Ásia > Tailândia

Tailândia: Dicas de viagem para Tailândia

Melhores Dicas de Viagem para Tailandia

Nossas melhores dicas de viagem para Tailândia. Informações importantes para viajar para Tailândia pela primeira vez

A Tailândia é um país localizado no Sudeste Asiático que vem atraindo cada vez mais viajantes, principalmente por suas belezas exóticas e naturais, e cultura ímpar. Nos últimos anos houve um aumento significativo de brasileiros (as) que se aventuram nessa longa viagem, enfrentando Jet Lags, até desembarcar nesse país tão diferente para nós!

Quem visita a Tailândia sabe: é um mundo completamente novo!

E para curtir ao máximo o que essa viagem tem a oferecer, principalmente se você for viajar para Tailândia pela primeira vez, é fundamental ver nossas melhores dicas de viagem e garantir que sua trip será tranquila e inesquecível.

Viajar sem saber absolutamente nada do seu destino pode ser traumático, pois fatores importantes como clima, geografia, hábitos e cultura em geral afetam completamente seu planejamento.de viagem. Por isso separei este apanhado geral de informações sobre a Tailândia.

+ O que fazer na Tailândia: as melhores coisas

Nota: Baht é o nome da moeda da Tailândia e aqui vamos nos referir como THB. Quando tiver US$ me refiro à dólares estadunidenses.

Valores e dados de agosto de 2019

Você verá em nossa dicas de viagem para Tailândia:

  • Subdivisões e Regiões da Tailândia
  • A melhor época para viajar para Tailândia
  • Como evitar problemas com costumes locais
  • Câmbio e Moeda da Tailândia
  • Dicas sobre Imigração
  • Roupas que recomendamos evitar
  • Como é a religião na Tailândia
  • Dicas de Saúde e Alimentação em sua viagem pelo Sudeste Asiático
  • Informações sobre idioma
  • Sexualidade
  • Violência: É perigoso viajar na Tailândia?
  • Custos para viajar para Tailândia

+ Como achar passagens aéreas baratas de verdade

Seguros Promo

Dicas de viagem para Tailândia: o que saber na primeira viagem

Dicas para viajar para Tailandia - Bangkok
Veja todas as nossas Melhores Dicas para viajar para Tailândia e monte seu planejamento de viagem perfeito. Foto: Bangkok por Thrillophilia.

Entendendo as Regiões e Divisões da Tailândia

Apesar de um único país, para facilitar a visita e o deslocamento, costuma-se dividir a Tailândia em três regiões na hora do planejamento de viagem:

Região do Centro e do Norte: Bangkok e Chiang Mai

A região do Centro do país, onde está a capital Bangkok, até o Norte, onde fica a cidade de Chiang Mai, costumam ter os climas e regime de chuvas similares. As grandes atrações são:

Bangkok

  • A própria cidade
  • Templos
  • A famosa rua Khao San Road
  • Festas noturnas

Chiang Mai

  • Turismo histórico: uma cidade oriental com mais de 500 anos
  • Templos: mais de 300

Costa Oeste da Tailândia: Praias do Mar de Andaman (Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Lanta e Ao Nang)

O que fazer em Chiang Mai, Tailandia - Wat Chedi Luang
Uma das melhores coisas para fazer em Chiang Mai, na Tailândia, é visitar os templos da Old City. Dentre os destaques está esse da foto, o Wat Chedi Luang.

Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, Koh Lanta e Ao Nang são as praias localizadas na costa Oeste da Tailândia - Região imperdível!

Todas são recomendadas por suas belezas naturais, sobretudo a famosa Koh Phi Phi e seus arredores, que são de fácil acesso a partir do ponto geral de partida: a província de Krabi.

Costa Leste da Tailândia: Praias do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan)

O que fazer na Tailandia Turismo Ilha Koh Samui Island
Outra ilha com presença garantida em nossa lista com o que fazer na Tailândia é Koh Samui Island, com águas de tons fora de série. Foto: Natalia Pevida.

Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan são as praias da costa Leste, um pouco mais inacessíveis do que as citadas anteriormente, mas também com belezas que valem a pena o esforço da visita.

Mas por que é importante entender as subdivisões da Tailândia?

