Planejamento de Viagem > Lugares para viajar

Melhores praias para surfar no Brasil (Lista definitiva!)

Melhores praias para surfar no Brasil

Melhores praias para surfar no Brasil

Procurando picos de surf para viajar? O Instinto Viajante te mostra quais são as melhores praias para surfar no Brasil, com opções tanto se você quiser aprender a surfar, quanto se já for mais experiente no esporte.

É verdade que, com mais de sete mil quilômetros e 2.095 praias, não é difícil encontrar praias com ondas para surfe no Brasil. Mas o difícil é saber quais as melhores. Para te ajudar, viajamos o país de ponta a ponta, conversando com surfistas de diversas regiões, e garimpando o suprassumo até chegar na lista perfeita para planejar sua surf trip.

Quer saber o resultado?

Mostramos agora as 10 melhores praias para surfar no Brasil e mais 161 picos de surfe espalhados pelo Brasil. De quebra, mais 11 lugares com ondas gigantes. São os 179 destinos de surfe mais relíquias do país para haole nenhum botar defeito!

Você verá neste artigo:

E aí, vamos cair pra dentro? Veja agora as 10 melhores praias para surfar no Brasil!

Picos de surf: As 10 melhores praias do Brasil para surfar

Como prévia, deixo meu Top 5 das melhores praias para surfar no Brasil:

  1. Praia da Joaquina
  2. Praia do Tombo
  3. Praia de Maresias
  4. Praia de Itacoatiara
  5. Praia Cacimba do Padre

Vamos a lista completa!

1. Praia da Joaquina, Florianópolis | Santa Catarina

Praia da Joaquina, Florianópolis-SC - Melhores praias para surfar no Brasil
Praia da Joaquina, em Florianópolis, Santa Catarina - Uma das melhores praias para surfar no Brasil. Foto: Heitor Pergher / Flickr.

A ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, possui mais de 40 praias com diferentes características. No entanto, a melhor praia para surfar em Florianópolis é a Praia da Joaquina. Suas ondas são fortes e longas, estilo caixote, portanto perfeitas para surfistas. A Praia da Joaquina também é sede de muitos eventos de surfe desde a década de 70, quando ganhou popularidade mundial.

Esta praia é uma típica praia brasileira, onde é comum ver pessoas jogando altinha, vôlei, frescobol, correndo ou caminhando. É ideal para surfe e prática de esportes.

O mar tá ruim? Não se preocupe! O surfe na Joaquina acontece também na areia. Com dunas gigantes, também é possível praticar sandboard, o "snowboard" em dunas de areia, muito popular na cidade.

Além do mar e das dunas, Floripa é um ótimo destino de viagem devido suas trilhas, lugares para acampar e vida noturna.

A Praia da Joaca fica a 15 KM do Centro de Floripa. Para chegar, você deve ir até o bairro Lagoa da Conceição, de carro ou ônibus. Tenha paciência com o trânsito lotado na alta temporada.

Florianópolis é uma das melhores cidades para surfar no Brasil, pois possui diversas praias com boas ondas.

Outras praias para surfar em Florianópolis:

  • Praia dos Ingleses
  • Praia do Santinho
  • Praia do Moçambique
  • Praia Mole
  • Praia do Campeche
  • Praia do Matadeiro
  • Praia da Lagoinha do Leste
  • Praia Brava

2. Praia do Tombo, Guarujá | São Paulo

Praia do Tombo, Guarujá, SP - Melhores praias brasileiras para surfar
Praia do Tombo, Guarujá, São Paulo - Lembrada com frequência entre as melhores praias para surfar de São Paulo e do Brasil. Foto: Fernando Cabrera / Flickr.

A Praia do Tombo, no Guarujá, em São Paulo, atrai muitos surfistas que buscam ondas perfeitas. Sede de campeonatos nacionais e internacionais de surfe, o Tombo tem esse nome pela presença de buracos e correntes fortes que são responsáveis por muitas quedas. Apesar disso, o local é perfeito para quem quer surfar.

Com 900 Metros de extensão e areias brancas, a Praia do Tombo é bem limpa e cuidada. Tem estrutura bem servida, com vários quiosques e grande acessibilidade para pessoas com mobilidade limitada. O inverno é a melhor época para surfar por lá devido aos fortes ventos na região. Nesse período, costuma lotar de surfistas.

