Ásia > Indonésia

Turismo Indonésia: Melhores lugares para visitar na Indonésia

Melhores Lugares Visitar Turismo Indonésia e Bali

Turismo Indonésia: Melhores lugares para conhecer na Indonésia

A Indonésiaestá localizada na Ásia, logo acima da Austrália, na região do Sudeste Asiático. Esse país é considerado o maior arquipélago do planeta, com cerca de 17.000 ilhas, e possui clima tropical, fazendo muito calor durante o ano todo.

Como o país é enorme, o que não irá faltar são lugares incríveis para fazer turismo na Indonésia. Lá encontra-se uma das maiores biodiversidades de todo o mundo, tendo várias áreas ainda inexploradas pelo ser humano, incluindo paisagens naturais repletas por vulcões, cachoeiras, animais raros, incríveis plantações de arroz, praias paradisíacas e templos milenares. O país como um todo é realmente de tirar o fôlego!

O Instinto Viajante trouxe neste artigo os melhores lugares para conhecer na Indonésia, incluindo grandes pontos turísticos do maior arquipélago do mundo.

É importante que você entenda que esta lista não está por ordem de prioridade, pois devido a imensidão de opções disponíveis em todas as ilhas, tudo depende do seu objetivo na viagem e de quais lugares deseja visitar!

Então, vamos conferir?!

Valores e dados de agosto de 2019

1. Ilha de Bali | Indonésia

Por do sol em Bali, Indonésia, Asia
Por do sol na Ilha de Bali, Indonésia, Asia. Foto: Sandi Lesmana

Sem dúvida Balié um dos melhores lugares para visitar na Indonésia. Trata-se de uma província bem grande, que possui várias regiões, e que se destaca do resto da Indonésia por ser a única ilha hinduísta do país, com uma cultura bastante exótica e forte.

Vale dizer que, como a Indonésia em si é enorme, as várias áreas do país são divididas em Províncias, como a província de Bali, mas há muitas outras como a de Jacarta, a de Java (norte e sul) e a de Sumatra (norte e sul).

Falar de Bali é um pouco complexo, e as pessoas se perdem bastante na primeira viagem para lá, pois a distância entre as diferentes regiões é grande e o trânsito é bastante intenso e caótico para se locomover de um lugar para o outro rapidamente. Isso envolve bastante planejamento, sobretudo se você não quiser gastar muito. Por isso, vamos falar das regiões de Bali separadamente para que você entenda melhor sobre a ilha mais visitada e famosa da Indonésia.

Região de Kuta / Legian

Melhores Lugares Turismo Indonésia - Região de Kuta - Bali
A região de Kuta, na Ilha de Bali, é um dos melhores lugares para visitar na Indonésia. Lá você encontra lindas praias como esta. Foto: Praia em Kuta, Indonésia - Harry Tirto / Flickr.

Essa é uma região que abrange uma área bem grande, incluindo partes à beira mar, além de outras mais reservadas. Kuta é bastante movimentada, e é geralmente nessa região que ocorre todo o fervo e festas de Bali, abrangendo beach clubs, baladas, restaurantes e hotéis famosos.

Se você gosta de conhecer pessoas e curte um agito, é ai que você deve ficar! Já se for mais reservado e quiser relaxar, deve procurar regiões como Ubud.

Em Kuta tem muitas lojinhas para comprar desde roupas até souvenirs, além de vários estúdios de tatuagem para quem quiser se aventurar.

Região de Uluwatu

Melhores Lugares para visitar na Indonésia - Região de Uluwatu - Bali
Quer visitar as melhores praias de Bali? Uluwatu é o lugar e não pode ficar de fora durante sua viagem para Indonésia! Foto: Praia em Uluwatu - Alexander Iwan / Flickr.

Uluwatu é a região que tem as praias mais bonitas de Bali, aquelas que a gente só vê na TV, sabe? Só não pense que as praias são próximas umas das outras. Às vezes são viagens longas para chegar nelas e pode ser complicado encontrá-las. Se você não conhece bem a região, é indicado contratar passeios para o local.

Padang Padang Beach é uma das praias mais conhecidas de Uluwatu, mas há também muitas outras, como Dreamland, Bingin e Blue Point.

