América do Sul > Brasil > Paraná > Carambeí

Guia de Viagem Parque Histórico de Carambeí, Paraná

Parque Histórico de Carambeí-PR Guia de Viagem

Parque Histórico de Carambeí e Colônia Carambehy, no Paraná

Carambeí (ou Carambehy) é uma pequena cidade do interior do Paraná que abriga o Parque Histórico de Carambeí, um museu a céu aberto sobre a cultura holandesa e sua imigração para o Brasil, que ocorreu lá pelos anos 1911, quando a Colônia Holandesa se chamava Vila de Carambeí. Apesar de sua origem, não espere a curtição de Amsterdã por lá, hein?!

Brincadeira à parte, saiba mais sobre minha viagem abaixo e navegue pelas abas do Guia de Viagem para Carambeí do Instinto Viajante para ver:

Valores e dados de outubro de 2018

O que achei de Carambeí e do Parque Histórico

Parque Histórico de Carambeí-PR Dicas de Viagem
Parque Histórico de Carambeí, Ponta Grossa, Paraná

Visitei Carambeí e o Parque Estadual de Vila Velha no mesmo final de semana, pois são dois lugares para viajar perto de Curitiba que estão no mesmo sentido, e dá para fazer uma viagem combinada tranquilamente, mesmo que em um único dia inteiro, de bate e volta (como eu fiz).

Em suma, Carambeí é uma cidade bem pequena, com alguns comércios e bons lugares para almoçar e lanchar. Sendo assim, o destaque realmente é o Parque Histórico de Carambeí, pois é a principal coisa pra fazer na cidade e motivo da maior parte das visitas.

O Parque ilustra uma vila holandesa das décadas de 30 a 50, com jardins bem cuidados e arquitetura fiel à época, composta de casas, pontes e moinhos. Ademais, estátuas, maquetes e até sistema de som espalhados pelo cenário aumentam a sensação de viagem à Europa de antigamente.

Gosto muito de história, mas são poucos os museus que me agradam, principalmente em se tratando de exaltar colonizadores, mas esse museu holandês foi uma boa surpresa. Certamente, o fato de ser um museu ao ar livre, com detalhes interessantes e lindas paisagens pesou. Afinal, o dia estava lindo, com céu azul e ensolarado, como você pode ver em nossa Galeria.

Para quem é a viagem para Carambeí?

Dicas de Viagem Parque Histórico de Carambeí-PR
Parque Histórico de Carambeí, Ponta Grossa, Paraná

Indico Carambeí para viagens de bate e volta ou final de semana (1 a 3 dias), para passar dias legais e tranquilos com quem gosta, sozinho (a) ou para viajar com filhos. Fui com a Betina, minha afilhada de 2 anos, e ela adorou o espaço amplo e gramado, além do parque ser bem lúdico. De vez em quando, lagartos passam correndo e prendem ainda mais a atenção das crianças. Vale a pena se esforçar em esquecer os celulares e aproveitar o lugar.

A cidade de Carambeí é bem sossegada, não tem muito mais coisas pra fazer além do parque e pode ser monótona para viagens de muitos dias (a menos que você busque paz e clima interiorano). Em geral, tem uma pegada mais de viagem turística do que de mochileiros (as).

Apesar de destinos de turismo padrão não me atraírem tanto, eu gostei. O lugar é bonito, agradável e rende belas fotos, além de ensinar um pouco de história.

Dica: a entrada no Parque Histórico de Carambeí é grátis para qualquer pessoa às quartas.

Guia de Viagem para Carambeí-PR

Continue no Guia de Viagem para Carambeí clicando nas abas no topo desse artigo ou nos links abaixo.

Fotos e edição: Instinto Viajante e Daniel Saeta.