    Curiosidade: a Praia do Tombo é certificada pelo Programa Internacional Blue Flag (Bandeira Azul), que incentiva a responsabilidade social e ambiental pelo mundo.

    De São Paulo (capital) até lá são cerca de 95 KM e a viagem dura em torno de 1h30min.

    Guarujá também está entre as cidades com muitas praias para surf.

    Outras praias para surfar no Guarujá:

    • Praia de São Pedro
    • Praia de Tijucopava
    • Praia da Enseada
    • Praia de Pirangueiras
    • Praia Pernambuco

    + Surf pelado? Veja as melhores praias de nudismo do Brasil

    3. Praia de Maresias, São Sebastião | São Paulo

    Praia de Maresias, Sao Sebastiao-SP - Melhores praias para surfe no Brasil
    Praia de Maresias, São Sebastião, São Paulo. Presença garantida em qualquer lista de melhores picos de surf no Brasil, Maresias já formou diversos surfistas, dentre eles o campeão mundial Gabriel Medina. Foto: K21 Series / Flickr.

    São Sebastião situa-se na costa norte de São Paulo e é o lar de praias lindíssimas para todos os gostos. Dessas, a Praia de Maresias é a melhor praia para surfar e frequentemente recebe campeonatos internacionais de diferentes modalidades. Maresias foi onde começou ninguém menos que o campeão mundial Gabriel Medina.

    A praia é enorme, com 5 KM de extensão, de areia limpa e águas cristalinas. O mar tem ondas fortes, provocadas por uma placa submersa que é muito apreciada pelos surfistas. No bairro há vários hotéis sofisticados, restaurantes modernos, bares e casas noturnas que garantem mais do que surfe em sua viagem.

    Maresias também têm alguns recifes agradáveis, um deles é no Canto do Moreira, onde costuma haver ondas épicas. Se você achar que as ondas estão muito altas, a pequena Vila de Pescadores de Paúba forma boas ondas, mas menores.

    Há outros esportes aquáticos que valem a pena serem praticados por lá, como jogar vôlei ou andar de skate na praça em frente à praia. Dependendo da época, é fácil avistar baleias próximas da costa, e ver o por ou nascer do sol na região é sempre uma ótima pedida!

    A praia fica a 168 KM de São Paulo (Capital) e a viagem de carro até lá dura em torno de 2h30min.

    Outras praias para surfar em São Sebastião:

    • Praia de Camburi
    • Praia da Baleia
    • Praia Paúba
    • Praia Guaecá
    • Praia de Juqueí (ou Juquehy)
    • Praia Barra do Sahy

    Dica: Ao viajar para Maresias, aproveite para incluir em seu roteiro outras praias do litoral paulista que estão próximas e são imperdíveis, como as praias de Ilhabela e Ubatuba, essa última local de origem de outro ícone do surfe: Filipe Toledo.

    4. Praia de Itacoatiara, Niterói | Rio de Janeiro

    Praia de Itacoatiara, Niteroi-RJ - Melhores picos de surfe no Brasil
    A Praia de Itacoatiara, em Niterói, Rio de Janeiro, oferece além de excelentes ondas para surfar, trilhas e mirantes espetaculares. Na deixe de subir o Costão de Itacoatiara em sua visita. Foto: Luiz Cláudio / Flickr.

    A praia de Itacoatiara é para mim a melhor praia de Niterói, vizinha da Capital Rio de Janeiro. Fica entre duas montanhas enormes, com areia fina e clara, e com mar de águas cristalinas. É frequentada principalmente por jovens, surfistas, e praticantes de slackline.

    Ela quase sempre oferece bons tubos, com ondas de um a três Metros de altura, em média, mas já tendo ocorrido ondas acima dos 4 Metros. Em algumas épocas do ano uma enorme ondulação do sudeste pode produzir ondas ainda maiores, mas essa força da água raramente oferece boas condições para surfar.

    Itacoatiara é reconhecida mundialmente como uma das melhores praias para surfar no Brasil, recebendo anualmente campeonatos de surfe e bodyboarding, como o Itacoatiara Pro, que faz parte do Circuito Mundial de Bodyboard.