Região de Seminyak

Melhores Lugares para conhecer na Indonésia - Região de Seminyak - Bali
A Região de Seminyak entra na nossa lista de melhores Lugares para conhecer na Indonésia por ter praias ótimas para visitar. Lá, há resorts e várias lojinhas. Foto: Por do sol em Seminyak - Quentin K / Flickr.

Seminyak em Bali é uma área bem “hippie chique” e aconchegante, com várias lojinhas e uma pequena praia. Não é tão famosa quanto a região de Kuta, mas possui hotéis e resorts bem gostosos para se hospedar.

Região de Canggu

Melhores Lugares Turismo Indonésia - Região de Canggu - Bali
Canggu é um dos melhores lugares para surfar na Indonésia e vale visitar. Foto: Surfista na praia em Canggu - Chang Ju Wu / Flickr.

Assim como Seminyak, Canggu é uma área bem “hippie chique”, além de ser um dos principais pontos para os surfistas em Bali. A praia Batu Bolong é o verdadeiro paraíso dos surfistas na Indonésia e é uma parada obrigatória para amantes deste estilo de vida.

Região de Ubud

Considerado o coração espiritual da ilha, Ubud é uma região bem relax, com vários centros de yoga e muita área verde.

Existe o famoso mercado de Ubud, vários arroizais e cachoeiras próximas que valem a visita, além da famosa Monkey Forest (floresta dos macacos) que atrai muita gente.

Ubud é recomendada para quem realmente quer descansar a mente. Mas não se engane: o trânsito é ainda mais caótico que nas outras regiões. Para ficar “em paz” você literalmente precisa ficar hospedado no “meio do mato” – o que acaba não agradando muita gente.

Melhores Lugares Visitar Turismo Indonésia - Ubud
A região de Ubud é bastante espiritual, com clima relax e vários centros de yoga. Lá também estão várias plantações de arroz. Foto: Plantação em Ubud - Halans / Flickr.

Bali é tão enorme que possui várias outras regiões (principalmente para o norte), acredita? Mas falamos aqui das principais regiões de Bali e mais “ocidentalizadas”. Tenha em mente que em uma viagem de uma semana para Bali, por exemplo, já será difícil você conhecer todas essas áreas citadas. A maioria dos turistas focam em duas, geralmente Kuta e Ubud, ou Uluwatu e Ubud.

Existem alguns passeios famosos, como o Tanah Lot Temple (um templo localizado no meio do mar), o Tirta Empul (templo das águas) ou o Monte Batur (vulcão) que ficam em regiões mais afastadas. Nesses casos, vale a pena contratar tours para conhecer os locais, pois as viagens podem ser um tanto quanto longas, principalmente se você não está acostumado com a dinâmica da ilha.

Bali é um destino que, apesar de complexo, vale muito a visita!

A partir da ilha de Bali, você consegue facilmente se locomover para outras regiões da Indonésia e da Ásia em geral, seja por vias aéreas (as passagens costumam ser bem baratas) ou passeios de barco.

+ Os melhores restaurantes vegetarianos e veganos em Bali, Indonésia

2. Ilha de Komodo | Indonésia

Melhores Lugares Indonésia - Pink Beach - Ilha de Komodo - Pantai Merah
A Ilha de Komodo não pode ficar de fora dos melhores lugares para conhecer na Indonésia. Seu maior destaque é Pink Beach (ou Pantai Merah). Foto: Pink Beach, Komodo - Jon Harris / Flickr.

Quem pensa que a Ilha de Komodo só é atração turística pela presença dos lendários Dragões de Komodo, está enganado!

É claro que esse animais chamam muita atenção, afinal, eles só existem neste lugar do planeta e nos remetem à época dos dinossauros. Mas Komodo, na Indonésia, também tem praias únicas que valem a visita, como a Pink Beach (conhecida pelos locais como Pantai Merah), que possui suas areias cor de rosa.

Além disso, a ilha conta com ótimos pontos de mergulho que atraem vários visitantes.

Se você gostou da ideia de visitar uma praia com areia rosa, saiba que em Komodo existe um total de 22 praias de areia rosada que te permitem um visual incrível e uma visita bem relaxante e acolhedora!

