, é um destino alternativo para Barcelona.
Málaga está localizada ao sul da Espanha e é uma cidade grande, sendo a sexta maior do país. Com uma gastronomia excelente e praias maravilhosas, Málaga é uma ótima alternativa em relação à movimentada Barcelona.
Mais precisamente situada na província de Andaluzia, esta cidade foi onde nasceu o conhecido pintor Pablo Picasso. Apesar de ser uma cidade aonde o turismo vem crescendo cada vez mais devido a sua localização e clima agradável, ainda é uma boa opção para a imersão na cultura espanhola.
Porém, para evitar a lotação do verão, que é comum nas cidades de praia da Europa, visite Málaga fora dessa época, pois de qualquer forma a cidade sempre tem movimentação durante o ano (mas nada comparado com o verão de Barcelona).
Além disso, a cidade é repleta de cultura e história. O lugar é uma mistura de construções históricas com espaços modernos, além da incrível costa que tem praias lindas. O centro histórico precisa ser visitado para você conhecer de fato a cultura espanhola. A Catedral de Málaga também é referência e uma das mais importantes de toda a região.
Como toda cidade praiana, frutos do mar é a pedida dos restaurantes. Málaga é ótimo destino alternativo na Espanha e super recomendado para aqueles que adoram uma praia.
+ 50 simples dicas de como economizar dinheiro para viajar
2. Pádua, Itália
Pádua, na Itália, é um destino alternativo para Veneza.
Pádua está situada no norte da Itália e é uma das cidades mais importantes do Vêneto. Apesar de o lugar não ter canais como os clássicos de Veneza, visitar esta cidade irá garantir bons momentos e uma experiência incrível. E a melhor parte disso tudo: sem a multidão que é comum na badalada Veneza.
Em italiano, a cidade é chamada de Padova e fica localizada entre Vicenza e Veneza. O que torna Pádua um pouco mais movimentada é que muitos turistas preferem se hospedar lá ao invés de ficar em Veneza. Como as duas cidades são próximas, acaba sendo uma boa forma de economizar também.
A arquitetura da cidade é incrível e vale a pena conhecer. A cidade funciona como um campus universitário porque abriga uma das universidades mais importantes e antigas de toda a Europa.
Na cidade existem diversos lugares interessantes para conhecer e explorar um pouco da cultura italiana. Não deixe de visitar a Torre Dell`Orologio (torre do relógio), Basílica de Santo Antonio, Prato Della Valle e a Piazza Del Duomo.
Na cidade existem boas opções de hospedagem assim como diversos restaurantes para você se deliciar com a culinária local. Com certeza as construções e o clima antigo de Pádua vão te conquistar!
+ Como comprar passagens aéreas baratas
3. Spetses, Grécia
Spetses, na Grécia, é um destino alternativo para Santorini.
Para você que sempre sonhou em conhecer a Grécia e ver de perto aquela imensidão azul, Spetses é um destino alternativo na Grécia que precisa entrar na sua lista. Lugares como Santorini recebem milhares de turistas todos os anos e acaba não permitindo que as pessoas sintam muito a verdadeira essência da cultura grega. Dessa forma, vá para Spetses e se surpreenda.
Esta ilha que pertence às Ilhas Sarónicas pode ser acessada tanto por mar ou terra. O lugar sempre foi conhecido pela enorme quantidade de pinheiros e que em diversos pontos da ilha vão descendo pelas montanhas até que se encontra com o mar.
A ilha de Spetses é bem pequena e caminhando você consegue conhecer toda a região. Carro quase não existe em Spetses e carruagens são utilizadas como meio de transporte.
Dentre os pontos turísticos mais famosos da ilha estão o Museu de Bouboulina, o Museu de Spetses, o Mosteiro de Agios Nikolaos, a igreja rural Panayia Armata, entre outras atrações.
E claro, o que os turistas mais procuram ao visitar as ilhas gregas são as suas incríveis praias. Esta ilha tem diversas praias que podem ser acessadas a pé e até mesmo de barco ou ônibus. Além disso, a comida neste lugar é uma deliciosa viagem no tempo devido a mistura de antigos e novos sabores somados a tradição que é mantida na culinária local.
4. Coimbra, Portugal
Coimbra, em Portugal, é um destino alternativo para Lisboa.
Coimbra com toda certeza não fica para trás em termos de atrações quando comparada as cidades mais turísticas de Portugal como Lisboa e Porto. A cidade, ao mesmo tempo em que oferece atrações incríveis aos seus visitantes, é um lugar menos visitado em Portugal e perfeito para conhecer melhor a cultura portuguesa.
Esta cidade é a capital do distrito de Coimbra e fica situada na província da Beira Litoral. Apesar de ser pequena, a cidade conta com uma ótima estrutura. A região também abriga uma importante universidade e com isso recebe milhares de estudantes do mundo todo.
