Mochila cargueira: dicas de como escolher o mochilão certo para viajar
"Como escolher o mochilão" ou "como escolher uma mochila cargueira", é a primeira dúvida que temos quando decidimos viajar pelo mundo. Afinal, a mochila para viajar é o armário do (a) viajante por meses ou anos, e item fundamental no seu checklist de viagem.
Portanto, saiba como escolher o mochilão de forma correta, e não economize nas exigências. A mochila de viagem pode sair cara, mas vale a pena, quando estamos caminhando por aí.
Aqui no Instinto Viajante, já ensinamos como escolher uma barraca de acampamento para viajar, e falamos da incrível mochila que vira barraca para acampar.
Hoje, poupamos suas horas de pesquisa, mostrando quais são os itens fundamentais na hora de escolher uma mochila cargueira para viajar, inclusive uma mochila cargueira feminina.
Como escolher o mochilão: tudo que você precisa considerar para escolher uma mochila cargueira para viajar
Quando comprei minha primeira mochila, não tinha a mínima noção de como escolher uma mochila cargueira, e achava bobagem pagar caro. Ela era desconfortável, com material fraco e não durou tantos anos.
Hoje, estou mochilando desde maio de 2015, e penso no quanto foi importante escolher bem e não economizar na minha segunda mochila para viajar.
Boas mochilas de viagem distribuem melhor o peso nas costas, e se ajustam ao corpo. Para quem, assim como eu, teve um mochilão ruim e passa a ter um melhor, a diferença é nítida. Os mesmos objetos parecem mais leves quando a mochila possui qualidade superior.
Na hora de escolher uma mochila para viajar, leve em conta os itens a seguir.
Qual o tamanho ideal para uma mochila cargueira?
Nem muito grande, nem muito pequeno. Escolher uma mochila cargueira muito grande fará com que você sempre ande com mais peso do que o necessário - mais espaço, mais peso. Por outro lado, um mochilão muito pequeno não será suficiente para levar todas as coisas, e pode ficar lotado ao ponto de estragar o material, ou ficar incomodo nas costas, devido à quantidade de coisas apertadas.
Quando decidi largar tudo para viajar sem dinheiro pela América do Sul por alguns anos, pesquisei bastante sobre tamanhos de mochilões. Minha conclusão, pesquisando e vendo diversos (as) viajantes ao longo do meu trajeto, é: não existe um tamanho perfeito. A mochila precisa ser proporcional ao seu corpo - uma pessoa de um metro e meio não combina com uma mochila cargueira de 70 L.
A dica é: para mochilar por períodos longos você deve escolher um mochilão que tenha entre 50 e 60 litros. Esse é um tamanho suficiente para levar tudo que você realmente precisa (a minha tem 50 L).
O que não pode faltar na mochila cargueira?
Os melhores mochilões do mercado, costumam ter, pelo menos, a maioria dos itens a seguir.
Resistência à água - Não pense que seu mochilão precisa ser 100% à prova d'água, pois isso significaria pagar muito caro, sem uma real necessidade, afinal quando está chovendo não ficamos andando na chuva, e sim procuramos um local coberto. Escolha uma mochila para viajar que tenha, ao menos, um material semi-impermeável (como é a maioria das boas mochilas cargueiras) e isso será suficiente para que não molhe seus objetos com uma chuva qualquer.
Veja se ela possui uma capa contra chuva (algumas acompanham, outras não), mas saiba que se não houver, você precisará comprar uma à parte, pois são uma excelente proteção contra tempestades e chuvas mais fortes. Pergunte sobre o material e garanta que não seja algum tecido que permaneça molhado por muito tempo, pois isso poderá causar mofo.
Veja a estrutura da mochila - Preste atenção em como é a estrutura da mochila. Algumas são pesadas, mesmo quando estão vazios, tendo estruturas de ferro, com pouca mobilidade, e que, às vezes, machucam. Fuja destes. Veja o quanto a mochila é ajustável e o quanto ela é leve quando está vazia. Sua estrutura é melhor quando é de fibra de carbono ou plástico resistente, que são leves e duráveis.
Mochilão que seja acolchoado nas costas - Como você já pode imaginar, meu primeiro mochilão não possuía este item. Era uma mochila de viagem sem costas acolchoadas, e muito ruim. O peso sempre parecia muito maior do que em minha mochila atual que possui bom acolchoamento. Portanto, escolha um mochilão acolchoado, que seja fofo e firme nas costas.
