Cachoeira Sem Fim, Iporanga - PETAR, São Paulo: como chegar, horário, preços e dicas de viagem
Visitar a Cachoeira Sem Fim (ou Cachoeira do Sem Fim) é uma das principais coisas para fazer em Iporanga-SP, principalmente por ser no Bairro da Serra, muito perto do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).
Trata-se de um passeio curto, que demanda pouco tempo, mas que vale a pena. Recomendo conhecer este atrativo no dia de chegada ou saída da sua viagem para Iporanga, ou combinado com o Boia Cross, Rapel ou outras atividades que não tomem um dia inteiro.
A Cachoeira Sem Fim na verdade não é apenas uma cachoeira, mas três quedas com bons poções para aproveitar os dias quentes.
Veja agora no Instinto Viajante todas as dicas de viagem para à Cachoeira Sem Fim, onde fica, como chegar, horário de funcionamento, preço de entrada, e fotos.
+ Guia de viagem Cavernas do PETAR
Valores e dados de novembro de 2018
Cachoeira Sem Fim | Iporanga-SP
Onde fica e como chegar
A Cachoeira Sem Fim fica no Bairro da Serra, em Iporanga, São Paulo. É lá que se hospeda a maioria das pessoas que chegam para visitar as Cavernas do PETAR.
Para chegar lá basta seguir pela Rodovia Antônio Honório da Silva (SP-165). São 3,4 KM desde o centrinho do Bairro da Serra, e 10,5 KM do Centro de Iporanga. Ela está corretamente sinalizada no GoogleMaps (link abaixo) e é muito fácil encontrar.
Ao chegar, tem uma pequena entrada, com uma espécie de guarita, onde uma pessoa cobra a entrada. Em frente, há um estacionamento (um "acostamento" da rua), onde é tranquilo estacionar.
Dessa entrada sai uma trilha rodeada por vegetação de Mata Atlântica que leva até as três cachoeiras. A trilha é fácil, leve e autoguiada, com apenas 700 Metros no total. Recomendo-a inclusive para crianças e pessoas idosas.
Dica: agências de viagens de Iporanga fazem passeios até lá, mas é bem fácil de visitar por conta própria e não necessita guia.
Preço para entrar na Cachoeira Sem Fim, horário, regras e contato
As cachoeiras ficam em uma área privada, com cobrança de taxa para visitar e acesso controlado. O local possui estrutura básica, com banheiros, lixeiras, banquinhos - locais limpos e sinalizados.
Valor: R$ 8 por pessoa. Horário: 8h às 18h.
Importante: lá não possui lanchonete ou restaurante.
Regras
É proibido:
- Pular das cachoeiras
- Entrar com bebidas alcóolicas
- Entrar com vasilhames quebráveis
- Entrar com armas
- Caçar e pescar
- Jogar lixo em qualquer local além das lixeiras
Contato
- Telefone: (15) 9 9652-1309
A Cachoeira Sem Fim
Todas as três "Cachoeiras do Sem Fim" têm poções para banhar-se e é possível chegar até em baixo das quedas. Valem a pena visitar tanto pelos banhos, quanto pelas possibilidades de lindas fotos.
O local ainda é bastante preservado, verde, com mata nativa e várias aves circulando, principalmente pela manhã e ao fim do dia.
A primeira cachoeira é bem perto, anda-se muito pouco. Ela possui 10 Metros de queda e costuma ser utilizada para a prática de rapel por agências de viagem de Iporanga. Tem uma queda principal e um segundo nível de queda que deixam a paisagem linda.
A segunda queda também é alta, com 11 Metros. Essa é peculiar por ser magrinha, bem delgada, mas com o maior poço entre elas. Parece um copo de leite sendo derramado, fininha e constante.
Possui um poção legal e umas pedras que permitem sentar de frente pra cachoeira e posar para suas fotos.
A terceira e última cachoeira é a menor, mais esmirradinha, com apenas 4 Metros de altura. O destaque dela é o poção, o maior das três. O que acaba vindo a calhar, pois é onde você provavelmente irá relaxar após a caminhada.
+ As 5 Melhores Cavernas do PETAR
Dicas Cachoeira Sem Fim, Iporanga-SP
Lanches
Leve lanches e água, pois na Cachoeira Sem Fim não há lanchonetes, restaurante, nem venda de bebidas. Lembre-se que é proibido entrar com vasilhames de vidro.
O que NÃO levar/fazer
Preserve a natureza, por favor, não entre nos rios e cachoeiras com nenhum tipo de produto químico. Isso inclui: shampoo, condicionador, cremes, repelentes, protetor solar, bronzeador, etc.
Algumas pessoas não sabem, mas esses produtos contaminam lugares de água doce, como os rios e cachoeiras (a menos que sejam biodegradáveis).
Vamos manter o lugar sempre limpo e preservado para todos, inclusive nós mesmos.
O que levar
Vá com roupas leves, trajes de banho e calçado confortável, de preferência chinelo. As caminhadas por lá não são longas, nem difíceis.
Dica: ir de calças leves (nada de jeans) com sunga, biquini ou maiô é uma boa opção para escapar dos mosquitos ao sair da água.
Veja este checklist de viagem que ajuda a montar sua mochila/mala para viajar.
Segurança
A Cachoeira Sem Fim é super segura tanto para chegar, quanto após entrar dentro da área particular. Tome cuidado apenas para não escorregar nas pedras e com as crianças.
O perigo é mínimo, mas não há salva-vidas lá, então tome cuidado. Não é permitido saltar das cachoeiras.
Animais
Adoro animais, mas alguns leitores não entendem quando peço para não leva-los pros lugares de natureza, como praias, cachoeiras e trilhas. Mas peço que você seja consciente e não leve. Basicamente, animais domésticos afetam a flora e fauna locais, além de poder passar doenças para as demais pessoas.
Entenda mais sobre por que não é legal viajar com seu pet pra esses lugares e dissemine essa informação importante:
- Predação de vertebrados por cães
- Cães e gatos dizimam espécies nativas em reservas naturais
- 10 doenças que animais podem transmitir
Entretanto, o lugar ainda não proíbe a entrada de animais.
+ Guia de viagem para Iporanga-SP e PETAR
Valores e dados de novembro de 2018
Fotos e edição:Instinto Viajante e Daniel Saeta
Você viu nesse artigo:
- Onde fica, mapa e como chegar na Cachoeira Sem Fim
- Horário de funcionamento, preço e regras
- Dicas de viagem para à Cachoeira Sem Fim
- O que fazer no PETAR além das Cavernas
Obrigado pela visita e boa viagem!
Mais dicas de viagem
- 5 Melhores Cavernas do PETAR
- Guia de viagem para o PETAR e Iporanga-SP
- 10 lugares para viajar no dia dos namorados no Rio de Janeiro
- Guia completo Cataratas do Iguaçú (lado brasileiro)
- Guia completo Cataratas do Iguaçú (lado argentino)
- Todos os truques para viajar muito barato
- Viajar de carona: manual com todas as dicas