O que fazer na Riviera Francesa (Costa Azul) e quais cidades fazem parte
A Riviera Francesa, ou Cotê d’Azur (Costa Azul da França), está localizada no sul da França, no litoral do país. Ela compreende cerca de 180 KM de praias francesas ao longo do Mar Mediterrâneo, passando por cidades como Toulon, Nice, Mônaco, Cannes e indo até a fronteira com a Itália
Você verá agora, no Instinto Viajante, o que fazer na Riviera Francesa, quais as cidades que fazem parte da região e quais as melhores cidades para visitar.
A Costa Azul da França também é um importante ponto de partida para grandes cruzeiros marítimos e para pessoas que gostam de viajar em veleiros e iates. Ao longo da magnífica costa, incrivelmente azul, você encontrará marinas gigantescas, principalmente em Cannes e Nice, algumas das principais cidades da Riviera Francesa.
4 formas para viajar de carona em barcos e veleiros
Melhores lugares para visitar na Riviera Francesa
Nice
Nice é simplesmente uma cidade magnífica. Com toda certeza ela é um dos principais lugares para visitar na Riviera Francesa - e provavelmente será a sua primeira parada na região.
A sua cidade antiga é uma das mais atraentes na França, e há muito para ver e apreciar por lá. O centro histórico é simplesmente impressionante, com tons quentes nas paredes dos edifícios, persianas e ferragens. Além disso, ruas estreitas dão um charme a mais no lugar que conta com inúmeras lojas e cafés para explorar.
Há muito o que fazer em Nice, mas as principais atrações são as seguintes:
- Promenade das Anglais: parada obrigatória! Promenade das Anglais é uma avenida enorme e repleta de coqueiros e palmeiras. Vá até lá no começo ou no final do dia, quando o sol não está muito quente e a luz do sul da França está ainda mais bonita.
- Musée Matisse: museu banhado pelo sol e dedicado ao artista Henri Matisse, que chamou Nice de casa por grande parte de sua vida.
- Place Masséna: é a praça mais impressionante da cidade, construída em homenagem a um célebre comandante militar francês.
- Mercado das Flores: um dos melhores mercados da França. Bem pertinho da Praça Masséna, trata-se de uma rua longa repleta de barraquinhas que funcionam como um mercado a céu aberto. Lá você encontrará uma diversidade enorme de flores, comidas, frutas, temperos e muito mais. Não deixe de conferir!
- Catedral Ortodoxa Russa: a Catedral Ortodoxa Russa de Nice detém o título de maior catedral ortodoxa oriental na Europa Ocidental. Ela foi construída para a grande comunidade russa de Nice, em meados do século XIX. Visualmente, o edifício é bem marcante e é melhor visto à distância, para melhor apreciar a sua magnitude.
- Parc de la Colline du Château: essa colina conta com uma vista panorâmica incrível de Nice e do mar. Os perfumes mediterrâneos irão te acompanhar a cada passo graças aos seus caminhos super bem cuidados. É um belo local para relaxar por algumas horas!
Cannes
Com um clima maravilhoso e uma reputação elegante, Cannes é um lugar imperdível na Riviera Francesa. Esta cidade tem muitas atrações culturais fascinantes, além de ótimos lugares onde você pode relaxar e apreciar a beleza de tudo aquilo.
O Festival de Cinema de Cannes é um dos festivais internacionais mais famosos do mundo, celebrando o cinema e o mainstream. Cannes ganha vida todo mês de maio quando os nomes mais célebres do mundo do cinema chegam na cidade.
O festival ocorre por toda cidade, nos seus teatros, cinemas e hotéis, porém a principal concentração está em sua rua mais famosa e mais emblemática, La Croisette. É aqui que você encontrará os hotéis mais requintados, muitos dos quais têm suas próprias praias particulares.
Se você desejar uma espreguiçadeira na praia, pode até optar por desfrutar do serviço de garçom. Além disso, veja os residentes elegantes de Cannes passeando com seus cachorros, correndo, ou simplesmente relaxando e tendo uma conversa em uma das cadeiras ao longo da rota.
Há, também, muitas praias públicas em Cannes, onde você não irá gastar nada para simplesmente estar em um dos litorais mais admirados do mundo. Se você está procurando por uma praia tranquila, vá até Palm Beach, que fica na ponta do promontório e um pouco longe da loucura de La Croisette. Palm Beach é ideal para famílias e praticantes de windsurf, porque o mar perto da costa é pouco profundo.
Em Cannes vale visitar, também, o Le Suquet, um assentamento romano acima da cidade. Essa é a área mais antiga de Cannes, e é uma delícia para passear. Os prédios em tom pastel dão uma ideia do que era Cannes nos séculos 18 e 19, muito bacana!
+ Como comprar passagens aéreas baratas
Toulon
Toulon é uma cidade portuária na costa mediterrânea da França, com Cannes a leste e Marselha a oeste. É mais conhecida pelo seu time de rugby e por ser a base naval da França. O porto de Toulon também é um cenário atraente para passear, apreciar os vários iates e barcos de pesca, e curtir o almoço em um dos belos restaurantes ao lado do porto.
