10 Melhores Lugares para viajar no Brasil no inverno (Junho, Julho e Agosto)
A dica de hoje no Instinto Viajante é uma lista com os melhores lugares para viajar no Brasil durante o inverno, ou mesmo para você que busca um lugar mais fresco para escapar do verão.
Quando o assunto é inverno e comparamos o nosso país com outros como Argentina ou Chile, chegamos a conclusão que a sua intensidade não chega nem perto do frio dessas regiões que ficam congelantes durante o inverno, e proporcionando viagens para esquiar.
Mas, mesmo assim, podemos encontrar diversos destinos incríveis para viajar no inverno no Brasil, e ainda muito bem acompanhados do sol que essa época do ano proporciona quase que diariamente.
Dentre os melhores lugares para ir no inverno no Brasil, estão cidades na serra e na montanha (a maioria entre Rio Grande do Sul e Minas Gerais) que chovem menos na época de inverno e que você poderá encontrar trilhas, cachoeiras e lagos ótimos.
Confira agora a nossa lista com os melhores lugares no Brasil para conhecer no inverno!
+ 12 Melhores Lugares para Esquiar na Argentina
Quais são os melhores lugares para viajar no inverno no Brasil?
- Curitiba - PR
- Serra Catarinense – SC
- Blumenau – SC
- São Bento do Sul – SC
- Tiradentes – MG
- Diamantina – MG
- Gonçalves – MG
- São Tomé das Letras – MG
- Campos do Jordão – SP
- Serra Negra – SP
São lugares para viajar em julho, junho e agosto, principalmente, mas que você pode fazer o ano inteiro, inclusive com preços mais baixos.
1. Curitiba - PR
Curitiba é a capital mais fria do Brasil. A cidade está localizada sobre uma superfície elevada e plana acima do nível mar e, ao mesmo tempo que apresenta temperaturas suaves no verão, tem um inverno com temperaturas baixíssimas. Durante o inverno, as geadas matinais são comuns, mas raramente a neve vem junto (geralmente a neve aparece a cada 15 anos na região).
Com um clima aconchegante, além de uma rica gastronomia local, sem dúvidas Curitiba é um dos melhores lugares para viajar no Brasil no inverno.
Você pode visitar o atraente bairro do Batel que é o bairro mais abastado da cidade. Seu entorno tem vários atrativos, e é conhecido pelo lado boêmio e pela sua gastronomia - existe mais de 100 restaurantes e bares no bairro! A Ópera de Arame também é um dos cartões postais da cidade de Curitiba: um lugar singular.
E claro, não deixe de visitar uma das atrações turísticas mais famosas de Curitiba, o icônico Jardim Botânico. Neste lugar você irá encontrar diversas espécies de plantas e de vegetais do Brasil e do mundo distribuídas nas alamedas.
Durante o inverno há diversas feirinhas espalhadas pelas praças de Curitiba também, onde você pode encontrar desde lembrancinhas até comidas típicas da região. Por essas e outras, Curitiba é um dos melhores lugares para ir no inverno no Brasil.
+ 10 Lugares no Rio de Janeiro para Viajar no Dia dos Namorados
2. Serra Catarinense – SC
Enquanto Curitiba carrega o título de capital mais fria do nosso país, o Planalto Serrano Catarinense é a região mais fria do Brasil. É um lugar que geralmente a neve aparece no inverno devido as suas baixas temperaturas. Mesmo que ocorra por apenas alguns dias, a sua paisagem toda esverdeada se torna branquinha e suas cachoeiras congelam.
Considerada a “Sibéria Brasileira”, o município de Urubici na serra catarinense registrou a temperatura mais baixa já registrada no Brasil, em junho de 1996 a região marcou -17,8ºC. O clima na região é subtropical, e as temperaturas podem chegar a zero grau nas manhãs e noites de inverno. Mesmo no verão, as temperaturas nessa região podem cair bastante.
Ao visitar a Serra Catarinense vá até a Serra do Rio do Rastro que abriga uma estrada que foi considerada umas das mais espetaculares do mundo. Você também poderá conhecer a Serra do Corvo Branco que possui o maior corte em rocha do Brasil, e junto com a Serra do Rio do Rastro formam as estradas mais incríveis de Santa Catarina, e com certeza uma das mais bonitas do Brasil.
No inverno, especificamente no início de junho, acontece a Festa Nacional do Pinhão, sendo um dos mais importantes eventos culturais e gastronômicos da região Sul do Brasil. Lá acontecem diversas exposições de arte, apresentações, feira de artigos típicos de inverno e muito mais. A festa se estende até o centro da cidade onde há eventos e shows variados com muita bebida e pratos típicos de Santa Catarina. Esse é, de fato, o destino de inverno mais frio do Brasil e vale a visita para sentir essa sensação.
3. Blumenau – SC
Blumenau é uma cidade que merece ser visitada durante todo o ano e que parece se tornar ainda mais incrível no inverno. A cidade é tomada por um clima mágico e parece que tudo se torna mais bonito na região.