Para determinar um roteiro que seja adequado à duração de sua viagem, sem perda desnecessária de tempos entre um deslocamento e outro. Por exemplo, se você tiver apenas sete dias de viagem, recomendo focar em apenas uma das três regiões.

Pois apesar da grande disponibilidade da viagens aéreas, os trajetos são grandes e, muitas vezes, demorados (até para chegar nos aeroportos), fazendo com que você mate muitas horas da sua viagem, além de não curtir de verdade cada lugar - sabe as pessoas que vão para Europa e em 10 dias passam por 10 países? Então...

Para fazer todo o país com calma, tendo uma experiência minimamente legal por onde passar (em meu ponto de vista), o ideal é reservar pelo menos vinte dias para visitar essas três regiões e seus principais pontos turísticos.

+ Outras coisas importantes antes de viajar para a Tailândia

Qual a melhor época para viajar para Tailândia?

Dicas de viagem para Tailândia - Hong Island
O passeio para Hong Island é imperdível na sua viagem para Tailândia. Um paraíso! Foto: Phuket Travel Shop.

Quando pensamos em alguns destinos turísticos, sabemos que não existem épocas específicas para visita-los. Esse não é o caso da Tailândia!

É essencial que você fique de olho em qual data pode ser mais agradável para visitar o país. Além de conferir os dias, você precisa ver bem qual é o local que quer visitar, pois as diferenças meteorológicas se dão entre Leste e Oeste do país.

Isso não significa que você não possa ir em outras épocas, mas não é uma decisão muito recomendada.

Qual o motivo, afinal?

É que o clima tailandês é regido pelo regime de monções asiático – aquelas chuvas torrenciais que atuam em épocas distintas pelas diferentes regiões do continente.

E quando essas monções ocorrem, além das chuvas fortes e constantes, o céu permanece nublado, comprometendo (e muito) os belos passeios, sobretudo na região das praias.

Se você for visitar a região da Costa Oeste (Bangkok (capital), Chiang Mai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi): as chuvas ocorrem entre os meses de Abril e Outubro.

Se você for visitar a Costa Leste (as ilhas Koh Samui, Koh Tao e Surat Thani): as chuvas ocorrem de Setembro a Dezembro.

Além da temporada de monções, fique atento à época de queimadas no Norte do país (sobretudo nas cidades turísticas de Chiang Mai, Chiang Rai e Pai). Elas ocorrem durante os meses de fevereiro e março. Nesta época, além da visibilidade ficar péssima devido à poluição provocada pelas queimadas, o sistema respiratório também fica comprometido, o que faz a viagem pela região não ser tão agradável neste período.

Em um resumo geral, podemos dizer que a melhor época para conhecer o país como um todo é de Novembro até início de Março. Enquanto que a pior é de Junho até Outubro.

+ O que fazer no Camboja (Sudeste Asiático)

O respeito ao rei da Tailândia

Dicas de viagem para Tailândia - Respeite o rei
Não debochar do rei da Tailândia e evitar críticas dependendo do ambiente, é algo primordial em sua viagem para Tailândia. Foto: Funeral de um rei tailandês / Reuters.

A Tailândia é considerada uma Monarquia, tendo seu Rei como símbolo da identidade e da unidade nacional. E os tailandeses levam isso muito à sério!

Você vai encontrar imagens do rei por todo lugar: em prédios, nas ruas, nas notas, nas moedas... em praticamente tudo mesmo!

Todos os dias às 18h toca o hino e todas as pessoas param seus afazeres para ficarem imóveis respeitando o momento de honra ao reinado. Nessa hora, todos devem ficar em pé. Além disso, antes de cada filme passar no cinema, também existe o momento de honra ao rei que todos devem se levantar. É importante que nesses casos você jamais permaneça sentado! Qualquer ofensa contra o rei, mesmo que indefesa, é considerada um crime gravíssimo e passível de sanções.

Leve o rei muito à sério e respeite-o enquanto estiver em território tailandês.

Qual é a moeda da Tailândia e como é o câmbio?

Moeda da Tailândia - Baht Tailandês ou Bate - THB
Uma dúvida comum é qual a moeda da Tailândia. É o Baht também conhecido como Thai Baht, Baht Tailandês ou Bate. O símbolo internacional da moeda da Tailândia é THB. Foto: Shutterstock.

