América do Sul > Brasil > Bahia > Ilha de Boipeba

Conheça a Ilha de Boipeba na Bahia!

Praia Boipeba - Bahia - Praia da Cueira

Conheça a Ilha de Boipeba na Bahia

A Ilha de Boipeba pertence ao município de Cairu, e está no litoral da Bahia. Próximo a Boipeba está Morro de São Paulo, um dos lugares mais famosos da Bahia. Porém, diferente de Morro de São Paulo, conhecido por sua vida noturna agitada e muitas baladas, Boipeba é um sossego só!

Não há melhor ou pior época para ir a Boipeba, porque por lá é verão o ano todo. Mesmo que digam que de maio a agosto chove mais na Bahia, as chuvas duram pouco tempo, e logo o sol volta!

Boipeba na Bahia ainda não é um lugar tão conhecido, exceto pelo reveillon de Boipeba que vem ganhando popularidade a cada ano. Por isso continue lendo para descobrir por que eu chamo esse lugar de paraíso baiano!

Você verá nesse artigo:

• Onde fica Boipeba e acesso a Ilha de Boipeba
  • Passo a passo de como chegar em Boipeba saindo de Salvador
  • Informações gerais da vida em Boipeba
  • Culinária de Boipeba
  • Praias de Boipeba
  • Passeios em Boipeba

Valores e dados de janeiro de 2019.

Onde fica Boipeba e acesso a Ilha de Boipeba

Antes de começar, queria dizer que eu amo viajar, mas sou bem pão dura para algumas coisas.. Eu na verdade prefiro dizer que tenho certas preferências. Mas enfim, o que eu quero dizer é que eu prefiro sacrificar algumas coisas por outras que tenho mais prazer em fazer. Eu particularmente prefiro passar perrengue com transporte do que ter que viver de sanduíche na viagem, se é que me entende.

Boipeba foi o início de uma viagem maior que eu fiz na Bahia. O final dela seria mais caro e eu quis economizar o máximo possível no começo. Então vou relatar o jeito mais barato de chegar em Boipeba que eu encontrei. Eu não peguei nenhuma carona, mas se você está disposto a isso, você poderá fazer alguns trechos de maneira ainda mais econômica.

O acesso a paradisíaca Boipeba é um pouco trabalhoso, mas a dificuldade no acesso, como tantos outros lugares que exigem um esforço maior para chegar, faz com que existe uma maior preservação da natureza e das belezas naturais na ilha. Então não se desanime com essa notícia, porque chegando lá você vai ver que valeu muito a pena!

Passo a passo de como chegar em Boipeba saindo de Salvador

Abaixo detalhei bem detalhadinho como fiz para chegar em Boipeba partindo de Salvador. Mas, em resumo, o jeito mais barato que encontrei para ir a Boipeba foi o seguinte:

• 1) Do Aeroporto de Salvador, fui para o Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador (usei Uber, mas você pode utilizar outros meios de transporte, inclusive ônibus). Total: R$40.
  • 2) Do Terminal São Joaquim, peguei um ferry para a Ilha de Itaparica (Terminal Bom Despacho). Total: R$6.
  • 3) Do Terminal Bom Despacho, um ônibus para cidade de Valença (parada do Cais). Total: R$25,50 (com a taxa).
  • 4) Da parada, fui a pé para o Terminal Marítimo de Valença.
  • 5) Do Terminal, peguei uma lancha até a Ilha de Boipeba. Total: R$45,25 (com a taxa).

Agora, tim tim por tim tim como cheguei em Boipeba:

Cheguei na Bahia pelo Aeroporto Internacional de Salvador (SSA). De lá, peguei um Uber para o Terminal Marítimo de São Joaquim, dentro de Salvador mesmo. Era madrugada e o valor do Uber ficou em torno dos R$40, para 45 minutos de trajeto.

Chegando no Terminal, peguei um ferry boat para a Ilha de Itaparica e desci no Terminal Bom Despacho. O primeiro ferry saia às 4 da manhã, e depois as saídas eram de hora em hora. Meu ticket foi de pedestre, custou R$6,00, e não tive problemas com vaga, até porque, como disse, era ainda madrugada. Acredito que se você estiver sem carro, fazer esse trajeto será sempre tranquilo e não haverá problemas de superlotação.

Porém, caso você esteja de carro, eu recomendo fortemente (quase obrigo) que você compre seu lugar adiantado pela internet, seja para ida ou volta de Salvador, ainda mais se você for em alta temporada e tem horário para chegar no aeroporto. Na volta dessa minha viagem eu estava de carro pois depois de Boipeba, como falei, fui para outras praias da Bahia.