    Dica: As melhores ondas são no inverno, quando o vento está na direção sul.

    Além da praia principal, há uma prainha menor e mais calma, no canto direito, ideal para quem viaja com filhos. Outro atrativo de Itacoatiara é fazer a Trilha do Costão de Itacoatiara.

    Quem visita de carro não possui dificuldades de acesso. De ônibus, há a linha 38, que sai do terminal de ônibus de Niterói, e deixa próximo à praia.

    5. Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha | Pernambuco

    Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha-PE - Melhores picos para surfar no Brasil
    Praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, Pernambuco. Noronha é uma das melhores viagens para surfar do Brasil, pois além da Cacimba possui várias outras praias para surfar. Foto: Michelle R / Flickr.

    A Praia Cacimba do Padre fica no famoso arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Trata-se de uma das praias mais longas da ilha, localizada ao lado do cartão postal Morro Dois Irmãos, e excelente pico de surfe. É uma linda praia, com águas cristalinas e areia clarinha.

    A ilha, e especialmente esta praia, é imperdível para qualquer viajante e surfar na Cacimba do Padre é uma das melhores coisas para fazer em Noronha. Sua fama também extrapola o território brasileiro, já tendo recebido diversas competições de surfe nacionais e internacionais, o que lhe rendeu o apelido de “Havaí brasileiro”.

    Normalmente, dezembro a fevereiro é a melhor época para surfar em Fernando de Noronha. As ondas podem ter o potencial de atingir cinco Metros de altura durante nesse período, motivo pelo qual a consideramos uma das melhores praias para surfar no Brasil e um dos poucos picos nacionais com aparecimento de ondas gigantes.

    Fora desta época, a água normalmente permanece calma e é perfeita para nadar e fazer snorkling.

    Outras praias para surfar em Fernando de Noronha:

    • Praia do Meio
    • Praia da Conceição
    • Praia do Boldró
    • Praia da Baía dos Porcos
    • Praia da Baía do Sancho
    • Praia do Bode

    O melhor meio de chegar até lá é de avião. A outra opção é pelo mar, a partir de Recife ou Natal, que estão a 545 KM e 360 KM de distância, respectivamente.

    6. Praia de Pipa, Tibau do Sul | Rio Grande do Norte

    Praia de Pipa Tibau do Sul RN - Melhores praias para surfar no Brasil
    Praia de Pipa, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte - Paisagens de tirar o fôlego, falésias enormes e alguns dos melhores picos de surfe do Brasil. Foto: Amanda Vidal / Flickr.

    A Praia de Pipa, amada por argentinos, fica muito perto da cidade de Natal, no município de Tibau do Sul, e a aproximadamente 84 KM da capital do Estado. A praia em si é coberta de areias brancas e finas, tem belas águas claras, dez Metros de altura de falésias verticais, e moradores locais muito amigáveis.

    Pipa na verdade concentra uma série de praias, que estão entre as melhores praias brasileiras. Um local ideal também para surfistas iniciantes, pois o mar, geralmente, é plano. Sendo assim, os alunos conseguem ganhar confiança para surfar antes de se arriscarem em praias com ondas maiores.

    Os melhores picos de surfe em Pipa são:

    • Lajinha
    • Praia do Amor
    • Lajão
    • Secret Point
    • Cacimbinhas
    • Madeiro
    • Baía dos Golfinhos
    • Abacateiro
    • Praia das Minas
    • Sibaúma
    • Praia do Moleque

    Você pode optar por ir até lá de carro, táxi ou transfer. De carro, é mais ou menos uma hora. Do centro da cidade, basta caminhar até a Praia Central e, de lá, mais uns dez minutos na areia até chegar na Praia de Pipa.

    7. Praia do Forte, Mata de São João | Bahia

    Praia do Forte, Mata de São João, Bahia - Melhores praias brasileiras para surfar
    Praia do Forte, em Mata de São João, Bahia - Uma das melhores praias para surfar do nordeste e do Brasil. Foto: Jr Feminella / Flickr.