É praticamente possível visitar as principais atrações de Coimbra a pé. Um dos pontos turísticos da cidade que você precisa visitar é a Universidade de Coimbra, que como já foi citado acima, é uma importante universidade além de ser uma das mais antigas do mundo (e a mais antiga de Portugal).
Outros lugares para serem visitados é a Sé Velha, a Baixa de Coimbra que é uma parte histórica e repleta de comércios e lojas, a Igreja de Santa Cruz, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Convento de Santa Clara e muito mais.
Uma coisa que você não pode deixar de fazer na região é experimentar os doces típicos de Portugal. Na região da Baixa de Coimbra muitas lojas oferecerem o melhor dos doces portugueses e você precisa parar em uma e se deliciar com os famosos Pastéis de Nata e outras delícias locais.
5. Lyon, França
Lyon, na França, é um destino alternativo para Paris.
Que Paris é um destino bastante requisitado, todo mundo sabe. A cidade luz é o destino dos sonhos de milhares de pessoas e só no ano de 2018 a capital francesa ficou em terceiro lugar da lista das cidades mais visitadas do mundo. Para quem deseja conhecer a cultura francesa de um jeito mais tranquilo e sem turistas por todos os lados, Lyon é uma ótima opção.
Lyon é simplesmente a terceira maior metrópole da França, e mesmo assim quase desconhecida pelos turistas brasileiros. A cidade é bem charmosa e tem um ar parisiense. Com diversos cantinhos bem preservados e ruas limpas e largas, a cidade é uma mistura da arquitetura clássica com algumas construções mais modernizadas.
Um dos maiores atrativos de Lyon é a sua localização privilegiada. A cidade é como um ponto de conexão entre várias cidades e em duas horas de trem é possível chegar a Paris, aos Alpes Suíços de Genebra e até mesmo Marselha. Caso queira ir um pouco mais longe, visite a incrível cidade de Nice.
O que fazer em Lyon não será um problema. Não deixe de visitar o Parque de la Tête d’Or, um belíssimo parque urbano. Além disso, vá até a colina La Croix-Rousse, a Catedral de Lyon, o Théâtre Antique de Lyon, um incrível e antiguíssimo teatro romano localizado na colina de Fourvière, a Basílica de Notre Dome de Fourvière, entre outros lugares.
Aliás, na região diversos restaurantes oferecem o melhor da culinária francesa. No mercado Les Halles você vai encontrar comidas que são típicas de Lyon e muitas opções de restaurantes para degustar o melhor dos pratos locais.
+ Como comprar passagens aéreas baratas
6. Brighton, Reino Unido
Brighton, no Reino Unido, é um destino alternativo para Londres.
Londres é aquela cidade que supera todas dessa lista. Só em 2018 ocupou o segundo lugar da lista das cidades mais visitadas do mundo. A cidade recebeu mais de 20 milhões de visitantes em apenas um ano!
Dessa forma, você consegue imaginar o quão movimentado é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Devido à proximidade entre as duas cidades, Brighton recebe muitos turistas, mas nada que chegue perto da badalada Londres. Porém, apesar de ser pequena, a região tem tudo o que uma cidade grande pode oferecer.
Brighton está localizada no sudeste da Inglaterra. Devido o seu tamanho, você poderá se deslocar a pé para a maioria dos pontos turísticos da cidade. Brighton é conhecida como a cidade mais alternativa do Reino Unido e no passado foi uma vila de pescadores.
Como a cidade tem praia, a melhor época para visitá-la é na primavera/verão. No inverno faz bastante frio e a temperatura chega a ficar negativa. Ao chegar a Brighton não deixe de visitar a Queens Road, uma das principais ruas da cidade, o Brighton Palace Pier, um píer que é bastante famoso na região. Além disso, faça um passeio pela orla e visite o West Pier.
Uma nova atração e que vem chamando bastante atenção na região é o British Airways i360, uma torre de observação móvel considerada a mais alta do mundo e que atinge 138 metros de altura. Vale a pena ir até lá! Não deixe de visitar também a The Lanes, uma região que é repleta de lojinhas.
Como citado acima, a cidade foi uma vila de pescadores, então você pode imaginar qual o forte da culinária da região. Os frutos do mar! E claro, não deixe de experimentar o clássico fish and chips (peixe e batata frita), um dos pratos mais famosos do país.
+ 50 simples dicas de como economizar dinheiro para viajar
7. Killarney, Irlanda
Killarney, na Irlanda, é um destino alternativo para Dublin.
A Irlanda é de fato um dos países mais bonitos do mundo. As paisagens são simplesmente deslumbrantes, e para os amantes da natureza o lugar é realmente um ótimo destino. A Irlanda é um país com muita história para contar, pubs para visitar e paisagens para apreciar.
