Oceania > Austrália

5 lugares imperdíveis para visitar na Austrália

Lugares Imperdíveis Austrália - Whitheaven

5 lugares imperdíveis para visitar na Austrália

Está planejando sua viagem para a terra dos cangurus e não quer perder a oportunidade de conhecer os melhores lugares da Austrália?

Nesse artigo, irei falar sobre 5 lugares mais inusitados e imperdíveis da Austrália que não podem ficar de fora da sua lista do que fazer na Austrália!

Quer saber quais são eles? Confere aí!!

1. Great Ocean Road e os Doze Apóstolos

Australia - Great Ocean Road
A Great Ocean Road, está no estado de Victória, na Austrália, e começa na cidade de Torquay e termina em Warnambool. Foto: Jarno Willemarck - Flickr.

A Great Ocean Road é uma estrada litorânea de 243 km de extensão localizada no estado de Victória, bem ao sul da Austrália. Essa rota é fascinante e deve estar na sua lista do que fazer na Austrália, principalmente se você planeja conhecer a cidade de Melbourne, capital do estado onde a Great Ocean Road está localizada.

A estrada tem como ponto de início a cidade de Torquay, conhecida pela prática de surf, e vai até a cidade de Warnambool. Ao longo desse caminho não faltam paisagens de tirar o fôlego, costões com vistas incríveis e muitas praias. Além disso, no percurso da Great Ocean Road você irá passar por pequenas cidades e vilas, podendo parar para descansar um pouco nelas.

O roteiro para conhecer e a forma de fazer a Great Ocean Road variam bastante. Há pessoas que fazem de carro, outras escolhem ir com excursões. Tem gente que vai e conhece tudo em um único dia, como também tem gente que tira uma semana inteira para desfrutar dessa rota.

Como dito, você pode percorrer ela toda em um único dia, o que eu acho que será super cansativo e você não irá aproveitar muito cada local, pois há diversas atrações incríveis ao longo rota. Porém eu diria que, caso você só tenha um dia para conhecer a rota, vá mesmo assim! Não deixe de conhecer!

Mas caso você tenha disponibilidade para fazer a rota durante mais de um dia, você pode ir dormindo ao longo do caminho, nas cidades em que for passando. Austrália é um país muito desenvolvido, então há estrutura até nas pequenas cidades – isso não será um problema. Eu recomendaria fazer a Great Ocean Road em pelo menos 3 dias. Dessa forma, você poderá parar e aproveitar bem a estrada e seus diversos pontos turísticos.

Australia - Great Ocean Road - Bells Beach
Bells Beach é um dos pontos mais famosos da Great Ocean Road, na Austrália, e também recebe uma das etapas do WSL. Foto: Daniel G. - Flickr.

Para iniciar a jornada, o importante é saber como chegar na Great Ocean Road. Se você estiver em Melbourne, cidade em que a maioria das pessoas que faz a rota parte, o jeito mais fácil de iniciar a Great Ocean Road é dirigir cerca de 1 hora até a cidade de Torquay (onde a Great Ocean Road começa). Isso tudo, claro, se você escolher fazer a rota com carro próprio. Caso você não alugue um carro, há também a possibilidade de fazer o tour da Great Ocean Road com empresas de turismo (a maioria das ofertas para esse passeio está em Melbourne).

Ao longo da Great Ocean Road você irá encontrar muitos lugares incríveis, como a Bells Beach. Essa praia é o lugar favorito dos surfistas no sul da Austrália, inclusive o lugar é geralmente escolhido para ser palco de uma das etapas do campeonato de surf mundial, o WSL. A praia de Bells é muito bonita, por isso vale a pena dar uma parada para desfrutar.

Loch and Gorge é outra praia, porém bem atípica. Sabe a imagem que temos de praias gregas? Então, Loch and Gorge lembra muito. Ela é uma das praias mais lindas da Austrália, tanto observando de cima das altas falésias que rodeiam toda a faixa de areia, quanto estando lá embaixo.

Castle Cove Lookout - Great Ocean Road
Na Great Ocean Road você também pode parar no mirador chamado de Castle Cove Lookout, ponto mais desconhecido da rota. Foto: xanda the panda - Flickr.