    Com tantas praias, a Bahia não poderia ficar de fora das melhores praias de surfe do Brasil. E o melhor pico baiano é na Praia do Forte, no município Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, a 92 KM de Salvador. A região é conhecida como “Polinésia Brasileira” e a praia tem 12 quilômetros de comprimento e é o lar de águas deslumbrantes e bancos de corais incríveis. Já foi escolhida algumas vezes para os estágios de Qualificação da WSL, principal liga de surfe mundial.

    O banco de corais fornece para o mar pausas à direita e à esquerda, divididas por um canal. O inverno é a melhor época para surfar na Praia do Forte.

    Em comparação com outros pontos de surfe brasileiros, esta praia pode estar consideravelmente vazia para os surfistas, talvez pela quantidade e perigo dos corais, que podem causar sérios machucados nos tombos.

    Para chegar, há ônibus saindo de Salvador e do aeroporto, e a viagem até lá dura mais ou menos 2 horas. Possui boa infraestrutura turística, com bares, restaurantes e hospedagens.

    8. Praia da Regência, Linhares | Espirito Santo

    Praia da Regência, Linhares, ES - Melhores praias para surfe no Brasil
    Praia da Regência, em Linhares, Espírito Santo - A melhor praia para surfar em Espírito Santo, com tubos perfeitos. Foto: Douglas Lauro.

    A Praia da Regência fica na cidade de Linhares, norte do Espírito Santo, e é conhecida como o “Paraíso das Águas”. Sua fama se dá pelas muitas lagoas do entorno e mar com ondas épicas. A vila é um local de belezas naturais selvagens e anfitriã de muitos festivais e campeonatos de surfe.

    É frequentemente mencionada em revistas de esportes como uma das melhores praias para praticar surfe no Brasil. As ondas normalmente quebram próximo a beira da praia, tendo uma bancada de areia plana e ondas perfeitas para tubos.

    A Praia da Regência faz parte da Rota do Verde e das Águas, que liga cidades de grande importância ambiental e com um objetivo de preservar as tartarugas marinhas, criado pelo Projeto Tamar. Considero uma das melhores praias para surfe no Brasil devido a regularidade com a qual oferece boas ondas, com média de meio a dois Metros.

    Na Rodoviária de Vitória tem ônibus para Linhares e o tempo médio da viagem é de 2h40min. Pela rodovia ES-010 são 126 KM até lá.

    9. Praia de Itaúna, Saquarema | Rio de Janeiro

    Praia de Itaúna, Saquarema-RJ - Melhores praias brasileiras para surfar
    Praia de Itaúna, em Saquarema, Rio de Janeiro - A capital do surfe no Brasil. Foto: Henrique Pinguim / Ricosurf - Flickr.

    A Praia de Itaúna fica em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e é lembrada entre as melhores praias para surfar do mundo. Saquarema é consagrada na história do surfe desde a década de 1970, com renome internacional, e tida como a "Capital do surfe" no Brasil. Não por acaso, passou a fazer parte do Circuito Mundial de Surfe (WSL) em 2017.

    Apelidos não faltam para Itaúna, “Maracanã do Surfe” e "Templo do Surfe" são alguns deles. Saquarema é legal também pelo engajamento do público, que sempre lota as praias em competições nacionais e internacionais. A cidade LOTA!!

    As ondas na região chegam a atingir três Metros de altura e a Praia de Itaúna é o principal destaque da cidade. Apesar do mar agitado, é comum ver famílias que viajam com filhos e aproveitam os quiosques. Surfistas e bodyboarders são muito comuns por lá, além de diversas escolas de surfe para iniciantes.

    A Praia da Vila é outro pico de surfe que vale visitar em Saquarema.

    Para chegar lá, há ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio, na capital, e desde o Terminal de Niterói, com duração média de 1h30min a 2h.

    10. Praia de Maracaípe, Ipojuca | Pernambuco

    Praia de Maracaípe, Ipojuca, PE - Melhores praias para surfar no Brasil
    Praia de Maracaípe, Ipojuca, Pernambuco - Fechando nossa lista de melhores praias para surfar no Brasil, mais um pedaço de paraíso pernambucano. Foto: Paloma Amorim / Flickr.