Eu fiquei nada mais nada menos que 8 horas na fila desse ferry boat. E o que aconteceu? Eu perdi o meu voo. E o melhor: era voo emitido com milhas, ou seja, não consegui remarcar e precisei emitir um novo bilhete quando pisei no aeroporto. Então faça o que eu falo, não o que eu faço, conselho de amiga.

Bom, voltando, após cerca de 1 hora de viagem no ferry boat, cheguei no Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Bem próximo ao Terminal, poucos passos a pé, você vai encontrar os guichês para comprar o próximo trajeto, que é para a cidade de Valença na Bahia. Esse trecho você pode comprar com antecedência pela internet. Os ônibus saem de hora em hora, a partir das 06 da manhã.

Já a bordo do ônibus, pedi para parar na parada do Cais, em Valença, pois é a parada mais próxima para pegar o próximo transporte. Vale a pena dizer ao motorista que você irá pegar a lancha para Boipeba, ele irá saber onde parar.

Eu comprei minha passagem pela internet com a empresa de ônibus Cidade Sol, e o valor da passagem foi de R$23,50. Na hora, você terá que trocar seu voucher por um bilhete, e é cobrado mais uma taxinha de mais ou menos R$2,00. Eu ainda paguei um pouco mais porque adiantei minha passagem. Havia comprado o ônibus das 10 horas da manhã, pois pelos meus cálculos, e com uma margem de erro, eu chegaria por lá em torno das 09 horas. Acabei chegando às 07 e pouco da manhã e havia lugar no próximo ônibus, então resolvi trocar.

A viagem da Ilha de Itaparica até Valença durou cerca de 2 horas. O ônibus estava cheio, e as estradas em alguns pontos não eram muito boas. Acredito que seja por esse motivo que muita gente escolhe pousar direto em Valença, e não em Salvador, quando vão a Boipeba. Eu até cheguei a olhar passagens para pousar direto em Valença, mas o valor era muuuito mais alto do que pousar em Salvador e fazer esses trajetos.

Pedi para o motorista, então, para parar na parada do Cais. De lá caminhei até o Terminal Marítimo de Valença (muito perto, 600 metros mais ou menos). No Terminal você compra a passagem de lancha que vai até a Ilha de Boipeba, uma viagem com duração de cerca de 1 hora e meia.

Comprei com antecedência esse trajeto também, com a empresa Dattoli, e o valor foi de R$44,00. Na hora precisei trocar o voucher pela passagem, então paguei mais R$1,25.

No fim, cheguei às 3 horas da manhã em Salvador e, depois de todos esses trajetos, pisei na Ilha de Boipeba em torno das 15 horas. A Ilha não tem nenhum carro, o único que vi por lá foi um jipe do postinho de saúde. Então, em razão disso, quando você chega por lá, diversas pessoas estarão oferecendo para levar sua mala até sua pousada em Boipeba. Eu já havia olhado no mapa como chegar no meu hostel, e ele não era longe de onde a lancha parou, então eu mesma levei minha mochila e foi bem tranquilo.

Um pouco mais sobre a vida na Ilha de Boipeba

Agora que você chegou na Ilha de Boipeba, se prepare para relaxar e ter dias de muuito sossego. Como comentei, por lá você não encontra carros, tudo é feito a pé, e os únicos meios de transporte são tratores e quadricíclos, que saem de pontos específicos na Ilha.

Praia de Moreré - Boipeba Bahia, Brasil
Uma das minhas praias favoritas do Brasil: Praia de Moreré. Na foto, piscinas naturais desse paraíso no nordeste. Foto: Si - Flickr.

A rotina na Ilha é resumida em ir para alguma praia quase deserta e relaxar tomando uma água de coco o dia todo. De noite, Boipeba tem uma vida noturna muito calma também, então você provavelmente irá na feirinha da Praça Santo Antônio saborear comidas baianas e tomar uns drinks das frutas mais inusitadas que só o Nordeste tem (uma das minhas partes favoritas de lá!).

Ah, e como descrever as noites estreladas de Boipeba? Especialmente na beira do mar, o céu é absurdamente estrelado. Uma das noites mais mágicas que tive na Ilha foi em um luau na Praia de Moreré.. Ahhhh, Moreré!! Que lugar mais cheio de energia!

Outro ponto que é muito famoso na ilha é o Céu de Boipeba. O lugar é, além de uma pousada em Boipeba, um restaurante e bar, com uma vista absurdamente privilegiada e espetacular da Ilha de Boipeba. A atmosfera por lá é bacana, mas o lugar é um pouco caro. Na minha opinião, vale a pena ir para ver a vista em um final de tarde, tomar alguma coisa e, depois que o sol se por, ir embora.

