Ásia > Tailândia

Tailândia: o que fazer na Tailândia (as melhores coisas!)

O que fazer na Tailandia Turismo Templo Wat Plai Laem

Tailândia: o que fazer na Tailândia (os melhores lugares para conhecer!)

Ainda há poucos blogs de viagem listando o que fazer na Tailândia, se considerarmos que já faz um bom tempo que a viagem para Tailândia ronda os desejos de viajantes do mundo inteiro. Como se não bastasse sua comida, cultura, e praias e ilhas que são exaustivamente descritas como paradisíacas, a Tailândia ainda é um dos melhores destinos baratos para viajar do mundo, assim como a Indonésia.

Eu sei que para nós brasileiros viajar para Ásia é caro, mas se você puder investir muitos dias de viagem, esse valor é facilmente diluído devido ao custo de vida local que é muito baixo. Em outras palavras, junte grana pra passagem por que ao chegar lá é só alegria!

Além do mais, aprendendo como comprar passagens aéreas baratas, você consegue encontrar ótimas promoções de passagem para Tailândia, com preços bem mais em conta.

Viagem para Tailândia

A Tailândia tem sido muito procurada por turistas brasileiros devido às suas belezas exóticas, templos milenares e ilhas com águas super cristalinas. É um país localizado no Sudeste Asiático, região que ficou em evidência entre viajantes mochileiros por combinar paisagens extraordinárias e baixo custo de viagem.

Trata-se do vigésimo país mais populoso do planeta e sua área total abrange mais de 500 mil KM². Apesar de ainda manter muito de sua cultura tradicional, os arranha-céus modernos e o estilo de vida nas cidades grandes, como Bangkok, expõem a presença cada vez maior do ocidente em sua sociedade. Recentemente, a Tailândia ficou ainda mais conhecida, devido ao resgate da caverna de Tham Luang, acidente com meninos que ficaram famosos.

Seja na modernidade ou na ancestralidade, é um país com muitos pontos turísticos interessantes, alguns realmente imperdíveis. Por isso, hoje, o Instinto Viajante, mostra uma lista com as melhores coisas para fazer na Tailândia. Anota aí!

Nossos 5 melhores lugares da Tailândia para viajar:

  1. Ilha de Koh Phi Phi
  2. Ilha de Koh Samui
  3. Railey Beach
  4. Bangkok
  5. Chiang Mai

Nota: Baht é o nome da moeda da Tailândia e aqui vamos nos referir como THB. Quando tiver US$ me refiro à dólares estadunidenses.

As melhores coisas para fazer na Tailândia

1. Ilha de Koh Phi Phi

Melhores coisas para fazer na Tailandia - Ilha Koh Phi Phi
Encabeçando nossa lista de melhores coisas para fazer na Tailandia está a Ilha de Koh Phi Phi, mundialmente famosa por conta do filme "A Praia". Foto: Living Nomads.

Talvez você reconheça a ilha de Koh Phi Phi, mesmo sem ter visitado. É por que suas paisagens aparecem no filme The Beach (A Praia), sucesso protagonizado por Leonardo DiCaprio e que foi filmado em Maya Bay, uma baía próxima de Phi Phi.

Infelizmente, devido à fama causada pelo filme e excessivo turismo na Tailândia, houve um desgaste exagerado do ecossistema local e Maya Bay foi fechada para visitação por tempo indeterminado. Mesmo assim, Phi Phi ainda tem muitas belezas naturais para nos oferecer, sendo a ilha tailandesa mais visitada.

Sabe aquelas fotos que vemos da Tailândia cheia de barquinhos com enfeites coloridos? Elas são todas em Phi Phi.

Mas se você imagina que a Ilha é toda relax, está muito enganado! Contrastando com suas águas calmas e cristalinas, há ruelas e casas de festas cheias, e venda de bebidas alcoólicas em baldes. Toda a ilha conta com bares noturnos que estão sempre lotados. É lá também que acontecem festas na praia, cheias de luzes de neon, e as famosas Pool Party (festas na piscina).

Durante o dia é muito calor e as ruas costumam ficar mais calmas e vazias, pois todos os turistas aproveitam para conhecer as pequenas ilhas ao redor, se aventurando nos long-tail boats (barcos de madeira) - ou seria a ressaca que os faz acordar tarde? rsrsrs.

