Kit de primeiros socorros para viajar – Como fazer um profissional (fácil e completo!)

kit de primeiros socorros para viajar

Como fazer um kit de primeiros socorros para viajar profissional

Um kit médico de viagem, ou kit de primeiros socorros para viajar, é fundamental para qualquer mochileiro (a), viajante ou turista. Um item indispensável em seu checklist de viagem, ao fazer as malas ou arrumar o mochilão para viajar.

Ao sair para viajar, principalmente em longas viagens, enfrentamos os mais diversos tipos de adversidades, dentre elas doenças e acidentes. Por isso, sempre é bom contratar um seguro viagem, e ter na bagagem um kit médico para viajar.

Seu mochilão ou viagem pelo mundo será melhor com um pouco de planejamento. Se você pode fazer desse sonho uma viagem sólida e livre de imprevistos ruins, por que não?

Pensando nisso, vamos listar hoje, aqui no Instinto Viajante, recursos médicos indispensáveis em viagens. Saiba como fazer um kit de primeiros socorros para viajar com apenas 11 itens!

kit primeiros socorros

O que levar e como fazer um kit de primeiros socorros para viajar

seta-instinto-viajante Ataduras / Bandagens

Ataduras, ou bandagens, são utilizadas em machucados um pouco mais graves e em situações que necessitem imobilização, como quando quebrei a clavícula na Estrada da Morte.

São itens muito úteis em um kit médico, pois as lesões sofridas por mochileiros (as) costumam ser cortes, arranhões, feridas e ferimentos leves, “conseguidos”, geralmente, em trilhas, na estrada, por mosquitos, ou alergias.

Leve uns dois rolos de ataduras em seu kit de primeiros socorros para viajar – não precisa exagerar, uma vez que ocupam um pouco mais de espaço, e a imobilização servirá apenas para ganhar tempo até chegar em um médico ou hospital.

Leve também bandagens adesivas, como o Band-Aid, que manterão a ferida longe de sujeiras, que causam inflamação.

seta-instinto-viajante Gaze

Gaze é um item muito utilizado por médicos e enfermeiros, mas, desde que comecei a viajar, foi que percebi o quanto as uso, e o quanto são úteis. Desde machucados em mim, até as vezes que tive gaze à mão para emprestar para outros (as) viajantes, este item sempre se mostrou útil.

A gaze é usada para fazer pressão em feridas e machucados, limpar e evitar que inflame. Além de remover o excesso de sangue e auxiliar no estancamento, entre outras situações. Após cuidada a ferida, a gaze serve para manter o machucado livre das sujeiras do ambiente.

Compre alguns pacotes para incluir em seu kit de primeiros socorros.

seta-instinto-viajante Fita adesiva médica e esparadrapo

Para fixar as ataduras e gazes, ao fazer um curativo, uma fita adesiva médica é o ideal. Em alguns casos o esparadrapo é útil, então leve-os, mas evite este em alguns machucados, pois grudam e é ruim para substituir.

seta-instinto-viajante Tesoura pequena, agulha e pinça

Tesourinhas são muito úteis em seu kit para viajar, pois servem para aparar gazes e ataduras. A agulha é importante para ajudar a remover farpas e, caso precise, dar pontos em algum machucado. A pinça também auxilia na limpeza e remoção de sujeiras ao realizar o curativo.

seta-instinto-viajante Água oxigenada e álcool 70

Para limpar machucados e lesões e evitar que inflamem, indico o uso de água oxigenada. Levo também álcool 70, que é utilizado em alguns casos, mas sempre priorizo a água oxigenada, pois já ouvi de enfermeiros que o álcool pode queimar a pele.

seta-instinto-viajante Adesivos para dores musculares

Dores musculares são frequentes entre viajantes, e podem ocorrer a qualquer momento, e em qualquer local, seja durante uma caminhada na cidade, uma trilha, ou até mesmo ao acordar. É por isso que sempre levo uns pacotes desses adesivos que amenizam a dor no meu kit de primeiros socorros para viajar. São aqueles adesivos como o Salonpas.

seta-instinto-viajante Preservativos

Essa dica já li em outros blogs de viagens. Além de servirem para manter a saúde sexual, as camisinhas também podem ser úteis para colocar gelo em machucados. Em caso de necessidade de coleta de água em trilhas, passa a ser um item de sobrevivência, podendo ser usado como recipiente de água.

seta-instinto-viajante Remédios e comprimidos em geral

Comprimidos para necessidades gerais também devem ser incluídos em seu kit para viajar. Lembre-se de adicionar remédios para dor, febre, dor de cabeça, dor de garganta, mal estar, má digestão e diarréia, anti-inflamatório, antialérgico e seus remédios pessoais.

seta-instinto-viajante Termômetro

Um termômetro é item essencial em seu kit médico. Obviamente, com ele você irá saber sua temperatura corporal e se está ou não com febre.

seta-instinto-viajante Pomadas cicatrizantes e antibacterianas

Levo, em meu kit de primeiros socorros, duas pomadas. Uma antibacteriana, para ajudar na cicatrização de ferimentos em geral, e outra específica para ferimentos causados por picadas de mosquitos e insetos, que ajuda a controlar a coceira e inchaço.

Além destes itens, levo sempre saches de açúcar e sal, que são úteis em situações de quedas e aumentos de pressão.

seta-instinto-viajante Considerações finais

Este kit de primeiros socorros para viagens, engloba a maior parte das situações emergenciais durante seu mochilão e vida na estrada. No entanto, tenha em mente que para ambientes mais específicos, você precisará adaptá-lo, incluindo as necessidades da região.

Cuide-se e evite acidentes, mas caso eles aconteçam espero que seu kit possa lhe ser útil e você ria das situações no futuro.

Importante: ao transportar qualquer medicamento, mantenha-o na embalagem original, pois costumam ser checados por funcionários aduaneiros nas fronteiras. Nos casos dos objetos cortantes do kit, lembre-se de despachá-los antes dos vôos, pois não poderão seguir na sua bagagem de mão.

As informações fornecidas neste site não substituem consultas à médicos e profissionais da saúde, que possam adaptá-lo a seu histórico médico individual, alergias e necessidades.

Obrigado pela leitura e boa viagem!

Gostou do artigo? Então ajude o Instinto Viajante a se manter no ar =) Clique aqui e doe quanto quiser. Obrigado!

Se esse artigo lhe ajudou pode ajudar outros viajantes, curta e compartilhe =)

seta-instinto-viajante Mais dicas de viagem para saúde na estrada

Você tem dúvidas ou mais dicas sobre como montar um kit médico para viajar? Conte para nós nos comentários!

Fotos: doencas.net

Curta Instinto Viajante no Facebook e siga-nos pelo Instagram


« | »

Sobre