As melhores cavernas do PETAR, São Paulo

caverna temimina nucleo caboclos petar sp

Guia melhores Cavernas do PETAR-SP

Achei necessário listar as melhores cavernas do PETAR, em São Paulo, depois que fiz uma viagem para Iporanga com apenas 2 dias livres para visitar o PETAR. É claro que dois dias são insuficientes para visitar os 4 núcleos do imenso parque, mas a ideia é que essa lista possa te ajudar a escolher as melhores cavernas se também tiver pouco tempo de viagem.

Como mencionei em nosso Guia de viagem do PETAR, já são mais de 350 cavernas catalogadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. No entanto, apenas 12 cavernas estão abertas para turismo, espalhadas pelos núcleos: Santana, Ouro GrossoCasa de PedraCaboclos. Os três primeiros com entradas mais próximas da cidade de Iporanga, e o último mais perto de Apiaí.

Veja agora o Top 5 melhores cavernas do PETAR do Instinto Viajante, com fotos e dicas de viagem!

Valores e dados de novembro de 2018

+ Cachoeira Sem Fim, em Iporanga - Como chegar e dicas

As melhores Cavernas do PETAR, em São Paulo

Você verá nesse artigo:

 

O PETAR é fascinante por conter a maior concentração de cavernas do mundo. Eleito Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, é frequentemente visitado por professores (as) e pesquisadores (as). Seja pelas paisagens, seja pelas curiosidades acadêmicas, é um destino de viagem muito especial de ir e também levar crianças.

Atenção: Falo de todas as cavernas citadas abaixo em detalhes no Guia de viagem para as Cavernas do PETAR.

1. Caverna Santana | Núcleo Santana

caverna santana nucleo santana petar sp
Caverna Santana, Núcleo Santana, PETAR-SP. Dica: dentro das cavernas é MUITO escuro, suas fotos ficarão boas apenas usando flashs ou, ao menos, iluminando com lanternas.

A Caverna Santana é a segunda maior de São Paulo em extensão, com 800 Metros. Estando no Núcleo Santana, é preciso seguir por uma trilha de menos de 50 Metros. Possui uma grande gama de formações geomorfológicas, considerada por pesquisadores (as) a mais diversificada do PETAR. Lá você verá estalactites, estalagmites, electites, cortinas, chão de estrelas e outras.

Possui um rio em seu interior, mas uma estrutura com pontes de madeiras permitem a visita sem se molhar. Há possibilidades de ver morcegos, opiliões e grilos albinos.

salão dos sulcões caverna santana petar nucleo santana
Salão dos Vulcões, um dos destaques da Caverna Santana, no Núcleo Santana, do PETAR. Foto: commons.wikimedia.org | Rafael Rodrigues Camargo.

Para nós a Caverna do Santana é a melhor caverna do PETAR!

Horários de visita: 9h as 15h.

2. Caverna Água Suja | Núcleo Santana

caverna agua suja petar nucleo santana
Caverna Água Suja, no Núcleo Santana, PETAR - experiência de andar dentro d'água na maior parte da caverna. Foto: commons.wikimedia.org | Rodrigo Albertini.

Outra dentre as principais cavernas do PETAR, a Caverna Água Suja tem como destaque a possibilidade de andar com água até a cintura em boa parte dos seus 400 Metros de extensão. O que pode ser motivo de fobia pra algumas pessoas, se torna fantástico para outras, me incluindo aí.

cavernas do petar sp caverna da agua suja dicas de viagem
Caminhar dentro das cavernas "molhadas", ou seja, que possuem um rio dentro, é uma das experiências únicas proporcionadas pelas cavernas do PETAR.

No fim, uma cachoeira dentro da caverna oferece um banho de água gelada para purificar a alma. Saindo do centro de visitantes do Núcleo Santana, anda-se 1,3 KM na Trilha do Betari até a entrada dela.

Horários de visita: 8h as 14h.

+ Guia de viagem Cavernas do PETAR

3. Caverna Alambari de Baixo | Núcleo Ouro Grosso

caverna alambari de baixo petar nucleo ouro grosso
Caverna Alambari de Baixo, uma das atrações do Núcleo Ouro Grosso, no PETAR. Foto: caveatlantica.com.br.

A Caverna Alambari de Baixo certamente não pode ficar de fora da nossa lista das melhores cavernas do PETAR. Acessada por uma trilha de 500 Metros, tem um pórtico de entrada gigante que proporciona uma linda imagem com os raios de sol pela manhã.

