Vietnam

Vietnam: O que fazer no Vietnam?

Ha Long Bay - Vietnam

Vietnam: O que fazer no Vietnam?

O Vietnam, ou República Socialista do Vietnam, nunca foi um país que tinha chamado a minha atenção, sinceramente. Eu pouco ou nada sabia desse país, apenas que ele havia passado por uma guerra envolvendo os Estados Unidos, a famosa e conhecida Guerra do Vietnam, até que fui parar lá.

Conheci o país quando estava viajando pelo Sudeste Asiático, onde conheci também a Tailândia e o Camboja (e infelizmente não deu tempo para visitar o Laos). O Vietnam era, na minha cabeça, um país “sem grandes atrativos” porém, depois de conhecer esse país do Sudeste Asiático, vi que eu estava totalmente enganada. O Vietnam me surpreendeu, e muito! Há muito o que fazer no Vietnam.

No Vietnam você vai encontrar de tudo: grandes cidades, muitas praias e montanhas, e também um povo super alegre. Em razão do Vietnam ser barato (cheguei a pagar R$5 por uma noite em um hostel!), o Vietnam atrai muitos mochileiros do mundo todo. O hostel do Vietnam que falei não era um hostel 5 estrelas e não tinha café da manhã, mas estava em uma ótima localização, e a cama e o banheiro eram OK também.

Então, se você tem essa visão que eu tinha, de que o Vietnam não tem lá muita coisa, e não sabe o que fazer no Vietnam, confere a lista abaixo sobre o que fazer no Vietnam!

Valores e dados de agosto de 2019.

O que fazer no Vietnam?

Confira abaixo as melhores coisas para fazer no Vietnam.

Visitar a cidade de Hoi An, no Vietnam

Hoi An, localizada praticamente no meio do país, é uma cidade que todos os viajantes que passam pelo Vietnam visitam. Super bonitinha e acolhedora, com um ar de cidade pequena, Hoi An no Vietnam tem um centrinho bem completo. Mercado público, lojinhas, restaurantes e barzinhos em casinhas coloridas fazem o cenário, tudo decorado com lanterninhas coloridas, inclusive as ruas do centro.

O que fazer no Vietnam - Hoi An
A cidade de Hoi An no Vietnam, principalmente o centrinho, é assim, cheia de lojinhas e lanterninhas coloridas! Foto: vannier.j.fr vannier - Flickr.

A região possui praias com largas faixas de areia, porém as praias de Hoi An são longe do centro da cidade. Portanto, o melhor lugar para se hospedar em Hoi An éno centro, e de lá você pode pegar uma bicicleta no hostel e ir para as praias. As praias de Foi An são bonitas e possuem alguns restaurantes com um cardápio enxuto, com hambúrgueres e alguns frutos do mar.

Hoi An é também onde muitos turistas que vão ao Vietnam escolhem para fazer aula de culinária vietnamita, e também roupas sob medida, com alfaiates vietnamitas (a loja mais conhecida é a Dong Silk). Também, muitos separam o dia para conhecer o Santuário de Mi-Sön, sítio arqueológico com algumas torres e templos do Reino de Champa, localizado não muito distante de Hoi An.

Vietnam - Hoi An - Centro
O centro de Hoi An é longe das praias da cidade, porém o centro é o melhor lugar para se hospedar em Hoi An! Foto: Tri Tran - Flickr.

Quanto tempo ficar em Hoi An, no Vietnam? 2 ou 3 dias inteiros por lá é suficiente.

Andar de barco em Ha Long Bay

Ha Long Bay é uma baía no Vietnam com diversas formações rochosas (pequenas ilhas cobertas de verde) e que emergem da água cor esmeralda. A forma mais fácil de chegar em Ha Long Bay é partindo de Hanói, capital do Vietnam. Muitas agências fazem esse tour para Ha Long Bay saindo de Hanói, incluindo transporte terrestre + barco.

Geralmente é essa a opção escolhida por quem visita Ha Long Bay: ficar por 1 ou 2 dias a bordo de um barco percorrendo a região. Porém, há também a opção de se hospedar em Ha Long City, em terra firme, ou apenas fazer um bate e volta de Hanói para Ha Long Bay (o que eu considero uma furada).

Vista de Ha Long Bay - Vietnam
A forma mais fácil de chegar na incrível Ha Long Bay é saindo da cidade de Hanói, capital do Vietnam, ao norte. Foto: guido da rozze - Flickr.