    A Praia de Maracaípe é vizinha da famosa Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Pernambuco, e é um balneário perfeito para esportes aquáticos. Conhecida como o reduto dos surfistas, Maracaípe possui vários coqueiros na extensão de sua areia branca que compõem uma linda paisagem, além de uma baía natural que permite a formação de ondas de até dois Metros.

    Também conhecida como Praia de Maraca, é um dos lugares para surfar no Brasil com natureza mais preservada. Surfistas de todo o mundo vêm ano a ano aproveitar as ondas deste lugar, que é o pico de surfe mais frequentado de Pernambuco. Por lá são realizados diversos campeonatos de surfe tradicional e longboard.

    A Praia de Maracaípe possui vários quiosques que oferecem deliciosos petiscos e bebidas. Além disso, você pode caminhar até a Vila de Todos os Santos, onde há vários restaurantes locais. O Pontal de Maracaípe é outro ponto de interesse, no encontro entre mar e rio, sem esquecer a possibilidade de praticar rafting nos rios da região.

    Outros pontos de surfe na região:

    • Praia do Cupe
    • Praia de Merepe
    • Praia de Porto de Galinhas
    • Serrambi

    Saindo de Recife é bem fácil chegar até a Praia de Maracaípe, que está a mais ou menos 55 KM de distância do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Você pode optar por ir de carro, transfer ou ônibus até lá.

    Outras praias para surfe no Brasil

    Melhores praias brasileiras para surfar
    Além das melhores praias para surfar no Brasil, listamos outros 158 picos de surfe nacionais. Foto: Andrew Semark.

    Além das melhores praias brasileiras para surfar que citei, há várias outras cidades e picos que valem viajar para surfar. Anota aí:

    Ceará (6 picos)

    • Paracuru: Praia Carnaubinha, Praia do Ronco do Mar, Praia da Boca do Poço, Praia do Munguba e Praia da Pedra do Meio
    • Caucaia: Pico das Almas (também conhecida como Praia das Águas Cristalinas)

    Rio Grande do Norte (9 picos)

    • Natal: Ponta Negra (no Posto B da Via Costeira), Praia dos Artistas e Praia de Búzios
    • Baía Formosa: Praia do Pontal, Praia do Mar Aberto, Point Secret (duas enseadas após o Pontal) e Picão (Praia do Porto)
    • Tibau do Sul: Praia do Porto
    • Galinhos: Urca do Minhoto (a 29 KM da costa, difícil de conseguir, mas dizem ser uma das ondas mais incríveis do Brasil. Matéria do GloboEsporte sobre a Urca do Minhoto)

    Bahia (13 picos)

    Espírito Santo (4 picos)

    • Guarapari: Praia d'Ulé (também conhecida como Praia do Ulé ou Praia do Sol)
    • Serra: Praia do Amigão, Praia do Solemar e Praia do Barrote

    Rio de Janeiro (33 picos)

    • Recreio dos Bandeirantes: Prainha, Praia da Macumba* e Praia do Recreio
    • Grumari: Praia de Grumari
    • Barra da Tijuca: Praia da Reserva e Praia da Barra da Tijuca
    • Ipanema: Praia do Arpoador e Praia do Diabo (localizada em área militar, mas com acesso permitido para surfistas, entrando pelo lado direito)
    • Leblon: Canto da Praia do Leblon
    • São Conrado: Praia de São Conrado
    • Ilha Grande (Angra dos Reis): Praia de Lopes Mendes, Praia de Aventureiro, Praia de Santo Antônio, Praia de Dois Rios, Praia da Parnaioca, e Praia do Demo
    • Paraty:Praia do Sono, Praia de Antigos, Praia de Martim de Sá e Praia de Laranjeiras. Na Vila de Trindade: Praia do Cepilho e Praia Brava
    • Arraial do Cabo: Praia Grande, Praia Brava e Praia da Figueira
    • Cabo Frio: Praia do Peró, Praia das Dunas, Praia do Foguete e Praia Brava
    • Búzios: Praia de Geribá, Laje da Praia Rasa, Praia Brava e Praia de Tucuns

    * A Praia da Macumba é considerada por muitos a melhor praia para surfar de longboard no Brasil.