Para conhecer a ilha, dois a três dias costumam ser suficientes, embora valha dedicar mais dias se você puder. Abaixo deixo uma lista com o que fazer em Phi Phi

Conhecer as praias dos arredores

O que fazer na Tailandia Turismo Ilha Bamboo Island
Bamboo Island é uma das ilhas imperdíveis nos arredores de Phi Phi e não pode ficar de fora da sua lista de coisas para fazer na Tailândia. Foto: Poonsakn.

Para conhecer as ilhas e praias mais próximas, reserve um passeio de barco. As regiões mais recomendadas são:

  • Bamboo Island
  • Monkey Beach
  • Viking Cave
  • Pileh Lagoon

Mergulhar

Melhores coisas para fazer na Tailandia - Mergulho em Phi Phi Island
Praticar mergulho, fazer batismo ou mesmo nadar com snorkel são algumas das melhores coisas para fazer em Phi Phi Island, Tailândia. Foto: Simon Ilett.

Seja para fazer snorkeling, mergulho livre, mergulho de batismo ou fazer cursos, Phi Phi oferece opções para todos os níveis, além de um oceano imperdível.

Há vários guias e empresas locais que oferecem mergulhos na região. Você pode aproveitar para fazer seu batismo por lá, caso ainda não seja adepto à prática. Muitas agências têm brasileiros trabalhando e frequentemente você encontra professores de mergulho que falam Português.

Curtir as festas na praia

Se você gosta de festas, Phi Phi é um prato cheio! Você verá shows de pirotecnia à beira mar todas as noites, música e vários lugares para beber. Todavia, espere lugares cheios sempre.

Lutas de Muay Thai

Independente de gostar, sou adepto de ver e visitar lugares que me ponham em contato com a cultura local. Além de comer e visitar templos, assistir lutas de Muay Thai é algo bastante tradicional na Tailândia.

Alguns bares cobram uma irrisória entrada ou taxa de consumação mínima (em torno de THB 100), para que você entre, se divirta, e confira uma autêntica luta de Muay Thai.

+ O que você tem que saber antes de viajar para a Tailândia

2. Ilha de Koh Samui

O que fazer na Tailandia Turismo Ilha Koh Samui Island
Outra ilha com presença garantida em nossa lista com o que fazer na Tailândia é Koh Samui Island, com águas de tons fora de série. Foto: Natalia Pevida.

Koh Samui fica do lado oposto da costa de Koh Phi Phi, e também é conhecida como Samui Island, uma das maiores ilhas tailandesas.

Apesar de ainda não estar entre as ilhas mais visitadas da Tailândia, Koh Samui é uma das mais lindas de toda região. Ela só começou a ser frequentada por turistas na década de 80, e ainda conta com um aspecto tipicamente tailandês, algo que já foi perdido em Phi Phi, por exemplo.

É uma ilha muito grande, portanto com muitas coisas para ver. Recomendo reservar pelo menos três a quatro dias para desbravá-la. Veja o que fazer em Koh Samui:

Viajar barato

Os preços na ilha de Samui costumam ser muito mais baixos do que nas outras ilhas tailandesas. Em Phi Phi você encontra pratos de comida no estilo Thai por cerca de THB 60-100, enquanto em Samui, a mesma comida, pode custar em torno de THB 30.

As massagens também costumam ser muito baratas, assim como os aluguéis de moto. Em geral, os preços de passeios e viagens de barco tendem a ser os mesmos em todo o país.

Curtir as praias

Melhores coisas para fazer na Tailandia - Ilha Koh Samui
E aí, já deu água na boca de viajar para a Tailândia e visitar a ilha de Koh Samui? Foto: Live in far away.

Koh Samui tem praias agitadas, relaxantes, desertas, para praticar mergulho, com ondas para surfar... enfim, para todos os gostos e atividades!

A mais movimentada (porém muito aconchegante) costuma ser Chaweng Beach, enquanto que a praia de Lamai é mais calma e frequentada sobretudo por europeus.

Curiosidade: é comum ver propagandas escritas em russo ou ucraniano em Samui. A quantidade desses turistas é tão alta que existe um comércio focado em tal público.

Visitar templos tailandeses

O mais legal é que Samui tem suas festas e curtição, mas também proporciona momentos para meditação e espiritualidade. O templo Wat Phra Yai conta com uma grande estátua de Buda e é uma enorme atração da ilha, enquanto que o templo Wat Plai Laem é muito mais calmo e pouco frequentado por turistas.