O ideal é se organizar para fazer um tour em Ha Long Bay por mais de um dia a bordo do barco. Caso contrário, você vai ver apenas partes não tão bonitas do lugar e será bem cansativo - Hanói não é tão perto de Ha Long Bay quanto pode parecer.

Você irá encontrar muitas opções na hora de reservar o barco para Ha Long Bay: os mais baratos (conhecidos como sendo de backpackers), outros de luxo, e ainda alguns “barcos festa”. Preste atenção antes de reservar para não cair em furada ou com uma galera nada a ver com o seu tipo de viagem.

Sobre a melhor época para conhecer Ha Long Bay, no Vietnam a maior dica é fugir da época de monções. Em segundo lugar, é melhor ir no verão, a partir do mês de fevereiro (há mais chances de você pegar um dia de sol por lá). Porém, se você irá para o Vietnam entre dezembro e fevereiro, nada está perdido, pois você ainda poderá ter sorte e pegar dias de sol. Deixe para reservar o passeio quando chegar no Vietnam, aí você irá saber como está o clima naquela semana: eu juro que não será mais caro do que reservar pelo Brasil.

Experimentar a Phở e tomar um café vietnamita

Um dos pratos típicos do Vietnam, e talvez o mais conhecido, é o Phở: uma sopa de massa de arroz, molho de peixe e pedaços de carne, além de gengibre e diversos temperos como cravo e anis. Você encontra esse prato típico vietnamita facilmente em quase todos os restaurantes e por um preço bem em conta.

Comida Vietnamita.- Pho
Phở é um prato típico do Vietnam e consiste em uma sopa de massa de arroz, molho de peixe e pedaços de carne com especiarias. Foto: DeaShoot - Flickr.

Ainda na área gastronômica, o Vietnam é um dos maiores exportadores de grãos de café do mundo, sabia? Importante fonte de renda da população, o café foi introduzido no Vietnam pelos franceses, ainda na época da colonização. Não deixe de experimentar o típico café vietnamita e, inclusive, é uma ótima lembrança para trazer para o Brasil!

Cidade de Ho Chi Minh

A cidade de Ho Chi Minh está situada no sul do Vietnam e é super desenvolvida, sendo considerada o centro financeiro do país. Ela foi uma cidade importantíssima na Guerra do Vietnam, fazendo parte do lado capitalista do país.

Ho Chi Minh - Vietnam
Ho Chi Minh está bem ao sul do Vietnam. Ela é uma cidade grande e um ponto quase que obrigatório no Vietnam. Foto: Gregory Rohan - Flickr.

Estando em Ho Chi Minh, não deixe de conhecer, além do centro antigo da cidade e do Templo de Cao Dai (lindíssimo!), os Túneis de Co Chi.

Construídos durante a Guerra do Vietnam contra os ataques dos Estados Unidos, os túneis serviam de esconderijo para os vietcongues. Estando lá você tem a possibilidade de entrar em uma parte dos túneis, porém fique sabendo que eles são extremamente estreitos. Chega a ser difícil de imaginar que os combatentes permaneciam ali por dias durante a guerra.

O melhor lugar para ficar em Ho Chi Minh é no Distrito 1, conhecido como o “backpackerdistrict”. Lá está a Bùi Viên Street, onde você encontra muitos lugares para comer, bares animadíssimos e pessoas de todo o mundo.

Quanto tempo ficar em Ho Chi Minh, no Vietnam? 3 dias inteiros por lá é suficiente.

Hanói e a Região de Sapa

Mudando o cenário para o norte do Vietnam, você encontra a cidade de Hanói e a região de Sapa. Hanói é a capital do Vietnam, e lá você encontra de tudo um pouco. Imperdível visitar a One Pillar Pagoda, um templo budista e a área conhecida como Old Quarter. Nesse último lugar, você estará bem servido de restaurantes e lojas, sendo o Old Quarter um bomlocal para se hospedar em Hanói.

Ainda, não perca a oportunidade de conhecer o mercado noturno de Hanói, com muita comida de rua deliciosa, e de dar uma volta no West Lake, ponto turístico de Hanói.

Sapa no Vietnam - O Que Fazer
Toda a região de Sapa é repleta de campos de arroz - esse alimento é muito consumido por lá. As paisagens são incríveis! Foto: chris fl - Flickr.