    Veja também: As 5 melhores praias de Ilha Grande-RJ

    São Paulo (23 picos)

    • Ubatuba: Praia de Itamambuca, Praia do Félix, Praia Grande, Praia Vermelha do Norte, Praia Vermelha do Centro e Praia das Toninhas
    • Caraguatatuba: Praia Brava, Praia da Tabatinga e Martim de Sá
    • Ilhabela: Praia de Castelhanos, Praia do Bonete e Areado
    • Santos: Praia do José Menino, Praia do Boqueirão e Ponta da Praia
    • Bertioga: Riviera de São Lourenço
    • São Vicente: Praia do Itararé e Praia do Itaquitanduva
    • Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Mirim e Tupi

    Paraná (8 picos)

    • Matinhos: Praia Brava e Pico de Matinhos
    • Ilha do Mel: Praia de Fora (Farol), Praia Grande, Canto da Vó e Paralelas
    • Guaratuba: Praia de Barra do Saí e Praia de Coroados

      Santa Catarina (19 picos)

      • Palhoça: Praia da Guarda do Embaú
      • Garopaba: Praia da Ferrugem, Praia da Silveira, Praia da Gamboa e Praia do Siriú
      • Laguna: Praia do Cardoso e Praia do Mar Grosso
      • Imbituba: Praia do Rosa, Praia da Vila e Praia de Itapirubá
      • Governador Celso Ramos: Praia de Palmas
      • São Francisco do Sul: Prainha e Praia Grande
      • Itajaí: Praia Brava
      • Navegantes: Praia de Navegantes
      • Balneário Camboriú: Praia Brava, Praia do Estaleiro, Praia dos Amores e Praia Central

      Rio Grande do Sul (5 picos)

      • Torres: Praia da Cal, Praia da Guarita e Praia dos Molhes
      • Tramandaí: Praia de Tramandaí
      • Capão da Canoa: Praia Atlântida

      Picos de surf no Brasil com ondas gigantes

      Praias com ondas gigantes no Brasil
      Onda Urca do Minhoto, em Galinhos, Rio Grande do Norte. Uma das praias com ondas gigantes no Brasil mais incríveis! Foto: Guga Soares / Waves.

      Acredite, no Brasil também há aparecimento de ondas gigantes para os big riders de plantão. Abaixo os principais lugares:

      • Praia Cacimba do Padre (Fernando de Noronha, Pernambuco)
      • Urca do Minhoto (Galinhos, Rio Grande do Norte)
      • Laje da Avalanche (Vila Velha, Espírito Santo)
      • Laje da Besta (Baía de Guanabara, Rio de Janeiro)
      • Itacoatiara e Ilha Mãe (Niterói, Rio de Janeiro)
      • Laje do Manitiba (Saquarema, Rio de Janeiro)
      • Laje do Patiero (Ubatuba, São Paulo)
      • Laje de Jaguaruna (Jaguaruna, Santa Catarina)
      • Praia do Cardoso (Laguna, Santa Catarina)
      • Ilha dos Lobos (Torres, Rio Grande do Sul)

      Deixo uma menção honrosa para o famoso fenômeno da Pororoca, conhecida por ser a onda mais longa do mundo, que ocorria no Rio Araguari, onde infelizmente foi extinta. Mas atualmente pode ser encontrada no Rio Amazonas.

      Melhor época para surfar no Brasil

      Melhor epoca para surfar no Brasil
      O inverno é a melhor época para surfar no Brasil para quem já tem experiência. Para inciantes, o melhor é surfar no verão. Foto: Yoshi Tanaka.

      Em geral, as melhores e maiores ondas são no inverno.

      Mas a melhor época para surfar no Brasil depende das suas pretensões, pico de surf que vai visitar e nível de prática. Como a costa brasileira é muito grande, não é difícil que uma praia esteja boa para surfe e outra ruim em uma mesma época do ano. Então, para ter certeza de que irá aproveitar a melhor temporada é preciso pesquisar especificamente sobre seu destino de interesse (deixo links úteis mais adiante).

      O lado bom é que você pode encontrar lugares para surfar no Brasil o ano inteiro.

