Intercâmbio

High School na Austrália: qual cidade escolher e dicas

Intercâmbio High School na Austrália - Qual cidade escolher e dicas

High School na Austrália: qual cidade escolher e dicas

Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas. Cursos de idiomas, semestres de faculdade, ou fazer o ensino médio em outro país, são algumas das opções mais cobiçadas. Se você pode realizar este desejo e quer fazer o High School na Austrália, este artigo é pra você!

Em resumo, fazer intercâmbio para estudar na Austrália vale a pena! O país tem altíssima qualidade de vida, ótima segurança e infraestrutura, além de ter um transporte público muito eficiente.

Valores e dados de agosto de 2019

O que é o High School no exterior?

O High School é basicamente cursar parte ou todo o ensino médio no exterior. Os objetivos principais são: aprendizado de idiomas, amadurecimento de adolescentes e aumento do conhecimento e cultura, através do contatos com outros povos e costumes.

Por que fazer o High School no exterior?

Um intercâmbio proporciona ao estudante a oportunidade de entrar em contato com uma cultura diferente, com pessoas de diversas nacionalidades e visões de mundo. O contato com um país novo faz com que ocorra um processo importante de maturidade, onde será visível a evolução pessoal em diversos sentidos.

Além dessa experiência, que já é muito enriquecedora, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para conquistar a tão desejada fluência em um novo idioma. E aqui vai uma dica importante: não se assuste, ou coloque como barreira para não realizar um intercâmbio, a não fluência em outra língua, pois, uma vez no país, as coisas fluem naturalmente e o aprendizado é muito mais rápido e intenso do que em um curso de idiomas em nosso próprio país. Ao morar no exterior, o estudo de idiomas é feito 24h por dia!

Preciso ser fluente em inglês para fazer o ensino médio na Austrália?

Intercambio Australia - High School na Austrália
As melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália. Onde fazer High School na Australia, ou estudar inglês, ou fazer faculdade. Foto: Djerriwarrh.

Antes de poder fazer o high school na Austrália, é preciso realizar uma prova de inglês, mas ela não exige, nem de perto, fluência no idioma. São perguntados e testados alguns pontos básicos, para saber se o aluno possui um mínimo de noção da língua.

O inglês fluente, de fato, é aprendido somente no dia a dia lá fora, quando tiver que se comunicar com outras pessoas e falar para se virar. Em geral, as pessoas da casa que abriga o estudante, ou seja, a host family, têm uma parte muito importante neste aprendizado, pois são as pessoas que se comunicarão diariamente, servindo de treino para o ambiente externo.

O ano letivo na Austrália

O ano letivo na Austrália é muito parecido com o Brasil. Ao contrário das escolas dos Estados Unidos e do Canadá, as escolas australianas iniciam o ano no mês de fevereiro e terminam em novembro ou dezembro. Isso facilita muito para brasileiros, principalmente se a intenção for estudar no exterior por um ano, pois não atrapalha o período de estudos nas escolas brasileiras.

As férias de verão são entre dezembro e fevereiro, e as de inverno durante uns 15 dias no mês de julho.

Também há a possibilidade de escolher uma escola pública ou privada. Em ambas a estrutura é excelente! A diferença é que na privada, geralmente, tem alguma ligação religiosa.

Escolhendo matérias para estudar na Austrália

Já em relação às matérias da escola, a Austrália aborda esse ponto de forma bem diferente do Brasil. Lá, é possível escolher quais matérias deseja realizar, além do nível de aprofundamento e dificuldade, dependendo da matéria. Em outras palavras, não é preciso realizar uma grade fechada de matérias como acontece no Brasil.

Porém, é muito importante ter atenção às matérias escolhidas, pois o Ministério da Educação (MEC) autoriza validar os estudos feitos no exterior, desde que sejam cursadas algumas matérias específicas. As matérias exigidas pelo MEC para quem estuda fora do Brasil são:

  1. Matemática
  2. Língua (no caso da Austrália, inglês)
  3. Ciências (você deve escolher, pelo menos, uma matéria entre química, física e biologia)
  4. Ciência social (você deve escolher, pelo menos, uma matéria entre história e geografia)
  5. Educação física (algum esporte)

Como dito, além de poder escolher as matérias, é possível escolher o nível de aprofundamento e dificuldade dependendo da matéria. Na matemática, por exemplo, quando realizei intercâmbio, o coordenador da escola me ofereceu quatro níveis: Maths A, B, C e D.

