Como registrar e planejar seu roteiro de viagem com o Tripline

Como registrar e planejar viagens com o Tripline

Tutorial Tripline: aprenda a usar este aplicativo – a melhor forma de registrar e planejar viagens

Por que criar uma conta no Tripline para planejar viagens

Para planejar viagens, sejam curtas ou longas, deve-se dedicar um tempo de pesquisa a sites de viagens, relatos e roteiros. Essa busca sempre envolve analisar mapas, saber os nomes das cidades e estradas e deixá-los salvos. Ou, para os mais românticos, comprar um mapa. Fato é que planejar viagens sem mapa não da. E esse é um dos motivos que fazem do Tripline um excelente planejador de viagens.

Ele ajuda a evitar o desperdício de tempo com idas e vindas desnecessárias durante a viagem, pois dá a noção de distância entre os locais de interesse, inclusive traçando linhas entre eles. Sabe aquele trabalho todo no Google Maps? Então, este é facilitado pelo Tripline.

Para cada mapa personalizado ao planejar viagens criado nesta ferramenta é possível adicionar nomes dos destinos, datas, fotografias e observações. E tudo isso pode ser editado a qualquer momento e compartilhado.

O Tripline é gratuito e está disponível tanto em forma de aplicativo para celulares e tablets da Apple, quanto na versão desktop. Para quem possui outros sistemas operacionais basta acessar a versão mobile. Para logar e criar mapas basta fazer um cadastro rápido ou logar com a conta do Facebook. Após cadastrado é possível importar fotos e check-ins de outras redes sociais, como o Foursquare e o Instagram.

Como cadastrar um novo roteiro (mapa) para planejar viagens

Para planejar viagens no Tripline é muito fácil. Na sua página inicial, logo na parte superior, clique em Create a New Map.

criar mapa tripline

Na janela seguinte preencha as informações:

Map title: nome do seu mapa personalizado. Ex: 360º pela América do Sul de carona

Type: tipo de viagem. Ex: férias, viagem de aventura, trabalho, etc.

Main location: local de destaque da sua viagem (cidade, estado, país ou continente) – deixe em branco se preferir.

Visibility: quem pode ver o mapa: somente você, amigos ou público.

As duas caixinhas no final são marcadas se sua viagem tem como ponto inicial a sua casa (conforme cadastro no site), e se você é um dos integrantes da viagem em casos de viagens coletivas, respectivamente.

new map tripline

Planejar viagens no Tripline

Feito isso clique no botão Create a Map.

Ps: se o mapa está sendo feito posteriormente a uma viagem, apenas como registro, os botões laterais lhe permitem sincronizar fotos já postadas em outras mídias sociais, e mais abaixo o site lhe dá a opção de upar fotos que podem ser anexadas aos pontos ndo seu roteiro de viagem.

Após criar, o site exibe um mapa como o Google Maps com seu ponto de partida.

edit map tripline

Como montar um roteiro de viagens

edit map tripline 2

(2) No canto superior esquerdo, digite o próximo destino. Aparecerá uma lista suspensa com os prováveis nomes.  Caso nesta lista não apareça, clique em Search. Confirme o local e clique em Add place.

(1) Se mesmo nessa busca, o local que se deseja adicionar não aparecer, mude a opção no topo para a aba Geocoder que é usada para dar as coordenadas exatas do local; ou Custom Point que permite marcar um ponto diretamente no mapa usando o botão Drop Point e depois o nomear como preferir.

(3) O ponto escolhido ou adicionado aparecerá no mapa com a numeração em ordem do roteiro de viagem. (7) Os botões abaixo permitem alterar o zoom do mapa e navegar.

(4) Os locais também são exibidos mais abaixo, em Places, onde é possível arrastar para alterar a ordem no trajeto, editar o nome, adicionar fotos ou observações. Se não quiser que algumas notas sejam vistas por todos, escreva no campo Nota Particular. (5) Ao lado está a caixinha onde pode-se incluir as datas.

(6) Em Settings, do lado direito, é possível editar o nome do roteiro (mapa), a visibilidade e outras informações. (8) Quando terminar de montar o mapa, crie em Save Map.

Eternizar os melhores momentos da sua viagem

add fotos tripline

Viajar é muito bom, não há dúvidas. Mas poder contar as histórias pros amigos e mostrar as melhores fotos da viagem tem um gosto especial. Além de relembrar nossos bons momentos, nosso lado Supertramp ecoa em nosso interior que a “felicidade só e real quando compartilhada”. O que é mais um ponto interessante do Tripline que permite anexar fotos aos mapas que criamos.

Vamos pontuando cada trajeto de nossa viagem ou mochilão e upando fotos que ilustram a trip sendo vistas de forma pública, particular ou apenas para amigos.

Basta clicar no nome dos locais adicionados (1) e abrirá uma caixa onde, dentre outras opções, pode-se escrever uma resenha do local (2) e adicionar fotos (3).

Buscando roteiros no Tripline para planejar viagens

explore tripline

Para que reinventar a roda se podemos aprender com outras pessoas? O Tripline permite buscar roteiros e mapas de outras pessoas, facilitando a montagem do seu próprio roteiro na hora de planejar viagens. No canto superior direito, ao clicar na aba Explore, é exibido um mapa com as cidades mais populares e abas de navegação que permitem buscar por mapas, tópicos, pessoas, etc. Esta opção é ótima para se aproveitar o roteiro de alguém, ver fotos e ler resenhas e posteriormente editar de acordo com sua preferência.

Meu perfil no Tripline e o mapa da minha viagem sem grana pela América do Sul.

Fez seu Tripline para planejar viagens? Posta nos comentários para trocarmos roteiros.

Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro de mais dicas e do dia a dia de uma viagem sem grana pela América do Sul.

Pelo Instagram do Instinto Viajante curta as fotos mais belas mundo afora.


« | »

Sobre