Normalmente Hanói é o ponto de parada para quem deseja conhecer Ha Long Bay (já citada anteriormente) e a região de Sapa. Sapa é uma cidade formada por infinitos campos de arroz – pode não parecer nada de wow, mas garanto que o visual é realmente bem bonito. Se você estiver com meio de transporte próprio (carro ou moto), considere conhecer a região ao redor da cidade também. Tudo por lá é meio parecido (campos de arroz por todo lado), porém Sapa está sempre lotada de turistas.

Quanto tempo ficar em Hanói, no Vietnam? 2 ou 3 dias inteiros por lá é suficiente.

Pegar uma praia em Phú Quôc

Phu Quoc - O que Fazer no Vietnam
E que tal descansar da rotina corrida de um mochilão no Sudeste Asiático em uma praia dessas por uns dias?! Foto: Ferran Gemma - Flickr.

Quando você estiver no sul do Vietnam, e principalmente se sua próxima parada for o Camboja, dê uma olhada nos passeios para a ilha de Phú Quôc. Localizada perto do Camboja, mas ainda no território vietnamita, a ilha de Phú Quôc é paradisíaca!

Com areias brancas, águas calmas e cristalinas, além de uma intensa vegetação, a ilha de Phú Quôc conta com uma boa estrutura de hotéis, mesmo que não seja tão visitada quanto os demais destinos citados aqui. A Ilha é um ótimo lugar para relaxar, inclusive para fugir da loucura de Ho Chi Minh antes de continuar a viagem pelo Sudeste Asiátic

Maior caverna do mundo e a Ponte Dourada

Se você estiver disposto a realizar um grande investimento financeiro, você pode conhecer a MAIOR CAVERNA do MUNDO, a Son Doong, localizada no Parque Nacional de Phong Nha-kè Bàng. Digo grande investimento porque, para conhece-la, você precisará de, no mínimo, 4 dias e cerca de 15 mil reais...

Maior Caverna do Mundo - Son Doong
Onde fica a maior caverna do mundo? Ela está no Vietnam! Son Doong não parece um lugar incrível? Foto: deportes alvarez - Flickr.

Você pode visitar, também, o mais novo ponto turístico do Vietnam: a Ponte Dourada nas montanhas de Ba Ha, perto da cidade de Da Nang, no meio país.

Vietnam Golden Bridge
A mais nova atração do Vietnam é a Golden Bridge, ou Ponte Dourada, próxima a cidade de Da Nang, nas montanhas de Ba Ha. Foto: xiquinhosilva - Flickr.

Outros lugares para conhecer no Vietnam

Outros lugares que vale a pena conhecer no Vietnam se você tiver tempo sobrando:

  • Hué: cidade histórica banhada pelo Rio Perfume, localizada no centro do Vietnam.
  • Mui Nè: é conhecida por suas grandes dunas de areias vermelhas, mas com um turismo bem recente.
  • Ninh Binh: é um lugar que eu certamente indicaria também, principalmente pelas maravilhosas montanhas em Tam Còc.
  • Dalat: repleta de lagos e construções com inspiração francesa (reflexo da colonização), a cidade tem um clima que lembra um pouco o europeu, só que no meio da Ásia.

Depois de tudo que foi escrito até agora nesse post, provável que você tenha tido a vontade de correr para lá. Então aqui vai mais algumas dicas para ajudar você a planejar sua viagem para o Vietnam!

Como chegar no Vietnam?

Geralmente quem visita o Vietnam também conhece os demais países do Sudeste Asiático, então vou explicar para você como você pode chegar no Vietnam tanto de avião quanto por via terrestre.

Chegando no Vietnam de avião

De avião, saindo do Brasil, você terá que fazer uma escala na Europa, Ásia ou na África, dependerá da companhia aérea que você escolher para viajar. A cidade de Hanói e de Ho Chi Minh são as duas principais portas de entrada do Vietnam. Hanói está bem no norte, e Ho Chi Minh bem no sul, e sinceramente não há diferença de fazer a viagem no Vietnam de norte a sul, ou de sul a norte.

Chegar de avião no Vietnam é a forma mais fácil de se conseguir o VISTO para o Vietnam. Sim, brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnam. Entrando pelos principais aeroportos do país, você poderá fazer ele na chegada mesmo (Visa on Arrival). Porém, para isso, antes você precisará de uma carta de aprovação, que só é possível conseguir online (no Vietnam-visa.com, por exemplo).