Visitar o Mu Ko Ang Thong National Park

Turismo na Tailândia - Parque Nacional Mu Ko Ang Thong
O Parque Nacional Mu Ko Ang Thong tem praias, montanhas e mirantes fantásticos. Você não pode deixar de conhecer em sua viagem para a Tailândia. Foto: Cody Clark.

A visita ao Parque Nacional Mu Ko Ang Thong é imperdível! Você pode aproveitar para remar com caiaque, fazer trilhas e alcançar ilhas paradisíacas alucinantes.

Alugar uma moto para explorar a ilha

Para aproveitar a liberdade e economizar com transporte, você pode alugar uma moto (scooter) e desbravar o que há de melhor na ilha. Neste caso, é importante viajar com seguro viagem para ter tranquilidade, pois há muitos acidentes na Tailândia.

Dica: Recomendo usar o comparador de preços da SegurosPromo (confiável e em português) para pesquisar os melhores seguros viagens, com menor preço. Use o código INSTINTOVIAJANTE para ter descontos exclusivos!

Seguros Promo

3. Railey Beach

Railey Beach é uma praia considerada o verdadeiro paraíso. Ela é completamente isolada, tendo acesso apenas em barcos, o que a torna ainda mais instigante. Seu custo é um pouco mais elevado, mas conta com restaurantes, bares e hotéis muito charmosos e diferenciados.

Passar a noite em Railey é muito tranquilo, porque geralmente os turistas só visitam durante o dia e vão embora no pôr do sol. Apesar de isolada, a praia é de fácil acesso para as demais ilhas. As locomoções mais comuns fazem trajetos diários para Koh Phi Phi e Krabi, a porção continental tailandesa.

Turismo na Tailândia - Railay Beach
Água cristalina e montanhas é o que você pode esperar de Railay Beach, um dos melhores lugares da Tailândia! Foto: Jake Echeverria.

Há quem fique em Railey apenas uma noite e aqueles que curtem o hotel por até cinco dias. Uma média de dois a três dias costuma ser suficiente para visitar a região. Se você não tiver muito tempo livre, pode conhecê-la em um passeio de apenas um dia, saindo de Krabi ou Ao Nang, as praias continentais da região.

A paisagem por si só já é o suficiente: água cristalina e montanhas de tirar o fôlego.

Mas a praia de Railey também tem muito mais a oferecer. Nossa lista com o que fazer em Railey Beach:

Aproveitar a praia

Barcos tailandeses long tail boat - Railey Beach
Barcos típicos tailandeses, conhecidos como long tail boat, em Railey Beach. Foto: Manuele Dellanave.

A primeira é a dica óbvia: curtir a praia sem pressa. Phra Nang Beach é a praia preferida da região. Suas tonalidades azul turquesa deixam qualquer um babando.

Conta com uma caverna (Phra Nang Cave) bastante peculiar, conhecida como “caverna dos pintos” ou “caverna dos pênis”. Os tailandeses são muito devotos e creem fielmente que a caverna pode proporcionar maior fertilidade. A visita costuma ser um tanto quanto interessante (e ao mesmo tempo engraçada), pois há diversos pênis de madeira por lá.

Conhecer as ilhas próximas

Dicas de viagem para Tailândia - Hong Island
O passeio para Hong Island é imperdível na sua viagem para Tailândia. Um paraíso! Foto: Phuket Travel Shop.

Contratando passeios como o “Four Islands” é possível conhecer lugares magníficos, como Poda Islands e Tub Islands. Você também pode praticar snorkel na região.

O passeio mais famoso é para Hong Island, que leva cerca de trinta minutos, e vale muito a pena. Seu ponto alto é uma lagoa verdinha cercada por montanhas.

Os passeios em Railey costumam ser mais caros do que em outras áreas. Para você ter ideia, tours em Phi Phi ou Samui custam cerca de THB 800, enquanto que em Railey geralmente estão na faixa dos THB 2.000. Apesar de sempre ter opções mais acessíveis, a diferença de valores é gritante, principalmente para quem viaja com pouco dinheiro.

Fazer trilhas pelas montanhas

Se você gosta de natureza e ecoturismo, Railey é o local ideal. Suas montanhas e paredões de pedra contam com centenas de níveis de escalada, além de uma trilha de meia hora para o View Point, mirante com uma vista linda da cidade.

+ Os melhores restaurantes veganos em Bali

4. Bangkok

Dicas de Viagem para Tailandia - Bangkok
Bangkok e seu contraste entre luxuosos arranha-céus e a antiga cultura tailandesa milenar não poderia ficar de fora das coisas para fazer na Tailândia. Foto: The Thaiger.