A moeda oficial da Tailândia é o Baht tailandês.

Em quase todas as esquinas (literalmente) existem ATMs (caixas eletrônicos internacionais) que aceitam Visa e Master tranquilamente. Assim, você pode realizar saques com cartões que estejam habilitados internacionalmente: sejam cartões pré-pagos (como o Visa Travel Money- VTM) ou cartões de crédito – nunca vimos a opção de saque na função débito, por isso, fique esperto, se o seu cartão não for específico pré-pago, sempre irá cair na função de crédito, podendo gerar encargos bem elevados.

Opte por levar dinheiro em espécie, mas não se esqueça de levar apenas dólar americano ou alguma outra moeda de renome internacional, como o euro ou dólar canadense ou australiano. Nada de levar real! Apesar de já termos visto casas de câmbio com cotações para real em algumas ilhas tailandesas, a moeda nunca estava disponível para troca. Por isso, não arrisque!

Você pode trocar suas notas diretamente nos bancos, mas o comum são casas de câmbio que você encontra em quase todos os lugares, sobretudo os mais turísticos. Evite trocar muito dinheiro em aeroportos, rodoviárias ou estações de trens, onde as taxas costumam ser maiores.

É importante sempre ficar esperto à cotação da época para saber certinho o câmbio atual e não ser enganado com taxas acima da média geral.

Cupom Desconto Seguro Viagem Internacional
Cupom Desconto Seguro Viagem Internacional

As obrigações para a imigração

A grande vantagem do visto tailandês é que ele não é necessário para brasileiros que permaneçam até 90 dias no país.

Mas fique atento: para passar pela imigração, você deverá apresentar um certificado internacional com a vacina para a febre amarela em dia (emitido aqui no Brasil mesmo)! Se não apresentar, você pode perder a viagem! Já conhecemos casos de pessoas que estavam com a vacina vencida que não puderam ingressar no país.

Portanto, apesar do visto ser fácil, não esqueça da obrigatoriedade da certificação para essa vacina.

Uma dica que economiza bastante o seu tempo, é: Antes de se apresentar para o oficial da imigração da Tailândia, sempre passe pelo Health Care (controle de saúde) para carimbar o seu Arrival Card (que já deve estar preenchido) apresentando o certificado de vacinação. Isso vai te economizar um tempo grande de ficar na fila sem ter o carimbo e ter que voltar para fazer todo o processo novamente.

Também procure andar sempre com a sua própria caneta para facilitar e agilizar o preenchimento dos documentos.

+ Melhores restaurantes veganos em Bali, Indonésia (e vegetarianos)

Vestimentas para templos e outras atividades na Tailândia

Quais roupas usar para visitar templos na Tailândia
Para visitar templos na Tailândia, as regras são usar calças, saias longas e blusas que cubram os ombros. Vá com calçados fáceis de tirar, pois é preciso tirá-los sempre para entrar nos templos. Foto: This Battered Suitcase.

Como o país é bastante úmido e quente, opte por roupas leves e frescas.

É legal que você sempre esteja com roupas adequadas para os passeios que você for fazer: evite roupas apertadas, shorts, bermudas ou regatas, optando por calças, saias longas e blusas que cubram os ombros – essas regras devem ser cumpridas para a entrada em Templos.

Dê preferência para calçados de fácil retirada, pois você vai precisar tirá-los todas as vezes que for entrar nos templos.

Fora dos locais sagrados, as vestimentas são comuns para nós, sobretudo nas praias.

Religião

Melhores Dicas de Viagem para Tailândia - Religião
Wat Rong Khun: o Templo Branco da Tailândia. Religião é um assunto tratado com muito respeito e seriedade nesse país do Sudeste Asiático. Foto: Get Your Guide.

A filosofia budista é a oficial da Tailândia, abrangendo em torno de 95% da população.

A religião é levada muito a sério: o país contem muitos templos e monges e suas regras são seguidas ao pé da letra: por isso, respeite! Não entre no tempo com sapatos ou com joelhos, ombros e barrigas à mostra.

Os monges são considerados quase intocáveis (principalmente por mulheres) e são muito respeitados.