3. Lombok | Indonésia

Melhores Lugares para visitar na Indonésia - Lombok
A ilha de Lombok entra na nossa lista de melhores destinos da Indonésia por conta de suas praias paradisíacas e vulcões. Foto: Dariusz Laszczyk / Flickr.

A Ilha de Lombok é considerada uma “Bali mais natural”, pois possui belezas naturais inestimáveis e é dotada de uma tranquilidade quase inexistente na famosa Ilha de Bali. Vamos conferir o que tem em Lombok?

Vulcão Rinjani

Melhores Destinos Indonésia - Vulcão Rinjani - Lombok
Em nossa lista de melhores destinos para viajar na Indonésia não poderia faltar um vulcão. Esse é o Vulcão Rinjani que fica em Lombok, no Monte Rinjani. Foto: Jose Manuel Casado / Flickr.

Muitas pessoas se aventuram por Lombok para conhecer o seu famoso vulcão: o Monte Rinjani – o segundo maior vulcão da Indonésia. Mas não são todas elas que topam os dois, três ou quatro dias de trekking para alcançar seus 3.726 metros de altura.

Vale a aventura para quem tem disposição e quer encontrar cachoeiras, cavernas e paisagens de cair o queixo no caminho da trilha. Também existe um lago próximo do topo do vulcão que proporciona um visual incrível!

Praias paradisíacas de Lombok

Melhores Destinos de viagem Indonésia - Lombok
O que não falta em Lombok são praias incríveis! Portanto, não deixe de reservar uns dias para visitar durante sua viagem para Indonésia. Foto: Lombok, Indonesia - Mrlangeman / Flickr.

Falou em praias paradisíacas na Indonésia, falou em Lombok. A principal diferença para as praias de Bali é a tranquilidade! Em Lombok tudo acontece em um ritmo mais lento e você consegue relaxar muito mais.

A praia de Kuta (cuidado, não é a Kuta da Ilha de Bali) é indicada para hospedagem e alimentação. A partir da região de Kuta você pode fazer vários passeios locais para praias muito mais bonitas e exóticas de Lombok, como:

  • Tanjung Aan: com água azul turquesa e areia branquinha, a baía é bastante calma e proporciona visual deslumbrante para ótimos mergulhos.
  • Pink Beach: assim como em Komodo, Lombok também possui sua Pink Beach – só não se engane: essa praia não tem a areia assim tão rosa. Mas vale sua visita se você ainda não conhece nenhuma praia desse tipo.
  • Mawun: apesar de não ser tão desenvolvida como a região de Kuta, a praia é muito mais linda e tem um clima bem aconchegante, com várias barraquinhas na areia.
  • Selong Belanak: é uma praia mais movimentada, ideal para surfistas e para quem quer mergulhar. Também tem um mirante para aproveitar melhor a vista do mar e arredores.
  • Tampah e Mawi: são duas praias desertas e de água cristalina. O acesso à Tampah é mais tranquilo, bem diferente de Mawi. Mas se você quer conhecer uma praia deserta e estiver disposto a chegar com uma maior dificuldade, vale a visita.

Cachoeiras em Lombok

Viajar para Indonésia - Cachoeiras Lombok - Cachoeira de Tiu Kelep
Viajar para Indonésia não se resume a visitar apenas praias. Lombok oferece cachoeiras muito interessantes de visitar. Uma delas é esta da foto, a Cachoeira de Tiu Kelep. Foto: Tim&Elisa / Flickr.

Se você não é tão fã de praias, não se preocupe! Lombok tem muita natureza para oferecer além de praias, com incríveis cachoeiras no meio de florestas densas, por exemplo. As cachoeiras de Lombok são uma ótima pedida para se refrescar em meio ao calor tropical da ilha.

Você pode conferir duas especiais: Sedang Gile e Tiu Kelep, que ficam no norte da ilha e podem ser visitadas em um mesmo dia.

Ainda, muitas pessoas acabam visitando Lombok para conhecer três ilhas que ficam nas proximidades da região, as Ilhas Gili. Elas são tão famosas que fizemos um tópico especial sobre elas. Confira:

Ilhas Gili

Viagem para Indonésia - Ilhas Gili - Lombok
As Ilhas Gili são três: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. E com certeza valem uns dias de sua viagem para Indonésia. Imagina você nesse barzinho agora? Foto: Ilhas Gili - Lombok - Caio Medeiros / Flickr.

