Europa > Alemanha > Konstanz

O que fazer na cidade de Konstanz, na Alemanha?

O que fazer em Konstanz - Alemanha - Bodensee

O que fazer na cidade de Konstanz, na Alemanha?

Konstanz, ou Contança em português, é uma cidade situada no extremo sul da Alemanha. A cidade faz fronteira com Kreuzlingen, cidade suíça, e está situada cerca de 260km de Munique, na Alemanha, e 70km de Zurique, na Suíça.

Por sua proximidade com a Suíça, país que se manteve “neutro” durante a Segunda Guerra Mundial (ficou apenas armado e preparado para uma possível invasão, sem escolher um lado na Guerra) a cidade de Konstanz não foi bombardeada. Atingir Konstanz sem atingir também Kreuzlingen, do lado suíço, seria praticamente impossível. Dessa forma, a charmosa cidade de Konstanz conseguiu manter praticamente intacta sua belíssima arquitetura.

Nesse post vou tentar passar para você todas as informações sobre a cidade universitária de Konstanz, mas principalmente o que fazer em Konstanz, na Alemanha. Então confere aí! :)

Valores e dados de junho de 2019.

Informações gerais sobre Konstanz

Konstanz conta atualmente com cerca de 85 mil habitantes, e tem a fama de ser uma cidade universitária em razão das suas três universidades: a Universidade de Konstanz(Universität Konstanz), a Universidade de Ciências Aplicadas (Hochschule Konstanz: Technik, Wirtschaft und Gestaltung) e a Universidade de Allensbach (Allensbach Hochschule).

Mesmo estando localizada na Alemanha, a cidade faz fronteira com a Suíça, ficando apenas 70km de Zurique. Portanto, se você está pensando em sair do Brasil para conhecer essa cidade, saiba que o local mais a mão para pousar é oAeroporto de Zurique. De lá é bem fácil pegar um trem para Konstanz, em uma viagem com duração média de uma hora e meia.

Mas, se você já está na Alemanha e pretende conhecer Konstanz, bom saber que é possível pegar um trem para Konstanz das principais cidades alemãs, como Frankfurt e Berlim.

O climade Konstanz é oceânico, ou seja, sua temperatura gira em torno de 25°C no verão, e 1°C no inverno. Temperaturas extremamente baixas por lá são raras, portanto, Konstanz é uma cidade boa de visitar em qualquer época do ano.

Cada estação na cidade terá o seu próprio charme mas, para mim, a primavera é a melhor época para visitar Konstanz. Por ser uma cidade na beira de um lago, a temperatura mais amena combina bastante com ela. Também, nos meses menos frios, os bares e restaurantes que circundam o lago colocam mesas do lado de fora, dando mais vida à cidade.

Em relação a locomoção emKonstanz, a cidade conta com ciclovias por quase todos os lugares, bem como diversos pontos para aluguel das magrelas. Sendo assim, bicicleta é um ótimo meio de transporte para você se locomover em Konstanz. Ainda, como uma opção possível e tranquila, o transporte público por lá é muito eficiente (como em toda Alemanha, né?).

Konstanz não é tão visitada por turistas quanto as demais cidades da Alemanha, como Berlim, Frankfurt e Munique, mas a cidade é muito acolhedora, tem uma arquitetura super preservada e diferente, principalmente no centro histórico, além de um ar de cidade universitária.

Com certeza é uma cidade que vale a pena visitar estando na Alemanha! Por isso, separei para você algumas das coisas que você não pode perder quando estiver em Konstanz!

O que fazer em Konstanz?

  • Lago de Constança
  • Ilhas do Lago Constança
  • Centro Histórico
  • Passeio pela Meersburg
  • Bodensee Thermal Spa
  • Gastronomia e vida noturna de Konstanz

1. LAGO CONSTANÇA (Bodensee)

O que fazer em Konstanz - Lago de Constança
O principal ponto de Konstanz, o Lago de Constança (ou Bodensee em alemão), com a famosa estátua Impéria em um lindo final de tarde. Foto: Pixabay.

O ponto principal de Konstanz, sem sombra de dúvidas, é o Lago de Constança (Bodensee em alemão). Com área de 536km², o lago tem o título de maior lago da Alemanha. Além desse país, suas águas banham também a Áustria e a Suíça. O Porto de Konstanz é imperdível, lá você encontrará diversos cafés e restaurantes para curtir um almoço ou um final de tarde apreciando a vista belíssima.

A estátua Impéria, um dos maiores pontos turísticos da cidade, criação de Peter Lenk, também está localizada no Porto de Konstanz. Com cerca de 9 metros de altura e 18 toneladas de concreto, a estátua faz referência a sátira La Belle Imperia, escrita por Honoré de Balzac, sobre a moralidade do clero católico. O contexto da obra é o Concílio de Constança, ocorrido entre 1414 e 1418 na cidade, e que tinha como principal objetivo acabar com a Grande Cisma Papal que ocorria na Igreja Católica na época. A estátua Impéria é a representação de uma prostituta segurando em uma das mãos o imperador Sigismundo e, na outra, o papa Martinho V.