O que fazer em Toulon:
- Téléphérique du Faron: o teleférico até o Monte Faron é uma das principais atrações de Toulon. Inaugurado em julho de 1959, o icônico carro vermelho transporta dezenas de milhares de visitantes a 584 metros de altitude todos os anos, tendo uma vista panorâmica de Toulon e do Mar Mediterrâneo - realmente de tirar o fôlego!
- Plage du Morillion: conjunto de quatro praias arenosas a poucos passos do centro, com águas bem clarinhas e limpas. A praia é agradável para toda a família e conta, ainda, com bons restaurantes e bares. Além do mais, existe uma grande área de lazer gratuita nessas praias, ideal para manter os pequenos entretidos. Também tem por ali algumas atividades pagas, como o crazy golf, por exemplo.
- Musée Mémorial du Débarquement: esse museu é uma fortaleza da Segunda Guerra Mundial, situada acima de Toulon em Mont Faron. Ela comemora o desembarque aliado de agosto de 1944 e homenageia a libertação da Provença. No interior há uma extensa coleção de objetos do período e, na parte externa, os visitantes podem ver réplicas de uma arma anti-tanque, uma anti-aérea e um tanque Sherman.
- Mercado Cours Lafayette: muito movimentado e colorido, esse mercado é o maior mercado ao ar livre da região. Ele acontece de manhã cedo até a hora do almoço na maioria dos dias da semana. Além de comida, no Mercado Cours Lafayette você encontrará flores, produtos variados e roupas locais.
Mônaco
Mônaco não poderia estar mais bem posicionado. A oeste está a Riviera Francesa, a leste a Riviera Italiana, e os deslumbrantes parques nacionais franceses a norte. Além disso, você sabia que Mônaco é segundo menor país do mundo? A partir de alguns mirantes é possível até mesmo avistar três diferentes países!
Chegar até lá é relativamente fácil, principalmente se você está hospedado em Nice ou em outra cidade da Riviera Francesa. Mas, você ainda pode se hospedar na terra dos Grimaldi se quiser sentir de perto o clima do lugar.
O Principado de Mônaco, conhecido por seus hotéis majestosos, paisagens lindíssimas, carros luxuosos e uma segurança espetacular, proporciona aos seus visitantes uma experiência única e que precisa ser vivida de perto.
Mas não é só disso que Mônaco vive. O lugar tem pontos lindíssimos para você visitar durante a sua passagem por lá, e o clima é bastante agradável. Uma combinação perfeita!
- Caminhe pela cidade: o bom de Mônaco é que devido o seu tamanho é possível fazer tudo praticamente a pé. Caminhe pelo calçadão e aprecie a vista de tirar o fôlego. Não deixe de atravessar o túnel da Fórmula 1 a pé e sentir a adrenalina de estar lá. Ah, e caminhar pela marina é, sem dúvidas, um dos passeios mais legais para fazer em Mônaco. Como a maioria das cidades da Riviera Francesa, diversos iates e barcos incríveis chamam a atenção de todos.
- Mônaco Ville: a vista desse bairro é simplesmente sensacional. É nele que se encontra o Palácio Nacional e a Catedral de Mônaco.
- Catedral de Mônaco: passeio imperdível para quem gosta de visitar igrejas antigas. A Catedral é o local onde o túmulo da Princesa Grace de Mônaco se encontra.
- Jardim de Saint Martin: jardim, ou podemos chamar de obra de arte, os jardins de Saint Martin são muito bonitos e é um bom passeio para relaxar.
- Monte Carlo: parada obrigatória para os apreciadores de cassinos. Lugar incrível e luxuoso, com muitos carros de luxo, como Ferraris e Lamborghinis, estacionados do lado de fora.
+ 50 dicas de como economizar dinheiro para viajar
Èze
Este é outro lugar interessantíssimo para conhecer na Rivieira Francesa. Èze é uma cidade bem pequena, porém deslumbrante. Um must see na região da Riviera Francesa.
Localizada sobre o mar mediterrâneo, a cidade tem um ar medieval. Èze é uma cidade tão antiga que parece nos transportar para uma viagem no tempo. A cidade começou a ser erguida em 1388 pelos nobres de Savoy, e hoje conta com uma população de cerca de 2300 habitantes.
Essa cidade proporciona uma das vistas mais lindas da Côte d’Azur, e está praticamente pendurada em falésias sobre o Mediterrâneo. Em suas ruelas você irá encontrar diversas lojas, cafeterias e galerias de arte.
Comece o passeio pela cidade bem cedinho, e vá até o Château Eza, a casa de verão da família Royal Suecar. Após, siga até o topo da vila onde ficam localizadas as ruínas de um castelo e um lindo jardim botânico. Em seguida, caminhe até a Friedrich Nietzsche e vá até a Èze Bord-de-mer - te garanto um passeio incrível!
Um bom restaurante na região é o La Chevre d’Or que possui duas estrelas Michelin e conta com uma vista incrível. Vá até lá nem que seja para tomar um cafezinho e apreciar o ambiente.