A figura de Buda também é bastante venerada: evite comprar estátuas ou fazer tatuagens de Buda na Tailândia, isso pode ser visto com maus olhos pelo povo local (existem até cartazes que repudiam essas situações por várias cidades). Por esse motivo, evite constrangimentos.

+ Dicas de viagem para Camboja

Saúde

Seguros Promo

Estar saudável em viagens internacionais é essencial, sobretudo quando estamos tão longe de casa.

Seguro viagem: recomendo muito ter um seguro viagem para viajar para Tailândia. Já contei aqui sobre quando precisei de seguro na Bolívia e não tive, e acabei gastando mais ainda, além de encerrar a viagem. Há casos de viajantes na Tailândia que interromperam a viagem por motivos desde dores de barriga até acidentes de moto. Então previna-se!

Dica:Pesquise preços com a SegurosPromo, que compara várias seguradoras e você garante o melhor preço.

Água: Não beba água da torneira de jeito nenhum: tome apenas água mineral e tenha certeza que ela está bem lacrada. Mas fique tranquilo, a água mineral na Tailândia é tão comum e barata que você se acostuma rapidinho!

Comida: Aproveite ao máximo as comidas de rua! As famosas Street Food tailandesas são maravilhosas, uma das melhores comidas de todo o sudeste asiático. Mas tenha critério para ver se o local está adequado para alimentação e se não irá te trazer problemas depois.

Os escorpiões e aranhas que são vendidos para os turistas – sobretudo na Khao San Road – não tem uma procedência muito legal! Tome cuidado com esse tipo de alimentação!

Procure por lugares frequentados por locais, eles geralmente tem comida de qualidade.

Cuidado com a pimenta! As especiarias tailandesas são bastante fortes, sobretudo a pimenta. Sempre que for comer opte por comidas não apimentadas ou então solicite para a pessoa que for cozinhar não colocar pimenta: “No Spicy”. Mesmo assim, tenha consciência que alguns pratos podem vir “premiados”, principalmente se você não gostar de comidas com gosto forte.

Problemas de saúde: Saiba que é normal passar mal do estômago na Tailândia. Caso você não tenha levado um kit de emergência, vá até uma farmácia e explique a situação! Eles têm bastante prontidão para lidar com o problema.

Além disso, os farmacêuticos na Tailândia são quase como médicos: eles são muito bem instruídos e são capazes de prescrever ate remédios que no Brasil só são vendidos com receita média (fica a valiosa dica!).

Caso realmente a situação esteja fora de controle, procure uma emergência médica.

A rede de saúde tailandesa em geral é bem equipada: os hospitais maiores (de cidades grandes como Bangkok e Chiang Mai) são bem modernos e preparados. E apesar de alguns lugares serem mais caóticos, mesmo ilhas pequenas como Koh Phi Phi possuem clínicas para estrangeiros bem limpinhas e aconchegantes.

+ Dicas de viagem para Indonésia

Idioma

Apesar do idioma oficial do país ser o tailandês, se você tiver um nível básico de Inglês já consegue se virar muito bem. Muitas pessoas falam inglês na Tailândia, principalmente em lugares turísticos. Sabendo o básico você consegue se comunicar, se localizar e negociar valores.

Apesar de não ser estritamente necessário, uma dica para qualquer país que você visita é saber saudações básicas no idioma local, como “Oi” e “Obrigado”, por exemplo.

Oi

  • Sawadee Kap (mulheres)
  • Sawadee Krap (homens)

Obrigado

  • Kap Khun Kap (mulheres)
  • Kap Khun Krap (homens)

Mesmo que você não leve a sério essa finalização diferente entre homens (Krap) e mulheres (Kap), ela pode fazer uma imensa diferença em seu dia a dia. Se um homem terminar uma frase sem o “KRAP”, eles podem definir que ele possui um comportamento feminino apenas por esse som. Por isso, procure respeitar o correto. Você vai entender melhor sobre isso no item a seguir.

+ Dicas de viagem para o Sudeste Asiático

Sexualidade

A Tailândia não é um país bom de se visitar para quem tem muito preconceito ou se incomoda com questões de sexualidade. Por toda sua extensão, encontram-se homens vestidos de mulheres e vice-versa, que - felizmente - são encarados com naturalidade por toda a sociedade local (mas a quantidade é muito grande mesmo!) - o que deveria ser normal em qualquer lugar do mundo, né?