É uma "caverna molhada", assim como a da Água Suja. Alguns trechos possuem cordas para ajudar na caminhada e há momentos que a água fica acima da cintura.

Horários: 8h as 15:20h.

4. Caverna Temimina | Núcleo Caboclos

caverna temimina petar nucleo caboclos
Caverna Temimina, uma das melhores cavernas do PETAR, dentro do Núcleo Caboclos. Foto: commons.wikimedia.org | Beto Mus.

A Caverna Temimina é acessada através de uma trilha mais longa (9 KM), que sai do Núcleo Caboclos e costuma ser feita em umas 2h. Possui 200 Metros de extensão e é cortada por um rio. Seu destaque são as dolinas ou claraboias gigantes, aberturas no teto que permitem a entrada de raios de luz na caverna, provenientes de um desmoronamento do passado.

Horários de visita: 8h as 10h (para quem acampa dentro do Núcleo Caboclos, é permitido sair 7h e 7:30h agendando previamente com a administração).

5. Caverna Morro Preto | Núcleo Santana

entrada caverna morro preto petar sp nucleo santana
Caverna Morro Preto - Outra entre as melhores cavernas do PETAR. Entrada com formações peculiares e ótimo pórtico para suas fotos no parque.

Para chegar na Caverna do Morro Preto, deve-se tomar uma trilha de menos de 200 Metros saindo do Núcleo Santana.

Nela, um majestoso pórtico de 25 Metros de altura dá as boas vindas. Possui 100 Metros disponíveis para caminhada dentro dela. O destaque é o salão Anfiteatro, onde há raios de luz adentrando na caverna. Lá, foram encontrados vestígios de ocupação humana que datam de milhares de anos atrás.

Horários de visita: 8h as 16h.

 Outras Cavernas do PETAR/SP

caverna morro preto o que fazer no petar sp
Ao todo, são mais de 300 cavernas catalogadas, mas é permitido visitar turisticamente apenas 12 cavernas do PETAR.

O PETAR permite a visita em outras 7 cavernas. São elas:

  • Caverna Couto | Núcleo Santana
  • Caverna Cafezal | Núcleo Santana
  • Caverna Ouro-Grosso | Núcleo Ouro-Grosso
  • Caverna Casa de Pedra | Núcleo Casa de Pedra
  • Caverna Chapéu Mirim I | Núcleo Caboclos
  • Caverna Chapéu Mirim II | Núcleo Caboclos
  • Caverna Aranhas | Núcleo Caboclos

Saiba como chegar, dicas e todas as informações sobre cada uma delas no Guia de viagem Cavernas do PETAR.

 

 Dicas para visitar às Cavernas do PETAR

cavernas do petar o que levar para o petar
Capacete, lanterna, blusa de manga e tênis são alguns dos itens obrigatórios no parque. Veja abaixo o que levar para o PETAR!

Viajando com pouco tempo - O setor que possui mais atrativos em nossa lista é o Núcleo Santana e não é atoa que é o mais visitado no PETAR. Portanto, se você tem poucos dias de viagem, provavelmente fazer os passeios do Núcleo Santana será a melhor opção.

Saia cedo - Principalmente nos fins de semana e feriados, saia o mais cedo possível para o parque, pois as cavernas possuem horários e limite de visitas por dia.

Vacina febre amarela - A região do PETAR possui incidência de febre amarela, portanto é altamente recomendado que você tome vacina contra febre amarela.

Claustrofobia - Eu não sou claustrofóbico, então tenho pouca autoridade para falar. Mas tentando te dar uma noção: eu achei que as cavernas do PETAR eram mais apertadas, contudo a maioria possui trilhas e salões amplos. Só não recomendo, se você tiver claustrofobia MUITO intensa.

Animais - No PETAR não é permitido entrar com animais domésticos.

Leve lanche e água - No PETAR não há lanchonetes e restaurantes, leve seus lanches e bebidas. Retorne sempre com seu lixo. Veja o que eu levo em: dicas para economizar viajando.

Valores e dados de novembro de 2018

Colaborou com o artigo: Meres Mota (Pousada Tammy)

Fotos e edição: Instinto Viajante e Daniel Saeta. Cabeçalho: commons.wikimedia.org | Rafael Rodrigues Camargo.

Você viu nesse artigo:

  • As melhores Cavernas para visitar no PETAR
  • Outras cavernas do PETAR para conhecer
  • Dicas de viagem para o PETAR

Obrigado pela visita e boa viagem!

Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros viajantes, curta e compartilhe =)

 Mais dicas de viagem

Já conhece as Cavernas do PETAR? Qual seria seu Top 5?