O primeiro, o Nível A, era realmente uma matemática muito básica, temas como regra de três. Já no Nível C, o assunto era funções.

O mesmo acontecia com o inglês.

Em relação aos esportes, a variedade, pelo menos na escola em que estudei, era enorme! Além das matérias obrigatórias, escolhi realizar natação, surf, vôlei e canoagem. Eu tive colegas que escolheram pescaria, rugby e caminhada na praia também, mas a lista era bem grande.

MUITO IMPORTANTE: ao realizar o high school na Austrália, é MUITO importante conversar com a escola escolhida, pois há instituições de ensino que exigem algumas matérias específicas, além das exigidas pelo MEC. Se a escola tiver esse requisito e você não o observar, terá o risco de não conseguir validar o estudo que fez lá fora, tendo que repetir o ano no Brasil.

Qual a melhor cidade para fazer o ensino médio na Austrália?

A adolescência é um período importante e complexo, portanto, ao fazer um intercâmbio para estudar na Austrália, é fundamental escolher cidades que tenham mais a ver com o perfil do estudante. Nesse sentido não há "a melhor cidade para estudar na Austrália", pois isso é relativo ao gosto e intenções de cada pessoa.

Nosso objetivo aqui é apontar quais as características gerais de cada uma das principais cidades australianas, deixando sua escolha mais segura e assertiva! Uma vez que, tal escolha, normalmente, gera muitas dúvidas e insegurança.

Como é a vida nessa cidade? Será que vou me adaptar?

A Austrália, assim como o Brasil, conta com uma grande diversidade dentro do mesmo território. O norte é diferente do sul, o interior é diferente das cidades litorâneas. Dessa forma, haverá, com certeza, uma cidade na Austrália para todos os gostos e estilos de vida, oferecendo a oportunidade de escolher a cidade que mais se encaixa no perfil do aluno.

Dica: Lembre-se que será obrigatório ter um seguro viagem. Recomendo usar o comparador de preços da SegurosPromo (confiável e em português) para pesquisar os melhores seguros viagens, e poder contratar com o menor preço possível. Use o código INSTINTOVIAJANTE para ter descontos exclusivos!

Seguros Promo

1. Sydney

Onde fazer High School na Austrália - Sydney
Sydney é uma das cidades mais procuradas para intercÂmbio na Austrália e uma das principais cidades do país. Foto: Booking Hunter TV.

Sydney, diferente do que muitos pensam, não é a capital da Austrália (que é Camberra), mas é a maior cidade do país. Além de ser o centro financeiro, Sydney tem praias belíssimas, estando localizada na costa leste do país, no Estado de New South Wales. É a típica cidade grande, mas com praia, como no Rio de Janeiro. Moderna e multicultural, a cidade oferece experiências para agradar todos os gostos.

Em geral, a população de Sydney é bem receptiva e animada. A infraestrutura da cidade, como em toda a Austrália, é excelente. Caminhando pela cidade encontra-se parques com muita gente praticando esportes, belas praias, cafés e restaurantes dos mais diferentes estilos, além do ponto turístico mais famoso de Sydney: o Sydney Opera House.

O clima por lá é moderado, variando de 8º C a 29º C durante o ano. Já em relação ao custo de vida, podemos dizer que é mais alto que a maioria das cidades do país.

Em razão de ser uma ótima cidade para morar, Sydney atrai muitas pessoas em intercâmbio, ou seja, há muitos brasileiros por lá!

2. Sunshine Coast

Cidades para fazer High School na Austrália - Sunshine Coast
Situada em Queensland e menos procurada para intercâmbio do que Sydney e Melbourne, Sunshine Coast tem cerca de 347 mil habitantes e é uma das melhores cidades para fazer High School na Austrália, na minha opinião. Foto: Idee Per Viaggiare.

Situada no Estado de Queensland, a encantadora Sunshine Coast está a cerca de 100 KM ao norte de Brisbane, capital do Estado. A cidade tem porte pequeno para médio, com população girando em torno dos 347 mil habitantes.