Importante: a Ilha de Boipeba não conta com caixas eletrônicos, mas atualmente a maioria dos lugares já aceita cartão das bandeiras mais comuns (restaurantes, pousadas, mercados e farmácia de Boipeba, por exemplo). Porém, mesmo que Boipeba aceite cartão em vários locais, é bom você levar um certo valor em dinheiro também, pois não terá de onde sacar caso falte.

Culinária de Boipeba

Com o típico sabor baiano, Boipeba tem uma vasta variedade de restaurantes e barraquinhas de beira de praia com uma comida deliciosa. Se você é fã de frutos do mar, opção é o que não vai faltar em Boipeba. A ilha também é bem amiga dos veganos, muitos lugares tinham opção vegana, muitos mesmo, inclusive de acarajé vegano! Uma delícia!

Em Boipeba, a maioria dos restaurantes estão localizados no centrinho da Velha Boipeba. Eles têm opções para todos os gostos: comida baiana, pizza, hambúrguer, pratos feitos, entre outros. Na beira do mar de Boipeba você também encontra lugares para comer, mas a maioria deles funciona apenas durante o dia.

Onde comer em Boipeba - Culinária baiana em Boipeba - Bahia
Se tem uma coisa que eu AMO mais que muita coisa nessa vida é a culinária baiana.. moqueca, acarajé, aquele prato bem brasileirinho com farofaaa.. Foto: fabian.kron, Flickr.

Um prato que nunca havia provado e me impressionou positivamente foi a moqueca de banana da terra. Foi uma ótima pedida em todos lugares que eu escolhi esse prato, mas a do último restaurante na beira da praia da Cueira conseguiu ser ainda melhor. Afff, só de lembrar eu quero voltar correndo.

Pelo menos em alta temporada, todos os dias na Praça Santo Antônio havia uma feira de artesanato, com diversas barraquinhas de comida, de acarajé a hambúrguer, e com preço beeem em conta. A atmosfera por ali é de cidade pequena mesmo, super acolhedora, não dá para deixar de conhecer!

Praias de Boipeba

O que não vai faltar nos dias que você estiver na Ilha de Boipeba são praias paradisíacas de mar tranquilo para ter um momento offline do mundo. Boipeba não tem muitos pontos turísticos para conhecer, os poucos pontos que tem você poderá percorrer a pé em um único dia facilmente.

Separei algumas das praias imperdíveis em Boipeba para você aproveitar ao máximo sua estadia nessa Ilha mega apaixonante da Bahia.

Praia da Cueira

Praia Boipeba - Bahia - Praia da Cueira
Sabe aquele lugar que tu pisa e imediatamente para qualquer coisa que estava fazendo? Isso aconteceu na Praia da Cueira, Boipeba, Bahia. Foto: Nianin - Flickr.

Antes de eu ir na Praia da Cueira, me falavam que era a praia favorita da maioria das pessoas que já foram para Boipeba. E quando fui, eu entendi o porquê. A praia tem uma cumprida e larga faixa de areia branca, com coqueiros de fora a fora. Pelo seu tamanho, ela é uma praia bem privada (e eu amo isso).

No início dela, você encontra alguns restaurantes que servem uma comida bem boa, inclusive uma moqueca de banana da terra que não tenho nem palavras para descrever. Quanto mais para dentro da praia você vai, mais vazia ela fica. No final da praia da Cuieira é onde se faz a travessia para chegar a Praia de Moreré. Arrisco dizer que é a minha praia favorita na Ilha de Boipeba.

Para chegar na Praia da Cueira, basta você seguir toda vida pela areia, ou você pode ir pelo meio de Boipeba de trator ou quadricíclo também. Se você gosta de praia com um pouco de infraestrutura, ela é uma boa pedida em Boipeba.

Praia de Moreré

Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba, na Bahia
Ahhh, Moreré! Essa prainha na Ilha de Boipeba, na Bahia, é um verdadeiro paraíso. Foto: Michael Strugale - Flickr.

Na minha opinião, Moreré é a praia mais bonita de Boipeba. Para chegar na Praia de Moreré você tem duas opções: caminhar partindo da Praia da Cueira, e precisará cruzar um riozinho (importantíssimo cuidar da tabela de marés!), ou ir de trator / quadricíclo saindo do centro de Boipeba.