Existem muitos Lady Boys (homens vestidos de mulheres) e Tom Boys (mulheres vestidas de homens) e esse mercado acaba sendo movido por uma indústria gigante de calçados, produtos de beleza e ramos de atividades econômicas totalmente específicos para transgêneros, presentes em todo país.

E, apesar de existir um certo preconceito entre os próprios tailandeses, ele é repudiado vindo de ocidentais, sobretudo, estrangeiros! É algo difícil de entender, mas é isso. Qualquer comportamento preconceituoso por parte dos estrangeiros é inaceitável pela população, mesmo fazendo vista grossa para os próprios preconceitos!

Agora você deve ter entendido o por que da importância entre homens e mulheres falarem adequadamente, certo? As interpretações são levadas muito a sério neste país!

Violência

O que fazer na Tailandia Turismo Ilha Bamboo Island
Bamboo Island é uma das ilhas imperdíveis nos arredores de Phi Phi e não pode ficar de fora da sua lista de coisas para fazer na Tailândia. Foto: Poonsakn.

A Tailândia é um país muito pacífico, seguro e de pessoas respeitosas e educadas. É considerada, inclusive, um dos melhores países do mundo para mulheres que viajam sozinhas, sobretudo no quesito segurança.

É bastante tranquilo andar nas ruas até altas horas da noite, sem se preocupar com itens de valor e assaltos. Até mesmo nos famosos golpes aplicados para turistas (que basta saber evitá-los) nunca é usada a violência.

Só tente evitar frequentar bares que ficam abertos até muito tarde, pois alguns tailandeses bebem bastante e costumam lutar Muay Thai (mas geralmente são regiões bem fora da rota turística).

E, apesar de bastante seguro, tome as mesmas precauções que viajantes devem ter em qualquer lugar do mundo, pois dessa forma você estará sempre menos suscetível a qualquer problema. Procure não deixar seu dinheiro fora de cofres ou em apenas um único lugar (o mesmo vale para seu passaporte). Às vezes o problema com furtos está em outros turistas e não na população local em si.

Custos de viagem

Turismo na Tailândia - O que saber antes de viajar para a Tailândia
Turismo na Tailândia - O que saber antes de viajar para a Tailândia. Foto: Pablo Gonzalez.

Por fim, mas não menos importante, vamos ter uma ideia dos custos de viagem para Tailândia.

Os custos dependem muito de cada tipo de viagem, obviamente. Mas comparando à nível internacional, a Tailândia é um dos países mais baratos do mundo para viajar! Esse é um dos fatores que tem atraído uma grande quantidade de turistas para lá todos os anos – e cada vez mais!

Alguns preços da Tailândia:

  • Hospedagem em apartamento pelo Airbnb com piscina de borda infinita e academia (para casal): US$ 30 por noite (cadastre por esse link para ganhar R$ 179 em sua primeira hospedagem);
  • Preço de um prato de Street Food (comida de rua) fora de locais turísticos: THB 30;
  • Sessão de cinema em shopping com direito à sofá para o casal: THB 350;
  • Água 500 mL em lojas de conveniência: THB 7;
  • Cerveja em restaurante: THB 110;
  • Uma cartela de antibióticos com tratamento completo para 5 dias (Amoxicilina): THB 50;
  • “Baldinho” de bebidas (frequentemente encontrado em festas noturnas e praias): THB 100;
  • Chinelos de pano de elefantes (excelentes souvenirs): THB 20;
  • Prato de comida em restaurante ocidental: THB 80-150.
Seguros Promo

Valores e dados de agosto de 2019

Olhando para essas lista de preços você entende por que a Tailândia, além de suas belezas exorbitantes e cultura exótica, é o destino dos sonhos de viajantes com pouco dinheiro, não é mesmo?

Agora que você já tem algumas dicas de viagem para Tailândia que são pontapé inicial para o seu planejamento de viagem. Mas indico ver também:

Além destes artigos, você sempre pode conferir as seções Viagem para Tailândia para ver os últimos posts.