Ainda, se você é daqueles que gosta de ver tudo de cima, o Castle Cove Lookout e o Split Point Lighthouse são paradas obrigatórias! O primeiro é um mirante, enquanto o segundo é um farol, ambos com ótimas visões do mar.

Agora, chegamos finalmente aos Doze Apóstolos, atração mais famosa de toda a Great Ocean Road. Esse ponto turístico conhecido como os Doze Apóstolos é composto de torres altíssimas de calcário no meio do mar, que se soltaram das falésias que contornam a praia. Mesmo que o nome do local seja os Doze Apóstolos, atualmente há apenas oito, e não doze. A vista de lá é linda, daquelas que a gente só consegue agradecer por estar vivo.

Nos Doze Apóstolos foi construída uma plataforma com vistas privilegiadas, porém você não precisa ficar só nos observatórios no alto do penhasco. Tem a possibilidade de descer os degraus de Gibson (os Gibson Steps), e chegar até praia também.

Os Doze Apóstolos - Great Ocean Road
Outro ponto famoso na Great Ocean Road é os Doze Apóstolos. E não é à toa, não é mesmo? Olha esse lugar e essa vista incrível! Foto: martyr_67 - Flickr.

Dicas para fazer a Great Ocean Road

  • Se fizer a rota de carro, você pode fazer seu próprio horário, o que é ótimo. Escolhendo essa maneira, é recomendável iniciar a Great Ocean Road bem cedo, pois na parte da tarde há muito turista nos pontos de interesse;
  • Ainda, escolhendo fazer a Great Ocean Road de carro, o melhor é alugar o carro no dia anterior, pois as agências não costumam abrir antes das 07 horas da manhã (o que impossibilita de inicia o trajeto muito cedo);
  • Se for fazer a Great Ocean Road de ônibus, escolha sentar do lado esquerdo, pois na Austrália a mão é inglesa, e dessa forma você terá uma vista melhor.
  • Sobre roupas para levar em uma viagem pela Great Ocean Road, é importante levar roupas para o frio (mesmo que você vá no verão). Venta muito, e é no sul da Austrália, então sim, faz frio!

2. Uluru (Ayers Rock)

Em meio ao quente e árido deserto australiano, está o segundo maior monólito do mundo: Uluru, também chamado de Ayers Rock. Com mais de 8 km de circunferência e cerca de 340 metros de altura, a enorme pedra é sagrada para os aborígenes da região, os Anagus, que consideram que ela foi criada pelos seus antepassados. Antigamente era possível escalar o Uluru mas, de uns anos para cá, devido ao seu significado espiritual e ao respeito pela cultura aborígene, subir o Uluru foi proibido.

O Uluru está localizado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. O monólito muda sua coloração conforme a hora do dia (rosa meio roxo, mais avermelhado, e vermelho bem escuro). É imperdível apreciá-lo no nascer do sol, talvez uma das experiências mais marcantes dessa região.

Lugares Incríveis Austrália - Uluru
Um destino alternativo na Austrália é o deserto australiano, onde está Uluru, uma pedra sagrada para os aborígenes. Foto: Bob under focus - Flickr.

Ao redor da pedra há um caminho para fazer trilhas (suuper tranquilas, é mais uma caminhada), e também diversos mirantes para observar a grandiosidade do local. Ainda, naquela região você tem a oportunidade de conhecer a cultura riquíssima aborígene, no Centro Cultural Aborígene. Não é necessário contratar um guia local, só caso você queira. É super fácil ir para Uluru por conta própria, e durante o caminho há diversas placas explicando a história do local, bem como sua geografia.

Mas então, como chegar em Uluru? Pode-se chegar ao deserto australiano tanto de avião, quanto de carro ou ônibus. Geralmente a maneira escolhida de conhecer e chegar até Uluru é sair por terra (carro ou ônibus) da cidade de Alice Springs (cerca de 400km de Uluru). A estrada é bem tranquila, com sinalização e asfalto bons. Se você preferir ir de avião, há também voos saindo das principais cidades australianas para lá.

A cidade base para quem visita o Parque se chama Yulara. Lá é possível tanto acampar quanto ficar em hotel de luxo. Quando fui, fiquei em um camping, e fiquei extremamente satisfeita: pessoal bacana, cozinha básica mas boa, e banheiros compartilhados limpos. A imagem que se tem do céu não cabe em palavras. Com certeza o maior número de estrelas que eu já vi na vida, é absurdo!

