Entrevista com o projeto social em Ubatuba, SP: Blablabla Posithivo

projeto social em ubatuba instinto viajante

Conheça o Blablabla Posithivo, um projeto social em Ubatuba, SP

Projeto social em Ubatuba, São Paulo, acolhe crianças, famílias e portadores de HIV

Na minha viagem sem dinheiro pela América do Sul, em 2015, visitei a tranquila Praia de Perequê Açú, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Nessa passagem tive a felicidade de conhecer uma iniciativa independente e sem fins lucrativos muito bacana chamada Blablabla Posithivo. Um projeto social idealizado pelo casal Silmara e Sérgio que promove ações sociais voltadas para pessoas soro-positivas e também para crianças e famílias mais humildes da região.

O projeto não só instrui através de palestras e bate-papos sobre a prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como realiza trabalhos em prol da manutenção da auto estima tanto das pessoas com menos acesso, quanto dos portadores de HIV, através de oficinas de maquiagem e promovendo mutirões de salões de beleza. O projeto social Blablabla Posithivo trabalha desde 2002, a maior parte de forma independente, sempre visando promover uma vida mais digna para os mais pobres e acesso a educação e alimentação de qualidade para as crianças que serão as gerações futuras.

A origem do projeto Blablabla Posithivo

O embrião do Blablabla Posithivo veio em 1999, quando a Silmara e o Sérgio descobriram que possuíam HIV. Passado o baque inicial, ambos resolveram esquecer os lamentos e qualquer tipo de tristeza e continuar vivendo suas felicidades. Resolveram usar seu #InstintoDeMudança e fazer diferente.

– Eu não queria ser mais um número na estatística. – conta Silmara relembrando o início da trajetória do Blablabla Posithivo.

Juntando sua força de vontade ao otimismo de que sua vida poderia sim ser normal portando a doença, Silmara começou a escrever um livro sobre sua vida após a descoberta da HIV e como lidava. A distribuição do livro era gratuita e levava uma mensagem positiva para os que não conseguiam encarar tão bem o positivo do exame.

O livro foi um sucesso local, despertando curiosidade nos leitores, que enviavam mensagens para tentar conhecer a autora. Daí acabou se transformando em um blog, originando o Blablabla Posithivo. Segundo a autora, o “Blablabla” remete ao bate-papo, as rodas de conversas sobre temas de prevenção de DSTs e dúvidas, enquanto o “Positivo” possui duplo sentido, tanto ligado aos pacientes soro-positivos, quanto ao astral do grupo, sempre encarando as adversidades de forma positiva.

A missão inicial era mostrar que dá pra ter uma vida ativa e feliz tendo contraído o vírus HIV, bem como levar a mensagem de como encarar bem a doença e de como preveni-la.

– Nós, assim como muitos, achávamos que o HIV era uma doença exclusiva de um determinado grupo, como usuários de drogas. Passei a perceber que não quando contraí sem nunca ter me drogado. Descobri que aids não tem cara, cor, classe social, nem religião. – afirma Silmara que, junto do seu marido, nunca imaginaram que teriam aids. Silmara porque acreditava ser uma doença de portadores de drogas, e Serginho por achar que seu estilo de vida saudável e surfista, o deixaria longe do vírus.

Nessa época, Silmara, que já trabalhava na Secretaria de Saúde, pediu transferência para o setor de DST Aids de Ubatuba. Essa mudança não só deu forças para tocar o Projeto Blablabla Posithivo (ainda atuando paralelamente e sem nenhum apoio governamental), como aumentou a taxa de adesão ao tratamento da doença por parte dos moradores locais, que sentiam um acolhimento maior ao saber que profissional que lhes orientava também era um portador do vírus. Ambos falavam a mesma língua, derrubando um muro invisível que existia entre os profissionais da saúde e os pacientes. Era o que Silmara e Serginho precisavam para almejar voos ainda mais altos.

projeto social em ubatuba blablabla positivo

O que fazia o Blablabla Posithivo

O projeto social Blablabla Posithivo de Ubatuba, SP, começou como um projeto itinerante, percorrendo bairros e cidades, oferecendo palestras sempre gratuitas sobre prevenção de DSTs (eles afirmam que nunca cobraram, pois este tipo de mensagem precisa chegar a todos e não viam justiça em cobrar por isso, fazendo voluntariamente mesmo em empresas privadas) e auto estima, que sempre consideraram muito importante.

– Não adianta você levar a mensagem, ensinar, e a pessoa continuar se sentindo mal, ou feia e mal arrumada. Independente do parte meramente estética, ela precisa estar bem consigo mesma para ter motivação e ser feliz. – explica Silmara que busca sempre envolver bom humor, risadas, filmes, salão de beleza e maquilagem junto das palestras e rodas de bate-papos.

O Blablabla Posithivo ganhou mais fôlego fazendo palestras em cidades mineiras, como Três Corações, São Tomé das Letras e Varginha, recebendo convites de prefeitos, bem como quando fizeram uma matéria com o Dr Dráuzio Varela pela TV Vanguarda, filiação da TV Globo, em Ubatuba.

A trajetória do Blablabla Posithivo

Seguindo como projeto social itinerante, o Blablabla Posithivo fazia além das palestras de prevenção, um trabalho de recolhimento de doações em geral, principalmente roupas, e de entrega para famílias mais humildes do bairro de Perequê Açú.