Há um caminho que circunda o lago por cerca de 272km, sendo um ótimo passeio para se fazer de bicicleta ou a pé. Durante o caminho, você irá encontrar diversos locais com belezas incríveis, além da reserva natural de Wollmatinger Ried – Untersee – Gnadensee. Caso você não esteja afim de fazer o caminho a pé ou de bicicleta, é possível conhecer o lago de barco também!

2. ILHAS DO LAGO CONSTANÇA: Mainau, Reichenau e Lindau

O que fazer em Konstanz - Ilha das Flores (Mainau Island)
Essa foto parece que saiu de um conto de fadas, né? Mainau Island em Konstanz, na Alemanha fica ainda mais linda na primavera! Foto: 1Zoom.me

O Lago de Constança também tem três ilhas muito visitadas por turistas. A mais conhecida, e na minha opinião a mais bonita, é a Ilha de Mainau, ou como é comumente chamada, Ilha das Flores. Esse seu nome popular se deu em razão dos seus largos jardins repletos de flores, e com uma enorme diversidade de espécies delas. Sem dúvidas a beleza exuberante dessas flores tornam a ilha um lugar muito especial!

Além disso, Mainau conta com um borboletário muito lindo e um castelo de conto de fadas, além de extensos gramados que chamam para um gostoso piquenique. A ilha abre para visitação quando o sol nasce, e fecha quando este se põe - literalmente. É possível acessá-la de carro, ônibus, barco ou até a pé.

As outras duas ilhas são a Ilha de Reichenau, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, e a pequena Ilha de Lindau, próxima a fronteira com a Áustria, conhecida pelo seu centro medieval. O jeito mais fácil de conhecer Lindau é de barco ou trem. Mesmo que Lindau seja acessível de carro, devido ao seu tamanho, não há estacionamento para muitos veículos (e a maioria das ruas são feitas apenas para trânsito de pedestres). Já Reichenau é tranquilo de visitar de carro.

3. CENTRO HISTÓRICO DE KONSTANZ

Vista da cidade universitária de Konstanz
Vista da cidade universitária de Konstanz, mostrando sua rica arquitetura intacta mesmo após a Segura Guerra Mundial. Foto: Achim Lehle.

Konstanz tem um centro histórico cultural muito lindo e charmoso, chamado de Old Town (Niederburg). O centrinho é muito impressionante, com ruas de pedra bem estreitas e prédios da Idade Média. Muitas dessas estruturas guardam ainda a data de sua construção na fachada, tornando o passeio mais interativo. Você fica passeando, lendo as plaquinhas e imaginando tudo que já aconteceu naquele espaço (eu pelo menos fico).

O centro da cidade é onde muito dos turistas acabam se hospedando. O principal lugar é o Marktstätte, com diversos cafés aconchegantes, restaurantes e lojas. Também, no verão e em outros meses menos frios, mesas são colocadas ao ar livre, movimentando ainda mais essa parte da cidade.

No centro histórico está localizada a Catedral de Konstanz (Konstanzer Münster em alemão), que você poderá subir até o topo para ter uma vista inteira do centro. Ainda, se você se interessa em aprender a história e a cultura dos locais onde vai, o Museu Rosgarten (Rosgartenmuseum em alemão), é um ótimo local. O único problema desse museu é que praticamente tudo está em alemão, com exceção dos vídeos que são executados ao longo do museu, dificultando para quem não sabe a língua. Por isso, recomendo a você procurar a história da cidade antes de ir, para não partir do zero.

4. PASSEIO DE UM DIA PELA CIDADE MEERSBURG

O que fazer em Konstanz - Antigo Castelo de Meersburg
Vista do Old Castle, construído no ano de 628 na cidade de Meersburg. Essa cidade está localizada poucos minutos da cidade de Konstanz. Foto: Pixabay.

Se você tiver tempo sobrando, vale a pena pegar uma balsa em Konstanz para a cidade de Meersburg e passar o dia por lá (o valor é bem acessível, e há diversos horários ao longo do dia). Um dos pontos positivos desse passeio é a vista que você vai ter na chegada e na saída dos respectivos portos.

Meersburg parece uma cidade de mentira, que saiu de um conto de fadas. Ela é dividia em cidade alta e cidade baixa, sendo que nessa última você também poderá passear pela borda do Lado de Constança, além de se encantar com as construções coloridas presentes.

Na cidade há dois castelos: o Castelo Novo (Neues Schloss), construído em 1710, com uma vista linda, e o Castelo Velho (Altes Schloss), construído no ano de 628, cercado por vinhedos. Estando na cidade, conhecer os castelos é uma atividade essencial!