Dicas para conhecer o Uluru / Ayers Rock

  • Se você escolher ir de carro para Uluru saindo de Alice Springs, abasteça sempre que achar um posto na estrada, há muitos quilômetros sem qualquer posto de gasolina;
  • As temperaturas em Uluru são altíssimas durante o dia, então bastante protetor solar e água (é muitooo quente mesmo). À noite as temperaturas são mais amenas, um moletom está ok.
  • Aquela região tem uma quantidade enorme de moscas - nunca vi coisa igual. Se você já tiver aqueles chapéus com telinha de viseira, leve, pois será muuuito útil. Mas eles também vendem por lá, caso você não tenha.

3. Pink Lake

Lago rosa ao natural, é sério? Sim! Inclusive há mais de um Lago Rosa espalhado pelo mundo, como o Hillier Lake e o Pink Lake, na Austrália.

Lugares Incríveis Austrália - Pink Lake
O Pink Lake da Austrália está localizado entre Melbourne e Adelaide, bem ao sul da Austrália. Não é incrível? Foto: Derrickkoo_Photography - Flickr.

O primeiro, Hillier Lake, está localizado em Middle Island, a maior das ilhas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. Este conta com cerca de 600 metros de comprimento e toda a sua borda é rodeada por uma mata de eucaliptos.

Já o segundo, Pink Lake, está praticamente no meio do caminho entre as cidades de Melbourne e Adelaide, sul da Austrália, mais precisamente na cidade de Dimboola, ainda no estado de Victória.

Para chegar no Pink Lake da Austrália não tem mistério. Ele é facilmente visto da própria rodovia, basta colocar “Pink Lake” no GPS e seguir! Quanto ao lago Hillier, infelizmente é apenas possível vê-lo sobrevoando a área.

A causa da coloração rosa desses lagos ainda causa discussão. Há quem sustente que sua cor se dá pela microalga Dunaliella Salina em conjunto com a falta de nutrientes da água e muito sal, como há pessoas que dizem ser pela proliferação da bactéria Salinibacter Rube.

Mesmo com a incerteza da causa que deixa os lagos rosa, é fácil e vale a pena ver de perto o Pink Lake se você estiver pelo sul da Austrália.

4. The Great Barrier Reef

Lugares imperdíveis Austrália - Great Barrier Reef
É possível conhecer a Great Barrier Reef, incrível barreira de corais da Austrália, saindo da cidade de Cairns, no norte. Foto: Rafael Wagner - Flickr.

A Austrália é mãe de uma das mais belas, se não a mais bela e incrível barreira de corais do mundo. Localizada no estado de Queensland, bem ao norte do país, a Great Barrier Reef é um presente da natureza, sendo inclusive reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade. Quem tem interesse em conhecer a barreira de corais normalmente a acessa através da cidade de Cairns, mas também pode ser facilmente acessada por Port Douglas ou Airlie Beach, por exemplo.

A cidade de Cairns tem uma atmosfera de férias. Ela não é um grande centro urbano, e 95% dos turistas que visitam a cidade estão lá em razão da Great Barrier Reef. É impossível você não ficar boquiaberto com a beleza do fundo do mar. Os corais são uma tabela de cores infinitas, e há uma enorme vida marinha.

Para conhecer a Great Barrier Reef, essa incrível barreira de corais, você tem mais de uma opção. Independente da forma, seja mergulho com cilindro, snorkel ou barco com fundo de vidro, você não pode deixar de observar toda a abundância daquele local. Geralmente esses barcos com fundo de vidro param em um determinado ponto, que é quando as pessoas podem descer para fazer snorkel e nadar. Ainda, caso você queira mergulhar com cilindro na Great Barrier Reef, posso te confirmar que será uma experiência única, porém o preço é um pouco salgado.

IMPORTANTE: é impossível chegar na grande barreira de corais e não se impressionar com a vida marinha e a grandiosidade daquilo tudo. Por ser muito importante preservar essa riqueza, é recomendável (e responsável) usar um protetor solar livre de químicos que danifiquem os corais e a vida marinha da Great Barrier Reef.

5. Whitsundays Islands

Esse lugar é um complemento do anterior. Não muito longe de Cairns, estão as incríveis Ilhas Whitsundays. Ilhas isoladas com areia branquíssima e água transparente, cercadas pela barreira de corais – não parece o paraíso?