Mochila com partes macias - Muitas mochilas cargueiras não possuem partes macias e almofadadas nos ombros e na cintura. Não compre uma dessas. As mochilas são mais confortáveis e ajudam a aliviar o peso quando as partes da cintura e dos ombros são fofas. A tira que fica sobre os ombros deve ser macia e grossa. Atente-se sobre como são as fitas que prendem na barriga (barrigueira) e no peito (regulagem peitoral), e se são resistentes, pois elas são fundamentais para distribuir o peso pelo seu corpo.
Quantidade e tipo de zíperes - Escolha o mochilão com zíperes grandes e resistentes, caso contrário você ficará estressado (a) com eles, ou pior, eles irão quebrar. Uma boa mochila cargueira também possui, ao menos, os principais compartimentos com dois zíperes, dando a possibilidade de trancá-los com um cadeado, se precisar.
Escolha um mochilão com muitos compartimentos - É fundamental que o mochilão tenha diversos compartimentos e bolsos. Assim você não precisa espremer seus pertences e pode separar os bolsos de acordo com uma lógica organizacional que lhe convenha, tendo acesso fácil aos itens quando precisar (exemplo: material de higiene pessoal em um bolso, eletrônicos em outro, etc).
Uma boa mochila cargueira deve ter ao menos:
- um compartimento principal grande, com separação para roupas sujas ou molhadas e potes de comida (normalmente no fundo);
- dois bolsos grandes laterais;
- uma tampa;
- e um compartimento interno (geralmente pequeno) para itens que precisem ficar menos expostos como documentos, blocos, tablets, etc.
Se houver um ou mais bolsos pequenos próximos da cintura, para celulares, canivetes ou carteiras, é uma ótima opção. Atente-se também a quantidade de opções para amarrar as coisas do lado de fora como barraca, tênis, isolante térmico e afins, que normalmente são presos com ajuda de mosquetões de escalada e extensores.
Formas de abrir - Uma coisa que aprendi como mochileiro, e considero MUITO importante em uma mochila cargueira, é: ter mais de uma opção para abrir o compartimento principal da mochila. Alguns mochilões possuem apenas a abertura por cima, o que é ruim, pois significa ter que tirar tudo sempre que precisar de algum item que esteja no fundo - e isso acontece muitas vezes. Opte por uma mochila que tenha dois zíperes, e permita abrir o compartimento completo pelo meio, de baixo à cima. Ou com abertura circular, de 180 ou 360 graus. Fuja das mochilas de viagem que só abrem em cima e você irá me agradecer por isso.
Qual tamanho da mochila cargueira escolher e litragem para cada tipo de viagem?
Aconselho que você siga a seguinte lógica:- Até 15 litros - mochila de ataque para o uso no dia-a-dia, suficiente para um passeio na cidade ou uma trilha rápida;
- 15 a 25 litros - mochila simples com espaço suficiente para itens de um pernoite;
- 25 a 40 litros - mochila simples com espaço suficiente para itens de um fim de semana completo;
- 50 a 60 litros - mochilão ideal para viagens longas e com a necessidade de itens descritos neste artigo.
Quanto custa uma mochila cargueira para viajar?
No Brasil, você encontra boas mochilas cargueiras, por valores médios entre R$ 250-600. As mochilas de viagem mais tops podem variar entre R$ 700-1.000.
- Quechua
- Nautika
- Kailash
- Aztec (linha superior da marca da Nautika)
- Trilhas e Rumos
- The North Face
- Deuter
- Curtlo (apesar de ser uma marca muito recomendada, tive problemas com seu atendimento ao cliente quando precisei)
Se não puder pagar por um bom mochilão, viaje assim mesmo. Não perca seu sonho por falta de dinheiro!
Ps: nós NÃO somos patrocinados por nenhuma marca citada no artigo. As empresas que mencionamos é por que acreditamos no produto ou serviço oferecido. Alguns links e banners são afiliados, ou seja, você compra, sem custos adicionais, e nós ganhamos uma pequena comissão paga pela empresa. Se esse artigo ajudou em sua escolha, nós ficaremos felizes se você comprar por esses links, pois ajuda a manter nosso blog no ar.
Obrigado pela leitura e boa viagem!
Gostou do artigo? Então ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!
Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros viajantes, curta e compartilhe =)
Mais dicas de viagem
- Como escolher uma barraca de acampamento para viajar
- Polarmond: o saco de dormir que vira barraca de camping
- Mochila Melina: a mochila que vira barraca para acampar
- Checklist de viagem: o que levar para viajar
- Como comprar passagens aéreas mais baratas pelo mundo
- Como viajar barato em qualquer lugar do mundo
- Manual do viajante de carona - pare de gastar com transportes agora!