O inverno na região é acompanhado de baixas temperaturas que giram em torno dos 13ºC. Rodeada de construções históricas devido a sua raiz alemã, a cidade foge do tradicional e parece que nos leva para algum lugar no meio da Europa.
Na cidade você pode conhecer o famoso Museu da Cerveja que conta a história dessa bebida que é tão tradicional no nosso país e foi trazida pelos imigrantes alemães. Vá, também, até o Parque da Vila Germânica que é o endereço mais famoso da cidade e é onde anualmente acontece à famosa Oktoberfest!
Em Blumenau há diversas fábricas de cerveja artesanal e você poderá experimentar e se deliciar com essas cervejas que são consideradas umas das melhores do Brasil. No mês de julho acontece a Festitália, um festival italiano repleto de cultura e perfeito para se deliciar com massas e um bom vinho.
+ 12 Lugares para Conhecer no Chile
4. São Bento do Sul – SC
Essa cidade é bem pequena, com raízes alemãs, que se mostram tanto em sua gastronomia, quanto em suas construções. Uma região repleta de belezas naturais, destaque no ecoturismo catarinense e que certamente não pode faltar em qualquer lista de lugares para viajar no inverno.
Existem diversos registros de neve no passado em São Bento do Sul, o que faz dessa cidade um bom destino de inverno no Brasil.
Apesar de pequena, São Bento do Sul é conhecida como a capital nacional dos móveis e é o maior exportador de móveis do Brasil. O município também se destaca no setor cerâmico e de tecelagem, e abriga grandes empresas como a Oxford e a Buddemeyer.
A cidade abriga um dos maiores circuitos de arvorismo do Brasil, que conta com mais de 18 atividades. Contemplar o pôr do sol no mirante também é uma boa opção, ele proporciona uma visão espetacular da cidade. O Museu Municipal tem uma grande importância histórica e é considerado patrimônio histórico de Santa Catarina.
Na região ainda ocorrem diversas festas típicas durante o ano, que em sua maioria mostram as tradições herdadas de seus imigrantes europeus. A festa mais famosa é a Schlachtfest que dura 3 dias e é similar a Oktoberfest. O evento acontece no começo do mês de setembro e tem atrações para toda a família.
+ 15 Lugares para Viajar no Dia dos Namorados no Rio Grande do Sul (Rota Romântica)
5. Tiradentes – MG
Tiradentes é uma cidade que está sempre cheia e recebe turistas durante todo o ano, não só de junho a agosto. A cidade é charmosa e tem um centro histórico que merece ser visitado, totalmente preservado.
É um ótimo destino de inverno em Minas Gerais se você gosta de curtir um clima friozinho em uma cidade típica de interior, ficando lotada nessa época. Já no carnaval, Tiradentes recebe outro tipo de público, aqueles foliões que querem curtir a festa agitada em suas ruas históricas - incrível!
Visite o Centro Históricode Tiradentes que é onde se concentra a maioria das atrações. O Largo das Forras é a praça mais famosa da região, e a partir dali você pode seguir por algumas ruas e praticamente terá conhecido todos os pontos turísticos. Vá até a principal igreja da cidade, a Igreja Matriz de Santo Antônio e outras do circuito religioso também.
+ Como Comprar Passagens Aéreas Baratas
6. Diamantina – MG
Diamantina apresenta as mesmas características de Tiradentes, uma cidade pequena e totalmente histórica. O local é repleto de ladeiras difíceis de subir e diversos casarões coloniais. Ao viajar para Diamantina, em Minas Gerais, parece que estamos sendo transportados para o passado.
Diamantina recebeu o titulo de Patrimônio Cultural da UNESCO em 1999 e, apesar de ter sido um pouco esquecida e não muito visitada, o turismo na cidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. A temperatura no inverno varia entre 10ºC e 22ºC. Durante o dia, o clima é agradável, mas à noite as temperaturas baixam bastante.
A cidade também é famosa por abrigar um dos melhores carnavais do Brasil. Diamantina fica lotada neste período assim como na semana santa e no ano novo. Além disso, durante o inverno, durante alguns finais de semana, ocorre a Vesperata, um famoso evento tradicional da cidade, com diversos espetáculos musicais da cultura diamantinense.
A cidade fica lotada e disputadíssima nesse período, então reserve o seu hotel com antecedência para não perder a oportunidade de aproveitar esse lugar histórico em Minas Gerais, e que sem dúvidas é um dos mais escolhidos do estado para conhecer no inverno.
+ 50 Simples Dicas de Como Economizar Dinheiro para Viajar
7. Gonçalves – MG
Gonçalves é um ótimo destino para viajar no inverno e fica localizada na Serra da Mantiqueira. Ela tem aquele ar de roça, uma típica cidade do interior. A cidade é conhecida por sua produção de alimentos orgânicos, o que a transforma também em um perfeito destino gastronômico. Um dos pontos fortes em Gonçalves é a sua gastronomia local que serve o melhor da comida típica mineira.