Sunshine Coast é uma cidade litorânea e conta com um clima típico de praia. Repleta por praias de água cristalina, a cidade é destino ideal para aqueles que estão tentando fugir da cidade grande, e gostam de viver perto da praia. Outro ponto positivo da cidade é que seu custo de vida não é alto em relação à média da Austrália.

Por lá, o clima é mais quente se comparado a Sydney, por exemplo, chegando, no inverno, na casa dos 13º C. A cidade é menos procurada para intercâmbio, se comparada com outras cidades dessa lista, mas eu particularmente considero como uma das melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália.

O estilo de vida mais leve e tranquilo do local encanta, além de estar próxima de Brisbane, caso deseje maior agito (há trem que liga as duas cidades, e a viagem dura em torno de uma hora).

3. Melbourne

Cidades para estudar na Australia - Melbourne
Melbourne, é, juntamente com Sydney, umas das cidades mais procuradas para fazer Intercâmbio na Austrália. Fica no sul do país e trata-se de uma cidade mais urbana e cultural. Foto: Mathieu Sarrasin.

A atmosfera de Melbourne é um pouco diferente da ideia que a maioria das pessoas tem da Austrália, mas é também magnífica. É a capital do Estado de Victoria, no sul do país. Em razão da sua localização, o clima da cidade é mais frio, se comparado com Sydney e a maioria das cidades litorâneas da Austrália, principalmente no inverno. É bom salientar que, inclusive no verão, a temperatura não fica muito alta.

Conhecida como a capital cultural da Austrália, a cidade conta com diversas construções históricas - é uma cidade mais urbana. Porém por cidade grande não quero dizer que ela tem apenas prédios e concreto por todo o lado. Melbourne tem parques enormes e muito lazer, inclusive praias. O custo de vida vai de médio para alto, porém mais baixo que Sydney.

A cidade é bastante procurada por estudantes de intercâmbio, e sua popularidade vem crescendo entre os brasileiros. É mais indicada para quem gosta de cidade grande e atividades culturais.

4. Adelaide

Intercâmbio na Austrália - Adelaide
Adelaide fica no sul do país e é a capital de South Australia. Não está entre as cidades mais populares para fazer intercâmbio na Austrália, portanto há menos chances encontrar brasileiros por lá. Foto: ETB Travel.

Na minha opinião, Adelaide é a cidade mais charmosa e aconchegante da Austrália. Ela tem um clima de interior e tudo por lá é perto (o que facilita muito a locomoção).

É a capital do Estado de South Australia, e, assim como Melbourne, está localizada no sul do país. Em razão disso, o clima predominante é o frio. Repleta de áreas verdes, a cidade é, em geral, bem mais calma que Sydney e Melbourne.

O custo de vida em Adelaide é baixo em relação a média australiana, e não está na lista de cidades mais procuradas para intercâmbio na Austrália, ao compararmos com as demais deste artigo, sendo assim encontra-se menos brasileiros por lá.

5. Brisbane

Cidades para fazer High School na Austrália - Brisbane
Brisbane é a capital de Queesland, com cerca de 2 milhões de habitantes. Não fica no litoral, mas tem muito atrativo cultural e uma praia artificial. É uma escolha comum para fazer o High School na Austrália. Foto: Nick Gorst.

Brisbane, a capital do Estado de Queesland, é um dos centros econômicos da Austrália. Ela tem um porte grande em relação a maioria das cidades da Austrália, contando com cerca de 2 milhões de habitantes.

A cidade não é litorânea, então se praia não for um grande motivo de escolha, Brisbane é uma boa opção. Rodeada de cultura, sempre há o que fazer e ver por lá. O sistema de transporte funciona super bem, e caso haja o interesse em curtir uma praia, além da praia artificial que a cidade tem, pegando um trem é fácil chegar na Gold Coast ou Sunshine Coast, cidades litorâneas vizinhas.

O custo de vida em Brisbane é médio. Com certeza mais baixo que Sydney, porém é mais alto que Adelaide ou Sunshine Coast. Não é difícil esbarrar com brasileiros que a elegem para fazer o High School na Austrália.

6. Perth

Onde fazer High School na Austrália - Perth
Perth é outra que ainda não é tão procurada, mas para mim é uma das melhores cidades para estudar na Austrália. Tem cerca de 2 milhões de habitantes, fica no litoral e tem temperaturas ótimas para praia o ano todo. Foto: Booking Hunter TV.