Esse trabalho aproximou outras iniciativas boas e voluntárias das proximidades. O Blablabla Posithivo recebeu apoio e contribuiu para o crescimento de vários grupos de projetos sociais e ONGs de Ubatuba, incluindo membros do parkour e a galera do skate de Ubatuba, grupos GLBTTS e o DTPK, grupo de hip-hop famoso em Ubatuba apadrinhado pelo Blablabla Posithivo. Essas parcerias aumentaram o leque de público alvo do projeto.

Recentemente, o Blablabla Posithivo deu mais um passo importante em direção a ajudar ainda mais pessoas e se firmando como um importante projeto social em Ubatuba. O projeto ganhou a concessão por quatro anos de uso de um amplo espaço em Perequê Açú, onde funcionava o antigo Terminal Turístico local. As obras do espaço deverão ser muitas até o ideal e continuam sendo feitas de forma bastante independente. O que mudou é que Silmara, que ainda atua como profissional da Secretaria de Saúde, conseguiu a liberação durante três dias na semana para poder dedicar ao Blablabla Posithivo, e atualmente há um processo aberto para obter ajuda financeira mensal oriunda do apoio do Governo Federal.

O que o Blablabla Posithivo faz hoje

projeto social em ubatuba sp instinto viajante

O projeto social em Ubatuba, Blablabla Posithivo, possui hoje uma gama variada de programas voltados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, palestras, distribuição de preservativos, acolhimento de pessoas sem teto e portadores de DSTs, acolhimento , educação e lazer infantis, auxílio às famílias mais humildes, bem como geração de renda para as mesmas, etc

O projeto Doe Sem Dó, Doe Com Amor, recebe diversas doações de pessoas e instituições e as repassam para famílias carentes. Em 2015, o Blablabla Posithivo possui cerca de 40 famílias cadastradas de forma independente e todas na base da confiança, sem comprovação da situação das famílias.

O projeto Cooperbla Posithivo, que possui “cooper” de cooperação, visa manter financeiramente famílias cadastradas e voluntários em tempo integral através da renda recebida pela venda do excedente que é recebido por doações e repassados às famílias. A venda é feita para outras pessoas ou para brechós que compram por quilo, ambos por preços bastante populares. Seu funcionamento visa ser incrementado pelo projeto Blazar, uma salinha no novo espaço dedicada a receber clientes e servir um café aos mesmos enquanto fazem suas compras, bem como passar filmes e palestras.

O projeto Espaçosol, ou espaço solidário, visa ceder a atual instalação do Blablabla Posithivo para qualquer iniciativa que vise o bem e o trabalho voluntário, sendo liberado para intervenções culturais, artísticas, musicais, esportivas, educativas, etc.

O projeto Reciclo, da coordenadora Dona Miriam, recicla materiais recebidos por doações, transformando-os em artesanatos que são vendidos e o dinheiro entregue aos voluntários dos projetos e artesãos. É um projeto de geração de renda para os mais pobres, com fabricação e venda de artesanato e roupas, utilizando o espaço e as máquinas do projeto Blablabla Posithivo, todas frutos de doações.

– O pessoal é muito bom com a gente, você acredita? Tudo nosso é doado. – conta Silmara sem esconder sua alegria.

O projeto Mulher Bonita e Companhia promove, de 15 em 15 dias, o compartilhamento de um espaço de beleza, onde mulheres se maquiam e aprendem técnicas gratuitamente, além de assistir filmes e palestras sobre prevenção, métodos contraceptivos e auto-estima.

Há ainda o projeto Musicalizar que dará aulas de música a partir de julho de 2015, com instrumentos doados e aulas oriundas de voluntários.

Toda arte utilizada no Blablabla Posithivo é feita pelo filho da Silmara de apenas quinze anos, João Pedro.

O futuro do projeto social Blablabla Posithivo

projeto social em Ubatuba instinto_viajante

Eu com a Silmara e o Serginho, idealizadores do projeto social Blablabla Posithivo de Ubatuba, SP

– Sou filha adotiva e moro em Perequê Açú há vinte e cinco anos. Vim sem nada e recomecei minha vida aqui, onde também conheci meu marido, o Serginho. O bairro é muito carente, mas me recebeu sempre de braços abertos e me sinto no dever de devolver isso de alguma forma. – conta a emocionada e esperançosa Silmara ao lado do marido, Sérgio, também de semblante feliz e determinado.

Para o futuro, os perseverantes Serginho e Silmara, visam um espaço onde a criança tenha educação gratuita e digna em bom nível, se possível através de uma escola e metodologia pedagógica alternativa, em período integral, onde as crianças passem o dia todo, longe do ócio, das drogas e más influências, estudando, brincando e recebendo alimentação digna, além de cursos técnicos e profissionalizantes.

Por enquanto é só um sonho, mas não são os sonhos o primeiro passo para as realizações?

Acredite, o mundo é bom e você é maior e mais capaz do que imagina. Use seu #InstintoDeMudança e mude o mundo!

Entrevista produzida no dia 02 de junho de 2015, por Bernardo Lima, em Perequê Açú, Ubatuba, São Paulo.

Quer conhecer o Projeto Social Blablabla Posithivo em Ubatuba, SP?

Anote os contatos:

Silmara e Serginho

Telefone: +55 (12) 9 9608-0153
E-mail: silmararetti@yahoo.com.br
Site: Blablabla Posithivo
Facebook: Blablabla Posithivo


« | »

Sobre