A cidade tem por volta de quatro mil habitantes, mas atrai turistas durante o ano todo, principalmente na época do inverno. Nos meses de inverno a temperatura do local pode chegar na casa dos 7ºC negativos, e com isso alguns locais na cidade ficam branquinhos devido a geada.
A cidade é um ótimo lugar para realizar passeios ao ar livre e contemplar a natureza. Dessa forma, para melhor aproveitar os passeios, é bom que seja contratado uma agência especializada devido as estradas requisitarem carros com tração nas quatro rodas. Gonçalves tem diversas cachoeiras e é uma ótima opção se você quer curtir belezas naturais e relaxar.
É possível, também, fazer trilhas e ir até mirantes na cidade para ter uma bela vista da região. A cidade é um ótimo destino de inverno para se desconectar um pouco do agito das cidades grandes e se conectar com a natureza, além de comer o melhor da comida mineira.
+ As Melhores Vinícolas de Mendoza, na Argentina
8. São Tomé das Letras – MG
Uma pequena cidade no alto de uma montanha e que carrega diversas histórias e segredos. São Tomé das Letras é um ótimo destino de inverno para aproveitar um clima friozinho de interior rodeado de belezas naturais e historias místicas.
Essa cidade é para aqueles que gostam de aventura e também do mundo místico. São Tomé das Letras tem fama de ser um destino esotérico, e existem diversas lendas sobre a região, o que acabou a transformando numa das cidades mais místicas do Brasil.
A cidade é cercada por montanhas incrivelmente verdes e inúmeras belezas naturais. O local conta com baixas temperaturas, e na época do inverno cai consideravelmente na parte da noite. A cidade recebe muitos visitantes nos feriados e finais de semana, lotando os barzinhos do centro e também as cachoeiras do local.
Em São Tomé das Letras há diversas atividades para fazer. Visite o Parque Antônio Rosa, que é uma das principais atrações do local, mas também outros lugares como a Toca da Bruxa e o Cruzeiro.
Há diversas cachoeiras na região, mais de 30 opções de escolha! Existem também diversas grutas para explorar, sendo a do Sobradinho a mais famosa.
9. Campos do Jordão – SP
Esse é de fato um dos destinos mais procurados no Brasil no inverno, e não é à toa que é conhecido como a "Europa brasileira". A cidade é perfeita para curtir os meses mais frios do ano, e oferece diversas opções de coisas para fazer.
O clima é realmente frio em Campos do Jordão, e a temperatura no inverno pode chegar a 0ºC durante a noite. As paisagens da cidade são incríveis, um lugar perfeito para desfrutar de ar puro e para contemplar a vista das montanhas. Diversas opções de hospedagem estão disponíveis na região, e você pode escolher a que mais lhe agrada para melhor aproveitar as belezas do local.
Em julho acontece o Festival de Inverno, que atrai milhares de turistas para a região. Música erudita toma conta do festival, com grandes músicos que realizam concertos por toda cidade.
A cidade tem uma gastronomia riquíssima e, durante a época de inverno, receitas especiais são preparadas, como fondues oferecidos em vários restaurantes em Campos do Jordão. Acontecem diversos eventos culturais pela cidade, em hotéis, restaurantes e nas praças. A cidade é a mais requisitada e famosa para curtir o inverno no Brasil e você precisa conhecer!
10. Serra Negra – SP
Fechando com chave de ouro nossa lista de melhores lugares para viajar no Brasil no inverno está Serra Negra.
A cidade é a mais famosa produtora de malhas entre as cidades do Circuito das Águas, e também muito procurada pelas peças em tricot, couro, palha e porcelana - Serra Negra concentra mais de 250 lojas voltadas para esse comércio. Nos meses mais frios do ano, a cidade fica lotada devido à procura por essas peças, além de ser um destino de inverno bastante conhecido.
A cidade oferece muitos atrativos na época do inverno e recebe milhares de visitantes. A temperatura na região gira em torno dos 8ºC no inverno, podendo chegar a 1ºC durante alguns dias.
Eles têm o seu próprio Cristo Redentor, um monumento de 18 metros que está no alto do Pico do Fonseca. O passeio de teleférico proporciona uma vista panorâmica da região, e o percurso até o Cristo Redentor dura 15 minutos. Visite algumas fazendas onde são produzidos queijos e vinhos e desfrute da natureza do local.
O Festival de Inverno na cidade é repleto de dança, música, teatro e lazer. Ele inicia em junho e se estende até o final de julho, contando com mais de 50 eventos. Diversos músicos de diferentes estilos musicais se apresentam no festival, além de manifestações artísticas e culturais.
Já conhece esses lugares? Indica outros lugares no Brasil para ir no inverno? Conta pra gente nos comentários!
Nota: este é um artigo escrito por um(a) viajante visitante e nem tudo representa a opinião do Instinto Viajante.