As Ilhas Gili são três ilhas paradisíacas que ficam perto de Lombok, e que fazem muito sucesso em todo o mundo: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air.

Elas conseguem agradar todos os gostos. Ótimas para quem busca relaxar, curtir uma praia, praticar mergulho, se aventurar de snorkel ou festar.

Vamos agora falar de cada ilha separadamente:

  • Gili Trawangan: também conhecida com Gili T, é a mais badalada e movimentada das três ilhas. Lá não é possível ter muito sossego e é o lugar ideal para quem adora festas.
  • Gili Air: é uma ilha com mais conforto e tranquilidade, para quem quer um lugar mais relax sem abrir mão da infraestrutura de turismo. Geralmente é escolhida por casais em lua de mel, sendo bem romântica.
  • Gili Meno: já a Gili Meno é a mais tranquila e relaxante de todas, chega até a ser mais roots, não tendo tanta infraestrutura quanto as outras duas. Por isso, você precisa estar no clima para ir para lá.

4. Yogyakarta, Ilha de Java | Indonésia

Dicas de Viagem para Indonésia - Yogyakarta - Ilha de Java
Yogyakarta, na Ilha de Java, entra na nossa lista de melhores coisas para fazer na Indonésia por conta da sua riqueza cultural e histórica. Local com vários templos e até um sultão governante. Foto: Dietrich Ayala / Flickr.

Para quem gosta de destinos exóticos, cheios de templos, e que nos remetem à antiguidade, com certeza esse é o local ideal! Yogyakarta é o centro de cultura e arte da Indonésia.

A cidade de Yogyakarta está localizada na Ilha de Java e é bastante calma, bem diferente das cidades grandes da Indonésia, como a capital Jacarta.

Sua peculiaridade está na cultura e em suas tradições, sendo o único governo do mundo liderado por um Sultão. Já pensou que diferente?

Afinal, quais são as principais atrações da cidade?

  • Templo Borobudur: é indicado visitá-lo para assistir ao nascer do sol, sendo o maior templo budista de todo o mundo. Além do imponente templo, é possível vislumbrar dois vulcões lá de cima. É o cartão de visita da cidade e com certeza você já deve ter conferido as fotos dele em algum lugar por ai.
  • Templo Prambanan: é um complexo de tempos budistas que foi construído ainda nos séculos oito e dez, que vale a pena a visita, sobretudo no pôr do sol.
  • Kota Gede: Kota Gede é uma antiga vila que se mantém famosa por seus centros de artesanato, artes e forte comércio de prata na região. O vilarejo é bem aconchegante, e caminhar por suas ruas estreitas pode ser uma experiência bem interessante para os amantes de arte.
  • Monte Merapi: apesar de ser o vulcão mais ativo do país, é possível fazer uma visita segura até seu topo. Alguns passeios podem ser feitos inclusive com de jipe.
  • Malioboro Street: se você gosta de barganhar, esse é seu lugar! A Malioboro Street é um centro comercial de Yogyakarta desde quando a cidade era colonizada. Local ideal para os apaixonados por souvenirs e lembrancinhas! Só não esqueça que na Ásia, sobretudo na Indonésia, você precisa sempre barganhar muito para garantir um preço justo em mercados locais (regra geral).

5. Wakatobi | Indonésia

Dicas de Viagem para Indonésia - Wakatobi
Conhecida como as “Maldivas da Indonésia”, Wakatobi é um dos melhores lugares para mergulhar na Indonésia e no mundo. Foto: Wakatobi, Indonésia - Richard Johnson / Flickr.

Apesar de Wakatobi não ser muito conhecida, ela é a “Maldivas da Indonésia”, só que muito mais barata e menos turística! Prepare-se para conferir um visual de cair o queixo: águas cristalinas com areia branquinha que só vemos em filmes!

Wakatobi é um dos melhores lugares do mundo para praticar mergulho (com mais de cinquenta pontos de mergulho) e snorkel, sendo também um Parque Marinho com o segundo maior recife de corais de todo o mundo.