Melhores praias Austrália - Whitsunday Island
Whitsunday, Daydream e Hamilton são as três ilhas mais visitadas na Whitsunday Islands. Areia branquinha e água cristalina! Foto: Josué Godoy - Flickr.

Na Whitsundays há ilhas com luxuosos resorts, como também há ilhas desertas. A principal e maior delas é a Whitsunday Island, mas há outras igualmente lindas, como a Daydream e a HamiltonIsland. Ainda, outra ilha bem conhecida na região é a Ilha Hook, que é ótima para quem gosta, além de curtir uma praia, fazer várias trilhas.

A Whitsunday Island, a principal ilha que leva o mesmo nome do arquipélago, é lar da famosa Whitehaven Beach, um paraíso na terra, literalmente! Ao lado dela, está a Hill Inlet, montanha que é possível escalar e ter uma visão absurdamente linda: diversos tons de azul e bancos de areia branca: um real quadro vivo! A subida é super fácil e curtinha, em cerca de 10 minutos você chega ao topo.

Ah, e em qualquer ilha da Whitsundays epções de mergulhos para admirar a riquíssima barreira de corais da Austrália.

Não há melhor ou pior época para conhecer Whitsundays Islands, na Austrália. É calor o ano inteiro, mas no verão costuma ser bem mais cheio em razão das férias escolares.

Para conhecer esse destino é recomendável um pouco de organização antes para conseguir preços melhores, especialmente em alta temporada. Há resorts caríssimos, mas ao mesmo tempo é possível encontrar outros locais para se hospedar nas ilhas por um preço um pouco mais em conta.

Outros lugares alternativos na Austrália

Além dos lugares imperdíveis para conhecer na Austrália citados acima, aqui ficam outras duas dicas de locais que valem a pena conhecer se você busca ter uma experiência diferente na Austrália: a Tasmânia e o The Pinnacles Desert.

Tasmânia

Destino Alternativo Austrália - Tasmânia
A Tasmânia é considerada um destino alternativo da Austrália porque foge daquilo que a maioria das pessoas imagina. Foto: Eugene Kaspersky - Flickr.

O estado da Tasmânia está situado no extremo sul da Austrália e se destaca especialmente por fugir da imagem australiana de praias paradisíacas, com surf e muito calor. Bem ao contrário disso, o estado possui um ar europeu: montanhas, lagos e florestas formam a incrível e diferenciada Tasmânia.

O estado é bem isolado não só da Austrália, como do mundo – com uma rápida olhada no mapa mundi é possível notar que a Tasmânia não está muito distante da Antártida. A cidade de Hobart, Launceston e Wineglass Bay são, com certeza, pontos imperdíveis se você escolher visitar a Tasmânia.

The Pinnacles Desert

Destinos Alternativos Austrália - Pinnacles Desert
O Pinnacles Desert é um destino bem alternativo e diferente na Austrália. Ele está localizado no Nambung National Park. Foto: Philip Bouchard - Flickr.

Agora, um outro lugar peculiar na Austrália é o deserto Pinnacles, que faz parte do Nambung National Park, na Austrália Ocidental. O lugar é muito curioso, formado por muitos e muitos pilares de calcário que se erguem aleatoriamente do enorme deserto de areia.

Principalmente se você estiver em Perth, o Pinnacles Desert é um bom local para incluir no roteiro. Em apenas um dia, saindo de Perth, você vai e volta, e ainda consegue aproveitar por lá.

Dica: garanta que você esteja lá na hora do por do sol, dizem que a visão é incrível!


A Austrália é um país enorme, com climas, paisagens e belezas bastante diversas. Em razão disso, foi difícil escolher e se concentrar em apenas 5 lugares imperdíveis da Austrália. Há lugares na Austrália que você nem imagina que existem, principalmente por estarem distantes do que a maioria das pessoas pensa sobre o país. São lugares alternativos e pouco explorados na Austrália.

E aí, gostou dessa lista? Tem alguma outra sugestão? Escreve aqui nos comentários! Vou adorar saber!

Relato: Joana Pescador - valorizando culturas, trocando experiências e colecionando histórias

Foto cabeçalho: Florestan Toiron - Flickr