A praia é bem deserta, mas o seu centrinho conta com restaurantes e pousadas igual Boipeba, só que em menor variedade mais roots. Muita gente escolhe Moreré para acampar, o que me pareceu delicioso. Na beira da praia há diversos campings que parecem ter uma boa infraestrutura no geral.

Ficar em Moreré é ótimo para quem quer realmente relaxar. Recomendaria você ficar por lá se não está pensando em se deslocar muito, tanto de dia, quanto de noite. Digo isso porque para você sair de lá a pé dependerá da maré: ela precisa estar baixa para você cruzar o riozinho que leva até a praia da Cueira, ou seja, para chegar em Boipeba. Porém outro jeito de sair de lá é transporte com trator (cerca de R$10) ou quadricíclo (R$20).

Praia da Ponta dos Castelhanos

Boipeba - Bahia - Praia da Ponta dos Castelhanos
A Praia da Ponta dos Castelhanos, Boipeba, é o lugar ideal se você quer relax total. Uma praia praticamente deserta. Foto: Lucas Lima - Flickr.

Rodeada pelo mangue da região, a Praia da Ponta dos Castelhanos é bastante isolada e vazia. Ela tem alguns poucos lugares para comer, como a Barraca do Pirata.

Muita gente escolhe ir a pé para essa praia, é um pouco longe mas o trajeto até lá é super bonito. Nessa caminhada você necessariamente passará pelo meio de manguezais, então peça bastante informação para o pessoal da sua pousada em Boipeba antes de ir, pois é fácil se perder. Você pode também contratar um guia local para levá-lo.

Outra maneira, e a mais fácil para chegar até a Ponta dos Castelhanos, é de barco, que sai da Praia de Moreré.

Se você está achando muito esforço chegar nessa praia, garanto que a beleza por lá irá te recompensar. Apenas tenha cuidado se escolher ir a pé sozinho. Pergunte bastante antes de começar a caminhada!

Outras praias de Boipeba

Além dessas, impossível você não conhecer a Praia da Boca da Barra. Essa praia é a que tem acesso mais fácil, está do lado do pier que você chega na ilha. A água dessa praia é mais escura do que nas outras, e não é a mais bonita, mas tem um mar calminho. É uma boa praia para crianças em Boipeba. Uma hora boa de ir na Praia da Boca da Barra é no por do sol, a vista nesse momento é linda!

Você também pode conhecer a Praia do Tassimirim, que é bem próxima da Praia da Boca da Barra, cerca de 15 minutos caminhando. A beleza dela é mais exuberante do que a da Boca da Barra, e é super tranquila. Ainda, dependendo da maré, você pode curtir as piscinas naturais que se formam nessa praia.

Boipeba - Bahia - Principais Praias de Boipeba
Em Boipeba na Bahia é assim: praias paradisiacas e desertas. Cercadas por coqueiros e com faixas extensas de areia, as praias de Boipeba devem estar na sua lista!

Passeios em Boipeba

Muitos viajantes escolhem fazer o passeio de volta na Ilha de Boipeba de lancha. Nesse passeio você irá conhecer a maioria das praias em um dia só, ficando cerca de 2 horas em cada uma, além de conhecer as incríveis piscinas naturais de Moreré. Localizadas a alguns quilômetros da costa, as piscinas são ideais para realizar mergulho e ver a beleza da vida marinha por ali.

Há mais de uma empresa que faz esse passeio, então vale dar uma pesquisada no preço antes de fechar.

Outra atividade que é bem procurada na ilha é o passeio pelos manguezais. Dependendo do que você quiser fazer, há alguns guias locais na ilha com um valor inferior ao oferecido pelas empresas de turismo, então não tenha preguiça de pesquisar os preços!

Espero que esse post tenha deixado você ainda mais empolgado para conhecer esse cantinho espetacular da Bahia. A Ilha de Boipeba é meu xodó e ainda não é um destino tão procurado pelos turistas, porém sua popularidade está crescendo cada vez mais.

Ahh, e se você estiver pensando em ir para Morro de São Paulo, digo que vale a pena conhecer a Ilha de Boipeba na mesma viagem. A atmosfera é totalmente diferente, porém os dois lugares têm seus pontos positivos e suas próprias belezas. Há diversas empresas que fazem esse trajeto interligando as duas ilhas.

Já foi pra Boipeba e tem outra dica? Ou ficou com alguma dúvida sobre Boipeba? Pergunte nos comentários!!

Relato: Joana Pescador - valorizando culturas, trocando experiências e colecionando histórias

Valores e dados de janeiro de 2019.

Foto cabeçalho: Nianin - Flickr.