Do outro lado do mapa, banhada pelo Oceano Índico, está Perth. Mesmo sendo uma cidade grande, ela não é enorme e tumultuada. Com cerca de 2 milhões de habitantes, Perth é tranquila, provavelmente uma das sua maiores qualidades.

A capital da Austrália Ocidental é litorânea e suas temperaturas permitem aproveitar as praias durante boa parte do ano. O clima é tropical e ensolarado, o verão chega na casa dos 40º C e o inverno, no máximo, alcança a casa dos 6-8º C.

Apesar de ser uma cidade moderna e tranquila, Perth não é um destino tão visado pelos brasileiros para estudar na Austrália, quanto quanto Gold Coast, Sydney e Melbourne. Eu digo que isso é questão de tempo, porque a cidade é ótima e sua popularidade vem aumentando cada vez mais. É pra mim uma das melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália.

7. Gold Coast

Cidades para fazer High School na Austrália - Gold Coast
Gold Coast é um dos lugares mais badalados da terra dos cangurus e, portanto, uma das cidades mais escolhidas para estudar na Austrália. Seria a California australiana? Foto: Booking Hunter TV.

Ah, a Gold Coast! Provavelmente você já escutou de alguém sobre essa cidade. Próxima de Brisbane, capital de Queensland, essa cidade litorânea respira praia e tem uma atmosfera super jovial. Um dos lugares mais cobiçados por surfistas, a Gold tem praias lindas, águas claras e muitas ondas. Talvez seja a California australiana.

A cidade tem um clima de verão praticamente o ano todo, mesmo que no inverno seja um pouco frio (mas nada de extremo). É certo se encantar com todas as praias, bem como o estilo de vida levado por seus habitantes (super leve e na paz).

Em razão de todas essas maravilhas, ela é uma das cidades mais procuradas para intercâmbio na Austrália, de todos os lugares do mundo, ou seja, obviamente por lá você irá encontrar muitos brasileiros. O seu custo de vida é médio-alto, certamente mais alto que Cairns e Sunshine Coast, outras cidades de verão.

8. Cairns

Lugares para estudar na Austrália - Cairns
Pra quem gosta de natureza e lugar pacato, Cairns é a melhor cidade da Austrália para fazer intercâmbio e High School. Foto: Tropic Days.

Por fim, mas não menos especial, acho necessário incluir Cairns em nossa lista de cidades para intercâmbio na Austrália. Ela é um prato cheio para amantes de natureza e que buscam a Austrália pensando em calor e praia literalmente durante todo o ano! A cidade está localizada no norte da Austrália, e conta com cerca de 160 mil habitantes.

Pequena e pacata, Cairns tem uma atmosfera de férias. Além do clima gostoso, a cidade é muito procurada por viajantes de todas as partes do mundo em razão da sua barreira de corais hiper famosa (a maior do mundo): The Great Barrier Reef (A Grande Barreira de Corais, tradução livre). A beleza desse lugar é impossível descrever, por isso, ao viajar para Austrália, não deixe de visitar!

Grande Barreira de Corais, Cairns, Australia
The Great Barrier Reef, ou Grande Barreira de Corais, é um Patrimônio Mundial Natural e fica em Cairns, na Austrália. O lugar é simplesmente fantástico, concentrando milhares de espécies marinhas. Foto: Australian Geographic.

O custo de vida da cidade é baixo e faz calor o ano inteiro. O inverno na cidade beira os 23º C, enquanto no verão a temperatura fica na casa dos 30-35º C.

E aí, qual é a melhor cidade da Austrália para fazer intercâmbio pra você? Conte nos comentários!

Independente da cidade escolhida para fazer o High School na Austrália, ou qualquer outro tipo de intercâmbio, tenha certeza de que será uma experiência inesquecível e enriquecedora! A Austrália é um dos melhores países quando o assunto é qualidade de vida, e conta com extrema segurança e infraestrutura. Até mais, e bons estudos! Ou, se já estudou lá, conta pra gente sua experiência!

Valores e dados de agosto de 2019

Veja mais: Planejamento de Viagem

Foto cabeçalho:Canley Vale High School