Killarney é um destino alternativo a Dublin e mais tranquilo para explorar melhor as terras irlandesas. A cidade está situada no sudoeste do país, no Condado de Kerry, e já ganhou o título de cidade mais conservada da Irlanda. Como a região é o início para fazer a Rota do Ring of Kerry, ela recebe milhares de turistas durante todo o ano. No entanto, nada igual à capital do país. Só em 2018, mais de 10 milhões de turistas aterrissaram em Dublin.
Como o centro de Killarney é pequeno, será possível fazer vários passeios a pé. Comece o passeio visitando o Town Hall, um prédio antigo e que funciona como sede do governo.
Ao visitar Killarney, na Irlanda, vale a pena conhecer a Muckross House, uma mansão cinematográfica do século 19, situada na Península de Muckross, entre montanhas e bosques.
Visite a Catedral St. Mary, a estação de trem, e confira como o lugar segue praticamente intacto e que quase não sofreu alterações desde a sua inauguração em 1853. Visite também o Mosteiro Franciscano que está aberto para visitação desde 1867.
Quem gosta de castelos não pode deixar de ir até o Ross Castle. O incrível Gap de Dunloe, um lago com várias ovelhinhas ao redor e uma charmosa ponte de pedra também é uma ótima pedida para contemplar as paisagens clássicas e bem verdinhas da Irlanda.
Além disso, pubs não faltam neste país. Tem alguns tão antigos que foram inaugurados lá no fim do século XII. Essa cultura de pubs irlandeses é tão famosa que em praticamente todos os lugares do mundo você vai encontrar um. Não deixe de visitar um dos pubs de Killarney e faça uma imersão completa nessa cultura incrível!
Vá, também, até o Market Cross. No século XX, esse lugar é onde ficava o comércio da região. Com a arquitetura clássica e intocada, você vai fazer uma viagem no tempo. Aproveite a visita ao mercado e aprecie um restaurante irlandês para experimentar a deliciosa culinária irlandesa. O famoso Irish breakfast (café da manhã irlandês) é tão completo que a maioria dos restaurantes o oferece durante todo o dia.
+ Como viajar barato para qualquer lugar do mundo
8. Ilhas Faroé, Dinamarca
Ilhas Faroé, na Dinamarca, são um destino alternativo para Islândia.
Para aqueles que sonham em visitar um país nórdico, ir até às Ilhas Faroé vai ser uma viagem mágica. Este é um destino menos visitado pelos turistas em comparação a Islândia e merece a sua atenção. As paisagens do lugar são sensacionais, simplesmente de tirar o fôlego! As Ilhas fazem parte da Dinamarca e ficam bem no meio da Escócia e da Islândia.
O turismo na Islândia vem crescendo tanto nos últimos anos que o número de turistas chega a ser cinco vezes maior do que o de habitantes. Um dos problemas que vem conectado com esse número altíssimo de visitantes é a falta de hospedagem. Só em 2017 o país recebeu por volta de 2 milhões de visitantes e ainda não tem muitas opções de hotéis disponíveis.
O cenário das Ilhas Faroé parece computadorizado, difícil até acreditar que aquilo seja real. O lugar é pequeno e praticamente isolado, mas ter a oportunidade de apreciar essas paisagens intocadas não tem preço!
Tórshavn é a capital e tem em torno de 15 mil habitantes. Para quem sonha em observar a incrível Aurora Boreal, importante saber que lá é possível. Só é preciso pesquisar em qual época do ano a probabilidade da aurora boreal ocorrer é maior. Outra atividade para realizar nas Ilhas Faroé é o passeio de barco e pesca: a pesca é a atividade econômica mais forte da região.
Vá até os incríveis vilarejos Funningur e Mykines, visite a cachoeira Mulafossur e o lago Sorvagsvatn, o maior das Ilhas Faroé. Não deixe de apreciar a capital das Ilhas e curtir o seu lado mais urbano. Ah, e aproveite a viagem para conversar com os locais e entender melhor como é a vida por lá. Caminhe por suas ruazinhas e faça uma imersão na história das Ilhas Faroé, que tem os Vikings como ancestrais.
E aí, curtiu as dicas? Esses são alguns destinos alternativos e menos visitados pelos turistas e que precisam entrar na sua lista de viagem! Estes lugares com certeza irão te proporcionar uma experiência mais completa nos países, além de uma incrível imersão na cultura local. Boa viagem e até a próxima!
Conhece esses lugares da Europa mais alternativos para viajar? Indica outros destino lado B para uma Eurotrip? Conta pra gente nos comentários!
Nota: este é um artigo escrito por um(a) viajante visitante e nem tudo representa a opinião do Instinto Viajante.