É claro que a badalada capital tailandesa, Bangkok, não poderia ficar de fora dessa lista!

Apesar de sua modernidade, que conta com arranha-céus estilo ocidental e shoppings luxuosos, a cidade ainda reserva um pouco da particularidade tipicamente tailandesa. O trânsito caótico, seus mercados de rua, tuk tuks e as comidas regionais a fazem única, e acaba se tornando imperdível não dar uma passadinha por lá em sua viagem para Tailândia.

Geralmente os voos internacionais fazem conexões no aeroporto de Bangkok e sua localização geográfica costuma ser muito acessível para outros pontos da Ásia, facilitando ainda mais a visita. Atente-se ao seu aeroporto, pois são dois na capital.

O que visitar em Bangkok?

Bangkok é enorme e com infinitas opções de passeios turísticos. Apesar de ter muita coisa para se fazer, quatro dias de visita atendem para curtir as principais atrações. De preferência, faça a visita nos fins de semana, para garantir alguns passeios que só estão abertos nesses dias.

Veja o que fazer em Bangkok:

Visitar templos

O que fazer em Bangkok, Tailandia - Templo Wat Arun
O Templo Wat Arun, em Bangkok, é um dos mais esplendorosos de toda Tailândia. Foto: Inutty.

No total, existem mais de 300 templos em Bangkok abertos para visita. Todos costumam ser muito dourados, cintilantes e capazes de proporcionar uma dose de energia e bem estar incríveis.

Recomendo que você sempre visite os templos pela manhã, bem cedo, para evitar o penoso calor de Bangkok e suas infinitas filas nos pontos turísticos.

Importante: Não esqueça de ir com vestimentas adequadas: calças compridas, blusas cobrindo os ombros e nada de decotes ou roupas mais provocativas. O templo é um lugar sagrado para os tailandeses e devemos manter o devido respeito, afinal, não estamos em nosso território e somos meros visitantes. Isso vale para qualquer templo na Tailândia e no Sudeste Asiático. Veja mais dicas para evitar choque cultural na Tailândia.

Mas afinal, quais são os templos mais recomendados?

O que fazer em Bangkok, Tailandia - Templos Grand Palace
O Grand Palace é um complexo de templos de Bangkok. Não deixe de conhecer o Wat Phra Kaew e o Buda com olhos de esmeralda. Foto: Meino Mellink.

Os mais exuberantes são:

Grand Palace - Não se trata apenas de um templo isolado, mas sim de um complexo que serviu como residência para a família real tailandesa por mais de 150 anos. Suas principais atrações internas são o templo Wat Phra Kaew e o Buda com olhos de esmeralda.

Wat Arun (Templo do Amanhecer) - À beira do deslumbrante rio Chao Phraya, o monumento conta com uma torre principal e figuras religiosas e de guerreiros por toda a parte.

Wat Pho (Templo do Buda Reclinado) - Próximo do Templo do Amanhecer temos o Wat Pho, mais conhecido como o templo do Buda reclinado. Seu principal foco é o Buda de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, que atrai a atenção de todos que visitam o local.

Wat Ratchanatdaram - Tem sua beleza peculiar, contando com 37 pináculos que representam as virtudes para a iluminação de Buda.

Se você é fã da cultura oriental e se encanta só de pensar em templos tailandeses, irá ficar deslumbrado com essas opções. Mas se não é muito adepto, não se preocupe, existem outras coisas para fazer em Bangkok.

A exótica rua Khao San Road

O que fazer em Bangkok - Tailandia
A conturbada Khao San Road, uma das ruas mais famosas de Bangkok, na Tailândia. Foto: Marek G.

Khao San Road é parada obrigatória para quem sempre imaginou uma Bangkok “muito louca”. Lá você encontra de tudo para comprar, incluindo documentos falsificados, bugigangas, comidas de rua (street foods), massagens no meio da rua, lojinhas de camelô e muitas outras alternativas exóticas.

Mercados típicos

Se você gosta de imersão cultural, recomendo conhecer os mercados flutuantes (Amphawa e Damnoen Saduak) e o mercado do trem. Nos fins de semana também funciona o Catuchak Market, a maior feira a céu aberto da Tailândia.

Rooftop Bar

Se seu desejo é um passeio noturno, vale a pena conferir a bela paisagem de Bangkok com uma vista de 360 graus. Para isso, existem bares para todos os gostos, com acesso ao terraço com mirantes. O mais visitado é o Sky Bar.