Ah, e não deixe de incluir na sua lista do que fazer em Èze uma visita à fábrica de perfumes francês Fragonnard. Lá você terá a oportunidade de conhecer a maneira que eles produzem seus perfumes com diversas técnicas e métodos artesanais.
Saint Tropez
Quando se pensa em badalação no sul da França, muitas pessoas logo imaginam Saint Tropez. Esse é um dos destinos de praia mais famosos do mundo e com certeza você já viu notícia de alguma celebridade passeando por lá.
Aliás, além da cidade ser bastante conhecida por suas praias, a vida noturna da região também chama atenção. Por isso, não deixe de colocar Saint Tropez na sua lista de lugares para conhecer na Riviera Francesa.
A cidade começou a ser procurada pela alta sociedade internacional nos anos 60 e, desde então, artistas sempre escolhem esse paraíso como um destino de férias. Ela oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer grandes nomes da moda internacional e estar em contato com muita cultura e muita arte.
A Rue François Sibilli conta com lojas como a Fendi, Dior e Valentino. Mesmo que você não for comprar nada, vale a pena uma visitinha.
No porto da cidade, o Vieux-Port, iates e barcos luxuosíssimos dão as caras. Quem não gostaria de passar o dia em um deles, não é mesmo? Perto dali há muitas opções de café, lojinhas e restaurantes.
Já no centro histórico da cidade, no VieilleVille, as ruas são todas bem delicadas e floridas - uma atração à parte! Com certeza os ateliês de arte vão te encantar por ali. Um ótimo lugar para caminhar e sentir a real vibe de Saint Tropez.
Para aqueles que adoram uma praia, é obrigatório ir até a mais famosa da região: a Pampelonne Beach. A praia tem uma boa extensão de areia e conta com diversos beach clubs para os visitantes passarem o dia. Além do mais, a água é cristalina e bem limpinha. Imperdível!
Antibes
Como todas as outras cidades da Riviera Francesa, Antibes é banhada pelo mar Mediterrâneo e é muito incrível. Mas isso já não é mais novidade, né?
Este vilarejo está localizado a menos de 30 minutos de Nice, então é uma ótima opção de bate-volta caso você não tenha muito tempo. Apesar de parecer bem calma, Antibes recebe milhares de turistas anualmente.
Quando chegar lá, não deixe de ir até à Marina de Antibes. Visitar os barcos nessas cidades é uma parada obrigatória, afinal todas elas contam com incríveis barcos e iates estacionados que não vemos em nenhum outro lugar.
Visite ainda a Promenade Amiral de Grasse, o Chateu Grimaldi e o Museu Picasso. Para os fãs de arte, esse passeio não pode ficar de fora da lista!
Outros lugares interessantes para conhecer em Antibes são a Catedral de Antibes e o Marché Provença, mercado público bastante interessante e um dos mais tradicionais da região. Passe também pela Cidade Antiga (Vieux Antibes) onde está concentrado boa parte do comércio local, restaurantes e confeitarias.
Por fim, vale a pena incluir na lista do que fazer em Antibes a Igreja Notre Dame de La Platea, o Forte Carré e o Plage de la Gravette. Todas são construções antiguíssimas que carregam bastante história.
+ Como viajar barato para qualquer lugar do mundo
Importante: ao viajar para França, ou qualquer outro lugar do mundo, é importante fazer um seguro viagem internacional e ficar tranquilo (a). Recomendo usar o comparador de preços da SegurosPromo (confiável e em português) para pesquisar os melhores seguros viagens, e poder contratar com o menor preço possível. Use o código INSTINTOVIAJANTE para ter descontos exclusivos!
Quais as cidades que fazem parte da Riviera Francesa?
Abaixo deixamos uma lista com todas as cidades da Riviera Francesa.
- Cassis
- La Ciotat
- Bandol
- Sanary-Sur-Mer
- Six-Fours-Les-Plages
- Toulon
- Hyères Le Lavandou
- Cavalaire-Sur-Mer
- Saint-Tropez
- Grimaud
- Sainte-Maxime
- Fréjus and Saint-Raphaël
- Fayence
- Les Adrets-de-l’Estérel
- Tanneron
- Théoule-sur-Mer
- Mandelieu and La Napoule
- Grasse
- Mougins
- Cannes
- Vallauris
- Valbonne
- Golfe-Juan
- Juan-les-pins
- Antibes
- Biot
- Villeneuve-Loubet
- Cagnes-sur-Mer
- Vence
- Saint-Paul-de-Vence
- Saint-Jeannet
- Saint-Laurent-du-Var
- Belvédère
- Nice
- Villefranche-sur-Mer
- Saint-Jean-Cap-Ferrat
- Beaulieu-sur-Mer
- Èze
- Cap d’Ail
- Monaco
- Beausoleil
- Roquebrune-Cap-Martin
- Menton
E aí, o que achou desses lugares da Riviera Francesa? Já foi para lá e acha que faltou algum nessa lista? Conta para a gente nos comentários!
Nota: este é um artigo escrito por um(a) viajante visitante e nem tudo representa a opinião do Instinto Viajante.
Foto cabeçalho cassinos em Las Vegas: Gateway Tour.
Valores e dados de agosto de 2019