Mas não se preocupe, se você não gosta ou prefere não mergulhar, pode fazer outras atividades como ver golfinhos, passear de caiaque ou barco, praticar kite surf, visitar ilhas próximas (como a Ilha Hoga) ou simplesmente curtir e relaxar em praias incríveis.

Além disso, para quem curte um passeio mais cultural, é possível visitar uma tribo conhecida como “Bajo – ou ciganos do mar” que vivem em palafitas no meio do oceano em um estilo totalmente diferente do nosso ocidental, vale muito como experiência de vida!

6. Ilha de Bornéu | Indonésia

Dicas para viajar a Indonésia - Ilha de Bornéu
A Ilha de Bornéu é um dos melhores lugares para visitar na Indonésia se você deseja o contato com uma natureza mais primitiva. Florestas, trilhas, orangotangos e praias! Foto: Bornéu | Indonésia - Drjan / Flickr.

Bornéu é uma grande ilha da Indonésia, bastante conhecida por suas florestas com lindos orangotangos.

É uma ilha bem interessante, pois é dividida em três partes: a maior parte (meridional) pertence à Indonésia, mas suas partes setentrional e a menor parte são da Malásia e Brunei, respectivamente.

Muitas pessoas se aventuram por lá para fazer o Trekking no monte Kinabalu, a montanha mais alta do Sudeste Asiático, ou para visitar as ilhas paradisíacas que tem ao seu redor, incluindo ilhas desertas de Bornéu e Filipinas.

Mas existem muitos passeios interessantes na região, como navegar pelo Rio Kinabatangan ou visitar as lindas Praias de Semporna.

Algumas pessoas também optam por realizar mergulhos em Sipadan, considerado um dos pontos de mergulho mais incríveis do mundo. Mas o local é estritamente regulado e só permite a visita de 200 pessoas por dia.

Por fim, é claro que não poderíamos deixar de citar uma das atividades mais procuradas da região: a visita aos centros de reabilitação ou em florestas reais de orangotangos em Bornéu. Alguns se contentam em conhece-los nos centros, mas para quem tem “o clima” e a vontade, pode se aventurar em dois dias de floresta para conhecer mais de perto esses lindos animais.

Mas e como fica a capital da Indonésia, Jacarta?

Indonésia Turismo Capital Jacarta - Dicas
A capital da Indonésia é Jacarta e não entrou em nossos melhores lugares para conhecer na Indonésia por ser mais uma cidade grande, parecida com outras vistas em outros países. Foto: Tiliktino / Flickr.

Apesar de Jacarta ser a capital da Indonésia, ela não está nessa lista porque acreditamos que há outros lugares mais incríveis para se visitar na Indonésia.

Jacarta é uma cidade bastante interessante, mas com clima de cidade grande e um intenso congestionamento.

Ela possui monumentos históricos relacionados com a história do país, museus, parques de diversão e a maior mesquita do Sudeste Asiático (Mesquita Nacional), mas dois dias é tempo suficiente para conhecer Jacarta.

Se sua viagem tem um propósito mais de curtição, relaxamento e férias, vale a pena conferir as outras opções antes de pensar em visitar Jacarta!

Importante: ao viajar para Bali, é importante fazer um seguro viagem internacional e ficar tranquilo (a). Recomendo usar o comparador de preços da SegurosPromo (confiável e em português) para pesquisar os melhores seguros viagens, e poder contratar com o menor preço possível. Use o código INSTINTOVIAJANTE para ter descontos exclusivos!

Seguros Promo


Como você conferiu neste artigo, existem inúmeras opções de turismo na Indonésia. Difícil mesmo é escolher qual lugar incrível no país queremos visitar primeiro.

Para você conhecer todas as partes do país com atenção especial para as áreas citadas, levaria no mínimo um mês (e fazendo tudo bem correndo). Por isso, o ideal é que você foque sua viagem em pequenas porções, priorizando as ilhas da Indonésia que mais te chamam a atenção. Assim, você pode curtir com calma o que esse país maravilhoso tem a oferecer!

Nota: este é um artigo escrito por um (a) viajante visitante e nem tudo representa a opinião do Instinto Viajante.

Valores e dados de agosto de 2019

Veja mais:

Conhece melhores lugares para visitar e fazer turismo na Indonésia? Conta pra gente nos comentários!