Passear pelas ruas da cidade é um passeio simples, mas interessante de se fazer. Apreciar com calma as casinhas pequenas, no estilo enxaimel (madeiras do lado de fora da estrutura), bem típico da Alemanha. Meersburg é bem pequena, sendo um passeio de um dia suficiente para conhecer o ar da cidade.

5 BODENSEE THERMAL SPA

O que fazer em Konstanz, na Alemanha - Thermal Bodensee Spa
Início da noite é o melhor horário para estar nessa piscina externa de água quente para apreciar a vista do Lago Konstanz! Foto divulgação: Bodensee Therme.

Se você estiver em Konstanz de férias e quer relaxar ainda mais, bem como se você estiver com crianças, Bodensee Thermal Spa é o lugar para reservar um dia e ir. O lugar abre todos os dias, das 09:00 às 22:00 horas, e está localizado na costa do Lago de Constança, cerca de 30 minutos de carro do Porto.

Preciso destacar que há diversas maneiras de utilizá-lo, não só como spa. Você pode ir para sauna, banho termal ou apenas usar a piscina térmica (interna e externa). A piscina ao ar livre foi a minha escolha, e que baita experiência! O ambiente é muito bacana, especialmente a partir das 17:00 horas, e tem uma vista espetacular para o lago e montanhas! Se você está buscando mais tranquilidade, esse é o horário que você deve ir, além de escolher um dia de semana. Aos finais de semana, e antes das 16:00 horas da tarde, provavelmente o lugar estará bem mais cheio.

O preço varia dependendo do que você escolher fazer, e de quanto tempo irá permanecer lá mas, por exemplo, apenas para usar a piscina térmica ao ar livre, que não tem tempo limite, a entrada é fixa e fica em torno de 7 euros por pessoa. Ainda, há entradas com valores especiais para famílias.

6 GASTRONOMIA E VIDA NOTURNA DE KONSTANZ

O que fazer em Konstanz - Gastronomia e Vida Noturna de Constança
A gastronomia alemã é super saborosa, e tem como marcas registradas as linguiças e os pães (principalmente os pretzels, os "laços"). Foto: Pixabay.

A cidade é dotada de uma grande fartura gastronômica, como toda a Alemanha. Os pratos são sempre bem servidos e deliciosos. Ótimos pães, os famosos brezels (o "laço" de pão com os mais diversos recheios), além de batatas e salsichas preparadas de diferentes modos. Ao longo do Lago de Constança e no centro histórico cultural da cidade não irá faltar opções!

Alguns dos restaurantes mais conhecidos na cidade são o Restaurante Papageno, o San Martino Gourmet, o Restaurante Opheliae o Ess Bar. Os quatro restaurantes servem diferentes pratos (de carnes e massas até saladas). Neles você encontrará os pratos clássicos, bem como outros mais elaborados. Para vegetarianos e veganos (onde eu me encaixo), o Restaurante Sol (@sol_konstanz) é um ótimo lugar, tanto para tomar um café quanto para fazer uma refeição principal, com pratos e valores diversos.

O Café Voglhaus, próximo ao Porto de Constança, também é super conhecido na cidade, e conta com um cardápio de bolos tradicionais e não tradicionais deliciosos, com um café muito gostoso e ambiente aconchegante. Além desse café, a Gladina é uma doceria sensacional, com tortas que só de olhar você já vai estar salivando.

Apesar da cidade de Konstanz ser conhecida como “cidade universitária”, a vida noturna não é tão badalada. Para os universitários, além das festas entre estudantes, os dois lugares mais frequentados são o Berry’s Konstanz (@berryskonstanz) e o Kantine Konstanz (@kantinekn).

Ah! A cidade conta, também, com rótulos ótimos de vinhos, bem como de cervejas da região, como a marca local Ruppaner Bier.


Konstanz é uma cidade pequeninha, charmosa e organizada. Se você está pensando em visitá-la, não irá se arrepender! Na dúvida de quantos dias ficar na cidade, eu diria que, primeiro, depende do que você busca na sua viagem, pois isso é uma escolha muito pessoal.

A cidade é calma, sua vida noturna é pouca, então se você está buscando tranquilidade, aqui é um ótimo local para passar uns dias. Tendo mais tempo, você poderá tirar um dia e ir facilmente para a cidade divisa, Kreuzlingen, no país vizinho, que também é interessante! Já se você está na busca de uma viagem mais agitada, talvez dois ou três dias na cidade seja suficiente para conhecer os pontos mais importantes e depois partir para outras como Munique e Berlim.

O clima de Konstanz é muito aconchegante, a cidade tem comidas deliciosas, e a vista para o lago fecha com chave de ouro!

Espero ter ajudado você a conhecer melhor a cidade universitária de Konstanz, viajante! :)

Relato: Joana Pescador - valorizando culturas, trocando experiências e colecionando histórias

Valores e dados de junho de 2019.

Foto cabeçalho: Lake Konztanz - Henry Lee, Fotoeins