5. Chiang Mai

O que fazer na Tailândia - Yi Peng Festival
O Yi Peng Festival (Festival das Lanternas) é uma coisa tipicamente tailandesa e uma tradição interessante de presenciar, na cidade de Chiang Mai. Foto: Isso.500px.

Chiang Mai é uma cidade localizada no norte da Tailândia. É considerada a segunda principal cidade do país e capital espiritual. Sua fama se dá principalmente pelos templos, atmosfera diversificada e por sediar o Yi Peng Festival (Festival das Lanternas) uma vez por ano.

O que fazer em Chiang Mai?

Night Bazaar

É uma feira a céu aberto imperdível para quem visita Chiang Mai. Só programe bem o seu passeio: o mercado só abre aos domingos e costuma ser muito lotado.

Conferir os templos da Old City (Cidade Velha)

O que fazer em Chiang Mai, Tailandia - Wat Chedi Luang
Uma das melhores coisas para fazer em Chiang Mai, na Tailândia, é visitar os templos da Old City. Dentre os destaques está esse da foto, o Wat Chedi Luang.

Na região mais antiga da cidade, é possível conhecer os melhores e mais bonitos templos da região (muitas vezes são os preferidos em toda a Tailândia). A diversidade é tão grande que costumam ter até 5 templos em uma mesma quadra, chegando a desnortear-nos com tanta exuberância.

Os principais templos são:

  • Wat Chedi Luang
  • Wat Phra Singh (segundo mais visitado de Chiang Mai)
  • Wat Sri Suphan (Templo de Prata)
  • Wat Suan Dok

Visitar o Wat Doi Suthep (Templo Sagrado da Montanha)

O que fazer em Chiang Mai, Tailandia - Wat Doi Suthep
O Wat Doi Suthep, ou Templo Sagrado da Montanha, fica em Theravada, Chiang Mai, Tailândia. Foto: Antonio Romei.

Quem viaja por Chiang Mai precisa visitar o Doi Suthep, o Templo da Montanha. Ele fica localizado no alto de uma colina, a quase mil Metros de altitude, e é o principal cartão postal de Chiang Mai.

Ele realmente se difere dos demais, proporcionando uma vista maravilhosa de toda a cidade. Mesmo que você já esteja cansado de visitar templos (o que é muito comum quando se viaja pela Ásia), Doi Suthep com certeza não irá te decepcionar!

Conhecer uma reserva de elefantes

Reserva de elefantes livres na Tailandia
Santuário / Reserva de elefantes verdadeiramente livres na Tailândia. Não colabore com turismo onde animais são dopados e explorados! Foto: Asian Elephant Projects.

Apesar de nem todos gostarem desse tipo de passeio, Chiang Mai é muito conhecida por suas reservas de animais, sobretudo tigres e elefantes. É importante que você faça uma boa pesquisa e escolha um santuário verdadeiro, que preze pelo bem estar e saúde dos bichos, como o Elephant Nature Park. Apesar de ter um custo um pouco mais elevado, locais reconhecidos possuem mais credibilidade de que não estamos prejudicando esses adoráveis animais.

Participar de uma aula de culinária local

A comida da Tailândia é muito interessante e rica, e nesse sentido Chiang Mai é uma das cidades mais importantes do país. Existem restaurantes baratos, limpos e deliciosos que oferecem uma diversidade de comidas locais (o preço costuma rondar THB 30-100 para um prato típico regional).

Você pode aproveitar para fazer uma aula de culinária tailandesa, que inclui até visita ao mercado para realizar as compras. Geralmente restaurantes famosos da cidade oferecem esse passeio, mas você pode contratar diretamente em uma agência de turismo local, se preferir.

Considerações finais

Estas cidades e ilhas que citei possuem alguns dos melhores lugares para conhecer na Tailândia, proporcionando inúmeras surpresas, belezas e aprendizados. Paisagens escondidas, monumentos milenares, templos dourados, praias desertas, modernidade em meio ao caos, e demais particularidades, são o que você pode esperar ao viajar para a Tailândia e o Sudeste Asiático.

Para conhecer as principais regiões do país, é necessário que você tenha pelo menos duas semanas completas para viajar. Caso não seja possível, escolha as que mais te agradam e considere voltar para o país outras vezes.

Veja Mais:

Gostou das dicas? Já visitou e acha que falta algo nessa lista com o que fazer na Tailândia? Conta pra gente nos comentários!

Foto cabeçalho: Templo Wat Plai Laem | Footage Clips.