Para emitir esse tipo de visto, você precisará do seu passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade, formulário preenchido (você pode pegar o modelo no site do visto citado acima), 2 fotos 5x7 (tamanho da foto do passaporte), e dólares americanos (cerca de 25 dólares em 2016).

Chegando no Vietnam por via terrestre

Se você pensa em chegar no Vietnam por via terrestre, você terá que realizar o requerimento de visto em uma Embaixada do Vietnam. Esse visto pode ser obtido até 6 meses antes do início da sua viagem.

No Brasil, a embaixada é em Brasília, porém não é necessário ir até lá, pois tudo pode ser enviado via correios. A documentação completa necessária você encontra nesse site.

Porém, se você é daqueles viajantes que não planejam muito a sua viagem, saiba que você pode emitir o visto em qualquer embaixada do Vietnam no mundo. Como geralmente o Vietnam está no roteiro dos mochileiros que fazem uma viagem pelo Sudeste Asiático, alguns escolhem emitir o visto na embaixada do Vietnam em Bangkok, na Tailândia. O tempo médio para liberação do visto é 5 dias, então é bom se programar um pouco antes, assim que chegar em Bangkok por exemplo.

Quanto tempo ficar no Vietnam?

Primeiro, você precisa saber que o Vietnam é um país comprido. Para você decidir quanto tempo ficar no Vietnam, é necessário saber o que você quer conhecer por lá. Se sua intenção é visitar o sul, como a cidade de Ho Chi Minh, mas quer também conhecer Ha Long Bay, lugar super famoso no norte do Vietnam, você irá precisar de, no mínimo 7 dias para curtir (isso se você fizer a ligação entre os dois lugares de avião).

Eu, pessoalmente, separaria fácil 15 dias para conhecer o Vietnam. Há muito o que conhecer por lá e você irá precisar de um certo tempo para se deslocar entre uma cidade e outra, pois o país é muito longo.

Uma dica minha para quem visita o Vietnam é: considere realizar trechos aéreos, especialmente se seu tempo for curto. A Ásia tem várias companhias low-cost, como a Tiger Air Ways e a Air Asia, que funcionam bem de um modo geral. Como você já está em um país barato, economizando em hospedagem e comida, se possível, se dê esse luxo, você irá economizar um bomm tempo!

O que fazer no Vietnam?
O Vietnam é um país barato para viajar, e por isso, o Sudeste Asiático como um todo é um dos melhores lugares para fazer um mochilão. Foto: Gerard Mahieu - Flickr.

Mas, com certeza, ônibus é forma mais barata de se locomover no Vietnam, além de motinhos, porém as viagens podem ser bem longas. A boa notícia é que a maioria dos ônibus que fazem viagens longas no Vietnam e no Sudeste Asiático tem bancos que ficam praticamente deitados. Isso é ótimo, especialmente em viagens noturnas (melhor opção para quem quer economizar em estadia).

Observação: se você é alto(a) igual eu, saiba que o tamanho dos bancos é para o padrão asiático, mas ainda assim é relativamente bom (e, obviamente, melhor que um banco de ônibus normal).

Esse tipo de ônibus do Sudeste Asiático é reservado com agências de viagens, e geralmente a própria hospedagem que você está consegue organizar isso. Ou seja, lá não se pega ônibus em rodoviárias, como é aqui no Brasil.

Qual a melhor época para ir ao Vietnam?

Por fim, é importante ressaltar que o Vietnam segue o regime das monções. Isso quer dizer que o período de chuva por lá é do mês de junho a setembro (e chove muito mesmo)! Portanto, a melhor época para visitar o Vietnam é na estação seca, ou seja, de outubro a maio. Porém, saiba que, mesmo indo na estação seca, você ainda poderá se deparar, no mesmo dia, com climas bem diferentes no sul e no norte do país (como sol e calor no sul e nublado com chuva no norte, por exemplo).


Bom, acho que já deu para entender que o Vietnam consegue agradar todos os gostos, né? Esse país tem praia, montanhas e também cidades grandes e bem estruturadas.

O Sudeste Asiático como um todo é incrível, mas o Vietnam é especialmente maravilhoso!

Boa viagem!!

Relato: Joana Pescador - valorizando culturas, trocando experiências e colecionando histórias

Valores e dados de agosto de 2019.

Foto cabeçalho: Ivan Kurmyshov - Flickr.