      Experientes: Se você já tem prática no surfe, a melhor época para surfar é fora do verão, preferencialmente no outono e inverno (março a setembro). Pois é quando ocorrem as melhores ondas na maioria dos picos brasileiros. Nesse período há mais swells (ondulações) causados pelos movimentos de frentes frias. Outra vantagem do inverno são as praias ficarem menos crowdeadas (lotadas).

      Iniciantes: Se você é iniciante, a melhor época é no verão, seja pelas ondas estarem menores na maioria das cidades, seja pelas praias estarem mais movimentadas, aumentando as chances de receber ajuda em caso de imprevistos. Nessa época há longos períodos de flat (mar sem ondas).

      Dicas para uma surf trip perfeita

      Surf Trip - Dicas para surfar no Brasil
      A seguir, dicas para surfar no Brasil. Foto: Guga Soares / Waves.

      Saber chegar - Para mim a dica mais importante pra você surfar nesses lugares e esquecida por muita gente é: saber chegar. Chegar na humildade, simpatia, e respeitando a galera local é fundamental. E quando digo local não me refiro apenas a surfistas, mas a população como um todo. Não é questão de abaixar a cabeça para quem se acha dono da praia, que sabemos que há muitos assim... mas sim de não contribuir para tumultuar as praias, seja por postura, seja por falta de responsabilidade ecológica. Respeitando todas as pessoas e seres de cada lugar tenho certeza que seu surfe vai fluir tranquilo e em eventuais discussões você não será injustiçado.

      Consulte a previsão dos tempo - Não adianta nada conhecer as melhores praias brasileiras para surfar e ir no dia errado. Portanto, antes de planejar seu surfe, veja a previsão do tempo do bairro que está a praia desejada, de forma específica. isso, pois, é possível que o tempo esteja bom nas cidades, mas ruim nas praias. Sites que indico: Windguru, AccuWeather, e Climatempo.

      Boletim de Ondas - Assim como a previsão do tempo, ver a previsão de ondas é fundamental. Se você for surfar no Rio de Janeiro e adjacências, vale a pena acompanhar o Boletim de Ondas do Rico, que informa diariamente as condições do mar nos principais picos de surfedo Rio e evita que você perca viagem. Para saber a previsão de ondas em outras cidades, consulte:

      Saia cedo - Tente sair cedo para as praias, pois o mar normalmente está melhor para surfar de manhã. Além disso, normalmente, você está mais descansado e terá mais disposição.

      Leve lanche e água - Muitas praias citadas aqui não possuem estrutura turística, então lembre-se de levar sempre água e lanche para garantir. Volte sempre com seu lixo, claro.

      Alongue-se - Não esqueça de sempre aquecer e alongar-se, esse último antes e depois de entrar na água, para evitar cãibras e lesões.

      Protetor solar - Seu melhor amigo, não esqueça de levar.

      Respeite - Sempre respeite o mar, seja humilde e reconheça suas limitações técnicas. Prepotência pode custar caro.


        Esse quintal privilegiado levou os surfistas brasileiros a figurarem entre os melhores do mundo. Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo são alguns dos nomes que ajudam a tornar o esporte cada vez mais popular no país.

        Além das praias, viajar para o litoral faz você aproveitar outras maravilhas naturais, como recifes, baías, falésias e trilhas pela Mata Atlântica. Paisagens únicas que atraem viajantes do mundo inteiro e que faz muito bem pro seu corpo, mente e alma.

        Quem é apaixonado por esse esporte sabe a importância que é achar a praia perfeita para o surfe (e que oferece os melhores picos também). Como você viu, no Brasil é possível encontrar diversas praias para surfar, algumas listadas entre os melhores points de surfe do mundo. Sendo assim, basta planejar sua surf trip, pegar a prancha e partir!

        Mais dicas de viagem

        E aí, animou? Conhece outras praias para surfar no Brasil que não está na lista? Conte para nós nos comentários!

        Foto cabeçalho picos de surfe no Brasil: Andrew Semark.

        Esse artigo não seria o mesmo sem as importantes contribuições de: Rafael Bridi, Paulo Gomes, Cássio Nascimento, Bruno Santos, Gabriel Moreira e Bruno Jordão.

        Boas ondas! Aloha!!